Just_me

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Tudo publicado por Just_me

  1. auto-elogios... e auto-promoção mascarada, wow! e ainda por cima para escrever aquilo que já foi escrito centenas de vezes... mas se calhar estou enganado e cduartejr é por coincidencia muito parecido a celestino duarte jr que é que assina o "artigo" anunciado...
  2. Devias converter o profile de cores de ADOBE RGB para sRGB antes de gravares para mandares para a net. Os pretos que são pretos no photoshop (que consegue ler o ADOBE RGB), quando vês a imagem no browser ( que faz uma interpretação como sRGB) sai um cinzento escuro cheio de ruido e as cores mudam muito. trabalhar e tirar as fotos é bom em em espaço de cores mais prozinhos, mas para mandares para a net, convem fazer a conversão antes para o sRGB, porque a maior parte dos browsers não lê as tags do colorspace. mais sobre o assunto: http://www.gballard.net/psd/go_live_page_p...Gprofiles.html# já agora, estão muito boas e a minha preferida é esta: mas cortava o 3 peixe...
  3. não esquecer que a criação de ornamentais marinhos, não só corais mas também peixes e vários invertebrados, já é uma realidade, e em expansão, é também uma industria que ainda está em fase de aprendizagem em relação a muitos ornamentais. (de várias espécies de camarões, existe em portugal um bom exemplo, que abastece muita da europa) não esquecer que existem restrições à colecta de ornamentais marinhos e quotas definidas internacionalmente. não esquecer que a captura com cianeto é proibida. há quem o faça ilegalmente, mas roubar também é proibido e continuam a existir ladrões, não vamos é culpar quem tem carteiras. não esquecer que a captura com cianeto afinal não anestesia apenas o animal, em muitos dos casos condena-o a uma morte lenta, e por isso para um aquariofilista um animal capturado com cianeto é indesejado. no entanto todos os impactos contam e há ainda muita asneira a ser feita, muita gente sem escrupulos, muitas pessoas que compram peixes mas não sabem o que estão a fazer, enfim, muita coisa a melhorar. não esquecer também: "In the end we will conserve only what we love; we will love only what we understand; and we will understand only what we are taught." (Baba Dioum, 1968.)
  4. porque é que cada vez mais fotografo em RAW e trabalho cada vez mais uma maior percentagem das fotografias que tiro? este artigo explica porquê... aproveitem e vejam as galerias http://www.juzaphoto.com/eng/articles/phot...cs5_by_juza.htm
  5. não é só agradecer, é ajudar a dinamizar . Para ajudar a povoar, e dado que provavelmente já existem topicos sobre o assunto, não querem indicar tópicos que façam sentido serem puxados para esta area? Já que se abriu a area, porque não reorganizar parte da informação.
  6. Just_me

    Iluminação..

    o que tens são realmente 3W de iluminação... a anterior equivalia ao mesmo, mas em incandescente provavelmente. As contas fazem-.se com W de fluorescente para essa regra. Mo entanto, a iluminação depende do que queres fazer, mas para a parvula eu apostaria numa lampada dessas mas de 5W (se o aquario que tens é o que eu penso que é... Dificil vai ser acertares com as fertilizações, e se não colocares CO2, aposta numa agitação e movimentação da agua, especialmente á superficie, por causa das trocas gasosas. Num aquário de 12L não abuses em substratos com fértil rico em macro nutrientes, qualquer lixiviamento (soltar de nutrientes) mais rápido pode-te trazer problemas. é provavelmente mais fácil, com um subtrato inerte ou preferencialmente com um fértil apenas com micro-nutrientes.
  7. vais colocar um substrato com macro nutrientes por baixo...é uma opção, mas não é o garante de um aquário. mas substrato fértil tu já tens...
  8. as valisnérias é normal...são poucas as valisnérias que voltam a crescer a partir de uma folha cortada...afinal cortaste o meristema apical da folha ( a zona onde se dá o crescimento da folha) e que fica na ponta da mesma. nas elódeas, por ser uma planta de caule, quando cortas o meristema apical principal, os secundários deviam entrar em acção. mas demora um pouco, afinal a planta, tem de recuperar alguns tecidos. Quanto á elodea, ter substrato fértil ou não...é a mesma coisa, a maior parte dos nutrientes vem da coluna de água. e as valisnérias também não precisam de substrato com macro nutrientes para nada Substrato fértil = substrato que permite crescimento normal das plantas Substrato fértil não é igual a substrato com macro nutrientes quando é que vamos deixar de dizer estas asneiras....
  9. o mesmo poderia ser dito há anos atrás sobre o estilo holandês, ou uns anos mais tarde, tendo em conta os aquarios Amano e o seu estilo, no entanto continua a exisitir evolução. Seguindo o mesmo raciocinio, a pintura já devia estar esgotada de criatividade há muito tempo, ou a literatura, ou a música. Evoluir não é fazer o que beltrano fez mas melhor, e chegar a um limite teorico onde não é possivel progredir.
  10. o importante é olhar para as plantas e algas se estiverem presentes...e deixas de precisar de testes.
  11. O problema, é que os fosfatos vão sendo consumidos, enquanto que o sódio vai acumulando. Sairá algum nas trocas de água, mas sem referencias quanto à quantidade de sódio existente de base na agua da torneira, e sem medições do mesmo o mesmo pode ir acumulando. Passando ao nivel da planta, os ioes de sódio para a planta são equivalentes aos de potássio, normalmente a planta absorve e concentra os ioes de potássio no seu interior, mas os mecanismos pelo qual o faz, não conseguem distinguir suficientemente bem K+ e Na+, e portanto: 1- O aumento de sódio na agua, pode levar a problemas de absorção e disponibilidade de iões potássio 2- O aumento gradual de sódio nas células apresenta toxicidade para as mesmas. podes ver mais desenvolvimentos sobre o tema nesta artigo de revisão. É sobre plantas terrestres, mas os problemas fisiológicos são similares. http://genomebiology.com/2002/3/6/reviews/1017
  12. quando estás a ver as fotos do album, botão direito em cima delas, seleccionas "copiar URL da imagem" e colocas aqui: por exemplo, umas das imagens tem este url. http://lh5.ggpht.com/_zH-r3BkRlvI/TG_oAdeE...8c/IMG_3955.JPG se utilizares o botão de inserir imagem ficas com a foto aqui:
  13. Just_me

    sistema de co2

    mas a botija em causa é de 95 gramas, não recarregavel. é barato no inicio, mas deixa rapidamente de compensar.
  14. devias reclamar...e pedir o €€€ de volta
  15. Just_me

    Iluminação..

    é de halogéno, podes esquecer. vai-te gastar dinheiro do bolso, vai-te aquecer brutalmente o aquário,e vai dar uma luz muito amarelada não muito agradável.
  16. Teoricamente os testes que usas são especificos, mas como não sabes o principio de funcionamento dos mesmos, (há várias maneiras de testar os mesmos compostos) devias fazer os testes em condições controladas. Testar directamente da preparação pode levar a resultados enviesados. Experimenta fazer as preparações menos concentradas e se possível dissolver (em agua destilada se possivel)nas quantidades adequadas para obteres valores dentro da escala dos testes. atenção que não estou a por os teus resultados em causa, e se realmente obtiveres os mesmos resultados deves no minimo reclamar. Já agora, a solução de cloreto de potássio deve ser incolor, e não amarelada como retratas. Por outro lado, vender cloreto de potássio e nitrato de potássio em sacos, eram sacos plasticos normais? não é de todo o mais aconselhado, até por questões de conservação. Eventualmente amarelada, dos mencionados pode ficar a solução de Nitrato de Potássio. Quanto a fertilizantes DIY, há quem os venda com qualidade, e pelos vistos quem não o faça. Para testar com mais rigor podes por exemplo, seguir estes procedimentos: Passo1: Pegas em 1L de agua da torneira, testas o valor de NO3 e PO4, estes vão ser os teus valores base. Passo2: Fazes a solução de KCL, normalmente e adicionas 5ml da mesma na agua, agitas, medes nitratos e fosfatos que devem permanecer iguais ao inicio. Nota: podes tambem comprar um teste de potássio se quiseres mesmo saber se estás a adicionar potássio e em que concentração, e sendo assim deves tambem testar antes de adicionares potássio para teres o valor base. No entanto o teste de potássio para pouco te vai servir no futuro, e portanto podes poupar o dinheiro Passo3: para o KNO3, fazer uma solução com 5g em 1L de água, e colocar 5ml dessa solução no 1L de agua anterior, deve resultar num aumento de +- 15ppm de NO3 Fazes o teste e verificas se existiu aumento de NO3 conforme esperado e se existiu ou não aumento de PO4 Passo 4: para o KH2PO4, fazes uma solução com 5g em 1L de água e colocas 5ml dessa solução no 1L de agua anterior, deve resultar num aumento de 17,5ppm de PO4. Se os testes mesmo assim derem resultados diferentes, deves reclamar junto do teu fornecedor. Alias devias reclamar já da solução de KCL de pureza inferior. As purezas aconselhadas para utilização em aquario são nos minimos: farmaceuticas , alimentares, ou tecnicas, se não forem superiores. Especificações de pureza para aquario, na industria não existem, e portanto não sabes o que estás a comprar, no entanto as especificações farmaceuticas, alimentares ou técnicas, teem standards minimos para cada quimico, e portanto sabes o que estás a comprar. Os quimicos com especificações para agricultura, dado que as especificações são tão permissivas (o que é contaminante para aquarios raramente o é para agricultura) e o preço de custo ter de ser extremamente baixo, para a agricultura os poder utilizar competitivamente, leva a que não sejam recomendados para utilização em aquário.
  17. Just_me

    IAPLC 2010

    eu diria que metade da classificação depende de uma boa fotografia com o maior detalhe possivel. Sem detalhe é mais dificil de avaliar e classificar. Se as fotos que mandaram para o concurso são as que estão neste tópico, eu diria que a falta de qualidade das mesmas é a principal responsável pela fraca qualificação. olhando para a foto do FAAO: http://acuariorosa.files.wordpress.com/2010/08/ada.jpg (e acredito que a foto enviada foi enviada com melhor qualidade) é facil de ver que muitos parametros são logo à partida muito mais fáceis de avaliar do que nas outras fotos já aqui colocadas. (não entramos aqui em quaisquer critérios de este é melhor que o outro, apenas na possibilidade de avaliação) O principal factor, "impression", impressão, responsavel por 100 dos 200 pontos sofre logo uma machadada se a fotografia é má. os restantes factores: aquatic plant condition and time progress (20 pontos), torna-se dificil de avaliar quando nem se consegue ver bem o estado das plantas. creation of a natural atmosphere (20 pontos), é passivel de ser avaliado harmony of fish and layout (20 pontos), é passivel de ser avaliado, mas se a foto é má, a sensação de harmonia é afectada total composition and planting balance (20 pontos), é dificil de avaliar se não se tem uma boa visão do aquário creativity (20 pontos), consegue-se avaliar mas... Na realidade, criar um aquário para concurso (pelo menos para este com uma avaliação tão cuidada) não é a mesma coisa que criar um aquário que gostamos. ou seja, podemos gostar muito do rafeiro que temos em casa, pode ser tudo o que se espera de um cão, para nós pode ser um cão muito bonito, mas dificilmente vai ganhar concursos de cães de raça, ( a não ser eventualmente na raça rafeiro alentejano ) não ter uma boa classificação, não é igual a não ser bonito. Um aquário bonito pode perder para um menos bonito, pode ser menos creativo, pode ter menos harmonia, pode ser insuportavel a longo prazo. Assim criticar a avaliação dos juizes só porque gostamos mais de um que de outro, e olhando apenas para umas fotos que vimos na net, é como achar que vemos melhor um lance da ultima fila do 3º anel do estádio do que o arbitro que estava em cima do lance (até podemos ter razão, mas muito raramente ) Não esquecer também que as fotos são avaliadas no prinicipio individualmente, sem trocas de impressões entre os júris, e que o resultado final depende da avaliação de todos eles.
  18. podes considerar equivalente.
  19. o facto de ter falhas ou não não é a unica coisa que conta, a distribuição da potência ao longo do espectro também é importante, e aí as coisas mudam de figura. Já agora, os leds brancos teem ausencias de espectro entre o UVA e o inicio do violeta , e no fim dos vermelhos.
  20. Just_me

    IAPLC 2010

    8 dos juizes deste ano são EU e USA e 8 asiaticos e ainda um russo que não sei se vive na parte asiatica ou europeia :D por isso o bias não deve ser esse. Por outro lado se contares o numero de participantes asiaticos Vs resto do mundo, talvez chegues mais facilmente a conclusoes. quanto aos critérios, estão bem explicados em: http://en.iaplc.com/about/grading.html não é só olhar e dizer, gosto mais deste ou daquele.
  21. isso é apenas o sitio onde se mete a cultura...repara que eles também vendem o phytostart que á cultura da alga mencionada. vendem depois solução fertilizante. no entanto é uma solução apenas para fitoplancton. aliás, tem de se manter a cultura de rotiferos afastada da de fitoplancton, ou torna-se impossivel controlar os crescimentos.
  22. Existe algum processo ou "pó magico" para criar zoo/fitoplancton???? sim...comprar "água verde concentrada" e rotiferos. A agua verde há uma empresa algarvia que tem, nao sei se vende a particulares, é a necton. Os rotiferos penso que também é possivel adquirir, mas infelizmente não te sei ajudar sobre o sitio onde. Depois, podes utilizar directamente a agua verde e podes também alimentar os rotiferos com a mesma. depois de comprares a cultura inicial de rotiferos, tens de a equilibrar entre a produção e o consumo, para a manteres ao longo do tempo.
  23. A fotografia é de "como vai ficar", deve ser bonito fazer a manutenção daquilo...
  24. efectivamente a escolha das lampadas não foi a mais feliz, mas podes escolher outras temperaturas de cor um pouco mais alargadas do que 4000-6000, as plantas não são tão esquisitas assim, e se a planta está a morrer não é culpa da lampada quase de certeza. É mais provavel teres problemas com o bolbo, ou falta de nutrientes, ou a planta está a descartar as folhas velhas para se aclimatar mais facilmente. ajudava se descrevesses melhor o estado da planta.
  25. Pedro, esta informação está errada... os leds teem um espectro bastante diferente do sol e especialmente manipulado, sobretudo os brancos. Quanto a T5 e HQI o espectro não pode nunca ser vista na generalidade para "Todas as T5" e "todas as HQI", há lampadas e lampadas, e se queremos ou não um espectro completo é uma decisão de quem escolhe o modelo particular de lampada. Dizer que as HQI são superiores ás T5 não é verdade, tal como não seria verdade o contrario. Especialmente se estivermos a falar de lampadas de cor "branca". Quanto aos Led em termos de distribuição espectral são de certeza inferiores ás T5 e HQI, e para ver isto basta ir ver os documentos dos fabricantes... edit (P.S) apenas estou a considerar o factor espectro que foi o mencionado, não foram tomados em consideração outros factores de escolha de tecnologia de iluminação.