anikilor

Membro
  • #Conteúdo

    120
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por anikilor

  1. Demais nunca é. Podes sempre regular a intensidade, mas nunca ouvi falar de um filtro que "filtre demais"  . Na minha opinião, quanto maior, melhor. É o que vem com a lâmpada UV? Por quanto te fica isso?
    É esse mesmo, estão a vender no marketplace do face um conjunto e ele fala que pode juntar esse tal filtro por mais 40€, estou a ver se consigo só o filtro.

    Enviado do meu 22101316UG através do Tapatalk

  2. Mas isso não tem nutrientes. Podes optar por usar pastilhas fertilizantes, mas vais ter que andar sempre a colocar pastilhas na areia. Ou optar por plantas que se alimentem pela coluna de água, como Anubias e Fetos de Java.
    Por baixo desse iria colocar uma camada de fértil de 1cm

    Enviado do meu 22101316UG através do Tapatalk

  3. Olá a todos. Alguém me sabe indicar bons sítios onde possa tentar vender aquários e equipamentos usados sem ser OLX, FB marketplace, CustoJusto, Ebay, etc... Existe algum site dedicado a vendas e/ou trocas de equipamentos só para aquários?
    Desde já agradeço :my_wink:
    Que tens para venda posso estar interessado

    Enviado do meu 22101316UG através do Tapatalk

  4. Eu acho que os NEO já vem com umas pastilhas de fertilização, que eles sugerem que se use desde o início. Os da ADA também trazem, mas o solo da ADA é um solo muito rico em nutrientes... ou tens muitas plantas, ou tens que fazer muitas mudanças de água no início. Não é um solo fácil de trabalhar, esse. Há muitas marcas no mercado... só não vás para as mais baratas, como o Manado, da JBL... pode parecer que estás a poupar mas não é grande coisa. 
    Já tive Manado sei o que estás a dizer, embora seja agradável à vista e ao bolso, não é fértil e é extremamente leve aquilo para plantar e fazer aspiração era um desastre

    Enviado do meu 22101316UG através do Tapatalk

  5. Se optares por ter um fundo escuro, não precisas de o tapar com mais nada. Compras só o substrato fértil. Existem muitas marcas, e os preços não variam assim tanto entre eles. Podes é procurar promoções de lojas... às vezes aparecem. Para um aquário como o teu vais precisar de pelo menos 2 sacos de 8 ou 9 litros. Talvez 3, até... depende se o queres deixar todo à mesma altura ou se queres criar diferentes alturas ao longo do aquário. Eu recomendava-te o Neo Soil, da Aquario. O pessoal aqui do fórum, nos desafios, também costuma usar o Advanced Soil, da Help. 
    Se calhar vou optar por essa sugestão, recomendas mais algum para ir estando atento a promoções, achas que deva complementar o substrato com pastilhas de fertilização?

    Enviado do meu 22101316UG através do Tapatalk

  6. Já ouvi falar disso, mas era na altura em que havia menos oferta no mercado, e o pessoal juntava-se para fazer compras. Acho que esse hábito se perdeu.
    Em relação ao substrato tens alguma sugestão tanto para o fértil como para o inerte, no inerte como te disse gostava de algo mais em conta por isso é que falei no basalto e sílica li também que à quem use areia de filtro de piscina.

    Enviado do meu 22101316UG através do Tapatalk

  7. Antes havia umas compras em conjunto que faziam a aquaristik, assim como bastante movimento na seção de classificados mas agora não vejo lá nada estou a procurar no sítio errado?

    Enviado do meu 22101316UG através do Tapatalk

  8. Eu usei uma calha inferior a essa (era a versão anterior) durante muito tempo. Não me permitiu grandes aventuras. Não consegui, por exemplo, manter uma carpete. Mas conheço o caso de alguns membros do fórum que continuam muito contentes com a sua utilização. É uma questão de saberes exactamente o que queres. Se a ideia é evoluir, e este é um conselho pessoal, aguarda uns meses, poupa uns trocos, e compra o que te permite uma maior versatilidade.
    Sim, para já ainda estou a estudar as hipóteses, ainda estou à espera do móvel e aquário. Essas tiras da Jbl que mandaste também mede a amónia?

    Enviado do meu 22101316UG através do Tapatalk

  9. Não sei se ias gostar dos preços. De qualquer forma, e com uma ideia mais cimentada do que queres em termos de plantas, recomendo que ligues a uma loja (o pessoal da solaqua costuma ser bastante simpático) e perguntes o que melhor te serve. Tens é que decidir o que queres.
    A ideia é iniciar calmamente e depois ir fazendo upgrade, mas a nível de plantas ainda não pesquisei muito, quero para já plantas menos exigente a ver como corre e ir evoluindo apartir daí.

    Enviado do meu 22101316UG através do Tapatalk

  10. A calha parece-me suficiente para o comprimento do aquário, mas quando a receberes vais perceber que em termos de largura é muito curta, logo não vai iluminar muito bem o aquário na frente e atrás. A não ser que compres duas. Essa série só tem LED's brancos, se não me engano. Não é o melhor para as plantas, mas se optares por plantas de baixa manutenção, serve. Uma coisa te posso dizer... é das calhas com mais luz do mercado. Não é aquela que tem o melhor espectro, mas que ilumina, ai isso ilumina! Eu tenho uma série A e usei-a durante muito tempo.
    Em relação ao filtro não te sei bem dizer... continuo a achar curto, mas digo mais uma vez que não conheço a marca. Um aquário desse tamanho merecia um OASE 600. É caro, mas é bom. Se estás de volta ao hobby, deves saber que o melhor é sempre mais caro.
    Já em relação aos testes, o que eu uso são os da JBL em tiras. Há melhor e pior. Como eu não uso muito os testes não te posso aconselhar. Guio-me mais pelo bem estar das plantas e da fauna. Pode correr mal  .
    O Jbl e1501 faz mais L/H que o Oase, faz 1400 se não me engano, a iluminaria tem leds brancos e tb 18 rgb, embora não dêem para controlar apenas se consegue controlar a intensidade de todos no geral, o meu medo é um bocado esse não iluminar bem em toda a largura, mas vou testar e ver.

    Enviado do meu 22101316UG através do Tapatalk

  11. Concordo com o Álvaro... o EHEIM parece-me curto. Não conheço o Fluval... nem encontrei informação sobre ele na Internet... não te terás enganado na referência?
    Em relação à Fauna, aconselhava-te a pensar mais um bocadinho. Ter Discus e Escalares no mesmo tanque não me parece boa ideia, e optando por qualquer uma dessas espécies, manter peixes mais pequenos e camarões com ela também não será muito aconselhável. Porque não optas por ter um cardume maior de Nariz de Bêbado, por exemplo, com camarões e uns Otocinclus à mistura? Ia dar um efeito engraçado. E como os Nariz de Bêbado são peixes muito pacíficos, podias depois adicionar mais algumas espécies (isso já parte do teu gosto pessoal).
    Em relação ao substrato, e como vais ter plantas, o substrato fértil seria a melhor opção, claro. Fica mais caro, mas caso optes pelo tom mais escuro, existem substratos com essa cor e já dispensavas o basalto.
    Já pensaste na luz que vais utilizar? Só assim te podemos aconselhar em termos de plantas.
    Vai colocando imagens da montagem, para também te dar-mos umas dicas a esse nível. Um abraço... e bem vindo de volta ao hobby!
    Sim enganei me na marca, é o Jbl e1501, em relação aos discus e escalares foi isso que quis dizer ou uns ou outros, a iluminaria estava a pensar na chihiros b90, o substrato a ideia era usar fértil por baixo do inerte, falei nesses dois porque queria poupar algum dinheiro visto que são mais acessíveis. Queria também sugestões em relação aos testes para a água.

    Enviado do meu 22101316UG através do Tapatalk

  12. Boa tarde
     
    Tive um aquário à alguns anos, e agora quero voltar ao hobby, vou adquirir um aquário de 100x50x55, o objectivo é ter um comunitário plantado low tech, ter alguns discus ou escalares, uns ciclidios anões, corys, ancistrus, uns tetras ou algo desse género como peixe de cardume, quero por também alguns invertebrados gostava de ter uns camarões mas com os discus ou escalares deve ser complicado. 
    A nível de filtro devo ir para um eheim 2217 ou JBL e1501 consigo usados a um bom preço, substrato estava a pensar usar fértil (aceito sugestões) e por cima do fértil estava a pensar ou areia de sílica ou de basalto ainda não decidi pelo look claro ou escuro também aceito sugestões, a nível de hardscare irei usar tanto troncos como rochas, o termostato estou a pensar ter um de 300w externo, e ter um de 200w interno como backup caso seja necessário no inverno. 
    A nível de plantas gostava de sugestões que não percebo muito dessa parte, assim como aceito sugestões para tudo resto. 
     

    Cumprimentos 

    Filipe Marques 



  13. Das duas uma, ou pesquisavas ou colocavas outro tópico.

     

     

    Quanto à tua questão:

     

    Podes aspirar sim, convém teres no ponta da mangueira do sifão uma torneira para estrangulares o caudal e com isso diminuíres a força de aspiração.

    mais uma vez peço desculpa pela situação em relação á pesquisa foi uma coisa que fiz mas não encontrei nada por isso coloquei em relação á criação de novo tópico já expliquei, tenho um aspirador daquele a pilhas vou tentar de alguma maneira que não faça tanta força.

  14. Ao editares a 1ª pergunta colocando outra completamente diferente, não achas que estás a deturpar um bocadito a coisa?

    tens razao eu tentei alterar o nome do topico mas no telemóvel não consigo acho que no PC já dá e como já tinha resolvido a primeira questão era para não estar abrir outro tópico peço desculpa pela confusão.

     

    Enviado do meu C2 utilizando Tapatalk 4