Vasco Matos

Membro
  • #Conteúdo

    3528
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    1
  • Country

    Portugal

Posts publicado por Vasco Matos

  1. Olá Vera! As pedras são de Monasanto em Lisboa, apanhei-as na beira da estrada, lavei-as e pronto, mkas não sei que tipo de pedra é... As lâmpadas que tenho aqui são as normais que se compram na loja chinesa, de 6400k. Mas as de LEDS que apresentam são bem melhores.

     

    Olá Hugo! O Escalar está na primeira foto no lado inferior esquerdo. É muito bonito, escolho os Escalares pelas barbatanas, espero ter um cardume de 5.

  2. Obrigado Luis Cardoso! O centro está bem melhor, mas com as novas lâmpadas as pontas vão aparecer!

     

    Boas Ferreira! Sim já tinha colocado outro post com este nome, mas fui para fora e só agora consegui colocar este post! Fica de seguida o setup!

     

    Obrigado Tmiravent! As pedras são ''made in'' Monsanto!

     

    Setup:

    Nome:''The Place Where the Gods Rest''

    Iluminação: 2x55w PLL + 2 x 25w E25

    Filtragem: Eheim 2211

    Fauna: 15 Nariz de Bêbedo + 1 Escalar Preto (à procura de mais 4)

    Flora: Rotala rotundifolia, Lysimachia nummularia ''aurea'', Cryptocoryne parva, Blixa Japonica, Ludwigia sp. Red, Cryptocoryne parva, Glossostigma elatinoides, Hydrocotyle tripartita, Micranthemum umbrosum, Microsorum pteropus ''narrow'', Bacopa caroliniana

    CO2: Botija pressurizada 7kg.

  3. Saudações aquariofilistas!

     

    Regressei aos plantados com um aquário de 230 litros que me está a dar grande prazer manter. Passando já ao que interessa, ou seja as falhas, como vêem as pontas necessitam de luz. Consegui improvisar com dois candeeiros mas uma calha que ocupe todo o comprimento é urgente.

     

    Em termos de Flora, estou a pensar em colocar Heteranthera zoosterfolia no lado esquerdo para ocupar a área em falta. Do lado direito é encorpar a Rotala rotundifolia.

     

    Espero que gostem!

     

    foto2_zps59e62448.jpg

     

    foto4_zps7158f077.jpg

     

    foto1_zpsd940d42b.jpg

     

    • Votar + 2
  4. A ultima resposta diz tudo. Como já disse muitas vezes os peixes vermelhos são os sacrificados do mundo da aquariofilia. Compra-se o peixe, leva-se o penico (o globo de 3 liros de água) e o peixe morre.

     

    Desculpem mas isto é uma constante.

     

    Carassius auratus sõ peixes de L A G O. Ou aquarios enormes...O peixe pode ter morrido de n coisas. Cloro, desinfectantes na água, etc, etc, etc.

  5. Boas! De facto a água oxigenada pode tratar este tipo de algas. Porém, como podemos ver na foto, a dimensão da ''catastrofe'' :) é enorme, pelo que o ue recomendaria é: começar de novo...

     

    Isto não é de modo nenhum ter espírito derrotista, é ser realista. São muitas para tratar mesmo com água oxigenada.

     

    Se começares de novo tenta ver o equilibrio entre nutrientes (na coluna de água e no substrato), quantidade de luz e quantidade de co2. Algo deve estar desequilibrado para teres tantas algas.

  6.  

    As moitas estão muito boas, Muito densas, espectaculares. Agora é uma questão da próxima vez as cortares uns cms mais rente, porque quando fores tirar a foto final não é logo após a poda, tens de esperar que elas cresçam para estarem "naturais".

     

    Por isso, tens de cortar mais rente, para quando crescer aqueles rebentos ela não ficar a tocar no topo. A menos que seja isso que queres, mas assim tapa a vermelha atrás.

     

    Boas Tugz! É isso, tirei a foto logo a seguir à poda, agora já está diferente. A Rotala rotundifolia precisa de uma adição extra de Ferro, se bem que depois da poda o que fica são os caules verdes... aos poucos vai ganhando cor. Mas lá está uma adição extra de Ferro é essencial para os vermelhos.

     

     

    Imagino que qd olhas para o teu aquário e dp vês as fotos ficas...eh, n tem nada a ver!!!!

     

     

    Boas Ptuga! Hehe é mesmo isso! Não tem nada a ver! É como dizes, uma reprodução fiel do aquário é importantissimo neste hobby.

  7. Boas,

     

    Que raio..., tiraste daí as minhas plantas favoritas? Ou foram os camarões que comeram os cogumelos?

     

    uuummmm...

     

    :tapfoot:

     

    Abraço,

    He he he he ! :) Reparaste meu, és da Boavista!

     

    Não, tirei pois não se estavam a enquadrar no todo! Quando falaste nas plantas que gostavas no meio, pensei que te referias às Cryptocoryne parva! É que eu levo muito a sério os conselhos do pessoal! 4 olhos vêem melhor que dois, e 8 vêem melhor que 4! :)

     

    Este aqua está giro ao vivo, mas em fotografia fica estranho... Parece uma cópia mal conseguida dos layouts asiáticos... :) he he! A sério!

  8. tmiravent, on 10 Mar 2014 - 2:56 PM, said:

    Eu gosto da montagem assim mais densa.

    Quando tiver tiver um pouco mais de vermelho vai ficar ainda melhor!

    Talvez uns apontamentos de vermelho pelo caminho?

    cumprimentos

    É verdade Tmiravent, o problema talvez seja carência de Ferro, é que a Rotala rotundifolia demora a ganhar cor...

     

    A última foto eu virei ao contrário, a penúltima é a posição real, e nessa, na traseira esquerda surgirá a Ludwigia sp. que é bem vermelha. Do outro lado está a despontar a Myryophilum matogrossensis, mas ainda tem de encorpar pois mal se vê.

     

    Nutter, on 10 Mar 2014 - 8:20 PM, said:

    Gostei e gosto muito desta montagem...

    O unica coisa que para mim nao esta tao bom e essas duas montanhas atras. Parecem.me demasiado densas e bem aparadas.. Se calhar uma rotola gren que crescesse mais em altura e nao assim tao volumosa? Ou emtao arrancar uns pesitos dessa.

    De resto. Impecavel

    Sim, é que tirei a foto logo após a poda...e ficou tudo muito direitinho. mas com o crescimento das plantas tudo fica mais natural. Depois posto uma foto quando o aqua estiver mais selvagem.
  9. Boas Ferreira! Sim, de facto concordo, esta última poda não ficou bem feita. E neste tipo de layout talvez o lado esquerdo deva ser aquele que deve ter a moita mais alta, e fiz ao contrário...a Rotala rotundifolia devia estar na esquerda. De resto também acho que tem plantas a mais, para menos hardscape...

     

    Mas pronto, vamos sempre aprendendo até fazer ''aquela'' montagem! :)

  10. Então o aqua está com este aspecto. Está dificil criar algum consenso em relação a certas coisas, mas é preciso é que as plantas se mantenham saudáveis. Na última poda o lado esquerdo ficou um pouco recto, mas volta a crescer. Depois, nesse mesmo lado esquerdo é a Ludwigia sp., a planta vermelha, cresça em altura e ocupe todo aquele espaço que falta.

     

    llllk8_zps2c07ca4f.jpg

    • Votar + 3
  11. Boas Filipe Oliveira! Bem vindo e espero que continues a fazer as delicias de quem ama este hobby!

     

    Quanto a esta montagem por certo será mais um pedaço de beleza subaquática. O tronco quando encorpar ficará excelente, tem um formato magnífico.

     

    A única coisa que gosto menos é o galho espetado para cima, no tronco que está à direita da árvore.

     

    Continuação de boa montagem!

  12. Boas Pedro!

     

    Nada como experimentares e veres a reacção da planta e do musgo. Embora em relação aos musgos terrestres, contrariamente ao que possamos pensar e como já foi dito aqui, não se aguentam bem totalmente dentro de água. Já experimentei vários e nenhum se aguentou...

     

    Agora uma coisa te digo, esse musgo agarrado a uns troncos dentro de água devia ficar lindo!

    Boas Pedro!

     

    Nada como experimentares e veres a reacção da planta e do musgo. Embora em relação aos musgos terrestres, contrariamente ao que possamos pensar e como já foi dito aqui, não se aguentam bem totalmente dentro de água. Já experimentei vários e nenhum se aguentou...

     

    Agora uma coisa te digo, esse musgo agarrado a uns troncos dentro de água devia ficar lindo!

  13. manda fotos do menino

    É isso, tenho de pedir a máquina, pois emprestei-a, mas brevemente vou colocar fotos!

     

     

    Querias dizer fosfato? Andas a dar uns belos produtos às plantas... :tapfoot:

    Sim, dizer Fosfato é mais correcto, pois o Fleet enema contém Fosfato monossódico e Fosfato dissódico.

    O Fósforo (P) é o elemento quimico, o Fosfato (PO4) é um composto que combina Fósforo com Oxigénio.

     

    Se for usado nas doses indicadas pode ser usado como fertilizante, mas com cuidado pois é muito concentrado.

  14. Boas!

     

    Independentemente do facto de ser um low-tech ou high-tech, um plantado precisa sempre de nutrientes, na coluna de água e no substrato.

     

    O que varia é as quantidades. Num aqua low-tech com muitos peixes, o nitrato e o fostato aparecem naturalmente, por isso por vezes não há necessidade de fertilizar com estes dois macros.

     

    Caso seja o caso, fertiliza com Potassio, e com um fertiliante de Micros 1 ou 2x semana. Umas pastilhas fertilizantes no substrato também seria bom.

  15. Boas!

     

    Este aqua teve uns sobressaltos, fiquei sem CO2 alguns dias e se outrora estava livre de algas (aparentemente), com a falta do CO2 estas aproveitaram e em pouco tempo infestaram o aqua (visivelmente)...

     

    Mas com a botija já a trabalhar, o aqua já voltou à saúde inicial, e até está mais bonito. O membro Cmam ofereceu-me uma planta vermelha, a Ludwigia sp., ue colouei na parte traseira esquerda, o que deu outra vida ao aqua.

     

    O Meu fertilizante de Fosforo acabou, mas comprei Fleet enema, e para o meu aqua de 130 Litros estou a colocar 0,50ml 3x semana, ou seja, 10 gotas 3x semana.

    • Votar + 1
  16. para a identificaçao de plantas podem tentar o departamento de botanica do ISA (instituto superior de agronomia) eles tem la pessoas muito competentes e prestaveis que facilmente podem ajudar a identificar essas especies,possuem ainda um grande arquivo com especies catalugadas e quem sabe podem dar o nome a uma especie nova.

    Obrigado Paiva, vou fazer isso!

     

    De momento chama-se Trifolium sp. ''Mini Verticillata'', e talvez experimente fazer um tapete num aquário pequeno com esta planta de modo a passar oficialmente a ser considerada mais uma planta aquática.

  17. Aqui vai mp Cmam, obrigado!

     

    É verdade Murkas, a força da poda está com este aqua! Espero que no fim as moitas apresentem bem desenhadas e que as plantas ganhem cor!

     

    Cmam tens a caixa de mp cheia!