hmsa

Membro
  • #Conteúdo

    122
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por hmsa

  1. boas parece-me que as plantas estao com falta de potassio,mas podes ver aqui ,talvez te ajude a identificar qual a causa para esse problema. as anubias retiram os nutrientes quase esclusivamente pelas raizes ,daí que adicionares umas pastilhas fertilizantes talvez ajude. cumps.
  2. hmsa

    ajuda pff :s

    termostato nao precisas mesmo. para esse tipo de peixe ,claro.
  3. hmsa

    ajuda pff :s

    a começar nem sempre começa bem ,mas isso è com todos ,com o tempo vais aprendendo,e pesquisa aqui pelo forum pois normalmente encontras respostas as tuas duvidas. parece-me que se trata de algum tipo de envenenamento ,nao sei bem porquê ,ma é o que parecem esses sintomas. de qualquer maneira os peixes de agua fria sao bastantes resistentes e pode ser que nao haja problema e entretanto ele fique bem.se acontecer o contrario e ele vier a morrer é melhor informares-te um pouco melhor antes de começar outra vez. agora é aguardar ,se quiseres podes sempre mudar alguma agua do aquario como medida de prevençao ,mas aconselho-te a utilizar agua engarrafada nao va ser o problema da agua da torneira. faz o teste . fica bem
  4. hmsa

    ajuda pff :s

    ola nao percebo muito de peixes de agua fria ,mas parece-me que esse seja um oranda,acho que é este o nome . e parece-me que puseste o peixe cedo demais no aquario,devias ter esperado mais alguns dias ,dar tempo para começar o ciclo biologico. puseste algum tipo de acondicionador na agua do aquario ?
  5. boas ,nao estava a por em duvida ,estava a perguntar mesmo ,mas é como disse em alguns sites dizem mesmo que sao do lago tanganica. cumps.
  6. hmsa

    ajuda pff :s

    boas pode nao parecer mas tudo isso que disseste é muito vago . ha quanto tempo montaste o aqua ,e que tamanho e que peixe e que agua e... sem mais alguns pormenores é dificil dar uma resposta certa. fica bem
  7. boas vai depender do teu gosto principalmente, pois existem muitas especies. da uma olhada aqui pode ser que te ajude ciclideos cumps.
  8. boas nao sei que plantas sao essas no entanto tambem ja tive num aqua umas iguais que colhi numa barragem aqui perto . infelizmente nao aguentaram muito tempo ,penso que devido a temperatura da agua do aqua, entenda-se muito quente para elas. espero que tenhas melhor sorte vai dando novidades .
  9. boas posso estar enganado mas os haplochromis sao do lago tanganica ou nao ?? pergunto isto porque em alguns sites na internet é isso que dizem. ou havera em ambos os lagos, tanganica e malawi ? sendo que essa designaçao acho que tem a ver com a zona de agua em que habitam e tambem com a alimentaçao ; assim como os mbunas que sao peixes de zonas rochosas. ?????? cumps.
  10. boas pela minha pouca experiencia com ciclideos,tanto Malawi como Tanganica, ate porque ja tive dos dois ,acho que num aquario desse tamanho optaria por malawis,pela maior facilidade de juntar diferentes especies e assim compor melhor o aquario com uma variedade de cores e especies .por certo virao alguns dizer que nao se podem juntar muitas especies porque os ciclideos malawi sao agressivos e territoriais. e de facto ate sao ,mas se comparar-mos com os tanganicas ,entao nao tem nada a ver,pois os tanganicas sao muito mais agressivos e territoriais o que leva a um numero menor de especies possiveis de introduzir no mesmo aquario . so possivel mesmo com peixes que habitem zonas diferentes do aqua ,tipo em alturas. peixes para habitarem o fundo ,como os conchiculas por exemplo , peixes que habitem nas rochas e peixes que prefiram a zona media ,alta do aqua, e mesmo assim tem que ser muito bem escolhidos ,ha especies mesmo totalmente incompativeis. se pesquisares um pouco sobre ciclideos tanganica vais ficar a perceber melhor. mas aguarda por outras opinioes de outras pessoas talvez mais experientes na materia. fica bem e boa sorte para o projecto. PS. podes dar uma olhada aqui _ciclideos
  11. Nao estamos aqui para nos chatearmos,pelo menos eu nao ,sao apenas opinioes diferentes. os foruns servem para isso mesmo ,discutir de uma forma saudavel opinioes diversas. cumps.
  12. nao adianta entrar em polemicas,o que eu disse é baseado na minha experiencia. ja tive ciclideos Malawi ,Tanganicas ,guppys, Discos e um sem numero de outros peixes,e nunca tive problemas. o mesmo com camaroes. eu nao disse que o cloro nao faz mal aos peixes,o que disse é que uma tpa até 40% de agua num aquario medio nao faz mal aos peixes ,disse e digo por experiencia propria. ah, e tambem se lê muita coisa no forum que nao é totalmente verdade,sao apenas meias verdades ditas por quem acha que sabe tudo , o que nao é o caso ,claro.
  13. acondicionadores num aqua nao maturado ou maturado ,qual a diferença. quando digo acondicionadores refiro-me aqueles produtos para eliminar o cloro e outros metais pesados. agora se falarmos dos que contêm colonias de bactérias activas que vao acelerar o ciclo biológico ,aí ,podera fazer diferença.
  14. se partirmos do principio que estamos a falar de agua da rede publica e que é propria para consumo humano nao ha qualquer problema em por no aquario sem quaisquer acondicionadores, logico que nao convem mudar 80% da agua . mas em proporçoes de 30 ou 40 % nao ha problema . mas eu tambem ja fui daqueles que gastei balurdios em acondicionadores e outros . ate que abri os olhos. mas tambem nao faz mal por essas coisas todas que nos aconselham nas lojas,quando muito faz mal so a carteira.eu sei que eventualmente virao outros e dizer que nao é bem assim ,mas ,ate esses se calhar o fazem ,so nao dizem porque nao é bonito. eu compreendo...
  15. hmsa

    Videira verde

    boas e mesmo depois de bem secas ainda vao largar essa alga gelatinosa. mas é inofensiva e desaparece com o tempo. alguns peixes ate apreciam e as ampularias tambem
  16. boas para poupar é fazer como a maior parte das pessoas faz ,eu incluido, agua da torneira sem nada ,directo para dentro do aqua. acondicionadores ,nao sao maus ,mas sao dispensaveis.
  17. com o que é que tiras a agua do aquario ? uma mangueira ou aspirador proprio para o efeito ? podes aspirar com a mangueira quando estas a retirar a agua ,passando -a junto ao fundo ou com um daqueles aspiradores de areao .
  18. Boas depois de fazeres o tratamento convem fazeres uma grande tpa e de preferencia aspirar bem o fundo o íctio é dificil de eliminar mesmo com tratamentos , depois do tratamento desaparece mas nao esta morto ,esta por vezes no fundo do aquario ,mas assim que aparece um peixe mais vulneravel ele ataca outra vez. peixes comprados recentemente colocados num novo aquario sao sempre mais faceis de serem atacados,pois encontram-se mais vulneraveis . atencao as variaçoes de temperatura da agua do aquario, ha quem diga que é uma das causas do aparecimento do íctio. o melhor tratamento é sempre fazer muitas mudas de agua.
  19. Boas sem fotos é dificil dizer-te o que pode ser pode ser muita coisa pode ter a ver com o ph muito alto por exemplo,pode causar descamaçao e mesmo ferida na pele do peixe. mas pode ser outra coisa qualquer com o setup e os parametros da agua era mais facil ajudar ; e fotos ,claro.
  20. hmsa

    problema com CO2

    ´boas agora é so acertares com a dose de fermento para a proxima vez e corre tudo bem. eu pessoalmente faço a olho ,se puser mais fermento saem mais bolhas e mais depressa mas dura menos tempo ,se for menos fermento é o contrario. nao creio que exista uma dose especifica. eu tambem uso uma garrafa igual a essa. fica bem
  21. hmsa

    problema com CO2

    boas possivelmente puseste pouco fermento e demora mais tempo a começar a fermentar
  22. Boas plantado com cerca de um mês e com algumas algas a aparecer . onde é que ja vi isto ????? ha !!!!! ja sei onde ; em todo o pessoal que faz plantados . nao te preocupes ,isso é normal ,acontece a todos ,por diversas razoes ,é so pesquisares um pouco pelo forum e descobres porquê . duvido que esse produto faça algum efeito nas algas ,mas ainda que fizesse ,deve-se evitar sempre produtos quimicos seja para o que for. as algas sao dificeis de eliminar ,principalmente num plantado ,mas é possivel com um bom equilibrio de nutrientes entre outras coisas. pesquisa um pouco e descobres como. cumps.
  23. boas se calhar sera melhor primeiro ver o preço das lampadas. ha pouco tempo precisei de comprar uma para o meu carro e posso dizer que o preço de uma lampada de xenon ,boa, da para comprar uma calha de iluminaçao para aquario e das boas. qualquer coisa como 150 euros + IVA. (uma lampada) quanto aos espectros existem varios desde 4500 K ate 8000 ,pelo menos que eu conheço. apesar de serem lampadas de 12 volts ,penso que precisam de uma potencia muitas vezes superior para arrancar,nao sei precisar quanto exactamente , mas é so pesquisar. mas se for viavel ,penso que ate seria uma boa ideia ,a longo prazo dado o seu baixo consumo. cumps.
  24. boas das poucas experiencias que tive de peixes com ictio e ainda bem ,posso dizer que as taxas de sobrevivencia são reduzidas,especialmente em peixes pequenos. no entanto nos papagaios nao sei ,mas devias separar os peixes para outro aqua e prolongar o tratamento fazer o tratamento. tpas, aumento da temperatura e costapur