putogiro

Membro
  • #Conteúdo

    216
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por putogiro

  1. Boas

    Tenho vários ancistrus e apareceram-me há pouco alguns alevins, num aqua comunitário.

    Hoje encontrei vários ovos num outro aqua, tinham sido postos no vidro trazeiro, junto a uma série de rochas vulcânicas, como tenho muitas helenas, elas já tinham dado cabo de mais de metade dos ovos (ou então tinham eclodido, mas não consegui ver nenhum alevim, garantidamente há 2 dias atrás não estavam lá nenhuns ovos, por isso devem ter sido comidos. Ainda consegui retirar perto de 20 ovos que coloquei numa maternidade, para tentar salvar das helenas.

     

    Quanto tempo costumam demorar a eclodir os ovos de ancistrus após a postura??????

     

    Cump's

    Nuno Moreira

  2. Eu sou do Cartaxo e desconheço totalmente a existencia de tal estabelecimento, não quer dizer que não haja, pois isto ainda é grande... Isso ou então referiam-se á Dido's Farm, mas da ultima vez que vi, tinha infelizmente, deixado de vender ao publico...

     

    Obrigado

    De qualquer forma vou tentar descobrir, se encontrar alguma coisa aviso.

    Cump's

    Nuno Moreira

  3. Boas

    Estou a pensar em montar uma aqua novo, e disseram-me que havia no cartaxo uma loja/fábrica que fazia móveis para aquas com qualidade e a bom preço, como tenho que lá ir amanhã será que alguém me pode dar alguma indicação, tipo nome ou localização da loja.

    Obrigado

    Cump's

    Nuno Moreira

  4. Boas

    Apenas por experiência própria, posso dizer que tenho num aqua ampulárias, neritinas e Helenas, e dão-se todas bem, até pode ser por as helenas terem mais comer, mas parece-me que as neritinas e as ampulárias adultas, não são imcomodadas pelas helenas, pelo menos as minhas não são, e posso dizer que devo ter à volta de umas 40 Helenas, na ultima contagem eram +/- 70, mas foram divididas por outros aquas e algumas mudaram de casa, por isso penso que agora sejam +/- 40.

    Cump's

    Nuno Moreira

  5. Boas desculpa la uma coisa quantos peixes tu tinhas no aqua de 120 litros .

    As contas que fiz por altu parece que tens ai uns 10 peixes se nao for mais.

    Outra coisa parece que acabas-te de dizer que TPA ja nao fazias algum tempo.

    Sabes o que parece o teu aqua ( parece 10 pessoas numa casa de banho com a porta fechada ).

    Com tantos abitantes tens que fazer mais TPA .

    Ve os outros parametros nitratos amonia etc por que so PH isso nao e nada para uma pessoa te ajudar a tratar dos pequenos e dizerte porque e que isso aconteceu .

     

    COMP:

    jard

     

     

     

    QUEM TEM UM AQUA DEVE O TER TAO LIMPINHO COMO O PRATO ONDE COMEMOS TODOS OS DIAS

     

    Boas

    Ora bem normalmente costumo fazer TPA's de 25% de 3 em 3 dias, por motivos de força maior tive +/- 1 semana em que não pude fazer nenhuma TPA .

    Aquando das TPA's aspirava sempre o fundo para retirar alguns restos de comida.

    Para além dos Discus, apenas tinha 3 Bettas, e os restantes peixes (ottos e Corys) fazem parte da equipa de limpeza.

    A situação do tamanho do aqua, eu sei que é pequeno, mas cá em casa não cabe nenhum maior, dentro de um ou dois meses já devo mudar de casa, depois é mais um mês, até lhes arranjar uma nova casa >500l.

    Cump's

    Nuno Moreira

  6. Boas

    tenho um aqua plantado de 120l, com 5 discus, estes começaram ontem a aparecerem com algumas manchas esbranquiçadas, além disso estão mais parados e o que está mais atacado está também bastante mais escuro do que o costume, já não lhes fazia nenhuma TPA, por isso fiz uma ontem, já depois de se notarem os 1º sintomas, que entretanto aumentaram, os valores da água estão normais (o unico que medi foi o PH que está entre os 5,5 e os 6 - é o costume, de momento não tenho mais testes).

    Já estou a subir a temp que estava no 27º, vou aumentá-la gradualmente até aos 31º, que mais posso fazer.

    Éum aqua comunitário, de onde já tirei as cory's e os bettas, mas ainda lá tenho uns ottos, umas neritinas, umas ampulárias e umas Helenas.

    Será melhor tirar mais alguns peixes ou caracois, ou os tratamentos não os prejudicam.

    Agradecia ajuda.

    Anexo fotos, apesar de não serem as melhores, pois os discus não quiseram colaborar, a vitima das fotos é o que está pior, de salientar que a 2ª foto tem algumas manchas redondas que são do vidro, a mancha de que me queixo é uma sobre o comprido, visivel em todas as fotos, há outras manchas mas não são visiveis nas fotos

    Obrigado

    Cump's

    Nuno Moreira

     

    DSCF3529.jpg

     

    DSCF3528.jpg

     

    DSCF3530.jpg

  7. Boas

    Tenho 5 discus num aqua plantado de 140l brutos, +/- 110l uteis.

    Os 2 discus maiores parecem-me ser um casal, pois andam sempre a dar pequenos toques um no outro.

    Passando ao que interessa, ontem tive o dia todo de serviço e hoje de manhã não prestei grande atençaõ ao aqua, agora quando ía tratar deles, reparei que no aqua dos Discus tenho a folha de uma valisnéria gigantea, com uma area de cerca de 1,5cm por 10cm, toda coberta de ovos minusculos, sobre o amarelado (tamanho semelhante ao das corydoras, mas espalhados um a um e não aos montes como os da corys).

    Também notei que normalmente os discus fugiam logo mal alguém se aproximava mais bruscamente do aqua (efeito de um terrorista em casa), mas que agora não se afastam da folha, impedindo todo e qualquer vizinho de se aproximar, inclusivé quando meti a mão na água para virar a folha e vêr o que era, vieram logo os 2 ter com a minha mão dando-me pequenas bicadas.

    Será que isto é mesmo uma postura dos discus, eles na ultima semana pareciam quase um casal de namorados sempre às cabeçadas um ao outro.

    Os ovos não sendo dos discus, apenas poderão ser de Bettas - Tenho uma femea e 2 machos, mas põem os ovos à superficie.

    Ampulárias ou Helenas, mas os ovos são diferentes

    Crys aeneus albinas, mas a côr e a forma como os ovos são dispostos, é diferente, e disso eu sei, pois já tive várias posturas de corys.

    Seguem fotos da planta/Discus, de salientar que os ovos practicamente só se vêem através da folha, pois não quis incomoda-los ao virar a folha para a câmara.

     

    DSCF3501.jpg

    DSCF3502.jpg

    Obrigado

    Cump's

    Nuno Moreira

  8. Boas

    Já fiz uma vez o tratamento com flagyl, aos meus discus, na altura não houve problemas, porque o aqua até é pequeno (140L) e tinha apenas 4 discus, como não tinha plantas/areão, limitei-me a baixar um pouco o nivel da água, e fiz o tratamento com 2 comprimidos para 80l de água 2 vezes ao dia, com TPAs diárias de 20l, antes da 2ª aplicação. Fiz o tratamento durante 5 dias, descansei 2 e voltei a fazer mais 5 dias.

    Tudo correu bem e os discus ficaram bem.

    Acontece que o aqua agora está plantado (tive que alterar pois eles andavam muito nervosos e agora já se portam quase como um cardume). Os discus são 5, 3 com +/- 7cm e 2 com +/-11cm.

    A minha dúvida é : Não há problema por se tratar de um plantado, isso é não vai alterar as quantidades de medicamento absorvido pelos peixes.

    O único aqua que tenho onde poderia efectuar o tratamento aos discus, é um velho aqua de 50*25*25, que costuma servir qd necessário de hospital, mas (felizmente) tem estado vazio, só que penso que mesmo por pouco tempo, é demasiado pequeno para os discus.

    Já agora mais uma pergunta, além da situação de parasitas internos, os discus têm andado a roçar-se muito pelas plantas, areão e vidro, o que pode indicar parasitas externos, qual é o melhor tratamento para esta situação e pode ser feito em simultânio com o flagyl?

    Obrigado

     

    Cump’s

    Nuno Moreira

  9. Boas

    Decidi experimentar e arranjei um pequeno caranguejo. Já está há 1 semana num aqua comunitário e até agora não houve vitimas, ainda estou à espera que me digam o nome da espécie para me informar melhor, mas até agora apenas me souberam dizer que é conhecido por caranguejo de patas vermelhas, e que é 100% aquático, vou aguardar mais uns tempos pois o vendedor ficou de verificar qual era mesmo o nome da espécie, é que pelo nome vulgar que me disse, não consigo encontrar nada.

    Quando souber mais, digo.

    Cump's

    Nuno Moreira

  10. Boas!

     

    Eu alimento os meus principalmente com artémia congelada e larvas de mosquito congeladas. Uma vez por outra dou-lhes larvas de mosquito liofilizadas, flocos para bettas ou flocos para peixes tropicais para variar um pouco.

    Creio que o que tens aí serve perfeitamente. Não sei se eles vão gostar da papa caseira para discos mas experimenta. Quanto aos flocos para peixes tropicais (eles são um pouco esquisitos no que respeita aos flocos, às vezes nem os indicados para eles comem, no entanto posso dizer-te que os meus até que preferem os da Tetra pro). Nada de abusar nos flocos não faz muito bem aos bettas.

     

    Não sei se sabes ou se já pesquisaste acerca de bettas, mas machos e fêmeas juntos, só aconselho em dois casos.

     

    1º Num aquário de 50 litros para cima, bem plantado para que as fêmeas se possam esconder e proteger das investidas do macho.

    2º Para reprodução, seguindo todos os passos com cuidado para que não haja mortes.

     

    Boa sorte com eles.

     

    Obrigado

  11. Boas

    Hoje fui surpreendido por uma oferta da minha mulher, são dela, mas como de costume quem trata deles sou eu.

    Apareceu-me em casa com um betta macho e duas femeas, mas comida para os mesmos nada.

    Pergunto:

    O que eles comem?

    Apenas tenho em casa flocos para peixes tropicais, granulado para discos, papa caseira à base de peixe para discus, artémia congelada e larvas de mosquito vermelho congelada.

    Disto tudo o que será mais indicado e se será melhor comprar comida própria para os bettas.

    Obrigado

  12. Boas, tenho um aqua de 120 litros, com 4 Discus juvenis, o aqua está semi-plantado (tem 2 "floreiras" com plantas 12*30), os discus têm entre 6 e 9 cm, o mais pequeno andava sempre escondido no meio das plantas, nem o via a comer, hoje fui ver, afastei-o do seu esconderijo e reparei que tinha um olho ligeiramente mais saído e completamente branco, parece estar cego daquele olho.

    Aparentemente o discu está bem de saúde, não tem feridas nem marcas, excepção feita ao olho.

    Será que tem tratamento?

    O que lhe poderei fazer?

    O que é que lhe poderá ter acontecido?

     

    Obrigado

    Nuno

  13. Não levo a mal, mas no futuro logo verei, o mal é já tar a ter problemas em casa com tanto aquario, já são 4, e a casa é pequena.

    Aparentemente os discus estão melhor, já vão comendo, só do fundo, não vêm à superficie buscar comida, e continuam-se a esconder cada vez que pressentem gente por perto. Vou ter que tomar uma decisão, ou mudo o aqua para um local mais resgardado (com menos movimento), ou mudo o puto para casa dos vizinhos, mas acho que ainda era perto, nunca está quieto e está sempre a gritar para os discus.

  14. boas

    sou principiante, nisto dos discus, adquiri 4 juvenis a membros do forum, segundo me foi dito estavam desparasitados, tendo-me também sido dito que a cor das fezes deveria ser +/- da côr da comida, no aqua onde estão têm-me aparecido fezes brancas, não sei de que discu será, pois ainda não consegui vêr, como posso desparasitar os discus, tenho que separar o que´tem parasitas, ou posso fazer o tratamento a todos?

    Obrigado

    Nuno Moreira

  15.  

    Eles são parecidos, mas a barbatana dorsal nos meus, também é vermelha, no entanto é possivel que seja pelo estado dos peixes.

    Ao que me foi dito estavam juntos com neons e com discus, há 2 ou 3 que penso serem femeas, e que parecem mesmo estar a rebentar, ainda pensei que fosse hidropsia, mas já estão cá em casa há 3 dias e continuam na mesma, aparentam estar saudáveis, apenas estão num aqua, em separado, estavam com temperaturas de 28 a 29, sem areão e apenas com umas plantas flutuantes,. Até agora parecem estar todos bem , amanhã vou tratar de os integrar nos outros aquas.

    Talvez deixe alguns para ver se as femeas desovam, mas não tenho mais plantas nenhumas para colocar no aqua, fiz uma poda bem grande à 2 semanas e acabei por dar parte das plantas e outras deitei-as fora, agora não tenho mais nada.

    O areão não é problema, tenho onde o ir buscar assimcomo rochas vulcânicas.

    Vamos ver!!!

    Obrigado.

    Nuno Moreira

  16. Boas

    Recentemente adquiri aqui no forum, num leilão uns 12 tetras chineses (foi o que me garantiram), só que não encontro nenhuma informação sobre esta espécie, alguém me sabe dizer se existe mesmo esta espécie, se sim onde poderei obter informações sobre os mesmos. Nesta altura estão em quarentena, para evitar problemas, mas há 3 ou 4 femeas (?), que aparentam estar grávidas, 2 mesmo já no fim do tempo, pelo que preciso de saber o que fazer para conseguir que os alevins nasçam e sobrevivam.

    Quem os tinha garantiu-me que de há 2 meses para cá tem havido sempre alguns assim barrigudos mas que desconhece se eram sempre os mesmos, ou se se revezavam !!!! No entanto garantiu-me que nunca se tinha apercebido de qualquer alevim.

    Agora não tenho fotos, no entanto os peixes são de côr creme, com as barbatanas caudal e dorsal encarnadas, e têm cerca de 3 cm.

  17. Boas se fosses de mais perto eu ficava-te com alguns. Tenho andado à procura, servem de alimento para os meus helenas, é vê-los aos 2 ou 3 a devora-los.

    Os helenas acabaram com as pragas que eu tinha e agora tenho arranjado alguns melanoides ou fisias (que me dão). È uma espécie de prémio de bom comportamento, e de esperanças que os helenas se reproduzam, devo ter uns 40 mas para já têm que manter 3 aquas limpos.

  18. Uma pesquisa no forum com "caridina japónica" dá dezenas de respostas úteis.

     

    Precisam de água salobra, não as fêmeas, mas as larvas mal eclodem dos ovos. Os adultos não se dão bem com sal.

     

    A criação em cativeiro é muito complicada, pelo que tenho lido. Não basta serem de ordem inferior (passam por diversos estados larvares ...) mas também necessitam de água salobra.

    Obrigado

    vim almoçar a casa e tinha esta surpresa, por isso foi uma procura muito curta, principalmente devido à dúvida com os nomes, não é que queira fazer criação, mas detesto que as crias morram, parece que me sinto impotente para mudar a situação, e detesto isso.

    Só espero que aguentem até à noite, para ter tempo de ver a situação com mais calma e preparar tudo, porque senão vai ser uma passagem de ano muito triste com a mulher a diozer que não tinha culpa e que a intenção era boa e a chorar por os bichos terem morrido (é sempre assim), quem se lixa é o mexilhão.

  19. Boas

    Já há alguns meses que tenho camarões mas até agora apenas tive red cherrys. hoje deram-me 6 camarões que quem os vendeu garantiu serem caridina japónica, dos 6, 3 são femeas e estão cheias e parece que é para muito breve.

    Não encontrei grande informação sobre os mesmos, mas encontrei um site em que afirmavam que era a mesma coisa que caridina multidentata ou camarão amano. Alguém me sabe dizer se isso é verdade.

    Se assim for, quando é que é preciso pôr as femeas em água salobra?

    Qual o melhor modo de arranjar água salobra, de forma a ser viável o desenvolvimento dos camarões?

    Durante quanto tempo é que os recém nascidos, devem ficar em água salobra?

    Quando é que se tiram as femeas?

    Como é que se faz a habituação das femeas e dos filhotes à água doce (quanto tempo demora?)

    Se alguém souber de um site onde possa ir buscar estas informações, agradecia que informassem.

     

    Obrigado

    Nuno

  20. serratia é uma bacteria mais rara e a qual é bastante dificil de tratar, pois por norma fica apenas adormecida sem apresentar qualquer tipo de sintomas e depois ataca novamente, são precisos antibioticos expecificos e tratamento prolongado. Tive conhecimento da mesma era o meu filho recem-nascido quando teve uma infecção provocada por essa maldita, não me perguntem onde apanhou, pois não faço a minima ideia. o melhor será mesmo contactar um veterinario para saber qual o tratamento adequado aos peixes pois embora devam ser os mesmos medicamentos, mas com outra possologia.

     

     

    cumps

    Mónica