Filipa Branco

.Membro
  • Content Count

    612
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Posts posted by Filipa Branco


  1. Acho que já disseram praticamente tudo.

    O que couber na boca do escalar, ele vai comer ou tentar comer.

    Já tive 6 escalares com cardinais e fiz a estratégia que o bruno falava, ou seja, os escalares foram os últimos a entrar, e entraram ainda muito muito juvenis. Quando cresceram, não ligavam nenhuma aos cardinais.

    Os escalares são peixes absolutamente incríveis, das espécies que mais gostei de ter até hoje. Os meus vinham buscar-me a comida aos dedos.

    Boa sorte! Vais adorar ter escalares.

    • Like 1

  2. há 4 horas, ismael_figueira disse:

    Tozé, obrigado pelas palavras, da facto não vai ser pêra doce mas estou confiante!

    Quanto a esses meninos que adotaste com tanto carinho, se por ventura estiverem a ser um transtorno lá terão de regressar à base. Eles viviam calmamente num espaço isento de perturbações exteriores, sem televisão ou rádio nem o stress da cidade, será que estão a atravessar um período pré-depressivo ou algo do género?

     

    Concordo Gonçalo, os narizes de bêbado são muito melindrosos, à mínima coisa tentam fazer salto em altura! Quanto às hasemania nana, têm um comportamento muito idêntico aos armstrongi, são ágeis e bastante rápidos mas não tão rápidos quanto a boca de El Asesino. Lembrei-me agora que uns barbos cereja também serão uma boa hipótese 🤔

     

    Filipa, claro que não me importo, mas bem sei do que falas e este escalar é mantido assim em consciência! Há cerca de 5 anos ele era feliz e vivia com mais 4 da mesma espécie mas desde cedo que revelou comportamentos de bully. Chegou a destruir posturas dos companheiros, acabou mesmo por condicionar o comportamento dos restantes e um por um foram tombando sob a sua agressividade. Posto isto ou assumo a personalidade dele e mantenho assim como está ou então corro o risco e adiciono mais exemplares adultos da espécie esquecendo de vez a remota hipótese de colocar aqui um cardume de peixes mais pequenos.

    Sem dúvida acho que é por aí... Porque se ele é assim agressivo como dizes, os peixes pequenos vão ser petisco.

    Se arranjares mais uns amiguinhos do mesmo tamanho, talvez todos fiquem mais calmos! (há muita informação já sobre isso, a estratégica de colocação de vários elementos para diminuir a agressividade dos indivíduos).

    De resto, uma maravilha!

    • Thanks 1

  3. Olá Ismael!

    Vou dar-te uma opinião se não te importares: os escalares são peixes de cardume, devem manter-se pelo menos 4 ou 5 indivíduos juntos. O comportamento desse escalar é totalmente normal, até porque como está sozinho, fica "acuado".

    Por isso sinceramente aconselhava a repensares a fauna quanto a esse escalar pelo menos, ou ter mais uns amigos, ou oferecê-lo / vendê-lo...

     

    cumps

    • Upvote 1

  4. De nada, achei um máximo mesmo! Já não tens nenhum aquário agora?

    tenho um de dimensões parecidas e a ideia é ter também uma manutenção baixa, etc. para já está simples e vai continuar 🙂 


  5. Olá! 
    então, vou procurar ajudar-te da melhor forma que sei, não sou expert, percebo alguma coisa, contudo.

    - Esse filtro, não sendo mau, em breve vais sentir necessidade de ter outro com mais capacidade. 
    - Tens substrato fértil? Só assim podemos responder à questão que colocas sobre plantas. Se não tiveres e não quiseres colocar , tens de optar por plantas de baixa manutenção, como anubias por exemplo, que vivem bem só com o areão.

    - Peixes: depende do teu gosto pessoal mas podes ver os ciclideos americanos de pequeno porte como ramirezis, apistogramas. Não te metas em escalares e discus. Quanto aos africanos não estou tão à vontade, mas sei que esses não são fãs de plantas, ou melhor, destroem tudo, pelo que não são peixes para estar num plantado.

    - No grande Porto tens muito boa oferta, destaco Aquoporto do sr Emanuel, sempre disponível e impecável, e aquastation (sobretudo água salgada mas também tem doce).

     

    espero ter ajudado em algumas coisas 

     


  6. Olá! Desculpem que depois não respondi mais nada porque mudanças de casa e emprego acabaram por adiar este projecto, aliás, estou Neste momento a vender o meu aquário grande.

    espero que esteja Tudo a correr bem! :))


  7. Olá! Vejo que o tópico já tem uns anos mas não pude deixar de comentar, simplesmente adorei! Obrigada Gonçalo por teres criado este tópico excelente. Eu estive bastante tempo sem Aquarios (3 anos), e agora voltei. Ontem introduzi a equipa de limpeza, mas a ideia é ter escalares. Também gostava de me aventurar na criação, se tiver a sorte de ter casais, e o teu post será essencial! Podes só dizer-me o porque de ter a bomba de ar no aquário pequeno? É mesmo essencial?

    obrigada e mais uma vez parabéns pelo post


  8. Olá a todos!

     

    Cá estou de volta, e como não consegui aceder ao meu tópico antigo, criei um novo. Basicamente fiquei algum tempo afastada do fórum, tudo corria bem até que fui de férias em Setembro... O que aconteceu? Na minha ausência foi dada comida a mais, e os meus 5 ramirezi e um acncistru que o Tony me tinha dado, não resistiram, adicionando a esse facto o meu gato ter morto os peixes por stress (acho que foi exactamente esta a causa visto que o gato atirava-se constantemente ao aquário e os peixes viviam em clima de medo e alguns não resistiram).

     

    Assim sendo, fiquei mesmo arrasada e desmotivada, entretanto o meu gato morreu e fiquei realmente triste. Tenho outro gato, mas o plano original era ter Discus, no fundo, ainda bem que não os comprei porque também não iriam resistir. O meu gato agora não se manda contra o aquário, mas nunca se sabe.

     

    Deixo-vos o meu setup:

     

    aquário 50*50*100

    filtro jbl cristal profi e1500

    termostato jager 300wt

     

    3 troncos, poucas plantas (anúbias, fetos de java)

     

    Fauna: 4 corydoras swartzi

    10 tetra cardinal

    3 ancistru (sendo um gigante e os outros dois um pouco mais pequenos)

     

    Como vêem está pouco habitado.

     

    O meu plano é comprar escalares em vez da ideia inicial dos Discus, não porque não goste dos Discus ou não esteja disposta a cumprir os requisitos que exigem, mas sim porque tenho medo que o gato quando crescer faça o mesmo que o outro e sei que os Discus iriam mais facilmente sucumbir.

     

    Entretanto caracóis é coisa que não falta, tenho as duas helenas, mas elas não dão conta do recado, e como tenho areia branca (beje), vê-se tudo por isso aspiro o areão com frequência.

     

    TPA 15 em 15 dias.

     

    Ph 6,5

     

    Espero que desta seja mesmo de vez!

     

    Obrigada a todos.

     

    PS- Jorge, JP Longa, Tony, Paul... Se estiverem por aí, digam coisas! :)


  9. Eliezer, os meus rams, até ver, estão tranquilos e parecem-me bem de saúde...

    Eles são peixes frágeis, é verdade, mas acho que, se lhes dermos os cuidados básicos e tivermos uma boa manutenção do aquário e seus parâmetros, não creio que possamos ser "responsabilizados" por assim dizer, se eventualmente algo corre menos bem. Foi como no meu caso, eu tinha um casal, estava tudo bem, de um dia para o outro o macho morre sem apresentar sintomas de doença e sem razão aparente. Às vezes é mesmo assim.

    Arrisca.