indian_joe

Membro
  • #Conteúdo

    361
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    15
  • Country

    Portugal

Posts publicado por indian_joe

  1. On 16/05/2023 at 10:31, JoseCarlosMarques disse:

    Agora sim... está muito mais natural. Já era de esperar. Estou a gostar! Mas continuo a perguntar... aquelas manchas junto ao vidro, por baixo do substrato... não são algas? Parece-me mesmo Ciano. Quando puderes, tira uma fotografia em que se veja melhor isso.

    Em relação à Blixa, não há muito a fazer... há quem defenda, como eu, que ela pode ser podada, mas as pontas não voltam a crescer! Ficarias com elas rectas, o que não é o ideal. A alternativa seria retira-la do substrato, separa-la em pedaços que tenham as folhas mais pequenas e voltar a plantar, mas aviso-te já que dá uma trabalheira enorme e, dependendo do que aproveites da planta, pode demorar a atingir esse aspecto de moita saudável que tens neste momento. Se fosse a ti não lhe mexia. Tentava cortar apenas algumas folhas que estejam mais altas e deixava estar o resto. Com cuidado. Essa planta tem a "mania" de se soltar do substrato quando lhe mexes muito.

    Vou optar por tirar a menina dali, e plantar um pé mais pequeno para conseguir um efeito menos impactante.

    Quanto às ciano, caso sejam, não estão a prejudicar o tapete. Sou capaz de meter ali eritromicina.

  2. On 13/05/2023 at 09:54, JoseCarlosMarques disse:

    Essa também está um bocadinho alta. Mas não me incomoda. Estava a falar da outra que fica entre a pedra da frente e as pedras de trás. Não é Tripartita?

    Outra coisa que agora noto é que devias deixar crescer as plantas de trás de forma mais natural. Neste momento têm um corte muito "perfeitinho". Mas isso já deves saber.

    Essa é a Hemianthus Micranthemoides 😁. O objectivo dessa é esconder a base das rotalas, mas sim mais baixinha fica melhor. 

    Sim, o meu objectivo foi mesmo moldar o "mato", de qualquer das formas ele cresce a diferentes velocidades o que lhe vai dar uma ar mais selvagem, espero 😁

    Tenho de fazer qualquer coisa em relação à blixa japonica do lado esquerdo que está a tomar conta de todo aquele quadrante. Dicas?

    Segue um update depois da limpeza e uma pequena poda. 

    large.IMG_20230515_231315__01__01.jpg

  3. há 12 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Sim. Por isso é mais difícil manter um Iwagumi (entre outras coisas). Mas o meu tapete devia ter uns 4cm, no máximo. Na maioria das zonas que cortei, ficou bem, mas na frente quis cortar mais um bocado (para que quando recuperasse ficasse com a altura que considero ideal) e aí ficou amarelo. de qualquer maneira recuperou rápido, como referes. Já está quase no ponto. Agora tenho é que arranjar maneira refrear o crescimento. Talvez reduzir a luz e a fertilização.

    Isso é o que tenho feito para que as plantas de caule cresçam mais devagar. Menos fertilização, mantendo o mesmo número de horas de iluminação.

    Nesta última poda que fiz nas plantas de caule reparei que o crescimento está mais lento, o que já me tinham avisado que iria acontecer após várias podas.

    A próxima poda vai ser junto ao substrato para depois replantar tudo novamente 

  4. há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

    A tua e a minha. E olha que a minha não estava assim tão alta quanto isso. É uma planta que dá muito trabalho e não parece.

    Mas recupera em 2/3 semanas. Tapetes dão sempre trabalho, com excepção de alguns.

  5. há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

    Por acaso está, sim senhor. Começa a voltar à sua velha glória. Talvez até um bocadinho melhor. Continuação de bom trabalho. E vê lá se cortas aquela Tripartita de forma a marcares mais aquele caminho que vai para a esquerda do aquário. Acho que ganhavas com isso! Só tens que a cortar abaixo daquela pedra à esquerda, para o espectador ficar a "adivinhar" para onde o espaço nos poderia levar.

    Estás a falar da verticilata? Sim vou ter de.podar essa menina😁

  6. On 03/05/2023 at 17:05, JoseCarlosMarques disse:

    Quando no mês passado andei com a tesoura na minha carpete, colhi os restos das plantas que cortei e, como sempre me ensinaram, em vez de os mandar ralo abaixo pu-los num vaso que tenho lá fora para secarem. O vaso está ao ar livre... tem apanhado chuva e dias de sol intenso. Alterna portanto entre estar cheio de água e completamente seco.

    A maioria das plantas apodreceu, como era expectável e podem ver pela primeira fotografia, mas apercebi-me há dias que um ou outro pé de Monte Carlo sobreviveu e está a crescer. Mais impressionante que isso é o que está a acontecer com um pé da mesma espécie que está a crescer em altura e tem já folhas com quase 1cm de comprimento. Tenho a certeza que é Monte Carlo pela raiz de onde está a sair. Já alguém experienciou uma coisa semelhante a esta com a cultura desta planta em estado emerso? Sinceramente estou muito curioso para ver o que lhe vai acontecer... nos últimos dias não tem parado de crescer e tem já novos rebentos. Nunca vi folhas de Monte Carlo tão grandes em lado nenhum.

     

    large_001.jpg

    Muito fixe!

    • Gosto 1
  7. On 10/05/2023 at 09:09, Sofia Correia disse:

    Na verdade aqui segui as recomendações da Solaqua, começar com 1 mL duas vezes por semana, no máximo 3 mL. Mas sim é isso, é ir avaliando e vendo!

    Olá Sofia,

    As rotalas H'ra ficam mais vermelhas com escassez de NO3 e com uma boa iluminação. Verifiquei que quando podaste as rotalas não cortaste muito, para a próxima corta um pouco mais e replanta os cortes para adensares a moita. E cuidado com a Monte Carlo tão alta, porque corres o risco de ficar igual à minha que "amarelou". 😁

    • Gosto 1
  8. há 9 minutos, JoseCarlosMarques disse:

    E essa coloração esquisita que assumem debaixo de água? É que dentro do meu tanque ficam com uma cor completamente diferente daquela que têm no exterior. Mostrei à minha namorada para ela me dar uma opinião e ela diz que aquilo até fica a parecer artificial.

    De qualquer forma, já decidi que vou mesmo abandoná-las. Prefiro comprar mais umas Seiryu e fazer um novo Iwagumi. É menos arriscado 🙂 .

    O meu próximo vai ser com Frodo Stone. Pelo que me transmitiram não altera tanto as propriedades da água.

  9. há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Acho que vou abandonar a ideia de usar estas rochas na minha próxima montagem. Por duas razões. Ontem estive a reforçar a colagem de algumas das pedras e apercebi-me que, quando molhadas, elas tornam-se muito barrentas. Mesmo com uma simples escova de dentes, desfazem-se em pó com muita facilidade. Imagino-me a fazer uma TPA depois de as ter no tanque por 3 meses encharcadas e a ficar com a água cheia de detritos 😕 ... já para não falar que, mesmo reforçadas, parece que vão partir a qualquer toque mais brusco.

    Depois lembrei-me de colocar uma mais pequenita dentro do meu tanque e a cor dela debaixo de água é uma coisa a que não estou nada habituado. As tonalidades castanhas que elas têm, mesmo molhadas, transformam-se num tom de tijolo misturado com cor-de-rosa... uma coisa que não estava mesmo nada à espera. Talvez seja por não estar habituado, mas não me estou a ver gostar de um aquário com rochas desta cor. Julgo que vai perder todo aquele ambiente árido e seco que procurava.

    Qual é a vossa opinião?

    (as imagens aqui no site perdem alguma saturação nas cores... ao vivo fica muito mais acentuada)

     

    large.1.jpg

    Confirmo. Com o tempo vão largando detritos.

  10. há 19 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Compreendo. Acho que deves apostar na tua visão, então. 

    Eu teria cortado um bocadinho mais... mas nada te impede de fazeres isso mais tarde. Logo vês a evolução do aquário.

    Segui o teu conselho e cortei +- 8cm nas plantas de caule.

  11. há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

    Está belo, e amarelo. Eheh. Desculpa... não resisti a fazer o trocadilho.

    Eu gosto da forma que o teu aquário está a tomar. Parece que se criou uma espécie de um caminho pelo meio de uma montanha. Uma entrada ali à esquerda que nos deixa a pensar o que terá ali a seguir. Nesse sentido, achas que poderias acentuar essa ideia, talvez "emparedando" mais a zona das rochas mais altas e abrindo mais esse tal caminho? Terias que move algumas rochas. Estarias disposto a isso, ou preferes deixar como está?

    Não sei se me fiz entender... olha esta imagem:

    large.large.IMG_20230426_210449.jpg.990212bacd0d644261f9c77043dca7bb.jpg

    Em relação à poda, eu teria cortado ainda mais as plantas de trás, mas como já disseste que vais deixar isso para uma futura TPA, só posso dizer que estás no sentido certo. Continua!

    Hehehe está bem 🟡 🤪.

    O layout tem a forma triangular que descreves, contudo não é uma parede. Poderia ser uma hipótese 🤔, mas não tenho mais rocha 😩😩😩

    Ontem estava sentado no sofá à noite a pensar que podia ter teaourado um pouco mais as plantas de caule. O objectivo é ter o tapete recuperado e as plantas de caule no ponto para tirar uma foto. Achas que devia cortar mais?🤔

  12. há 41 minutos, JoseCarlosMarques disse:

    Também me parece, mas reparei agora que essa montagem não tem água. Poderá a Riccardia manter-se emersa? Também pode ser o tal Marimo Moss... não o conheço assim tão bem para ter a certeza.

    Mostra lá!

    Obrigado pelas dicas! Neste momento estou mais entretido a colar as pedras todas 🙂 . O Xisto é um bocadinho frágil e não quero perder o que fiz, até porque o meu próximo aquário não deve ser montado nesta casa onde estou e quero transportar tudo com muito cuidado. Mas agradeço os teus conselhos. Tens imagens desse tal aquário que mencionaste?

    Está na minha assinatura. Tenho dois vídeos (filmagens horríveis 😜). Garden of Stone e Garden of Stone II

  13. há 35 minutos, JoseCarlosMarques disse:

    O @indian_joe tem alguma razão, mas acho que tu preferes que se vejam as plantas do que as rochas, certo? Nota-se pela maneira como deixas crescer a Tripartita. Nesse sentido, acho que o aquário está a evoluir muito bem, com bastante cor. E que aprendeste bastante da primeira para a segunda montagem. Basta olhar para o tapete 😉 .

    O tapete está no ponto! Sim tens razão o aquário está com cor e muito saudável. Eu sou um pouco obsecado com o hardscape 🤪

  14. há 9 minutos, Sofia Correia disse:

    Dia de TPA e poda:

    large.252382847_Ameiodapoda.jpg

     

    Depois da poda:

    large.1672476629_Depoisdapoda.jpg

    Ainda tenho de perceber como cortar melhor a Reineckii. E tenho de perceber como podar sem ficar com uma dor de costas gigante. Hoje foi a primeira vez que cortei as rotalas 🙂

     

    Reparo que fico com dor nas costas no processo da poda quando estou mais tenso e com receio de fazer asneira ao cortar as plantas. Ultimamente relaxo mais enquanto podo as plantas, meto uma boa música indie, tesoura em riste e sempre a fundo. Tenho de melhorar os tempos que passo a podar as plantas.

    Sofia, se me permites vou dar o meu bitaite 😃😃😃...  Penso que as Alternantheras que estão na frente do aquário, tapam um pouco a composição que tinhas feito com o hardscape. As duas Alternantheras que fecham as laterais do aquário estão fixes. Junto às rochas da frente colocava lilaeopsis brasiliensis.

    Acho que se fores podando as reineckii insistentemente, elas tendem a crescer mais junto ao substrato (alguém que me corrija se estiver enganado).

  15. há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

    Os meus primeiros aquários iam muito nesse sentido. Arranjas Led's baratos (cerca de 7€) nos chineses com muito boa qualidade. São os chamados Flood. Tenho 4 em casa, e enquanto os usei tive óptimos resultados. Os problemas começaram a aparecer quando quis uma calha "profissional". De qualquer maneira, não me agrada muito ter um aquário só com rochas e peixes. Eu gosto das plantas. Mas, e voltando outra vez ao início da minha aventura no hobby, isso não quer dizer que não possa utilizar apenas uma espécie de plantas ou até, neste caso, de musgo. Conheces as montagens do Aquaman Nature Studio? São quase todas feitas com Cladophora Aegagropila. As Marimo Moss Balls, como são mais conhecidas. Mas vê este vídeo que te envio a seguir. É curtinho. Isto é Riccardia, não é?

    https://www.youtube.com/watch?v=Umj6Jf9-yC8

    Esse aqua é top 🤩.

    O meu aquário de 150cm tinha pedras de xisto e gostei bastante, tinha aquela grande vantagem de não alterar os parâmetros da água. Eu nessa montagem que fizeste utilizaria riccardia dispersa pelo aquário localizada em pontos chave. Tentaria partir um pouco as pedras que são mais planas ou então disfarçar com riccardia. Trocaria a pedra que está no topo esquerdo por uma ligeiramente maior 

    Acho que tens aí um layout muito fixe!

  16. há 5 horas, JoseCarlosMarques disse:

    Por acaso discordo contigo. Acho que, como ficou, o aquário está muito mais interessante. Mas pronto... tu e a Tripartita têm uma relação especial 😛 .

    Tb gosto mais assim, José.

    Vou tentar chegar ao desenho que tenho na minha cabeça com todas as plantas saudáveis. Vamos ver se consigo 🤪

  17. há 5 horas, Sofia Correia disse:

    A erva daninha lá se foi heheh. Eu confesso que sinto a falta de uma planta que seja média para fazer a passagem do tapete para as rotalas!

     

    Podes crer 😄😄😄 A tripartida não pode ficar em sítios onde se possa expandir senão estamos tramados 😜

    Coloquei naquele local um pouco de Hemianthus Micranthemoides para fazer a transição entre o tapete e as rotalas, mas vou mantê-la bem baixinha e controlada. 😜

  18. Hoje fiz uma valente poda à Hemianthus Micranthemoides e eliminei a Tripartida porwue estavam ambas ocultar-me o hardscape. A Hemianthus tb já estava a amarelar nas raízes, pelo que replantei parte das podas.

    O tapete está a passar de amarelo para Laranja 🍊, o que significa que o verde está a aparecer. 

    Coloquei rotala green do lado direito a fechar a H'ra, e pretendo reforçar com mais, mas isso só depois de tirar uma rocha que está naquele lado.

    Tive de arrancar alguns pés de repens que estavam a propagar para sítios menos desejáveis.

    Amanhã é dia de cortar as plantas de caule. Esta poda vai ser irá servir para moldar as plantas de forma triangular. A próxima vai ser até ao substrato, para depois replantar o que cortei (vai ser duro) 😅😅😅

    large.IMG_20230425_205518.jpg

     

    • Gosto 2
  19. há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

    Compreendo. Eu tive que meter mãos ao trabalho 3 vezes até ter a altura que queria. Só o trabalho que dá limpar o aquário depois de meter a tesoura em cima de um tapete...

    Para teres uma ideia cortar o tapete e compor um pouco as coisas foram 4h30 de uma tarde de domingo. 

    O tapete vai recuperar, tenho de ter paciência 😃

  20. On 21/04/2023 at 07:12, JoseCarlosMarques disse:

    Nesse caso lamento dizer-te, mas acho que devias ter feito uma poda mais drástica... mais rente ao substrato. Deixavas 1cm de tapete, para depois isso crescer até aos 3, mais ou menos, e voltares a cortar até metade. Caso contrário vai acontecer-te sempre o mesmo.

    Eu sei disso, mas o tempo n estica 😜😜