• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation since 06/08/2019 in all areas

  1. 3 points
    Há muito tempo que não actualizava este topico. Manter este aquario tem sido relativamente fácil, tpas semanais, por vezes bisemanais, podas e fertilização. IMG_4219 by Luís Cardoso, no Flickr Muito perto de fazer a foto final. Estado actual ao fim de 8 meses de vida IMG_5309 by Luís Cardoso, no Flickr Ao lado do irmão mais novo... IMG_5312-Editar by Luís Cardoso, no Flickr Cumprimentos Luís Cardoso
  2. 2 points
    Sim estava a falar nos kits... A ideia era aprofundar-me mais no mundo da aquariofilia e não ficar apenas por plantas de baixa manutenção ou peixes mais adaptáveis como mollys ou guppys... Já que é para gastar dinheiro com outro aquário que seja como deve de ser para daqui a uns anos não estar aqui a voltar a pedir conselhos pois o segundo aquário ainda era fraco 😛 Vou optar por comprar individualmente assim se mais tarde precisar de um filtro mais potente será mais fácil trocar... E monto-o ao meu gosto.. Obrigada pela ajuda
  3. 2 points
    Boas pessoal Vamos a uma atualização 😁 Ainda falta muita coisa, está tudo a andar com calma eheh, mas já tenho o móvel no sitio definitivo e com um aquário a ciclar. Estou à espera que os outros 2 aquários fiquem prontos. Algumas portas já estão pintadas e a secar, para meter amanhã. Nos aquários já à cerca de 3 anos que tenho usado aqua gro soil como substrato com bastante sucesso, mas agora apostei no Neo soil shrimp para experimentar,vamos ver se supera as expectativas😁 Deixo umas fotos:
  4. 2 points
    Bem esta foi rápida encontrei a resposta a todas as minhas questões antes mesmo de alguém ver o tópico. Já agora aproveito para deixar aqui o que são: O que são Hidras ? Hidras são Celenterados (ou cnidários) com formato de pólipos, encontradas em água doce, fria e limpa, nos aquários se prendem a plantas, algas, pedras e nos vidros, por uma de suas extremidades, são pequenas com no máximo 30 milímetros elas podem se movimentar ativamente pelo aquário, dando "cambalhotas", as que encontrei no meu aquário eram da cor verde devido às zooclorelas, pequenas algas que vivem em simbiose nas células da pele das hidras. ReproduçãoElas podem se reproduzir Sexuada e Assexuadamente, no primeiro caso o macho fertiliza a fêmea da boa e velha maneira que todos sabemos, já na maneira assexuada a Hidra solta pequenos "brotos" que se soltam do corpo da mãe e viram novas hydras!E como elas aparecem no Aquário ??As Hidras vêm para os nossos aquários como a maioria dos seres, nas plantas, nas pedras, nos troncos. Enfim onde elas puderem se prender! Elas são minúsculas e é muito complicado vê-las a olho nú, já que também são verdes passam desapercebidas nas folhas de uma Anúbia ou de um Cryptocorine, por exemplo.E elas são perigosas aos habitantes dos aquários ?Não e sim! Não, em aquários comunitários, sim em aquários de invertebrados como camarões. Nos aquários comunitários ou de peixes elas são inofensivas e dificilmente sobrevivem muito tempo, pois os peixes gostam de petisca-las, fiz alguns testes e os neons as comeram de bom grado. Portanto se as ver em um aquário plantado inicial que terá peixes ou no seu comunitário, deixe as lá, farão parte da biologia natural do aquário e entrarão em equilíbrio com a fauna, e confesso que achei elas realmente muito interessantes. Agora nos aquários de camarões a história é outra...Elas são predadoras, vorazes e como suas primas anêmonas possuem ferrões de veneno nos seus tentáculos, que quando em contato com a vítima a paraliza para ser devorada! Não, elas não irão capturar seu Red Crystal Grade A adulto e comê-lo, mas poderá fazer isso com os filhotes tranquilamente.E como evitá-las ?Sempre limpando ao máximo as plantas e pedras que ira adicionar no aquário, até mesmo uma ampulária deve ser limpa. Plantas você pode utilizar permanganato de potássio, hipoclorito de sódio, água sanitária, flourish excel, claro todos em banhos rápidos para não matar a planta.Pedras e troncos sempre fervidos e com sal de preferência, claro depois esfregar o que puder. Com estas medidas você evita em 90% as chances delas virem a morar em seu aquário.
  5. 2 points
    Boas Otavio Tens aqui as duas espécime de Physas, esta e Physa Acuta. esta e a Marmorata,agora e veres qual e que tens. Cumprimentos
  6. 2 points
    Após mais três horas, entre podas e fotos, por hoje fica assim. Já não estou a ver nada, descansar o olhar, pode ser que amanhã faça algum acerto aqui ou ali. Podem criticar, dizer de vossa justiça.
  7. 1 point
    Boas, Um bocadinho cansada e para melhorar um pouco o layout a nível de cor, estava a achá-lo demasiado verde e também para trocar a moita de ludwigia de sitio, tendo em conta comentários do júri, porque desviava muito o olhar, sendo uma planta de caule mais difícil de se tornar numa moita densa. Acabei por retirar todas as plantas de caule e voltar a replantá-las também porque muitas delas estavam com o caule muito longo sem nós e entre nós. 20 de Maio Vou agora fazer a primeira poda desde há 18 dias, deixo uma foto de como está neste momento, o crescimento de todas as plantas foi brutal, decorrendo sem problemas. É finalmente algumas algas que teimavam permanecer acabaram por desaparecer.
  8. 1 point
    "Red Planet" Setup date: 31-05-2019 Aquario: ADA 45p Iluminação: Twinstar 450S Filtro: EHEim Classic 250 CO2: NEO Co2 Difuser Medium Outros: Twinstar M5 Hardscape: Maple Stone Substrato: Neo Soil + Neo Tabs Fotos Hardscape: _MG_5262-2 by Luís Cardoso, no Flickr Plantado _MG_5266-2 by Luís Cardoso, no Flickr Cheio IMG_5267 by Luís Cardoso, no Flickr Dia 3 IMG_5273 by Luís Cardoso, no Flickr IMG_5277 by Luís Cardoso, no Flickr IMG_5279 by Luís Cardoso, no Flickr IMG_5280 by Luís Cardoso, no Flickr IMG_5281 by Luís Cardoso, no Flickr IMG_5283 by Luís Cardoso, no Flickr Com o apoio de: Twinstar Eu Aquaflora Aquario Europe Cumprimentos Luís Cardoso
  9. 1 point
    Olá, boas... Não posso deixar de dar razão ao nosso colega Álvaro, contudo começas com o necessário para conseguir os teus intentos. Não conheço esse "Aquatlantis easy led controler 2", mas há uma boa gama de plantas que se adaptam e prosperam em condições diversas. O filtro parece-me adequado, desde que consigas esforçar-te por evitar zonas de circulação escassa... A foto que apresentas é de um iwagumi, (muito difícil para um novato, tal como o Álvaro refere), mas se tiveres muita paciencia e alguns euros disponíveis não é inatingível, claro que não! Relativamente ao substrato para um iwagumi acredito que ADA seja o melhor, mas como vem carregado de nutrientes vai ser precisa muita paciencia e disciplina até isso andar equilibrado. O pessoal tem andado a apresentar uns aquários muito bem conseguidos com o Neo Soil (não conheço, nunca experimentei mas creio que é uma marca a considerar). O sistema da tropica também tem provas irrefutáveis de eficiencia... enfim, julgo que o melhor que tens a fazer é ler o máximo de informação aqui no fórum, escolher um sistema e ir em frente. Todos os aquários passam por momentos menos bons antes de ficarem no ponto (mesmo os do pessoal experiente). O importante é ter uma ideia do que se pretende, saber o que não nos interessa, não desanimar e solucionar os problemas que vão surgindo (o tempo por vezes é o nosso melhor amigo, embora seja chato esperar po ele). Entretanto vai lendo, tens aqui muito para ler... Se já tens o teu aquário, compra umas pedras bonitas, grandes e médias e vai brincando com instalações dentro da caixa de vidro, observa a luz, o efeito de profundidade, a zonificação que eles podem insinuar e imagina o fluxo da água lá dentro (não pode haver zona mortas)... Isso já dá para ficar um objeto com alguma graça enquanto vais lendo e não te decides pelo resto. Não tenhas pressa, mas não desistas! O pessoal estará aqui para dar uma ajuda.
  10. 1 point
    Isso, Tudo separado, e quando tiveres decidido tamanho , fauna e tipo de flora, diz-nos para te podermos recomendar algo adequado.
  11. 1 point
    Depende de muitas coisas, se esses que tu falas forem em kit,não recomendo,e preferível comprares em separado,isto porque em geral os kit quando já trazem tudo,isto é, o aquário filtro e luz,em geral são sempre material muito fraco,em geral quando se compra um kit,gasta-se duas vezes o dinheiro,porque fica-se com o aquário,mas em geral o filtro tem que comprar outro melhor,a luz em geral se for para plantas de baixa manutenção como são as tuas dá, mas aqui também fica outro problema,se mais tarde quiseres ter plantas de media ou alta manutenção essa luz já não vai dar. Conclusão se esse que tu falas já montado com filtros,e o filtro for bom,e a luz,e o preço também for,e uma questão de veres bem a coisa, agora comprar tudo em separado e sempre melhor,isto também tem o seu preço.
  12. 1 point
    Adeus anão... Olá gigante! Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
  13. 1 point
    Ana,bom o comprar um aquário será sempre o maior que poderes ter e quiseres, deves saber para um aquário grande requer também um bom filtro externo que faça pelo menos 5 vezes a litragem do aquário,filtros tens muitas marcas,desde os Eheim a Fluval,mais a Sicce a JBL a Sera,e há mais,desde que tenham representação em Portugal,isto porque se um dia tiveres que comprares um peça qualquer haver cá há venda. O que os fabricantes dizem que os filtros fazem por hora e com o filtro em vazio,porque depois de cheios com as cerâmicas e espojas,eles perde uns 30% a 50% do caudal anunciado pelo fabricante,isto depende de marca para marca. Passa pela net e faz umas pesquisas pelas marcas para fazeres uma ideia de como são os filtros,e ate os preços.
  14. 1 point
    Boas Bruno Carvalho Esta a ficar um layout com potencial,e com uma profundidade espectacular,gosto muito,muito bonito. Força vai ficar mais um bom e grande trabalho,parabéns. Abraços
  15. 1 point
    Ora este projecto continua a avançar, todos os dias acordo e fico com a ideia que algo não está certo. Ou que algo falta. Tambem tenho que agradecer ao Filipe Oliveira e ao Nigel Hoovenar que me têm aconselhado em como proceder para melhorar o layout. Após as últimas alterações o próximo passo era acrescentar detalhes na forma de raizes, para isso arranjei uns scaping twigs que comprei na soluções aquaticas. Além disso tenho que agradecer ao Ivo pois ele tinha lá uma caixa cheia de ramos pequenos de redmoor e fibre Wood, basicamente restos se soltam durante o transporte das Madeiras para a loja, mas eu vi e aquilo e pareceram-me perfeitos para os detalhes que queria adicionar e ele deu-mos. Então fui para casa e fui tentando criar layers com os vários ramos de modo a criar algo mais complexo e realista. Foi também criada mais uma árvore no lado direito após sugestão do Nigel. Aqui vai fotos dos layout após adicionar os detalhes: Depois mais tarde decidi começar a colar alguns dos troncos que já sei que não vão sair do sítio, é que já começa a ser difícil trabalhar no layout sem correr o risco daquilo desmoronar tudo. Para isso usei o metodo da supercola e o filtro de cigarro. Basicamente enfia-se o filtro entre as duas superfícies a colar e depois adicionar-se cola. Vai criar uma reação química entre a cola e o algodão do filtro que vai literalmente fundir as duas superfícies. Para disfarçar o branco dos filtros e so esmagar um pouco de substrato e deitar encima da cola antes que seque. Esta colagem é forte o suficiente para aguentar a estrutura no lugar e até impedir que a madeira flutue desde que seja bem feito. Imagem da colagem com os filtros. Imagem já com o substrato em pó a disfarçar. Ainda não consegui colar tudo. É cansativo e demorado mas com tempo chego lá. Depois digam o que pensam do layout e aceitam-se sugestões. Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk
  16. 1 point
    Filipe Sampaio se está a acordar esta é a altura certa seguir o aquário e não para parar [emoji12] Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
  17. 1 point
    Já está cheio [emoji7] Finalmente Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
  18. 1 point
    Step by Step video
  19. 1 point
    Rafael, essa atitude não é de todo a atitude mais correta, mas ok quem sou eu para dar aulas de moral. Aqui conversa-se não se discute, ninguém aqui quer o seu mal, muito pelo contrário, peço que entenda isto, embora provavelmente esteja a sentir o contrário garanto-lhe que está errado. Comprar aquele filtro não era o melhor não? Não.. concordo. Não era indicado? Não.. concordo. Não foi o recomendado pelos colegas? Não.. concordo existem filtros melhores que esse ao mesmo preço desse? Sim existem... eu arriscaria dizer que um filtro Hang On do chinês seria melhor do que esse interno e provavelmente mais barato... e foi por isso que lhe disse que devia de perguntar antes de tomar uma atitude(comprar) Ninguém aqui o tentou rebaixar eu entendi muito bem o que o Álvaro quis dizer e garanto que não o quis rebaixar, se tem peixes agora e não tem condições a melhor atitude seria devolver á loja, você vai mantê-los num aquário sem ciclo na mesma por isso o mais provável é morrerem por isso entre deixar morrer ou devolver á loja... é uma escolha sua provavelmente dava 6 ou 7€ em peixes á loja(assim corre um risco enorme de dar 6 ou 7€ de peixes ao lixo) mas poupava os 20€ do filtro, deixava de ter peixes e provavelmente no próximo mês já podia começar a montar algo mais sério percebe? Não vale a pena estarmos para aqui a criar guerras garanto-lhe que perde muito mais em recusar conselhos do Álvaro do que ganha. Vamos lá a ser homenzinhos e falar com calma que isto não nos leva a lado nenhum.
  20. 1 point
    Uma pequena actualização de como está o aquário neste momento. Como podem reparar, devido á sombra que as pinatifidas tinham criado sobre o tapete não me restou alternativa que não fosse retirar a parte da cuba afectada. Agora estou dividido entre deixar que o tapete recupere a parte que está com o substrato exposto ou retirar essa parte de substrato aumentando a parte de areia...
  21. 1 point
    Bruno, tanto azedume! Em vez de criticar o que os outros fazem ou deixam de fazer porque não tens uma atitude positiva e ajudas com o que sabes? A maneira como tratas a malta não vai ajudar a que quem possa participar tenha interesse em o fazer! Isto é uma comunidade aberta e depende dos membros!
  22. 1 point
    Estava à pesquisa de informação sobre espécies na net Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk
  23. 1 point
    Olá, no meu caso foi atravez de um amigo, que é membro.
  24. 1 point
    Olá Adriana, Se for apenas para o betta, está tudo ok excepto o termostato que é demasiado potente para a litragem, ou seja, se faltar a luz e a água arrefecer quando a luz voltar vai aquecer muito rápido a água o que não é bom para o betta.... Em relação ao filtro, eu escolheria um de mochila. Cumps,
  25. 1 point
    Boas, visto que não existe ainda muita informação neste site sobre este curioso limpa-vidros, designado por Otocinclus macrospilus ou, Otocinclus affinis, mais conhecido por Oto affinis, decidi explorar as particularidades deste magnífico ser vivo aquático, que para alem de discreto, tem a sua beleza e a sua função no aquário, assim como no seu habitat. Foto: Família: Loricariidae Género: macrospilus Nome cientifico: Otocinclus macrospilus Origem/Distribuição: America do Sul, (Sudeste do Brasil; Peru) Sociabilidade(1) com peixes da mesma espécie: Excelente Sociabilidade com outros peixes: Excelente Tamanho adulto: 3,5cm a 5cm (compreendido entre três virgula cinco centímetros e cinco centímetros) Parâmetros da água: -Temperatura: 21ºC - 27ºC / 70ºF - 81°F (compreendido entre vinte e um graus celsius e os vinte e sete graus celsius / compreendido entre setenta graus fahrenheit e oitenta e um graus fahrenheit) -Ph: 5,5 - 7,5 (compreendido entre cinco virgula cinco e sete e virgula cinco) Alimentação: Essencialmente vegetais(ex:courgete, alface escaldado, ervilhas escaldadas, etc...), algas(ex: spirulina, entre outras...). Aceitam pequenos seres vivos como dapnhias, ciclops, diaptomus, bloodworms, etc... Também comem comida de peixe em flocos, mas não é muito apropriada para este tipo de peixes. Doenças particulares: É muito normal que ganhe ictio(2)/doença dos pontos brancos, na muda de aquário. Dimensões mínimas do aquário: +60L (mais de 60 litros) Número de elementos de cardume aconselhável: 6 (seis) Dimorfismo Sexual: As fêmeas distinguem-se dos machos quando têm a zona abdominal mais saliente/inchada(3). Reprodução: Possível, mas difícil. Sugestões: Introduzir no aquário só com o ciclo de azoto(4) completo. As fêmeas distinguem-se quando têm a zona abdominal muito inchada. Para manter melhor este peixe e aumentar o seu crescimento existe quem utilize comprimidos que estimulam o crescimento de algas no aquário. Para uma melhor adaptação, aconselha-se um aquário densamente plantado. Fácil de manter, mas necessita de atenção. Nota(s): Sociabilidade(1)- A sociabilidade, neste caso, não engloba a junção com peixes de grandes dimensões, incluindo ciclideos africanos e peixes muito agressivos; Ictio(2)- Doença comum nos peixes de água doce, causada pelo protozoário Ichthyopthirius. O peixe aparenta pontos brancos pelas varias regiões do corpo; Inchada(3)- Não confundir com Hidropsia; Ciclo de azoto(4)-http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380Publicado 11 Janeiro 2006 - 01:38. Bibliografia: Foto: Manual dos Peixes, autor: David Goodwin, editora- Editorial Estampa 2003 Informação baseada em: Manual dos Peixes, autor: David Goodwin, editora- Editorial Estampa 2003 Web grafia: Informação baseada em: http://www.seriouslyfish.com/species/otocinclus-macrospilus/ Informação baseada em: https://en.wikipedia.org/wiki/Macrotocinclus Informação baseada em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ichthyophthirius_multifiliis Informação baseada em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 1 - Otocinclus macrospilus -Rui Ferreira 29-11-2015 Sugestoes???