Classificação

  1. João Branquinho

    João Branquinho

    Administrador Fundador


    • Points

      4

    • #Conteúdo

      25643


  2. JoseCarlosMarques

    • Points

      4

    • #Conteúdo

      4322


  3. Carlos Carvalheira

    • Points

      2

    • #Conteúdo

      428


  4. ismael_figueira

    ismael_figueira

    Moderador GERAL


    • Points

      2

    • #Conteúdo

      1256


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 03/16/23 Em todas as areas

  1. Olá estimados(as) amigos(as) aquariofilistas! E cá estamos hoje para celebrar o 20º aniversário da nossa comunidade de aquariofilia online. Há duas décadas, um grupo de pessoas apaixonadas por aquários decidiu criar um espaço onde pudessem compartilhar suas experiências, trocar informações e aprender uns com os outros. Desde então, a nossa comunidade cresceu e evoluiu, tornando-se um dos principais pontos de encontro para aquariofilistas de todo o país e espalhados por esse mundo fora. Mas o que realmente torna esta comunidade especial não é apenas a sua dimensão, mas a forma como ela une pessoas de diferentes origens, com diferentes interesses e experiências, num objetivo comum: cuidar dos nossos aquários e dos seres que os habitam. Ao longo dos últimos 20 anos, temos realizado muitas iniciativas, umas de solidariedade social, apoio a projetos de conservação de espécies em risco e claro, ajudar todos aqueles que se estão a iniciar na aquariofila e que precisam de ajuda. Também organizámos e participámos em muitos eventos, como exposições de aquários, palestras e workshops, bem como visitas a lojas, aquários e entidades públicas e privadas do sector. No entanto, a nossa comunidade não se limita a questões técnicas ou de entretenimento. Ao longo dos anos, desenvolvemos amizades duradouras e construímos uma rede de apoio que se estende para além do mundo virtual. Muitos membros da nossa comunidade têm-se encontrado pessoalmente em encontros locais e em eventos maiores, e temos compartilhado momentos inesquecíveis juntos. Acima de tudo, a nossa comunidade tem desempenhado um papel importante na promoção da aquariofilia e na sensibilização para a importância de cuidar dos nossos ecossistemas. Ao unir aquariofilistas de todo o mundo, temos ajudado a criar uma comunidade mais forte e coesa, capaz de enfrentar os desafios que o futuro nos reserva. Parabéns a todos os membros da nossa comunidade por 20 anos de amizade, colaboração e dedicação à aquariofilia. Que os nossos aquários continuem a ser fontes de beleza, tranquilidade e inspiração para nós e para as gerações futuras! Obrigado a todos!
    4 points
  2. Não faço ideia mas também gostava de saber 😄 Nao deverá ser assim tão dificil ... e é menos uma coisa a atrapalhar dentro do tanque 😉 a JBL tem (12/16) (16/22) (19/25) levas um pouco de mangueira e pedes para experimentar 😉 depende podes pô.la numa plano mais frontais para manteres a escala 😉
    2 points
  3. Boas!! Obrigado @Emejet, quanto à areia já me preocupa mais o facto das plantas gostarem de ir para lá apanhar banhos de sol do que propriamente o substrato! Há ali muita pedra e cenas a travar o substrato mas as plantas ninguém as trava! Calma rapaz! Não quero que fiques ansioso por isso cá vai! Seria este o estado do aquário 10 dias depois, claro que não passou muito sem levar a bela da primeira poda! Tudo a decorrer na normalidade sem problemas de maior. Como não havia problemas vamos lá arranjar um... Iluminação!! Pois bem, desde sempre tive problemas com peixes saltitões, a solução que arranjei foi uma espécie de moldura em acrílico com rede colada no meio... De facto era eficaz mas esteticamente deixava um bocadinho a desejar... Isto tudo porquê? Os peixes levavam com as flachada nas beiças, desorientavam-se e batiam contra tudo dentro do aquário e inclusive saltavam fora num total desespero! Deles e meu também... Ora como ainda não tinha introduzido a fauna neste aquário (estavam num outro à espera do grande dia), tinha mesmo de resolver este problema o quanto antes. Em conversa com o @Nuno M., ele sugeriu que experimentasse um dimmer de modo a suavizar a coisa. Atendi o conselho e lá fui eu encomendar o bendito no Aliexpress. Assim que chegou bora lá testar o brinquedo novo, testei numa calha twinstar 300C que tenho aqui em casa e que maravilha, funciona na perfeição! Era altura de ir testar nas calhas aqui deste menino, assim que ligo no trasnformador, PUFFFF, era uma vez um controlador! Diagnóstico: O dispositivo trabalha no limite até 28V e eu entreguei-lhe através do transformador de umas das Calhas MasWas cerca de 78V... Lá se foi o meu sonho de poder estar descansado sem que os peixes quisessem voar do aquário para fora... No meio disto, a minha mais que tudo teve uma ideia!! Pensavam que era comprar uma calha nova que fosse dimavel? Nada disso!! Mas sugeriu o seguinte: Uma vez que as calhas que temos aqui trabalham as 4 independentes, e que tal se metermos as mais fraquinhas a acender antes das mais fortes e no fim do "dia" as mais fraquinhas são as últimas a apagar? Bora lá testar!! E camaradas não é que resulta mesmo! Passo a Ilustrar! Inverti as posições de forma a ter uma calha pequena de cada lado do aquário. Eh voilá! Muito mais suave no inicio do fotoperiodo e no fim também!! (Na foto parece ter muita luz, mas não) Peixes felizes e contentes e zero baixas até hoje! Por hoje é tudo! Abraço
    2 points
  4. A verdade é que esse substrato não é dos mais ricos do mercado, em termos de nutrientes, e a planta pode não os ter em quantidade suficiente na raiz... daí procurar outras fontes de alimento. Mas também pode acontecer em substratos mais férteis. Já me aconteceu com o Neo Soil. Não com essa planta, mas com a Reineckii Mini e com outras plantas de caule. Aproveita para a propagar 🙂 . Se vires que começa a acontecer com muita frequência e não gostares de ver essas raizes aéreas, podes sempre cortá-las ou tentar colocar umas TABS para fortalecer o solo.
    1 point
  5. Eu acho que sim! É um belo aquário. Nunca te envergonhes de o mostrar 🙂 .
    1 point
  6. E mais fotografias, não há? Eheh. A cada imagem que aqui pões, dou mais e mais valor à tua mestria. Parabéns! Fico à espera de ver a imagem final, mas pelo andar da carruagem, com tudo tão bem arrumadinho e tão representativo da tua visão, acho que nos vais brindar com uma pequena maravilha. Só posso imaginar o que será ter uma coisa destas em casa, para apreciar diariamente. Que belo! Quanto ao dimmer... não tentaste comprar outro, para os volts das tuas calhas? A solução que encontraste funciona, eu sei, mas não seria melhor não teres que te preocupar com dois timmers diferentes? Essas calhas são muito engraçadas... o seu método de construção parece perfeito para quem tem uma e compra um aquário maior. Ainda se fabricam?
    1 point
  7. Habemus novo tópico e nesta vez no "Aquascaping"...já mereço sair dos "newbies" não? heheh Para encerrar, a foto que merece ser partilhada e não a de como está atualmente:
    1 point
  8. O mais provável é que sejam mesmo mosquitos. Mas vai avaliando a situação. Se desenvolverem para qualquer outra coisa, não te aconselho a por essa Salvinia em mais nenhum tanque.
    1 point
  9. Alguém interessado em Peixes, Guppys, e 3 Botias palhaço com 15 a 20cm de tamanho
    1 point