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  1. Tozé Nunes

    Tozé Nunes

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Showing content with the highest reputation on 11/30/20 Em todas as areas

  1. Sim, até o Parachromis crescer, apesar de certas variedades dos loisellei não serem das mais agressivas. Porém, há por aí muitos loisellei que na realidade até são friedrichsthalii (há umas correntes no ramo da taxonomia que defendem mesmo a revisão da actual classificação das espécies) e esses têm pior feitio. Mas todos os ciclídeos são peixes gregários em juvenis e a na maioria das espéciesdevem ser mantidos em casal em adultos.
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  2. Cá em Portugal é proibido manter vivos em "aquários redondos" e ainda bem. A forma esférica serve de amplificador de todas as vibrações externas causando grande desconforto sonoro aos peixes além da distorção visual que baralha a sua percepção de onde se encontra. Não esquecer que na natureza os vivos estão em constante alerta por causa dos predadores. Quanto ao "filtro simples acoplado a um compressor de ar" é aquilo que chamamos de filtro de esponja, serve para oxigenar a agua e a esponja acoplada atrai a porcaria. Não é o melhor sistema de filtragem pelo que deves fazer trocas parciais de agua diariamente, no caso 2 a 3 litros devem ser retirados e repostos com agua nova. Juntando luz, agua e uma fonte de poluição (o betta 🙂 ) com filtragem deficiente e pouca litragem normal teres algas, é a natureza em ação! Não abuses da comida! Assim que possas troca o betta para um aquário "normal" e com um pouco mais de litragem só lhe faz bem!
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  3. Vou citar o que você escreveu: “Aprendi que (...) deveria comprar aos poucos e estudando as suas compatibilidades”. Então, se aprendeu isso, porque não estudou as compatibilidades das espécies?! Lamento, mas o que se constata no seu relato é que tem vindo a cometer uma série de disparates e que continua a fazê-los. Deixe-me lá tentar ajudá-lo a clarificar por pontos o que é que na aquariofilia se deve entender por “compatibilidade”: 1) Comecemos por definir o tipo de meio ambiente que queremos criar, se é um aquário de água dura e alcalina, se a água vai ser macia e ácida, enfim, os parâmetros-chave do meio ambiente. É que o bem-estar de qualquer espécie implica que as condições do meio ambiente em que ele vai estar se coadunem com as respectivas necessidades específicas, com a sua fisiologia, que foi fruto de adaptação ao seu ambiente de origem. Caso contrário, teremos logo aí uma situação clara de “incompatibilidade”. Tendo em conta toda a salganhada de espécies de ciclīdeos que você juntou, uns de águas bastante duras e com pH elevado (os parâmetros indicados para a maior parte dos ciclídeos mesoamericanos), outras de águas neutras e com uma dureza relativa e ainda de outros com águas ácidas, bem como o facto de juntar espécies da América do Sul, da América Central e da África Ocidental, não há logo aí “compatibilidade” nenhuma...; 2) Por outro lado, também temos de planear as coisas tendo em conta as dimensões que as diversas espécies atingem na fase adulta. Na Natureza até podem coexistir, mas ocupam nichos muito distintos nos respectivos biótopos, podem até ser concorrentes na cadeia alimentar mas não colidirem entre si. Já num aquário, que é um ambiente fechado, o desfecho mais comum é uns (os mais pequenos) a servirem de alimento aos outros (os maiores) mais cedo ou mais tarde, sendo que a espécie dominante vai também submeter as outras a um “stress” permanente que pode facilmente abrir espaço para problemas de saúde que, também mais cedo ou mais tarde, podem desequilibrar-lhe a saúde de todos os habitantes do sistema; 3) Vamos agora falar das compatibilidades entre os indivíduos das diversas espécies, sendo que aí temos sempre de ver que há diferenças entre as compatibilidades intraespecíficas (dentro da mesma espécie) e as interespecíficas (entre as distintas espécies). Ora isso exige um estudo muito aprofundado de cada uma das espécies que queremos manter. Conclusão: pelo que você mesmo escreveu, tem feito muito mal o “trabalho de casa” desde o início (e continua). Se quiser, procure-me no Facebook (o meu endereço é https://m.facebook.com/jgmoreira), envie-me uma mensagem para trocarmos de telefones e eu ajudo-o a organizar as ideias para conseguir melhorar substancialmente o seu planeamento. Porque pelo que contou no seu texto, só concluímos que fez montes de disparates. Lamento, mas não consigo pôr as coisas de outra forma. Vá lá, entre em contacto comigo que nós estamos aqui é para ajudar o pessoal, não para darmos “descascas” uns aos outros. E pode ficar tranquilo que eu mantenho e crio (ou já mantive e criei) todas as espécies de ciclídeos que você referiu. Cumprimentos, José Guilherme Moreira
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  4. Deves selecionar e estudar as espécies que pretendes manter e nunca comprar por impulso só porque os peixes são bonitos e queres manter tudo ao mesmo tempo. Tens aí espécies de duas áreas distintas, América central e América do Sul, se tiveres possibilidade separa os mesmos por área e tratas de fazer algo dentro de um estilo biótopo. Nunca esquecendo que os discus devem estar num grupo de no mínimo 5/6 indivíduos. Mais uma vez te digo, estuda bem antes de avançar com compras desnecessárias e evitas percas de fauna bem como de prazer neste belo hobby.
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  5. Eu percebo perfeitamente! Ainda para mais num nano um termo à vista alem de ocupar área útil fica um mamarracho! Infelizmente os construtores de filtros com termos incorporados ainda não olharam para os nanos como olham para aquários maiores! Mas não são só vantagens, se o filtro avaria ou o termo avaria ficas sem.dpis elementos essenciais de uma só vez! Outra é o preço de um filtro com e sem termo incluido ser bem mais caro do que comprados em separado! E finalmente, cá em Portugal os termos são desnecessários quase metade do ano... eu retiro os meus termostatos por volta de inícios de junho e só os volto a colocar no fim do verão/inicios do outono quando as temperaturas baixam muito! Eu no 180 litros tenho um termostato externo ligado à mangueira do filtro, acho a melhor opção.
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  6. Esse valor é sobre o tamanho total do filtro, na verdade a parte dos cestos é de apenas 1,2 litros de acordo com o que a própria marca diz e 2 litros somando com a area das esponjas (pré-filtro) https://fluvalaquatics.com/us/product/107-performance-canister-filter-up-to-30-us-gal-130-l/
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  7. Diana está tudo dito. Estás bem aconselhada. Quando pensares em filtro, como já foi dito, pensa sempre num externo de copo ou um "hangout" (pesquisa no forúm) ;). Para agora podes começar assim, mas para essa litragem um bom filtro externo "hangout" servia perfeitamente. Pede ao pai natal. Força nisso
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  8. Já era um upgrade na litragem, passavas de 26 para 33 litros brutos! Há bocado não falei das tuas opções para filtragem, aqui vai, se optares por um 45x27x30 eu apostava antes num filtro com mais capacidade para albergar materiais filtrantes, a malta vai muito pela potencia da bomba de agua medida em litros/hora quando o mais importante é o volume do copo anexado à bomba! Quanto mais espaço para esponjas e matérias biológicas melhor a filtragem! Os dois que mencionaste apenas tem um litro! Já o modelo acima (Eheim classic 2213) tem o triplo de espaço! Na Oase não existe modelo acima equivalente, podes procurar por JBL CristalProfi e402 greenline ou o Eheim Eheim eccopro 200 Conta sempre com a necessidade de ter matérias biológicas!
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  9. Vínicius, essa sujeira é o que normalmente aparece em troncos e algumas plantas em aquários acabados de montar. Normalmente acabam por desaparecer e os peixes comem essa "sujeira", mas uma TPA vai ajudar. O principal é tirar o betta dessa redoma para um aquario digno desse nome e digno desse peixe. Relativamente ao filtro.Eu nos meus, só uso filtros de esponja.
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  10. Não sei se rie, não sei se chore. Para quem andou a pesquisar muito, a pesquisa falhou redondamente. Misturar estas espécies de ciclídeos, é só um erro crasso. Como disse o Ismael, misturar Jumbos com o Discus é só absurdo e para quem comprou 60 barbos cereja porque o problema era um cardume e só compra 1 Discus, que é um peixe de cardume... Faz-me espécie. o Ideal será habituares-te a mencionar os peixes, pela nomenclarura mais usada, ou seja pelo seu nome científico, porque Ituí cavalo, nunca ouvi, agora Apteronotus albifrons, já me diz qualquer coisinha. Sinceramente era retirar essas espécies todas, repensar seriamente no que queres para o aquário e fazer uma coisa decente, porque isso é "criminoso". Nem os americanos têm condições, nem o desgraçado do Discus (deve estar amarelo do stress) e como já te disseram, nem sei como ainda é vivo. Os outros para terem saltado fora do aquário, deviam estar num estado de pânico, que preferiram saltar fora. Creio muito sinceramente que ainda tens muito a aprender e a pesquisar sobre manter aquários. Tens de amadurecer essas ideias e ver realmente aquilo que queres. Estes impulsos de comprar o que quer que seja para por dentro do aquário, nunca mas nunca dão bom resultado e tu próprio mencionaste aqui o resultado do teu erro. Mas, estamos cá é para ajudar no que pudermos. Mais estudo é o que isso requer.
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  11. Agua em repouso por causa do cloro? Umas gotas de Seachem Prime faz isso instantaneamente e além de eliminar o cloro faz o mesmo à cloramina e metais pesados. Uma mangueira direto da torneira e para despejar agua na sanita facilita todo o trabalho. Casa bonita por acaso. Gosto do biombo 😁
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  12. Eu aconselho sempre filtro externo, biobox não é lá grande coisa...
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  13. Estás a fazer a pergunta errada... lojas de especialidade tanto existem em formato físico como online, aqui o importante é a parte "especialidade " e isso distingue-se sobretudo no aconselhamento! Lojas tipo petshops normalmente não tem funcionários com conhecimentos aprofundados sobre a aquariofilia! Depois de entrares numa loja especializada em aquariofilia vais sentir a diferença! E no final, se fores bem aconselhada vais poupar a médio/longo prazo pois como diz a sabedoria popular "o barato saí caro"! A não ser que saibas muito bem aquilo que desejas o ideal é sempre visitar uma loja especializada para obteres aquilo que realmente precisas!
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  14. Comprei as esponjas mais grossas para o prefiltro. de facto parece sim. Mas só na foto, ao vivo não se assemelha nada. Obrigado. segue as fotos das últimas montagens caso queiram ver. e já agora a foto de uma semana de vida: Algum melt da Monte Carlo, das crypto’s, da eleocharis e da lotus. Tudo esperado mas parece controlado. Entretanto está tudo a crescer. Folhas novas em todas as plantas! Os troncos continuam a fungar o que me suja um pouco a agua mas logo passa. Abraco a todos.
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  15. De certeza já toda a gente viu o esquema ou sabe exatamente o que é a ciclagem do aquário, mas convém perceber o porquê de se fazer ciclagem e como é que aparecem os picos de Amónia. Então comecemos pelo principio. Um aquario acabado de montar está "morto" dum ponto de vista bacteriológico, ou seja, não temos bactérias, não temos amónia, não temos nada, temos água, plantas e peixes. Quando alimentamos parte da comida que damos aos peixes, pode não ser consumida e acaba no fundo a decompor-se. Dessa decomposição, resulta a Amónia, que ocorre em 2 formas: Amónia ionizada (NH4) e Amónia não Ionizada (NH3) - para o efeito as cargas dos iões não interessam. Outra fonte de amónia, são os dejetos dos peixes, as folhas das plantas que se decompoem, a própria respiração dos peixes, ajudam a libertar amónia na água. Parte desta amónia é absorvida pelas plantas (como alimento), a outra fica "dissolvida" na água. Ora num aquário acabado de montar, não há colónias de bactérias nitrificantes que transformem a Amónia em Nitritos e posteriormente em Nitratos, pelo que se acumula. Uma vez que é altamente tóxica, leva aos resultados que todos conhecemos. Assim, é importante dar ao aquário tempo para que crie estas próprias bacterias e para isso elas precisam de tempo e de um local onde se fixarem (daí o uso de cerâmicas e outras matérias do género). Estas bactérias que são de 2 tipos, decompõem a Amónia em Nitritos e posteriormente outro tipo de bactérias decompoe os nitritos em nitratos, que são novamente absorvidos pelas plantas (existe nos fertilizantes). A adição de comida num aquário em ciclagem força o pico de amónia e dá alimento às bactérias que crescem até formarem colónias suficientemente grandes que conseguem manter "controlado" os níveis de amónia. Num aquario estabilizado, é possível acontecerem picos de amónia, quando remexemos o substrato (liberta matéria orgânica assente, logo liberta alguma Amónia que possa estar retida no substrato), quando alimentamos em excesso, ou quando introduzimos mais peixes que o suposto e as colónias de bactérias não dão conta de toda a amónia que é produzida. Mas se as plantas consomem os nitratos, porque é que não podemosusar filtros de plantas, para regular a amónia nos nossos aquarios? Bem poder, até podemos, mas o tamanho do filtro, teria de ser enorme (Vejam por exemplo as piscinas com filtros biológicos em que, se não estou em erro, o mesmo ocupa 2/3 da piscina - se estiver errado, corrijam-me por favor). E pronto, creio que ficou isto, mais ou menos explicado, sem muitos pormenores técnicos, que todos nós aprendemos nas aulas de Biologia (sim, todos falamos sonre o ciclo do Nitrogénio nas aulas de Ciências da Natureza, podemos é não ter prestado atenção). Alguma dúvida, digam.
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  16. Ora boas pessoal, Tendo agora chegado o aquário aos seus três meses de maturidade, passo a colocar aqui algumas fotos do ponto de situação do aqua e de alguma da sua fauna. Até agora, após as ultimas alterações no lado direito do aquário, onde retirei a Guyana e a rotala SP green e troquei por crypto parva e rotala rotundifolia, devo dizer que está a ser uma alteração bem sucedida... apesar de ter tido imensos problemas em plantar a crypto parva e mantê-la bem plantada (julgo que os camarões tiveram algo a ver com isto). De notar, que também as partes do tapete que sofreram com a minha intervenção mal sucedida com excel contra a Cyano, também já estão a recuperar e o verde começa a aparecer no meio das zonas "queimadas" pela aplicação directa de Seachem Excel. Além da limpeza semanal, foi também aparada a pinnatifida (que continua a querer espalhar-se por tudo o que é sitio), e também as rotalas na traseira, dado que a rotala wallichi, como podem ver nas fotos dos posts anteriores, já estava a ficar muito crescida em comparação com as restantes rotalas (foi também a primeira sessão de corte, onde não replantei os topos, daí o look mais despido) Seguem as fotos: Os belos CRS red que de vez em quando lá dão um ar da sua graça Otto a pousar para a foto: Caracol Clithon corona; Rasbora Galaxy; camarão cherry e as novas aquisições Colisas Chuna Mel numa zona dominada pelas Buces Kedagang Look da parte central do aqua com o tapete com as várias misturas de plantas e a passagem sombria debaixo do tronco que os peixes e camarões tanto gostam: Pormenor da Rotala Rotundifolia: Rotala Rotundifolia com a Rotala H´ra a espreitar lá atrás: A bela Rotala H'ra a começar a mostrar a sua beleza: Vista geral do Aqua:
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  17. 1. Filtro adequado? -- O filtro não e dos melhores, o problema não é a filtragem, mas a manutenção. Por o filtro estar dentro de água, durante a manutenção, uma grande parte da porcaria vai-se libertar para a água do aquário. Com um filtro externo isto já não acontece. 1.1. Bomba: -- O ideal é apontar o fluxo para a superfície, para facilitar a oxigenação da água. A regulação da bomba depende dos peixes que vai aí colocar, mas diria para colocar no máximo 1.2.Cartucho/massa filtrante -- Quanto mais melhor, mas é melhor não investir mais dinheiro para coisas desse filtro, mais vale poupar para comprar o filtro externo. 1.3. Esponja/FOAM -- Não sei que esponja é, mas deve fazer o trabalho a que está destinada. Os filtros vão sempre fazer pelo menos um pequeno ruído da bomba a funcionar, mas se tiver o aquário num móvel com portas, provavelmente não vai reparar tanto no barulho do EHEIM Classic. 2. Qualidade da lâmpada? -- As características que deu da planta não dizem nada. No entanto, na página do fabricante é possível ver que dá cerca de 900 lumens, que deverá ser mais que suficiente para plantas low tech. 3. O Kit trazia um doseador para aplicar no aquário e colocar Fish Protection & Plants Protection da Ciano. O vendedor recomendou não usar/colocar este doseador pois "não fazia nada". Qual a vossa opinião? -- Não faço ideia o que seja... se não sabe o que faz, é sempre melhor não usar. 4. Utensílios essenciais -- Um filtro externo 😛 O Termostáto de 50W para 60L poderá ser pouco potente nos meses mais frios. Depende se a divisão em que tem o aquário fica muito fria ou não. Outas coisas úteis, mas que algumas poderá já ter em casa, pinça (para aquários), balde, toalhas... 5. Modo de iniciar a ciclagem/ciclo do azoto -- Não precisa de fazer um dark start. Pode já colocar plantas e começar a fazer o ciclo do Azoto. TPAs é melhor fazer só no fim do ciclo estar completo. Para o ciclo do Azoto pode colocar um pouco de comida de peixe (muito pouco) para "alimentar" as bactérias 1 ou 2 vezes por semana. Como colocou Bio-Bact, pode não ver Amónia e Nitritos durante o ciclo, mas ainda assim é importante esperar pelo menos 15 dias para ter a certeza, antes de colocar peixes. 6. Lojas da especialidade É sempre bom comprar localmente, porque quando precisamos de coisas urgentes é sempre bom ter uma loja aberta por perto... por isso, sempre que possível e se os preços não forem um roubo, deve optar por ajudar a sua loja local. Coisas em que os preços são muito diferentes online, tipo equipamentos caros, compre onde for mais barato. porque provavelmente o lojista nem faz assim tanto dinheiro a vender esses equipamentos. 7. Primeiros peixes e plantas Manter as coisas simples e ter paciência é um muito bom começo. Está no bom caminho. Espécies de Tetras ou de vivíparos (Platys, Guppys, etc) são relativamente boas para começar. No entanto, sou um bocado traumatizado com Néons...
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  18. Grande misturada... os Bettas não são peixes comunitários e é sempre melhor manter em aquários mais pequenos e sem companhia. Escalares com peixes e camarões pequenos, mais tarde ou mais cedo acaba em petisco... Guppys com barbos geralmente resulta em caudas de Guppys mordiscadas. Para ver comportamentos mais naturais dos peixes, deve-se escolher só 2 ou 3 espécies e comprar cardumes maiores de cada uma. Já fez o ciclo do Azoto?
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  19. Que tal uma donzela e um pseudochromis?
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  20. Escalares deves por 5 porque são peixes de cardume. Os escalares comem camarões red cherry, não deves deves por esse tipo de camarões. Experiementa um atyopsis moluccensis, que um camarão filtrador e que fica maior, por isso os escalares não o comem. Quantas rasboras e barbos torpedo queres pôr? Guppys não ponhas porque o betta vai ataca los devido às suas cores. Os bettas machos vão achar que os guppys são machos rivais e vão ataca los. Não sei se queres por um betta macho ou fêmea, mas aconselho te a pores fêmea pois são menos territoriais.
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  21. Os barbos torpedo são pacíficos, não são como os tigre que mordem a cauda. O problema aqui será o betta que ataca as caudas dos guppys. E os escalares que comem os camarões!
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  22. Penso que o betta se conseguirá defender, mas sim é melhor não juntá los!
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  23. Não faz um grande estrago como assim? Os bichos vão precisar de espaço quando começarem a crescer. Estamos a falar deste peixe, certo? Se o bicho cresce bastante, para que vais meter logo 5? Eu pessoalmente fazia um biótopo com escalares e Carnegiela, ou então só mesmo com escalares e uns apistogramma. Os Escalares já fazem um vistaço daqueles.
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  24. Vamos lá ver com atenção: Os barbos torpedo, apesar de ficarem grandes não são peixes " enormes". Pergunto me o que será entendido por um óscar adulto--- um "colosso" talvez. Estamos aqui a falar de 200L!!! Eu 200L pode se ter um óscar!!!! Talvez 5 seja um exagero, mas 3 não há mal nenhum. Claro que o aquário tem que ter uma filtragem boa e tu o mais, mas isso já seria suposto que tivesse.
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  25. Ainda esta semana eative numa loja, e vi um Denisoni com bem mais de 15cms. Isso nao é ser grande?!?! 1 oscar não são 5 Denisoniis. Há que comparar o comparável. Mesmo com uma boa filtragem o volume de agua para acomodar escalares adultos e denisonis é francamente pouco. É o mesmo que meterem o Rossio na Rua da Betesga.
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  26. 1 O filtro não é bom mas dá para te aguentares. Mas futuramente terás de investir num filtro externo. 2 A lâmpada chega 3 Nunca usei, não te sei dizer 4 Substrato, termostato 5 Faz as TPAs sem plantas nem peixes 6 online é mais barato 7 Só os coloques depois de teres o aquário ciclado. Eu não colocaria neons, porque eles não são lá muito resistentes. E que tal um cardume de barbos cereja?
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  27. Eu não aprendi isso aqui, claro! O disco eu sei que não devia ter ali, mas ele está bem e não tem tido qualquer problema! Sei que não é o local adequado para ele, mas até agora, e já la vão quase 3 anos, não houve qualquer problema!! O disco é amarelo, não sei se isso influenciará o facto dos outros peixes não se meterem com ele...
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