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Showing content with the highest reputation on 09/12/20 Em todas as areas

  1. Olá a todos, Comprei esta tarde uma calha Chihiros A801 para o meu aquário plantado (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261240-voltando-atrás), aproveitei para fazer o TPA semanal e já a montei no aquário. Deixem-me dizer-vos que, para o tamanho e preço da coisa (5 cm de largura e cerca de 100€), aquilo debita luz numa quantidade absurda. Mas vamos por partes... Em termos de qualidade de construção a calha deixa muito a desejar. Os suportes em acrílico que a acompanham são, esteticamente, uma bosta. Estava a tira-los da caixa e já vinham cheios de riscos. A sua montagem não é fácil (apesar de termos apenas que apertar 4 parafusos, foram os 4 parafusos mais difíceis de apertar que já encontrei na vida) e por falta de instruções na embalagem não percebi logo à primeira como devia encaixar os suportes. Busca rápida na Internet, e depois de montada no aquário a calha parece não se mexer por nada. Incrível! O que parecia no início um brinquedo de fraca construção, ficou fixa ao vidro e até agora nada a parece abalar. Os riscos no acrílico continuam a incomodar-me, mas uma calha de 80x5cm (parece quase um palito) tão rígida deixou-me a pensar que os chineses estão muito à nossa frente em termos de engenharia. Quase cheguei a pensar que os técnicos da Chihiros a tenham desenhado assim de propósito para nos desapontar ao abrir a caixa e depois a surpresa ser maior. A calha em si é de alumínio. Aquece, claro. São 50 watts de potência. Mas os 50 watts atiram-nos para a tal quantidade absurda de luz que quase nenhum aquário precisa, portanto reduzi-a para metade (com o dimmer incluído no pacote) e a temperatura alcançada não me parece nada exagerada. O meu aquário tem apenas um tapete de Monte Carlo e umas rochas de Granito meio amareladas. O verde da Monte Carlo (e das algas que se prendem às rochas) parece saltar do vidro com os 8000K de temperatura de cor. Gosto! Sei que qualquer planta vermelha que pudesse pensar comprar ficaria a perder, mas como o meu objectivo é manter a coisa simples não me incomoda ter este tom mais azulado/esverdeado (sem ser de modo algum exagerado). Só para vos deixar uma melhor ideia... o aquário foi remodelado há pouco tempo e eu estava com a impressão que as plantas estavam a perder cor. Com esta calha tudo me parece normal e saudável. Os Leds brancos resultam, portanto, para mim. Que mais vos posso dizer? A minha calha anterior tinha sido feita em casa com uma prateleira do IKEA, duas luzes LED compradas nos chineses (10 watts cada) mais 4 Flood Lights de 15 Watts cada. Por 100€ julgo ter dado um passo em frente neste hobby, e resta-me esperar para ver como se desenvolve o crescimento das plantas. Qualquer questão que queiram levantar... estejam à vontade. Abraço.
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  2. Aquário: 80x35x45 (8 mm, com tampas para correr, em vidro) Feito pela Centrividro Setup: Calha Led Amtra, 32 w, 80 mm, com dimmer Input e output: vidro CO2: garrafa de 1 Lt, pressurizada, válvula solenoide. Co2 ligado à temporizador. Inicia cerca de 1,5 h antes do ciclo de luz - 8 h intensidade média - e termina 1 h antes do fim do ciclo de luz. Está a fazer, para já, 1,5 por segundo. Solo: Tropica (9 Lt - 2/3 mm, 3 Lt - 1/2 mm) Substrato Fértil: Tropica Substrate ( Lt 1, 5) + kg 2,4 sera floredepot Utilização de lava rock pequena, comprada em loja de jardinagem colocada debaixo do solo e adição de sticks (initial sticks da Tetra) Flora atual: 1° plano: echinodorus acicularis 2° plano: echinodorus acicularis, cryptocoryne parva, cryptocoryne brown, araguaia, feto de Java narrow e trident, musgo Christmas Fundo: echinodorus arquartica, echinodorus reni e rotala lá rotundifolia. Nota: em falta marsilea crenata, echinodorus PARVULA e musgo Christmas Passo a passo: Estudo da disposição das pedras e troncos Desenho do esboço com algumas plantas para o layout que tinha em mente. (PS: estou com dificuldade em colocar fotos.... Assim que conseguir coloco. 😉 - Obrigado Álvaro) Aquário colocado e recriação do processo inicial de estudo do layout. Pensei, inicialmente, em usar o material que vêm de cor azul (espécie de esferovite mas mais densa e não se desfaz como a esferovite) para Elevar troncos e rochas, para conseguir mais facilmente a elaboração de vários planos mas abandonei a ideia. Não tirei fotos à colocação do substrato e da lava rock, sorry. Aqui está a primeira imagem com o solo. Utilizei abraçadeira de eletricista e um tronco para fixar e colar tronco. Utilizei uma espécie de silicone (recomendada por um Expert). Também deixei pedras por uns dias a fazer pezo para evitar que os troncos flutuassem e estragas sem o trabalho. Alguns eu já tinha e estavam num Aqua com àgua. Outro estava fora(era do meu antigo 120 p) tive de o serrar e comprei um novo. Estava difícil deixarem de flutuar😅😅 O enchimento... O final Como referi, de plantas falta marsilea crenata, echinodorus PARVULA e musgo Christmas A hygrophila pinnatifida vai ser para sair e a rotala rotundifolia será a pensar. A ideia é tê-las nesta fase de arranque para ajudar com os valores da água.
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  3. Olá Flaviaa, Os Bettas macho devem ser mantidos isoladamente no aquário. Se quiser criar não necessita que este tenha um grande aquário, algo acima dos 30 litros é o suficiente. As fêmeas podem normalmente ser mantidas juntas, desde que o seu aquário esteja bem plantado e tenha suficientes “esconderijos” (moitas de plantas, vasos cerâmicos ou se preferir um aspeto mais natural, algumas grutas e túneis formados com pedras). Por vezes tem uma ou outra mais agressiva, mas desde que o aquário seja suficientemente grande e tenha as características descritas acima, elas conseguem partilhar o aquário sem grandes problemas. Convém contudo, que o aquário das fêmeas seja suficientemente grande para que elas se distraiam com outras coisas para além de embirrarem umas com as outras. É muito importante a presença de plantas flutuantes e o fluxo da água dentro do aquário deve ser moderado a fraco. Sobretudo no aquário do macho, essas plantas flutuantes fornecem uma âncora para a construção do ninho. O aquário deve preferencialmente ser tapado, para permitir criar uma camada de ar com um nível de humidade elevado e uma temperatura o mais estável possível e próxima da temperatura do aquário nessa mesma camada de ar. Caso seja um aqua destapado, pode utilizar película aderente para cobrir o aquário, funciona perfeitamente, mas não tape a totalidade, deixe um pouco de espaço para permitir as trocas gasosas. Para criar, você deve condicionar o casal em aquários separados, mas preferencialmente de forma a que estes se possam ver um ao outro. Nesse período de condicionamento é conveniente alimentá-los bem, privilegiando os alimentos vivos ou congelados, mas continuando a manter também a dieta original, de forma a não desequilibrar o trato intestinal. No aquário onde o macho irá construir o ninho, é importante ter plantas flutuantes ou plantas que cresçam até ao cimo do aquário. Uma camada de folhas secas no solo, ajuda a criar uma camada biológica que mais tarde poderá ser útil para os alevins, e deve também ter uma moita de plantas e algum(s) esconderijo(s) para a fêmea se poder abrigar quando terminar a postura, pois nesse momento alguns machos podem tornar-se bastante agressivos, chegando mesmo a matar as fêmeas. Alguns machos não toleram a presença da fêmea enquanto o ninho não estiver concluído (possivelmente foi isso que aconteceu com o seu casal…). Terminando a postura a fêmea terá de ser retirada do aquário onde está o macho, pois ele se ocupará sozinho do cuidado com o ninho (se ela não for retirada, ou ele a mata, ou então come a postura). Eu não a colocaria imediatamente no aquário com outras fêmeas, pois o processo reprodutivo é muito desgastante, é preferível dar-lhe algum tempo no aquário onde foi condicionada, mas garantindo que o macho não a vê, caso contrário ele entrará em stress e comerá os ovos. Assim que os primeiros alevins começarem a nadar, o macho deve ser transferido para outro aquário, senão ele irá ter um comportamento canibal. Existem no mercado alimentos próprios para alevins. A observação da postura é um momento fascinante… Quando os primeiros alevins começarem a nadar também é muito engraçado, pois ele irá apanhá-los com a boca e cuspi-los novamente para o ninho, nesse momento convém retirá-lo, porque caso não o faça ele pode perder a paciência e comer os filhotes... Boa sorte!
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  4. Baixar PH é difícil, ao contrário de subi-lo, isto é, de maneira a que fique sempre com os mesmos valores, estável. Se tens ph, kh e gh elevados na água da rede, é complicado. Tens a opção de química, que eu não aconselho porque é provisória e as que já referiram, opção natural, usando troncos que libertem taninos, solo tipo Ada ou Tropica, folha de amendoeira, turfa, etc. Para a litragem que referes se quiseres ter um ph mais baixo podes fazer de duas maneiras. Ou usas água de osmose e misturas com a tua até perceberes a relação entre estas para o ph pretendido ou compras garrafões de água mineral, tens alguns baratos de 6 Lt e com ph de quase 6 e pouco mais de seis. É um pouco dispendioso e trabalhoso. Se misturar-se 50% de água da tua rede com água mineral, poderás ter um ph substancialmente mais baixo. Se a relação óptima for 50 % é se fizeres troca semanal de 50 % gastas 20 l (10 da torneira e 10 de água mineral). Se os 40 litros forem brutos será ainda menos o valor nas trocas de água. Penso que não referiste as medidas do Aqua. O solo que utilizas, penso ser neutro. Não alterando. Regra geral, a água da rede vem com amónia, nitritos e nitratos, entre outros elementos químicos. Se gostas de plantas, deverias colocar mais. Elas vão ajudar a combater os valores que possas ter. Penso que não referiste o n° de guppys. Em condições normais eles procriam muito. Atenção ao n° de peixes que tens e à quantidade de comida usada.
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