Classificação

  1. ismael_figueira

    ismael_figueira

    Moderador GERAL


    • Points

      9

    • #Conteúdo

      1256


  2. Vera Santos

    Vera Santos

    Moderador GERAL


    • Points

      7

    • #Conteúdo

      4123


  3. Diogo81

    Diogo81

    Membro


    • Points

      2

    • #Conteúdo

      396


  4. Samuel Ferreira

    • Points

      2

    • #Conteúdo

      193


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 09/07/20 Em todas as areas

  1. Bem, por onde hei-de começar?! Primeiro por pedir desculpas pela falta de actualizações do tópico e pela falta dedicação aqui ao FÓRUM pela minha ausência. Tudo tem uma razão, tal como já tinha mencionado no inicio do tópico, a minha vida profissional sofreu alguma mudança e passei a estar ausente do país por períodos de tempo bastante prolongados. Como tal torna-se muito complicado de fazer actualizações bem como acompanhar o desenvolvimento do aquário. No entanto os aquários não ficaram nada mal entregues e isso veio a refletir-se no sucesso desta montagem em particular. Vamos por partes, apesar das dificuldades em manusear as tesouras e na restante manutenção que exige um aquário destas dimensões a minha aquascaper particular assumiu o compromisso com garra e determinação! Claro que nem tudo foram águas calmas... desde as dores de costas ás mãos calejadas pelas tesouras, como pelo meio sofremos a perda do nosso escalar que nos era tão chegado... Mas a determinação em não desapontar era mais forte e ela nunca se deixou abalar! Antes de sair deixei as coisas preparadas para corresse tudo da melhor maneira, no máximo estou ausente cerca de 3 meses de cada partida portanto, deixei a manutenção do filtro feita bem como deixo uma botija de co2 nova instalada para não sofrer dissabores! Quantos aos fertilizantes e respetiva rotina de administração ficam ao encargo da aquascaper, ora trabalho de laboratório não é problema para ela por isso fazer os fertilizantes é uma bela brincadeira! (Sim uso os meus próprios sais com a receita do Nuno Matos, resulta por isso equipa que ganha não se mexe) Restante manutenção do aquário, é aqui que vem a pior parte! Podar e definir as moitas também demorou a assimilar mas com o tempo passou a tratar a tesoura por tu! Podar o tapete de monte carlo = dores de costas+dores nas mãos! A agravar a situação, o aquário está um pouco alto para ela o que complica um pouco, mas mais uma vez a resiliência prevalece! Ahhh as trocas de água são "peaners"! Por fim e muito resumidamente o resultado de toda esta dedicação traduziu-se numa bela foto! Uma bela foto que valeu uma posição bem generosa no ranking da edição de 2020 no IAPLC. Se correspondeu ás expectativas? Claro que sim, aliás superou em largo número o que pensava alcançar! Quero também parabenizar os restantes portugueses que concorreram ao IAPLC de destacar o top 3 português através do @Luís Cardoso, @Samuel Ferreira e à @Vera Santos pelas posições alcançadas! Deixo-vos então a foto que conquistou o 164º lugar no ranking Grande abraço
    5 points
  2. Josh Sim - PURE - IAPLC 2020 Agradeço ao Josh Sim, pela simpatia de me ter autorizado a partilhar as suas fostos aqui no fórum. I thank Josh, for the simpathy for having allowed me to share his photos here on the site. Tank size: 150x60x60 Substrate: ADA Aquasoil Amazonia + LaPlanta Sand Wood: Malaysian drift wood Lighting: ONF 60cm x 2, ONF 120cm x 1, 8 hours per day Filter: Eheim 2217 x2 Filter Media: Bio Rio Fertilizer: KNO3 + Seachem Trace Water Change: 30%, 2-3 times per week This tank was not created for contest. I made this layout as a tribute to Sensei Amano - a homage to Nature Aquarium and IAPLC in its 20th Anniversary. The title is "Pure". I hope to express Nature Aquarium in its purest form and i tried to make something truly underwater with the spirit of Sensei Amano. I used the most basic aquatic plants: lotus, bolbitis, tenellus, HC "Cuba", hairgrass, mosses and even Riccia Fluitant, plants that sensei would use 20 years ago. I am very grateful for this result, but i am even more grateful for what Nature Aquarium has brought to my life. New Chapter starts here! Let's talk about reflection in Aquascaping. Reflection on the left and right glasses has become one of the important features in my recent works. I love reflections because it provides a sense of continuation to our layouts and makes our tanks appear larger without the "confined" feeling. A certain reflections also give a different dimension to our scapes, make it more 3D and improve layering effect. We always try to give the viewers (or the judges) more things to look at when they see our tanks and a good reflection can give us exactly that few extra details. There are basically 2 types of reflections: 1) Mirror reflection - this is a more common type of reflection, where we reflect exactly the same thing like a mirror image. What we see in the reflection can also be seen in our layout. This kind of reflection can give a good continuation effect and makes the tank appears larger/longer than the actual size. 2) Asymmetrical reflection - this is not so commonly seen or achieved in aquascaping as it requires slightly more effort to do so. What you see in the reflection is different from what you can see from the frontal view of the tank, it gives a different dimension and create a nice 3D effect. A good reflection, be it mirror or asymmetrical, requires practises to make it perfect. It is quite often that one has to adjust the reflection after the tank is filled up with water because that is when we can see the reflection best. Reflection is not a must in aquascaping, there are some concepts that do not need reflection and still look amazing. But if you want to have reflections in your tank, better make full use of them and make it count! Good luck!! PLANTED TANK LEGENDS - 7x WORLD CHAMPION JOSH SIM WORKSHOP THE INTERNATIONAL AQUATIC PLANTS LAYOUT CONTEST 2019 World Ranking: 1 GRAND PRIZE Josh Sim Malaysia /Dream On https://www.adana.co.jp/en/aquajournal/top-of-the-world-2019-01/
    3 points
  3. EDIT: Esqueci-me de mencionar que cheguei a Portugal cerca de 2 semanas antes da data final para a submissão de foto ao concurso. Ainda deu tempo de fazer uns ajustes de correcção nas linhas das moitas. Como não podia deixar de ser e tipicamente à "tuga", a foto só saiu no último dia, a 31 de maio! Foi arriscado mas valeu a pena a espera, se fores cardíaco não deixes as coisas para a última! Neste meio tempo houve oportunidade de fazer a encomenda de um belo cardume de thayeria boehlkei, mais conhecido por tetra pinguim. Seria mau não mencionar a fauna pois na verdade são eles o centro de atenção dentro do aquário e acabam por ser aquela peça que vai completar a dinâmica e o propósito do aquário. Desta espécie em particular posso dizer que estou maravilhado com o comportamento que os peixes têm dentro do aquário, faclitaram muito a vida na hora de tirar a foto final! Formam um cardume compacto e coeso como se de um batalhão de infantaria se tratasse, atrevo-me a dizer que tirando um ou outro todos cumpriram o serviço militar obrigatório! Deixo-vos uma foto destes belos exemplares Abraço
    3 points
  4. 2014 VALL D'ARAN BY Juan Puchades 2019 Aquascape Details Tank Size 120 x 45 x 55 cm (47 x 18 x 22 in) Volume 297L (79 gallons) Lighting ADA RGB LIGHTING SYSTEM X 2 Filtration ADA SUPER-JET FILTER ES-1200 Additional Information OCTOBER WHISPER was inspired by those days of the early autumn, where a great variety of colors can be observed in harmony, the soft light contrasts with the warm colors and the strong shadows of the shady areas. Title OCTOBER WHISPER Plants Rotala Rotundifolia Orange Juice, Rotala sp. Yao Yai, Ludwigia Arcuata, Ludwigia sp. Mini Super Red, Limnophila sp. Mini Vietnam, Eleocharis Acicularis, Eleocharis Parvula, Cryptocoryne Crispatula var. Balansae, Cryptocoryne Parva, Equinodorus Tenellus, Vesicularia Dubyana, Microsorum Pteropus var. Trident, Anubias Bartieri var nana Pangolino. Fish/Animals 60 x Nematobrycon Palmeri, 8x Crossocheilus Siamensis, 8x Otocinclus Affinis, 20x Caridina Multidentata Materials Seiryu Stone + combination of different driftwood (vine wood are main elements) IAPLC 2020 FROM INSPIRATION TO END, THE IMPORTANCE OF A THEME&STORY: I have learnt from two masters Masashi Ono and Josh Sim the importance of having a theme. Theme makes your tank recognizable. So this year i focused on having something in my tank that could be a little different and something behind the scene. This is what I wrote as a comment on my IAPLC applycation and this is a photo that inspirated me. The African continent is mysterious, its ethereal features, almost magical, enrich its overwhelming nature. Light radiates differently from the rest of the world, with its copper tints and warm tones. There is a saying that says “you have not seen a true sunset if you have not seen it from Africa”. This aquarium shows its respects and pays tribute to the African continent, using the anubia, characteristic of its rivers, as its main plant, and two species of native killies of the continent. My special and warm grattitude to: - My team mates: Jose Angel Madrid Gonzalez , Ismael Aguilar Soria , Miguel Angel García (specially you, my photo master!!!!), Mario Perez , Efrain Sequera Moreno .- My mentors: Luca Galarraga and Long, and the two masters that i mention before. - For sure all my family members, you are the ones that let me focus a bit on my hobby. - Andy Tam and Esther Mous , my etternal grattitude for your support. Aquaflora plants & Life aqua products have been an important part of this project. ENTREVISTA Quisiera agradecer a Vera todo su interes mostrado en esta entrevista, y el afectivo trato que recibimos mi mujer y yo cuando visitamos Aquaeden por parte de todos los aficionados portugueses allí congregados. Vera me pide una descripción personal, que quisiera resumir como un trípode que sustenta mi persona. Nací en Valencia, una ciudad a la orilla del Mediterráneo, en el este de España hace 33 años. Esos tres pilares son mi familia, que tenemos la suerte de ser padres estas Navidades. Mi profesión, soy dentista especializado en encías (periodoncista) cuya especialidad ejerzo en mi consulta dental. Se trata de una profesión exigente, de muchas horas de dedicación y que a su vez compatilizo con la universidad, ya que soy profesor asociado de periodoncia en la Universidad de Valencia. Eso me lleva al tercer gran pilar, mi pasión desmesurada por el Nature Aquarium, cuyo tiempo se obtiene de realizar una aritmética muy cuidadosa de las horas del día. 2. ¿Quién o lo que influyó para comenzar un interés en acuarios. Comenzaré dando respuesta a la segunda de las preguntas, nací en el seno de una familia con mucho amor a los animales y a los jardines. La verdadera pasión de mi padre es la jardinería y el paisajismo terrestre, la cual combina con su amor a la crianza de Golden Retriever. Ello me llevó a entender desde pequeño la importancia del cuidado afectivo y constante de nuestros animales, virtudes que ahora entiendo que resultan fundamentales para el desarrollo de un acuario plantado. En mi casa siempre ha existido un acuario, me crié viendo como mi hermano mayor cuidaba de un acuario de 200 litros en el cual un arcoiris de peces, sin excesivo sentido más allá que disfrutar de sus bonitos colores. Una vez independizado, a la edad de 24 años incorporé al salón de mi primer piso de alquiler, un acuario enfocado al cuidado de peces Disco junto con cardenales. Con un escaso plantado donde cryptocorines y anubias trataban de sobrevivir a las condiciones que yo mantenía en aquel acuario. Pronto dió un vuelco radical mi interés por la acuariofilia, el uso de internet me permitió comenzar a ver acuarios de origen japonés (al tiempo entendí el mito de Takashi Amano) que lucían vibrantes plantados, tapizados completos y una salubridad que yo desconocía. Era el plantado y la estructura y no los peces los protagonistas, aquello me cautivó. Navegando por la red tuve la casualidad de encontrar una pequeña, miníscula tienda que acababa de fundar Albert Escrihuela, la entrada a aquel recinto llamado Nascapers cambió por completo mi visión de los acuarios, y me ha llevado a día de hoy a disfrutar de la filosofía importada del Nature Aquarium. Por ello es mas que justo decir, que mi primera influencia real en el paisajismo es Albert Escrihuela. A día de hoy puedo decir que ha sido una simbiosis entre ambos lo que nos ha hecho evolucionar como paisajistas, llevando nuestra pasión al Nature Aquarium a los concursos internacionales, él como profesional, y yo como aficionado. En el transcurso de todos estos años, digamos que 2011 puede marcarse como el inicio de mi afición al NA, quiero destacar la presencia de dos personas que han sido timón y rumbo de mi evolución como paisajista. El vietnamita Long Tran Hoang y el brasileño Luis Carlos Galarraga, dos referencias y amigos que guardo en mi corazón puesto que dedicaron de forma desinteresada mucho tiempo a ayudarme a progresar en esta afición. Por ello, tres pilares tiene mi vida y tres grandes amigos paisajistas han influido en el desarrollo de mis habilidades. 1. Número de años que tiene y cuántos tanques? Debido al reducido espacio reservado en mi casa a la afición, sólo dispongo de 2 acuarios en funcionamiento. Mi acuario de "show", cuyos montajes suelen tener un desarrollo de unos 9 meses, y un acuario que me permite desarrollar plantas y mantenerlas en caso que no las esté necesitando en el acuario principal. Creo que es fundamental tener un acuario "nursery" o "farm". Como paisajista mis inicios en los concursos se remontan a 2012. 2012- JUNGLE BOX. Iaplc 284th. 2013: VALL D'ARAN. Iaplc 54th. AGA top10. CBAP winner. 2014. A MORNING OF PEACE AND CALM. Iaplc 26th. AGA top10. EAPLC 2nd. 2015. WHERE THE DREAMS COME TRUE. Iaplc 17th. EAPLC 8th. THE OLD CREEK. Iaplc 44th. EAPLC 11th. 2016. ROOTS OF MARRIAGE. Iaplc 27th. AGA 2nd. EAPLC 2nd. 2017. FLOW OF LIFE. Iaplc 53th. AGA top 10. EAPLC 13th. AQSC winner. 3. Hacer una descripción de cómo fue tu primer acuario? Si usted puede seguir las respuestas con fotos piensan que sería divertido para ver. Será un placer mostrarles fotos de mi primer acuario plantado. Por favor, vean la oportunidad de analizar este acuario y ver lo mucho que se puede llegar a evolucionar desde el primer montaje. He de decir que me da risa ahora cuando veo este primer montaje, pero hay que decir que gracias a él, comenzó el desarrollo de una etapa preciosa en mi vida como paisajista aficionado. Como podéis ver, se trata de una versión un tanto carente de concepto de un iwagumi, mediante el empleo de dragon stone "ohko stone". Cabe destacar que el tapizado de H. Callitrichoides "cuba" y el resto de plantas tienen unas condiciones de salubridad óptimas. Estos fueron mis primeros pasos con la Staurogyne, Cuba, Eleocharis y demás. Si bien podemos apreciar que el empleo de musgos es muy deficiente y que el uso dado a la Eleocharis Vivipara es... jeje, juzguen ustedes mismos. 4. ¿Qué tipo de peces es que usted comenzó a estar interesado? Y ahora? La relevancia y transcendencia de los peces empleados en mis montajes ha sido también, fruto de la evolución en el conocimiento del Nature Aquarium. Si bien he de confesar que en un principio, el empleo de peces era determinado en exclusiva por factores propios de la "estética" del montaje, en los últimos dos años mi concepto ha evolucionado junto con el criterio de la creación de las condiciones adecuadas para esos peces con el montaje creado. Me explico, si me remonto de tres a cinco años atrás, el criterio de selección del cardumen se basaba en tamaño proporcional al montaje, número de peces en concordancia a la obra, color que permitiese destacarles sobre el fondo y compatibilidad entre especies. Ello me llevó a emplear P. Simulans en mi primer iwagumi, Orizias Woworae en el segundo (un landscape) y Amandaes&Rodwayis en el tercero, también landscape. A partir de 2015 mi visión paisajista fue variando en busca de un concepto mas "underwater", con el enfásis puesto en tratar de combinar mi gusto por crear estructuras complejas, junto con un hábitat adecuado para dichas especies introducidas. Eso a hecho que la toma de desiciones sobre el cardumen o las especies elegidas, dependa de si el acuario creado es un buen hábitat para las mismas. 5. ¿Cómo describiría la evolución del paisajismo acuático y fishkeeping, en general, en los últimos años en España? Me encanta esta pregunta, aunque no se si soy la persona adecuada para responderla. Si nos enfocamos desde la perspectiva del conocimiento, hace 5 o 6 años puedo asegurarte que en España ya había grandes conocedores del acuario plantado, muchos de ellos anónimos, pero que aunan muchísimos más conocimientos de los que yo pueda tener. Sin embargo, creo que es cierto afirmar que el factor copetitivo de los concursos internacionales ha supuesto un plus de excitación a la comunidad paisajística que se ha hecho más evidente en los últimos años. Si me centro en la pregunta como tal, creo que de 2012 a 2015 suponen años de inflexión en la comunidad paisajistica española, en los cuales encontramos un aumento vertiginoso en las participaciones a distintos concursos internacionales, así como el nivel de los montajes año a año sigue un ritmo alcista. Podemos justificar la tendencia alcista en número de participación, observando que de 30 participaciones en IAPLC hace 5 años, hemos pasado a números entre 85 y 95 inscritos. Si bien hay que destacar, que ese ritmo se ha frenado y está mantenido en esas cifras ya por dos años. Digamos que crecimos mucho, pero ahora se ha estabilizado el número de concursantes. Creo que hay muchos motivos que justifican esa subida y estabilización, y en cierto modo creo que el colectivo español es un ejemplo de difusión de esta afición. Si nos planteamos las posibles causas creo que hay algunas de ellas que son dignas de mención. 1.- El énfasis en la propagación del paisajismo acuático llevado a cabo por algunas tiendas especializadas. 2.- La irrupción de una comunidad que engloba a una amplia mayoría de los paisajistas españoles, que a propiciado un punto de reunión de todos nosotros, llamado Aquascaping Spain. 3.- La creación de núcleos de amigos que comparten afición e interés por los concursos internacionales, lo que ha llevado a que encontremos colectivos de aficionados que se ayudan y potencian entre si en muchas ciudades españolas. Desde el punto de vista de la "supuesta calidad" o nivel de los acuarios españoles, desde mi punto de vista, creo que España también ha evolucionado en positivo. Vienen a la mente acuarios destacados previos a 2012/3 como pudiese ser Riu Sec de Bernat Hosta, a mi juicio el mejor nanoacuario español y que fue un gran salto de calidad para un paisajista español. Pero es justo afirmar, que año a año el número de acuarios españoles destacados en los concursos internacionales ha ido en aumento. Y si se me permite, a día de hoy creo que en España hay un grupo cercano a 10 paisajistas con capacidad para estar entre los 100 mejores paisajistas a nivel mundial, incluso con algunos de ellos con la capacidad de optar a puestos muy elevados. Cuando estos datos eran inpensables hace apenas 5 años. Como muestra de ello, observamos que España ha obtenido entre 4 y 7 paisajistas en el top100 del IAPLC en los últimos 4 años. Obteniendo 1 o 2 de ellos en el top27 mundial. Asimismo, cada año entre 2 y 3 paisajistas ya obtienen un puesto top10 o superior en el concurso americano de paisajismo AGA, o en el concurso europeo. Eso me lleva a reflexionar, que desde el punto de vista de calidad y número de paisajistas, considero que España puede ser junto con Francia, Italia, Alemania, Turquía, Polonia, Hungría y Portugal, las potencias del paisajismo en Europa. Sin embargo, a excepción de los paisajistas franceses, el resto de países aún deben de mejorar mucho su nivel para poder tener a 2 o 3 de ellos en la lucha por las posiciones delanteras de forma habitual. Sin embargo, estas afirmaciones me llevan a una reflexión que me transmitió en su día Long Tran Hoang: "Puesto y nivel no siempre van ligados de la mano". Ello es debido a que los concursos, como tal, son sólo eso... concursos, en muchas ocasiones podremos no coincidir con los criterios de evaluación de los jueces, por ello encontraremos acuarios "afortunados" en posiciones delanteras que quizás a nuestro juicio no lo merezcan, y acuarios "desafortunados" en la situación contraria. Por tanto, los años de participación y el estudio de los resultados de los concursos me lleva a la conclusión que los concursos justos o no, deben der ser relativizados, tanto cuando se triunfa como cuando uno espera una mejor posición. El concurso no nos hace mejores paisajistas, sólo nos compara entre nosotros, y siempre, las comparaciones son subjetivas. 6. En su opinión, ¿qué es una tienda de acuarios local necesita tener para ser considerado fiable? Creo que el paisajismo acuático es una disciplina que requiere de una serie de factores que son imprescindibles para el éxito del acuario, sin ellos, los riesgos del fracaso y la desespeación del aficionado nobel son muy elevados. Por ello, la respuesta a tu pregunta es muy sencilla, una tienda debe de priorizar en la transmisión del conocimiento hacia los aficionados con el objetivo de disminuir la alta tasa que no consiguen sus objetivos y abandonan la afición en los primeros años, incluso meses. El acuario plantado requiere un equilibrio entre la correcta filtración, iluminación, parámetros de agua, sustrato y fertilización, en función del tipo de plantado que queramos realizar. Encontrar ese equilibrio no es sencillo para el paisajista nobel, y sin un adecuado asesoramiento, creo que puede ser un camino difícil de recorrer. Esta creo que debiese ser la prioridad a la hora de elegir la tienda a la cual comprar los productos. 7. ¿Cuándo el interés en el paisajismo acuático será? Quienes le han influenciado? Creo que esta respuesta ya la he ido avanzando a lo largo de la entrevista, mis tres grandes pilares como maestros paisajistas. Sin embargo, creo que somos la expresión de nuestras influencias y en este caso he tenido el placer y el honor de recibir estímulos de muchas personas que me han ayudado en este camino a ser mejor persona y mejor paisajista. Con miedo a olvidarme de muchos, para mi es justo nombrar a mi amigo Pep Pericas, que durante los primeros años fue un gran referente en el paisajismo español, y me brindó su amistad y conceptos. Junto a él, los paisajistas españoles con los que he compartido más horas de charlas en estos años son Miguel Angel García y Bernat Hosta, así como todo el grupo de trabajo que hemos creado en Valencia, Valencia Aquascaping Team (VAT) en la que ya a día de hoy somos 8 paisajistas los cuales compartimos pasión, y me siento muy orgulloso de sus trabajos en 2017 y muy esperanzado con sus proyectos de 2018, seguro estoy que darán mucho que hablar. 8. ¿Qué consejo le daría a los principiantes fundamentales en el paisajismo acuático? atención primaria, etc ... El acuario plantado es un ecosistema en el cual ningún factor debe fallar, las condiciones del agua con sus cambios en función del tipo de sustrato empleado, el sustrato y fertilización adecuada a cada momento del plantado y en función al tipo de variedades, el correcto empleo del co2 inyectado al acuario, la iluminación y filtración empleados. Todos esos factores son fundamentales, y el fallo de uno sólo de ellos será suficiente para crear un desequilibrio que puede llevar a la decepción al paisajista novel. Por ello, un buen equipo y un buen asesoramiento es necesario para ayudar en las primeras etapas de dudas y nervios del paisajista motivado pero inexperto. El paisajismo es una disciplina que requiere de tiempo para evolucionar en la misma. Por ello, mi segundo consejo sería entender que obtener un acuario similar a aquellos que vemos en fotos no es sencillo en la mayoría de ocasiones, pero es posible. La paciencia y la observación nos llevarán a poco a poco a ir entendiendo las fases por las que todo acuario debe pasar. El tercero de los principios fundamentales del paisajista novel con ilusión por participar en concursos debe de ser la constancia y el estudio de los trabajos de años anteriores. La constancia aportará el desarrollo de las técnicas y el refinamiento, mientras que el estudio de los acuarios nos dará las ideas, las posibilidades y unos ejemplos de acuarios los cuales no son imposibles de alcanzar. Soñar no cuesta dinero. 9. ¿Qué tipos de equipos y herramientas o creen indispensable para el mantenimiento de un acuario? En mi opinión creo que hay un elemento fundamental en el que invertir algo más de dinero, a mi juicio ese elemento es la luminaria. Una buena lámpara es un factor necesario para el óptimo desarrollo del plantado. Lo considero incluso por encima de la filtración del equipo. Respecto a los utensilios para la poda y cuidado del acuario a mi me encantan mis tres básicos: una pinza larga recta de puntas estrechas para el plantado, un tijera grande curva para la poda de las plantas de tallo y una tijera ADA pro scissors spring para la poda de detalle. Con esos tres utensilios puedo manejarme durante toda la evolución del montaje. 10. Juan, usted tiene que utilizas HardScape recogido en la naturaleza? donde forneces de elementos sólidos para acuarios? Lo cierto es que sólo he empleado madera recogida de la naturaleza en dos montajes. Mi experiencia con maderas recogidas y empleadas por primera vez dentro del acuario es sinceramente poco recomendable para un recién iniciado. En ambas ocasiones he tenido que lidiar con desequilibrios importantes en el agua motivados por la madera, resultando en arranques difíciles y un periodo de estabilización del acuario largo y tedioso. Si bien es cierto que ambos acuarios luego me dieron satisfacciones muy importantes (The old creek & Roots of marriage). Respecto a piedras, he empleado en estos años seiryu stone, dragon stone, frodo stone y phoenix stone. Diré sin complejos que la Seiryu stone es una maravillosa piedra, de textura y belleza sinigual, muy versátil que facilita la obtención de un paisaje muy bonito. Sin embargo hay que ser conscientes que genera una subida de la dureza y requiere de importantes cambios de agua constantes. A pesar de ello, no tengo duda que es mi piedra favorita. La Dragon stone es una piedra versátil que no genera desequilibrios en el agua, y es una candidata ideal para muchos paisajistas. Frodo y Phoenix creo que son piedras que requieren de mayor habilidad para crear montajes interesantes. Todas estas piedras las obtengo en la tienda especializada que tengo en mi ciudad. 11. ¿Qué tipos de sustratos les gusta usar? Para mi forma de entender el acuario natural, es fundamental un sustrato muy saturado de nutrientes. Después de haber empleado varios sustratos (Help, Tropica, OK), me siento muy cómodo con el empleo de Aquasoil amazonia de ADA. Es un sustrato que requiere de mucha constancia en los cambios de agua durante el primer mes, pero que asegura un desarrollo vigoroso del plantado en los meses siguientes. Con este sustrato, si el acuario va a ser mantenido durante un periodo largo de tiempo, siempre aconsejo el empleo de Power Sand special de ADA como base del sustrato, así como la combinación con los starters de ADA (Penac W, Penac P, Tourmaline BC...), sin embargo, si se trata de un acuario para competición en el que mi plantado no se desarrollará durante más de 9 meses, únicamente empleo Amazonia sin necesidad del resto de elementos. Un consejo cuando empleamos este sustrato, y podría hacerlo extensivo a otros sustratos muy cargados de nutrientes, es realizar un plantado muy abundante desde el primer momento, intentando incorporar desde un primer momento plantas que tengan un consumo importante, de este modo disminuiremos el riesgo de exceso de nutrientes en el torrente de agua, y así bajaremos la posibilidad de aparición de algas propias de las primeras etapas del acuario. 12. ¿Qué tipo de plantas es lo que más le guste para su uso en acuarios? Esta pregunta me la han realizado en varias ocasiones, y mi respuesta ha ido variando con el tiempo. Si bien en mis inicios me enamoré de la Hemianthus Callitrichoides "cuba", planta que utilicé como elemento principal en "Jungle box", "A morning of peace and calm" y "When dreams come true", luego fue tomando un protagonismo mucho más secundario en el resto de montajes. Hoy en día disfruto de las plantas de tallo en el sector posterior, en especial del uso de rotalas en los sectores posteriores. La rotala Gia Lai o H´ra me tiene enamorado, con su color naranja a rojo en función de la exposición lumínica, sus hojas mas lanceoladas que la rotala rotundifolia y su crecimiento algo más lento que R.Green o R.Rotundifolia. Para las regiones frontales la versatilidad de las distintas especies de bucephalandras, hoy en día, más asequibles y de crianza en granja, así como la maravillosa Anubia Pangolino, permiten tener a nuestra disposición plantas de belleza especial, crecimiento lento y muy agradecidas en su mantenimiento, ideales para los detalles en el sector anterior del acuario. 13. ¿Qué especies de plantas ya se han dado algunos dolores de cabeza para mantener? En muchas ocasiones mi curiosidad por nuevas especies no tan habituales del mercado me ha hecho pedir plantas no habituales entre las distribuidoras clásicas. He de reconocer que algunas especies no he conseguido desarrollarlas de forma satisfactoria. Fundamentalmente me ha generado problemas la bolbitis heteroclita difformis y el crepidomanes malavaricum. Otras plantas más habituales que no considero haber obtenido su mayor esplendor son la rotala wallichi y rotala vietnam. 14. Fertilizas sus acuarios, en cuanto a qué métodos o productos? En este caso la respuesta es fácil, desarrollé mis primeros montajes con el sistema de fertilización y sustrato de ADA, viajé a japón en 2014 donde terminé de entender la filosofía transmitida por Takashi Amano, y si he de ser sincero, a pesar de haberme ofrecido otros sistemas de fertilización, una vez controlado perfectamente este sistema prefiero no cambiar mis rutinas. Si bien he probado otros sustratos, sigo estando muy cómodo con Aquasoil Amazonia, puedo decir que soy algo cómodo para estas cosas, no deseo que mi tiempo de dedicación al acuario se base en experimentación de productos, prefiero invertirlo en desarrollo del montaje. 15. Juan, una pregunta que todo el mundo debería querer que se respondieran, es como haces para extinguir las algas que siguen apareciendo en nuestros tanques? El problema de las algas puede interpretarse desde un punto de vista relajado, no son más que indicadores del proceso de ciclado del acuario o bien marcadores de desequilibrios en los nutrientes. A día de hoy mis montajes arrancan con las mismas premisas: 1) Cargas filtrantes maduras, son sin duda la mejor de las soluciones a los problemas iniciales del acuario. Poder empezar un nuevo montaje con un filtro maduro ahorra mucho tiempo de evolución al acuario. 2) Respeto estricto de los cambios de agua en las primeras 5 semanas. En mi caso bajo el sistema de ADA de cambio de agua del 50% diario la primera semana, y luego añadiendo 1 día más a cada semana que pasa. Esto es evidentemente laborioso, pero es clave para evitar alga filamentosa en los primeros estadios. 3) Evolución en el número de horas de luz, comenzando en 6 horas e incrementando cada 4 o 5 días media hora hasta las 8 horas y media. 4) Fundamental un plantado muy abundante desde el primer momento, siempre que sea posible con plantas ya adaptadas al medio sumergido. Estas pronto comenzaran a consumir nutrientes del torrente. 5) Incorporar Caridina Japonica una vez ya ha pasado el pico de nitritos del acuario. Yo llevo ya algunos montajes en los que me disgusta la incorporación de estas, son muy grandes y pueden mover el sustrato o algunas plantas recién colocadas. A día de hoy prefiero incorporar Neocaridinas Red Cherry en grandes cantidades. 6) Trato de evitarlo por todos los medios, y por suerte llevo varios montajes sin necesitarlo, pero un buen aliado en caso de un desequilibrio masivo es el empleo de Excel o EasyCarbo de Seachem. Me han facilitado en el pasado el control de algas, aunque prefiero evitarlos siempre que sea posible. Quisiera acabar la entrevista recordando a todos los aquascapers que impriman toda su pasión y amor en cada proyecto que inicien, no busquen las modas, no traten de copiar, sólo busquen lo que realmente les produce satisfacción plasmar entre los cristales. De ese modo, el éxito personal llevará a la plena felicidad en el cuidado del acuario.
    2 points
  5. Boas Pessoal, A pedido do Tozé um dos administradores do fórum, que aproveito para agradecer, gostava de partilhar a minha experiência com a montagem que realizei este ano para o IAPLC 2020 e que me garantiu o 76º lugar. De facto, uma experiência emocionante quando dedicamos bastante num aquário e, ao vivo, ouvimos o nosso nome num dos mais prestigiados concursos do mundo. Aproveito para deixar desde já, um grande obrigado mais uma vez ao Luis Cardoso pela paciência e pelo facto que têm sido para mim um grande professor neste mundo e no início desta minha jornada nas competições de aquascaping. Aproveito para agradecer também este resultado, ao Luis Fortunato e a Zanclus na escolha do material, e mais uma vez dar os meus parabéns à Vera e ao Luis pelas suas posições no IAPLC e aos restantes portugueses que também concorreram. Para concluir, vou tentar deixar para quem esteja a iniciar-se, ou mesmo trocar conhecimentos, e assim dar o meu testemunho de tudo o que tenho aprendido, e falar sobre o que uso atualmente em termos de setup, e espero que desta forma possa contribuir e ajudar de alguma forma o fórum a crescer e os seus membros, assim como, aprender, porque neste tipo de competições se há algo que aprendi, é que está sempre a mudar, novas técnicas estão a surgir e o que hoje é novo e moderno, amanha está desatualizado, é incrível ver que quando pensamos que mais nada pode ser inventado, todos os anos somos surpreendidos por algo novo e fascinante, portanto encaro com isto como uma forma de aprendizagem e assim melhorar as minhas montagens também convosco. The Right Hand of Nature – World Raking 76 IAPLC 2020 Planeamento do Hardscape Este aquário desde o seu planeamento à sua montagem, levou cerca de mês e meio, mais concretamente desde meados de Outubro até ao dia do seu enchimento no dia 07/12/2019. Aconselho a levarem o tempo necessário, muitas vezes quando iniciamos neste hobby e muitos que já andam aqui há algum tempo nisto, sabem do que falo, que faz parte da nossa natureza humana a pressa de ver o aquário cheio de água e com os peixes e muitas vezes cometemos logo de inicio o primeiro erro, aconselho assim, e digo isto sempre a amigos e com quem me cruzo que queiram começar um pouco mais além nos aquários plantados, que muitas vezes mais vale esperar nem que seja mais um mês ou dois e adquirir equipamento de qualidade, bastante material de hardscape, bastantes plantas para o arranque das montagens, um bom substrato, etc.., portanto aproveito para dizer que o que venho aqui falar não é de qualquer motivo fazer publicidade a esta ou aquela marca, mas sim falar daquilo que uso e que tem sido para mim sucesso, mas tendo sempre em mente que o que para mim resulta para vocês poderá ser diferente, cada aquário e um caso próprio com variáveis diferentes para cada um.. Sobre o planeamento gostava de aproveitar e deixar o link de um vídeo (não sei se é permitido mas acho que sim), vídeo que aprendi bastante e ouvi com grande dedicação e aconselho a todos, este vídeo é do “Green Aqua” no workshop realizado pelo antigo campeão do IAPLC Josh Sim titulado “MASTERCLASS - HOW TO BUILD THE PERFECT AQUASCAPE FOR CONTESTS - BY WORLD CHAMPION JOSH SIM”. https://www.youtube.com/watch?v=uJBhmZUwDBI&t=5133s Neste vídeo fala como contruir um aquário para competição. Para mim o que é essencial na construção de um hardscape e que aprendi quer neste vídeo, quer para nesta montagem foi o seguinte: 1. Tema: Realmente quando planeamos devemos ter em mente um tema, algo que a pessoa do outro lado rapidamente identifique 2. Profundidade: Conseguem um pouco de profundidade, tendo o substrato inclinado com mais elevação na traseira. 3. Ponto Focal: Devemos sempre conseguir levar a pessoa que olha do outro lado para onde queremos 4. Perspetiva (também para a profundidade): Conseguem adicionado à frente peças grandes e pequenas atrás. Aconselho se tiverem dificuldade em estudar o estilo “diorama”. Para esta montagem utilizei então, redmoor wood e seiryu stone, bastantes acreditem! Aproveito, para dizerem que é aqui que surge a nossa criatividade, nunca iremos encontrar aquela peça igual como vemos nas outras montagens, todas elas fazem parte de tantas outras, ou seja, uma pedra ou tronco que muitas vezes vemos são constituídos por 3, 4 ou 5 peças juntas, mas o que quero dizer é que não há peças perfeitas à vossa espera nas lojas. Para isso temos várias técnicas, as que mais uso é habitualmente a utilização de filtros de cigarro, ou papel de cozinha juntamente com super cola para unir quer as peças de madeira, quer as pedras, existem vários vídeos por ai no Youtube a ensinar estas técnicas. Muitas vezes também utilizo para reforçar nas zonas mais baixas silicone para aquários. Deixo-vos os passos desta montagem: Mostro-vos esta foto para verem os sacos de cascalhos que me referi para dar elevação: Continuando: Algo importante. acho que é referir que muito também é tentativa/erro e posicionar as peças no aquário. Bem e por fim deixo-vos o hardscape final: Bem, falando assim então, um pouco sobre o setup. Setup Aquário Watercube 100 x 50 x 50 , actualmente são estas as medidas que utilizo, mas se tiverem de adquirir um novo aquário aconselho a pensarem em obter 60 cm de largura, obtemos sempre um pouco mais de profundidade. Iluminação: Bem neste assunto são várias as opções no mercado de grande qualidade, mas as que utilizo e que prefiro até aos dias de hoje são as Twinstar no meu aquário utilizo a Twinstar 900 SP (são as ideais para as medidas do meu aquário). Inicio sempre as minhas montagens com cerca de 7 horas no início nas primeiras duas semanas, aumentando sempre meia hora de duas em duas semanas até às 10 horas de luz por dia (quando pretendo “puxar” pelas plantas e adquirir os seus vermelhos, tem um vídeo do Filipe Oliveira a explicar aconselho). Filtragem: Bem eu uso um Eheim Professional 3 2080 XL, e basicamente o que uso lá dentro é apenas Seachem matrix em duas ou três gavetas não me recordo, e uso em uma das gavetas a lã filtrante e ainda na mesma, 1 sacos de seachem purigen com cerca de 300 gramas para tornar a água cristalina. Manutenção de 2 em 2 meses ao filtro, mudando as lãs, ou mais cedo, se notar algo de diferente na água. Substrato Como se trata de um aquário para competição, e estes aquários tem tendência a durar apenas pouco meses, no meu caso os meus são desmontados de 8 em 8 meses, não utilizo substrato fértil por baixo, utilizando nas minhas montagens apenas Neo Soil Plants, neste aquário posso vos dizer que foram utilizados cerca de 7 sacos de 8 litros, podem sempre reduzir a quantidade de substrato se utilizarem na parte de trás rochas que se possa utilizar no aquário e que se apanhe na natureza, esferovite, cascalho (muitas vezes coloco cascalho em meias de vidro daquelas dass senhoras). Para completar apenas uso Neo tabs (K, Fe, ST Long), sensivelmente coloco umas 8 de cada no fundo do aquário. Estas depois vou reforçando mais ou menos de 2 em 2 meses. CO2 Botija de 2kg, com redutor de pressão e Electroválvula, e JBL proflora direct, utilizo sempre umas 3 a 4 bolhas por segundo. Fertilização: Este foi um tema quem me conhece daqui do fórum, sabe que demorei a adquirir experiência, por isso aconselho a aprofundarem conhecimentos, muito importante para aquários plantados é certamente saber as necessidades das plantas e perceber o que utilizar e em que quantidades. Como utilizo água de osmose e não só por causa disso, utilizo os meus próprios fertilizantes. Para a dosagem utilizo uma doseadora automática a Jebao DP-4. Comecei por utilizar a fórmula do Nuno Matos a uns anos e adaptei às minhas necessidades, posso deixar-vos a minha fórmula: Garrafa 1 (K e micros) · 500 ml de água destilada · K2So4 – 37,88 g · Micros (Chelated Trace Elements) – 1,67 g Garrafa 2 (Nitratos) · 500 ml de água destilada · KNO3 – 3,42g · Urea – 1,5 g Garrafa 3 (Fosfatos) · 500 ml de água destilada · KH2PO4 – 0,93 g Dosagem: No início das montagens, começo a fertilizar só ao final de duas semanas (assim que começo a ver alterações nas plantas), micros e potássio (garrafa 1), com uma dosagem de 20 ml por dia. Ao final de 9 semanas a contar do início, ou muitas vezes um pouco antes, introduzo os nitratos e fosfatos, ou seja, fica então: · Garrafa 1: 20 ml diários · Garrafa 2: 20 ml, apenas 1 vez por semana · Garrafa 3: 20 ml, apenas 1 vez de duas em duas semanas Como devem saber e como já referi cada montagem e cada aquário é um caso diferente, é importante aprender a conhecer as plantas que utilizam e em que quantidades, muitas vezes existe a necessidade de se ajustar as quantidades, por exemplo para o fim desta montagem que vos apresento, as quantidades que colocava para 500 ml de água destilada já eram a dobrar, isto devido ao excesso de plantas que tinha no aquário e a exigência que tive dos musgos e de outras plantas. Como podem ver, as quantidades que utilizo são muito poucas, utilizo uma dosagem PMDD, muito parecido a dosagem dos nutrientes da ADA. Com esta fertilização, consigo controlar as nossas amigas algas, ou seja, não lhes dando nutrientes não aparecem, dando só mesmo o necessário para as plantas, posso vos dizer que ao final de duas semanas nem necessito de limpar os vidros. Consigo assim, também obter uns vermelhos mais intensos das rotalas, só assim conseguimos, com a ajuda de co2 e diminuindo os nitratos, colocando as plantas em “esforço”, mas por outro lado, atenção algumas plantas também podem sentir estas necessidades. A flora que utilizei foi a seguinte, Alternanthera reineckii 'Mini', Hydrocotyle tripartita, Hygrophila pinnatifida, Marsilea crenata, Micranthemum 'Monte Carlo', Marsilea hirsuta, Ranunculus inundatus, Rotala 'Vietnam H'ra', Staurogyne repens, Vesicularia ferriei 'Weeping', Cladophora aegagropila, Fissidens fontanus, Riccardia chamedryfolia, Bucephalandra sp. 'Red', Hemianthus micranthemoides, Anubia Pangolino, Ludwigia palustris, Microsorum pteropus 'Trident', Rotala rotundifolia Hardscape. Mudança de Água: Não é um assunto novo, mas o que faço é TPAs diárias na primeira semana, na segunda semana 2 em 2 dias, na terceira semana 3 em 3 dias, na quarta 4 em 4 dias e a partir da quinta semana apenas 1 vez por semana. Esta é uma rotina que não se pode falhar, aqui em casa já sabem que os domingos de manhã são passados em frente ao aquário e que as mudanças de água são religiosas. Como referi utilizo osmose e após mudanças que realizo cerca de 40% da água total (atenção descontar sempre à litragem as quantidades de pedra e troncos), utilizo o Softwater Mineral GH+ para ré-mineralizar a água sem influenciar o GH, e ao mesmo tempo introduzo alguns elementos trace para compensar a fertilização. Em termos de quantidade vou adicionando até obter um TDS de 120-130. Portanto esta é a minha fórmula, espero que de alguma forma possa ter ajudado, espero que gostem, deixo-vos em baixo algumas fotos do progresso até a foto final, (fotos são tiradas do telemóvel, desculpem a qualidade), vão reparando que a medida que o aquário vai amadurecendo também a montagem amadurece e com o tempo alguns elementos são adicionados, como troncos e pedras e detalhes. Foto do Concurso: Um grande abraço a todos, Samuel Ferreira
    1 point
  6. Ora boas, Após ver os muitos e inspiradores trabalhos no concurso IAPLC (quem sabe um dia...), lá decidi fazer no fim de semana um pouco de manutenção ligeira ao aquário, uma limpeza geral ao filtro e mudar a posição do Inflow e Outflow de forma a melhorar a circulação e a agitação de superfície. Troquei também o Inflow e voltei a colocar o Skimmer Eheim 350 no aquário (ligado apenas por 15 minutos de 2 em 2 horas). A fazer três semanas de plantado amanhã, o aquário continua em modo cruzeiro... foram introduzidos 5 camarões Amano e 10 Rasbora Galaxy para povoar o aqua, e também com esse reforço da equipa de limpeza (no total 5 camarões Amano e 8 caracóis clithon corona) algas é coisa que não se tem visto por aqui (talvez a calma antes da tempestade). O tapete de montecarlo e cuba já está praticamente fechado, a pinnatifida está a tentar tomar conta do tronco e até a rotala Wallichi está a crescer a olhos vistos. Apenas a rotala vietnam h´ra, por estar um pouco na sombra do tronco, está a levar mais tempo a desenvolver (já coloquei a luz mais na parte traseira do aqua para tentar resolver a situação). Ora seguem algumas fotos do estado do Aquário, que até agora me está a dar cada vez mais gosto ter e cuidar:
    1 point
  7. Após exatos 2 meses da montagem inicial no estilo DSM resolvi encher o aquário. Estou utilizando a produção de CO2 caseira, mas com um equipamento um pouco mais moderno. Coloquei apenas perlon por enquanto no filtro hang on pois no começo sabia que o substrato iria soltar muita sujeira. Por enquanto estou fazendo ciclos de iluminação e CO2 de 10horas com 1 bolha por segundo de CO2. Como passo a semana no trabalho só poderei fazer os ajustes finais no final de semana. Essa primeira semana pretendo dosar Flourish Excel todos os dias e depois dia sim, dia não. E deixo a foto abaixo para acompanharmos o crescimento das plantas a partir de agora. Em breve farei a compra dos mídias biológicas que irei utilizar pra já começar a fazer a ciclagem geral do aquário e poder introduzir os peixes. (PS: Amigo Tozé, deu tudo certo com as pedras. Não tombaram kkkkkk tinha prendido bem no substrato e consegui colar uma pedra na outra pra ficar mais firme) Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    1 point
  8. Boas, Na minha opinião, ambos são vantajosos cada um à sua maneira. O lily pipe com skimmer incluído acaba por ser visualmente mais apelativo (quando está limpo), é menos um equipamento que consome energia e como está constantemente em funcionamento a superfície da água está sempre limpa facilitando em muito as trocas gasosas (isto pode ser uma vantagem ou desvantagem dependendo do propósito do aquário). Quanto ao skimmer como o 350 da eheim, é de fácil manutenção, removível quando não é necessário, resistente e acoplado a um timmer pode ser programado para ligar e desligar quando acharmos mais necessário, além disso é um ponto extra de circulação no aquário. Posto isto, ambos têm vantagens e desvantagens mas optaria sempre pelo uso do skimmer em separado. É feio? SIM, é mas torna-se mais versátil na sua utilização e função! Espero ter esclarecido. Abraço
    1 point
  9. Olá Tozé, Não, este aquário nunca chegou a ir a concursos, nem achei que estivesse a esse nível, sobretudo serviu mais que tudo para perceber as fertilizações e testar alguns conceitos, dando a origem a este aquário. Concursos começaram apenas o ano passado com o CIAC, EAPLC (consegui o 11º lugar) e Web aquascaping (20º lugar), com este aquário que vos deixo abaixo, foi necessário de facto dar mais um salto e evoluir para poder concorrer ao alto nível, mesmo assim, tentei perceber o que estava errado e decidi que este ano de 2020 tinha de dar mais um salto e ir mais além e ser mais arrojado nas minhas montagens. Abraço, Samuel
    1 point
  10. Boas, Belas Walliciis, de meter inveja, lindas. Parece-me que falta aí um fundo translúcido para teres mais contrate das plantas e peixes. 😉
    1 point
  11. Hello Everybody, This is Bernat Hosta from Barcelona (catalonia). I'm aquarium fan from many many years ago and dedicated to aquascpaing to participate is some contest. I reached good results from time to time, and also other bad results, but this are contest........... I hope to share with you some of mys scapes and enjoy yours. Obrigado to accept me in this forum. See you.
    1 point
  12. Boas, Concordo com o que foi dito anteriormente, com algumas pedras e troncos como decoração, com algumas plantas de baixa manutenção ficava impecável. cumps Diogo @aqua_invicta (https://www.instagram.com/aqua_invicta/)
    1 point
  13. A ideia é engraçada, mas essa decoração parece saída do IKEA. É muito artificial. Não existe nenhum rio ou riacho perto de tua casa? Vai lá dar um passeio e procura pedras naturais. De certeza que as vais encontrar em algum sitio das margens. Depois é só ferve-las durante uns minutos, esfrega-las bem, para limpar qualquer sujidade que tenham, e estão prontas para ir aí para dentro. Acrescentas umas plantas, daquelas que a Vera te aconselhou e vais ver que fica muito mais interessante. Os peixes vão agradecer! Ah... procura pedras grandes... pelo tamanho desse tanque vais precisar. E outras mais pequeninas, para lhe dar um ar mais natural. Dará trabalho, mas vais ver que será muito mais compensador a longo prazo, poderes contar aos teus amigos como foste buscar isto aqui e aquilo ali...
    1 point
  14. Boas Maria Este poste passou-me ao lado não sei porque,mas tudo bem,esse aquário mesa podia estar melhor,por isso faço das palavras da Vera as minhas,está tudo dito. Saudações
    1 point
  15. Olá, o móvel de centro é uma ideia engraçada, até tem espaço para fazer algo engraçado. Foi montado quando?? Fizeste o ciclo do azoto? É uma pena na minha modesta opinião, é com plantas naturais e fáceis de manter teres optado por decorações plásticas, de cores não naturais, onde às vezes os peixes se roçam por qq motivo e se magoam... Porque não repensares essa opção, ainda para nós dias de hoje, em que se fala tanto dos plásticos nos rios, oceanos e por aí fora. Plantas de rizoma, como anúbias, fetos de Java, ou musgos, atados a pedras ou pequenos troncos com fio de costura verde, que depois acaba por se desfazer, por exemplo. Ficava mais natural e bonito e a fauna agradecia. De resto parece bem. 😉
    1 point
  16. Sim, mas o outro é discreto... Aquele é mesmo um exibicionistazorro!!!
    0 points