Classificação

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/24/20 Em todas as areas

  1. Dia de foto final... Deixo aqui as ultimas fotografias que tirei a este aquário que vai ser renovado nas próximas semanas. _MG_6975 by Luís Cardoso, no Flickr _MG_6977 by Luís Cardoso, no Flickr _MG_6979 by Luís Cardoso, no Flickr _MG_6983 by Luís Cardoso, no Flickr _MG_6986 by Luís Cardoso, no Flickr _MG_6987 by Luís Cardoso, no Flickr _MG_6988 by Luís Cardoso, no Flickr _MG_6992 by Luís Cardoso, no Flickr _MG_6994 by Luís Cardoso, no Flickr _MG_6996 by Luís Cardoso, no Flickr _MG_6997 by Luís Cardoso, no Flickr _MG_6998 by Luís Cardoso, no Flickr Cumprimentos Luís Cardoso
    5 points
  2. Dia 30 - 24 Jan Ontem dei a primeira poda em parte das plantas. Uma foto agora com o aquário todo plantado, só falta plantar um vaso com marsilea crenata pontualmente. Ainda não acertei bem com a câmara do tlm que é nova, mas dá para ver como está agora.
    2 points
  3. Um pequeno update, só para marcar o dia aqui no pasquim: finalmente chegou o ouro em grão para completar o substrato! Vamos ver se as flourish tabs funcionam mesmo assim tão bem, pelo preço deviam dizer "usar com parcimónia" em vez de "esgotadas ao fim de 3 meses".! Usei 10 tabs, parti algumas para pôr na montecarlo e nas fendas mais apertadas. Com isto encontrei 3 dos cinco neocaridinas que tinha dado por perdidos, todos bem gordinhos. Está um na pedra do meio, a espreitar no seu desfocar... Uns habitantes da casa para desanuviar, a loach já vem do primeiro aqua que fiz, uns 8 ou 9 anos atrás acho, já está amestrada :-)
    2 points
  4. Buenas! Meu chamo Ritiele, sou de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Tenho 25 anos e sou mais uma viciada neste mundo dos aquários. Tive um de 45l uns anos atrás, teve diversos peixes, teve betta convivendo pacificamente até com filhotes de molinésia....era meu xodó! Nunca mais encontro betta como aquele heheh Pois bem, estou voltando a montar aquário e agora tenho um de 20l, com elodéas e uma outra q não lembro o nome. Tem 4 otocinclus (popular limpa vidro) e 1 Betta explêndido amarelo! E quero montar em breve um de camarão, pois acho eles fantásticos! E quero outro com Guppys, pois são bem ativos e lindos!
    2 points
  5. Title: The Twins Connection Setup date: 30-11-2019 Aquario: diy 60x40x40 - 96l Iluminação: chihiros a601plus, 8horas de fotoperiodo Filtro: Fluval 407(com fluval biomax, sera siporax e Seachem matrix) + eheim skim 350 CO2: garrafa de 2kg com NEO Co2 Difuser Medium Fertilização: seachem Temperatura: 22° Hardscape: xisto da lousã e spider wood Substrato: jbl manado + tropica nutrition capsules + flourish tabs Fauna: rodostomos, cories, loach, sae, barbo tigre e cardina davidi algures num cantito Flora:hygrophila polisperma, montecarlo, rotala macrandra, rotala rotundifolia, musgo de java, anubia nana, juncus repens, althernanthera reineckii mini, pogostemon stellatus rubra, ludwigia glandiosa, cryptocoryne petecki Depois de uma longa ausëncia, na qual o meu aqua anterior, rough2start, entrou numa acentuada decadência, eis-me de volta! com o mesmo tanque, a mesma habilidade, mas renovada vontade :-) A bga era tanta que a maria todos os dias me chateava com o cheiro a pântano, por isso decidi enterrá-la cheio de esperteza saloia, pelo menos serviu de incentivo para mudar o rumo enquanto o led não chegava. Os chamados males-que-vêm-por-bem! Procurar umas pedras talvez esquecidas nos vasos, com os gémeos não sobra tempo para mais, juntar as plantas que ainda sobreviviam e um bocado de adubo e voila, aquário novo! Osproblemas é que eram antigos, passados uns dias estava assim: A bga a subir pelas paredes, o co2 acabou entretanto e foi o desastre total. Por esta altura era bga a cobrir o cartão das limpezas a cada passagem, mil vezes pior que na foto, devo ter estado a limpar no dia anterior... que nojo :-p O skimmer chegou entretanto e, por sorte, tirei uma foto para a posteridade eheh Depois de alguns mal entendidos lá chegou o led, fora com as cangalhices, século xxi aqui vamos nós! Com o skimmer, o led e potássio as coisas começaram a melhorar um bocadinho, já se via a bba por baixo das cianos :-) Como não desmontei o aqua, só acrescentei manado e xistos, fiz uma grande bagunça, envelheci dez anos com tudo a flutuar, que pesadelo só de lembrar... Com os nitratos já a ficarem num nível aceitável depois de terem andado nas núvens, era altura de tentar umas plantitas para testar o led, umas rotalas, montecarlo e juncus repens. Ficou assim alguns dias depois, já com a bga a trepar, mas muito mais devagar. Por fim as plantas viviam mas pouco cresciam, ao contrário da bga, sempre a aparecer em todos os cantos. Tive que voltar aos testes, tirar manualmente sempre que tinha paciência, manter rotina nos ferts e nas tpas sobretudo. E dar menos comida aos bichos :-p Melhorou bastante mas a bga sempre à espreita, qualquer coisa e la vinha ela outra vez com mais força... e a senhora sempre a queixar-se do cheiro! Continua... ainda só vamos no natal :-) P.s.: o escuro nas pedras, anúbias e outras não era falta de luz
    1 point
  6. Ok, finalmente consegui agarrar a dita cuja Fica a dica com as luzes apagadas ela fica substancialmente mais activa e como é meio trapalhona a nadar é fácil apanhá-la.
    1 point
  7. Hoje passei na loja e não resisti, lá trouxe umas plantas. Fogem ao que tinha pensado mas era o que havia: uma alternanthera reineckii mini e uma pogostemon stellatus rubra para o fundo/meio e uma ludwigia glandiosa para o centro esquerda. Gostei muito desta última no socalco,embora não tivesse grandes esperanças. As primeiras são muito grandes mas espero que melhorem com as podas... Com estas novas plantas vermelhas aumentei a intensidade da chihiros para o nível 6, as plantas antigas já pediam mais luz, mas não sei se o aqua aguenta, vamos ver e fazer figas! Como bónus encontrei um camarão gordinho quando já os considerava extintos, surgido de uma fenda escura enquanto lá tentava enfiar um pé de ludwigia. São mesmo matreiros :-)
    1 point
  8. Hoje foi dia de manutenção, vidros quase sem filme, água sem cheiros, tudo sobre rodas.:-) aproveitei para dar umas tesouradas, mas ficoumeio descabelado, é mais fácil nos videos... Ontem à noite, 4 dias depois do blackout estava assim. As plantas parecem mais viçosas e crescer mais, mesmo com menos intensidade na luz. Ainda se vê muito alguedo, mas menos. As hygrophilas gostam mesmo de ferts, já verdinhas. A montecarlo já vai mostrando umas bracitas novas. Estou a pensar pôr staugorine repens nestes socalcos, umas heteranthera zoosterfolia mais no meio ao lado das anúbias, para ver se consigo topar as necessidades sem fazee testes à água... Vista geral do tanque, nada mal para 4 dias sem limpar :-) Como curiosidade ficam os resultados dos testes desde que meti mãos à obra em novembro. Água a melhorar, tanque mais bonito e viçoso, tudo é possível com paciência e disciplina... Resultados antes tpa 30nov- no3 >25ppm. Po4 <1ppm. -antes da tpa os nitratos batiam nos 50ppm 14dez- no3 -25ppm. Po4 - 0,5ppm. -alguma coisa mal, os nitratos sempre em altas 27dez- no3 -10ppm. Po4 -0,1ppm - comecei a fertilizar com fosfatos e potassio, e os resultados sao condizentes, com os 2 valores a baixarem significativamente 11jan- blackout de 3 dias 15jan- no3 <10ppm. Po4 <0.5. - valores já razoáveis para o que estava. Com a nova dose os fosfatos já começaram a subir. Também comecei a dar excell diarimente esta semana 18jan- no3 <10ppm po4 -0,5ppm antes da tpa. Acho que tb vou ter que começar a dar nitratos, quem diria?
    1 point