Classificação

  1. João Cardoso (Kadoxu)

    João Cardoso (Kadoxu)

    Registo Particular de Lojista


    • Points

      7

    • #Conteúdo

      1398


  2. Tozé Nunes

    Tozé Nunes

    Administrador


    • Points

      2

    • #Conteúdo

      7803


  3. brunofasoares

    • Points

      2

    • #Conteúdo

      1938


  4. ismael_figueira

    ismael_figueira

    Moderador GERAL


    • Points

      2

    • #Conteúdo

      1256


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 11/14/19 Em todas as areas

  1. Algumas dicas: Não precisavas de tapar o substrato fértil Usa um pouco menos de água. Se o solo estiver demasiado molhado, podes vir a ter problemas com bolores e coisas do género. Não é preciso veres água, basta o solo estar húmido. Idealmente deves ter o recipiente com o solo com buracos pequenos no fundo e dentro de outro recipiente maior com água. Isto promove um ambiente mais húmido não encharcando o solo completamente. Podes adicionar um buraquinho na tampa para deixar oxigénio entrar. Se quiseres crescimento mais rápido, coloca uma daquelas mantas de aquecimento que se usa para répteis por baixo do recipiente. Eu usei propagadores com fundo aquecido, com restos de ADA Amazónia que tinha retirado de um aquário:
    3 points
  2. Ora bem, chegou a altura de fechar este capitulo! Mais grave disto tudo foi a falta de actualizações do tópico, associado a uma série de mudanças na rotina diária cá em casa acabei por descorar esta parte... Apesar de tudo esta montagem esteve viva até à uns dias, mas como tudo na vida, chegou o seu fim. Mais um ciclo de aprendizagem e aprimoração de detalhes que me enriqueceu enquanto aquascaper. Este aquário foi evoluindo com os tempos e acabei por lhe dar alguma liberdade no crescimento das plantas, sendo que mais tarde acabei por adicionar mais algum hardscape visto que o inicial tinha sido consumido pela flora. A meu ver melhorou substancialmente, pois com um maior volume de plantas acabou por ser mais impactante e visualmente mais agradável. Como não poderia deixar de ser este aquário foi submetido a concurso, ainda falta saber os resultados de alguns, até agora o único onde soube a classificação foi no IIAC, um prazeroso 113º lugar, dos restantes somente saíram resultados referentes ao top 100 pelo que fiquei incógnito, nomeadamente no CIPS e RFLAC. Deixo-vos então a foto final submetida a concurso Abraço
    2 points
  3. Olá a todos! De momento ainda estou a viver no Reino Unido, portanto para já ainda só tenho os meus planos iniciais do meu primeiro lago para mostrar e pode levar algum tempo até começar a pôr as mãos á obra. Facto engraçado sobre esta construção, o jardim é no primeiro andar da casa... vai ser giro andar com o equipamento, ferramentas, pedra, etc para cima e para baixo, assim como tirar o solo dali se for preciso! A ideia é construir um Lago ao estilo Americano, inspirado pelos métodos da Aquascape Inc, para ter algumas Kois em Portugal. Básicamente, o lago ao estilo Americano, é construído com tela EPDM que depois é coberta com pedra/rocha e gravilha, utiliza um skimmer onde fica a bomba de água, e o filtro biológico fica na cascata. Qualquer coisa assim: Além disto tudo, quero fazer um filtro tipo pântano (wetland filter) incorporado no lago. Consegui comprar alguns produtos da Aquascape no Reino Unido para levar comigo para Portugal, mas infelizmente os preços da maioria dos produtos deles têm preços proibitivos, portanto vou ter que dar asas á imaginação e ser eu a construir quase tudo. Ainda assim comprei alguns Aquablox, simplesmente por não encontrar nada parecido, assim como uma Powerhead. Skimmer: Filtro BioFalls: AquaBlox: O skimmer e o filtro vou tentar construir a partir de caixotes do lixo. Para o filtro wetland, já tenho os AquaBlox e vou tentar fazer o resto com tubos de drenagem subterrânea. O plano para o filtro wetland é este. Em cima dos AquaBlox, há 3 camadas de pedras e gravilha de tamanhos diferentes: Já o lago, vai ter uma área de cerca de 3x3.5m e 1.2m de profundidade máxima. Este é o desenho inicial para o jardim: Vermelho - Skimmer Amarelo - Filtro e cascata Roxo - filtro Wetland Desejem-me sorte!
    1 point
  4. Depois de longa luta contra as malvadas algas, o aquário acabou por sofrer um radical rescape à minha moda trapalhona.. o objectivo agora é aprender mais e melhorar os conhecimentos sobre o controlo de algas... Quando o conseguir é desmontar e tentar fazer algo com o mínimo de estética... Perguntas para os experts.. para um 60*40*40, qué fauna de limpeza recomendam? Obrigado desde já. Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk
    1 point
  5. Também gosto, mas tenho perfeita noção que se pendurasse uma calha no tecto, muito possivelmente alguém também iria terminar pendurado no tecto... pelo pescoço...
    1 point
  6. E eu fica grato que também estejas a seguir o tópico. Gostava que mais membros se juntassem, mesmo pelo gozo de ter mais opiniões TUGAS. O outro tópico no Reef2Reef não tenho estado a postar muito porque não obtive muitas respostas. Talvez ainda actualize hoje.
    1 point
  7. Vocês não adivinham o prazer que me dá ver pelo menos 3 membros a participar num topico de agua salgada! Como não tenho mais nada a dizer de útil deixo aqui uma imagem relacionada com agua salgada 😜 Desculpem o offtopic, façam o favor de continuar a participar! 😁
    1 point
  8. O Ciclo do Azoto, depende muito básicamente de uma cultura de bactérias benéficas, que, na sua maioria, se reproduzem e habitam nas matérias filtrantes do filtro. Também vai ter bactérias a habitar noutras superfícies do aquário (substrato, plantas, vidros, etc) mas em muito menor quantidade e raramente em número suficiente para manter um aquário saudável. As bactérias vão-se manter nas matérias filtrantes do filtro, por isso, desde que o filtro não fique parado durante muito tempo (menos de 30 minutos), o aquário em que for utilizado está á partida ciclado. No entanto se for colocado num aquário com uma carga biológica muito diferente (com muito mais animais) pode não ter bactérias suficientes para completar o ciclo do azoto com a eficiência necessária. O aquário de onde retira o filtro pode precisar de ciclar novamente, se não tiver outro filtro que tenha estado a funcionar algumas semanas em simultâneo com o filtro que vai retirar.
    1 point
  9. Ok pelos vistos estava a fazer uma grande confusão pensei que tivesses filtro no de 15L e não tivesses no de 30L. Sendo assim, para mexer no substrato no de 30L, e se for uma alteração rápida, eu fazia o seguinte, tirava as plantas e decorações, desligava o filtro, mexia no substrato e depois se a água ficar muito suja fazia uma TPA e ligava o filtro, se não ficar muito suja voltava a ligar o filtro sem precisar de fazer TPA antes, em ambos os casos depois da alteração deves ficar atenta e ir limpando a lã filtrante porque será a responsável por limpar essa poeira que irás ver na coluna de água. Se por acaso a alteração ainda demorar algum tempo eu fazia tudo com o filtro a trabalhar, vai mexendo no substrato devagarinho para não levantar muita poeira(se mexeres com jeitinho isso mal levanta poeira).
    1 point
  10. Com uma tesoura afiada cortas o tapete na área a intervencionar! Levantas com jeitinho e acrescentas o solo no local e depois colocas o tapete por cima. Se ele quiser levantar (óbvio 😁) metes umas pedritas por cima a segurar!!! Ou então separas o tapete em molhinhos e replantas novamente!
    1 point
  11. Por norma os Zoas são pacíficos. Para as fotos, o que precisas é de uma lente amarela ou côr-de-laranja. Eu tinha estas para tirar fotos com o telemóvel (não faço ideia do que isto possa custar em Portugal).
    1 point
  12. Este aquário vai ser atacado por aqueles dois tripods do Guerra dos Mundos no topo.. podes dizer adeus a toda a vida aqui dentro ⚡⚡ Isto está a ficar jeitoso sim sr! O caminho (se é mesmo um caminho) está a ficar escondido com as plantas.
    1 point
  13. 😂😂😂 Tenho de pensar nisso então , com a montagem do meu Aqua aí a chegar e tenho 2 gatas e vem a caminho a terceira 😏 Desde já te digo Tozé , que foto fantástica , edição 👌😍🤤 Terei de pensar numa solução destas xD ou meter uma cerca elétrica a volta 😂😂 mesmo a divisão (sala) onde vai ficar o aqua entre outras só serem abertas quando estamos em casa. Mas mesmo assim tenho algum receito de a calha cair , vi a dias um vídeo da greenaqua a plantar e sem querer deu lhe um toque e virou lá dentro da água 😅 Pois agora é tudo De volta da defesa dos animais, coisa que até concordo , mas também ja repreendi as minhas , nunca lhes dei porrada a sério , não , mas também tem de saber os limites e o que não fazer 😏. Boa solução encontrada relação aos caracóis hehehe se não guardas para o verão e fazes um petisco para a malta 😅🤣
    1 point
  14. Então na 6ª feira lá fomos novamente à Zanclus à procura de umas Astraeas e como tinham 2 já grandinhas, aqui estão elas. Postas na areia (no caso em cima de algas) a comer tantas algas pelo caminho que até deixaram rastos. Têm estado a maior parte do tempo nas rochas e vidro traseiro, por vezes no chão a deixar mais "vestigios" da sua passagem. Os corais estão bem, e no dia que fui buscar as Astraeas, trouxe um GSP. Ainda estou a pensar onde realmente vai ficar... decisões. Na rocha pequena do meio, vão ficar alguns Zoanthus. Para já tenho um em vista. Um vizinho tem um para venda e hoje vou lá ver como está. A principio será o primeiro de alguns que quero colocar nesta rocha. Uma pequena ilha, mas já percebi que não vai dar para colocar muitos, talvez 2 ou 3. Os Zoanthus não se atacam uns aos outros, certo? E ficam umas fotos da praxe. Já apliquei um filtro de azuis do telemóvel, mas como só vai até aos 7000k, acaba sempre por se notar muito azul. Sempre ficam melhor que algumas que já tirei.
    1 point
  15. Concordo com as respostas deles. Parece-me um setup bom para começar. Eu comecei com um aquário de 60L (com um filtro sump de 40L) e correu bastante bem. O meu conselho no futuro é montares um sistema com filtro sump para não teres tanto equipamento á vista dentro do aquário. Tens kits de teste para testar água salgada? O essencial para água saldada na minha opinião é: KH Amónia Nitritos Nitratos Ph Fosfatos Quanto ao hardscape, aconselho simplicidade, sem muita rocha empilhada, e de preferência sem ficar apoiado nas paredes do aquário para facilitar a manutenção. Falta-me dizer, que para misturar sal na água é bom ter um balde grande, um termostáto para manter a água á temperatura ideal e uma bomba de água para manter a água do balde em movimento para não haver sedimentação do sal.
    1 point
  16. Boas Henrique Sempre podes cortar algumas folhas das Anubias e das Bucephalandras que estejam mais afectadas com as algas,não vai afectar em nada as plantas,antes pelo contrario vais puxar por elas,e não tarda que rebentem novas folhas. Saudações
    1 point
  17. Acho que essa imagem ficou como principal nos primeiros passos porque aparece-me na assintaura do meu tópico. Assim parece que é o meu . Como consigo alterar?
    0 points