Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation since 02/25/2019 in all areas

  1. 7 points
    Boas pessoal! Começo aqui o meu primeiro post neste grande fórum com uma nova montagem. Pretendo fazer um pequeno diário com toda a evolução do meu aquário de 80x40x40 e partilhar com toda a gente. O objectivo desta montagem era experimentar plantas que eu nunca tinha usado, e aprender como elas se comportam dentro do aquário, mas sempre seguindo a temática do Nature Aquarium e fazer algo apelativo, o que pode ser um pouco difícil porque não sei como as plantas se vão comportar mas é aí que está o desafio. Data de Montagem: 01/03/2019 Aquário: 80x40x40 Iluminação: FTB led light 90 Filtragem: EHEIM Professionel 4+ 250 CO2: Pressurizado com Difusor NEO Large Hardscape: Na parte do hardscape usei Seiryu stone e Ent Wood (não tenho a certeza se é este o tipo de madeira). Tinha apenas uma ideia de fazer um layout concavo, com umas peças de madeira dominantes, mas que não ficasse muito confuso ao olhar, para que as plantas também pudessem saltar à vista. Substrato: Em relação ao substrato, usei gravilha de lava rock (3kg) para criar alguma altura na parte de trás, depois usei substrato fértil da Tropica (2.5L) por cima da gravilha depois usei um saco de Amazonia soil da Ada (9L) e por cima um saco de soil da Tropica (9L). Para completar meti uma camada muito fina de substrato powder também da Tropica. Pode parecer um pouco exagerado, mas eu gosto de começar com um bom soil carregado de nutrientes porque assim não tenho que fertilizar tanto. O importante é fazer grandes TPA’s nas primeiras semanas. Fertilização: Green Brighty Neutral K e Green Brighty Mineral Flora: É aqui na parte das plantas que tá o desafio maior. Como referi acima, a maior parte das plantas que usei nesta montagem são novidade para mim. Background: Heteranthera zosterifolia, Nesaea crassicaulis, Limnophila hippuridoides, Pogostemon erectus, Rotala ‘Green’. No background já usei a Rotala ‘Green’ e a Pogostemon erectus, as outras 3 nunca usei e apenas vi a Limnophila hippuridoides num aquário ao vivo. Middleground: Bolbitis heudelotii, Anubias ‘Petite’, Cryptocoryne albida ‘Brown’, Cryptocoryne wendtii ‘Green’. Nesta zona já tinha usado as Anubias ‘Petite’ e a Cryptocoryne wendtii ‘Green’. Foreground: Glossostigma elatinoides, Bacopa ‘Compact’. A Glossostigma elatinoides é a planta que me falta experimentar das mais comuns usadas para tapete. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Seguem agora umas fotos e um pequeno vídeo do processo de montagem e plantação: Hardscape concluído: Aquário plantado e cheio: Passado 5 dias, já se nota crescimento em todas as plantas: Vídeo da montagem do hardscape: A parte da plantação vai sair em breve! Espero que gostem e se tiverem alguma pergunta ou algo a acrescentar comentem!
  2. 5 points
    Por aqui as coisas vão andando na normalidade, apesar de que o aquário se ressentiu um pouco por causa das viagens para a pet! O que importa é que já voltou ao ritmo habitual 😉 Não o podava desde a exposição e isto já estava um mato completo, por isso toca a dar uso às tesouras! Tive um boom de cyanobactérias, localizado no tapete de montecarlo, não fiz nenhum tratamento, a única coisa que vou fazendo é aspirar as zonas afectadas sem muita agitação de modo a remover o máximo de partículas desta gosma! Enquanto isso as plantas continuam com bom aspecto, tanto dentro como fora de água! Destaco a Ludwigia sp. mini super red com este tom vermelho intenso, é de facto uma planta excelente para apontamentos de cor, desde que mantida o mais pequena possível! Deixo também umas fotos dos vivos que por aqui andam. E por fim este é o estado depois da manutenção. Bem haja Bom fim de semana!
  3. 4 points
    Boas a todos! Gostaria de apresentar o meu aquascape de 60x34x35 cm! É ainda o único scape que mantenho em casa (por falta de espaço principalmente) e foi o aquário que me lançou na aquariofilia (lembro-me apenas vagamente do meu irmão ter uns aquários de guppys quando era muito novo...). Está a trabalhar desde 2016 sem interrupções, mas viu imensas alterações de layout, de equipamento e foi evoluindo de acordo com o meu conhecimento da aquariofilia e noções de aquascaping. O vidro em si não é nada de especial, foi comprado numa Agriloja nesse ano, em kit com umas luzes terríveis e um filtro interno que claramente não servia para esta litragem. No entanto, tem estado fortissimo até hoje, nunca tive problemas de fugas nem nada do género e apesar de há tempos para cá me irritar um pouco o silicone preto ou o rodapé, hoje em dia olho para ele com algum carinho precisamente por ter sido (e continuar a ser) o aquário onde aprendi e vou aprendendo todos os dias. O aquascaping para mim é a forma mais bonita que encontrei de conciliar a minha formação (Biologia), com um hobby extremamente completo, e gostaria muito de poder utilizar esta arte como forma de consciencialização ambiental para as questões de conservação dos ambientes aquáticos, muito em linha com a "missão" do mestre Amano. Juntamente com o @JoaoCandeias.flow (que me ensinou 90% das coisas que sei hoje em relação ao aquascaping) criámos a nossa "marca", para poder então transformar um passatempo em algo profissional e com objectivos alargados. (Atenção, por favor não levem este post como tentativa de publicidade, apenas seria impossível não referir o flow. nesta história) Assim sendo tenho para vocês algumas fotos e um video do estado actual do aquário. Segue também a lista de equipamento: Aquário: 60x34x35 Iluminação: MasWas 60cm Filtragem: Hydor Prime 20 CO2: Pressurizado com difusor inline JBL ProFlora Direct Hardscape: Xistos colectados por mim, e Red Moor Wood Substrato: Aquario Neo Soil Plant Fertilização: Tropica Specialized e Premium Flora: Background: Heteranthera zosterifolia; Pogostemon erectus; Nesaea crassicaulis; Eleocharis acicularis mini Middleground: Anubias (variados tamanhos); Bolbitis heudelotii; Hygrophila pinnatifida; Proserpinaca palustris 'cuba'; Cryptocoryne sp.; Bucephalandra Wavy Leaf, Brownie e Green; Taxiphyllum barbieri; Nymphaea lotus. Foreground: Pogostemon helferi; Cryptocoryne albida ‘Brown’; Micranthemum "Monte Carlo"; Lilaeopsis brasiliensis; Fauna: Um casal de Puntius titteya (Barbo Cherry); 5 Aplocheilichthys normani (Lamp Eye); 3 Hyphessobrycon bentosi; 6 Corydoras sterbai; 1 Rineloricaria sp. (Red Lizard Whiptail Catfish); 3 Ancistrus sp. Alguns Caridina multidentata e Neocaridina "Blue Dream" Video: Fotos: Espero que gostem!
  4. 4 points
    Boas pessoal Vamos la atualizar isto. Aqui ficam umas fotinhas para verem como es encontra o menino 😃 De momento parece-me tudo ok. Fertilização ok, luz ok, o co2 voltei ao atomizador para lhe dar outra chance. se em 1 semana nao tiver os resultados que quero mudo mesmo para o difusor e nao mexo mais. Claro que tenho uns verdes aqui outros ali mas nada demais. Hoje TPA com poda com replantação de algumas plantas. Para a semana é limpeza do filtro ( os tubos estao limpos entao nao vou mexer) Vou tentar puxar ao maximo o que conseguir para depois tentar tirar uma melhor foto. Nas plantas caule comecei a dar forma entao vamos ver quando crescer para ver se consigo dar aquela forma redonda a seguir a pedra grande da frente. Decidi tirar as fotos sem nenhum equipamento, nao sou nenhum profissional mas dá para ver bem como está a ficar, acho =D. Bom vamos la as fotos que o que a malta quer é isso =D O que acham? Grande abraço
  5. 4 points
  6. 4 points
    O Rookie tem evoluído bem, desde a PETFIL... Coloquei umas pastilhas de fertilizante no substrato, em Janeiro, e desde então nunca mais voltei a fertilizar. As plantas apresentam saúde e têm crescido bastante bem. Apenas faço uma TPA semanal de 40% e o CO2 continua a ser caseiro (em breve pretendo comprar um kit de CO2 com redutor duplo, para usar no Rookie e no Margem Sul). Entretanto mudei a calha de iluminação para uma Twinstar RGB, e a do desafio passou para o dry start do Margem Sul, que não tem plantas encarnadas. Noto finalmente a Rotala rotundifolia a alaranjar um pouco e a Ludwigia ganhou uma cor ainda mais bonita e intensa. Já o tapete de Monte Carlo está com uma vida como nunca teve, e está a invadir o "inspirador" caminho de areias encarnadas. Por fim, as Boraras agora têm a companhia de um Betta que a minha irmã abandonou à porta da minha casa, e que o Rookie adoptou de braços abertos. Para a semana tenho que podar as plantas e lavar o filtro, e nessa altura a ver se tiro umas fotos. Agora deixo-vos apenas uma foto dos vizinhos do Rookie, que acho que nunca vos mostrei: À esquerda o Rookie, depois o Margem Sul que continua em dry start (pelo menos mais 15 dias), seguido por uma caixa com Taninos (para reduzir o pH da sala, e afastar qualquer tipo de doença indesejada), e à direita o aquário do meu pai, onde ele vai brincando aos camarões!
  7. 4 points
    Temos um pequeno vídeo para vossa apreciação, espero que gostem. Obrigado ao Bruno Carvalho por ter filmado e cedido as imagens e ao Ismael pela edição.
  8. 4 points
    Olá a todos, Sou bióloga, investigadora do MARE-ISPA e coordenadora do Projeto Peixes Nativos (www.peixesnativos.pt). Trabalho há mais de 17 anos em genética e conservação de peixes de água doce mas a minha experiência em aquariofilia é limitada aos trabalhos de investigação que tenho em curso e, em casa, a um pequeno aquário de guppies. Estou disponível para trocar informações sobre peixes dos rios portugueses - não podem ser mantidos em cativeiro (excepto nos casos devidamente licenciados) mas é importante conhecê-los para perceber de que forma a sua sobrevivência é afectada pela introdução (inadvertida ou intencional) de espécies exóticas nos nossos rios. Cumprimentos, Carla
  9. 4 points
    Apenas um relembrar como param as modas. Sem grandes novidades a n ser tesouradas periódicas, senão o verde toma conta de tudo
  10. 4 points
    Dia 68 - 28 de Fevereiro Rescape completo ontem, foto geral tirada à bocado. Vai haver quem goste, quem não goste, mas.... Aceitam-se críticas, e sugestões, já que por aqui anda tudo muito calado.
  11. 4 points
    Este aquário continua activo e sofreu uma grande poda esta semana. De resto a pinnatifida deu um pulo enorme e ando agora a tentar moldar para que não tome conta do aquário todo! 😀 Em relação á fauna grandes alterações, decidi passar a maior parte da fauna existente para outro aquário ficando apenas os ottocinclus, as neritinas e um dos SAE (por enquanto) tendo entrado finalmente os camarões, composto por duas colónias de caridinas : ykk e calceo! Vamos ver o que da junção das duas variantes vai sair, estou bastante curioso!
  12. 3 points
    Boas! Venho apresentar o meu primeiro projecto de aquariofilia. Nunca tive nenhum aquário, acho que cheguei a ter uns cágados há muitos, muito anos atrás... Setup – Aquário de água Doce Rocky's 23/02/2019 60 cm x 30 cm x 40 cm 3.1. 72 Litros/ 50 Litros (mais coisa menos coisa) 4.1. Filtro Eheim Classic 350 com Lilly Pipes 4.2. Termostato Sicce Scuba 100W 4.3. Chihiros A-Series 5730 LED Lamp. 12-39 W light 4.4. Sistema de CO2 – Não tem. 5.1. Substrato fértil - JBL proflora aquabasis plus 1,5 litros 5.2. Substrato inerte – JBL Manado 5 Litros/ Areia de sílica – 2,5 Kilos 5.3. Hardscape – 10/15 Kg pedra (Basalto penso eu – foi apanhada na serra de Sintra); 0,7 Kg Red moor. Fertilizantes – Fertilizante Líquido Tropica (verde) Fauna: . 4 Otocinlus Affinis . 6 Caridinas japonicas . 5 Néons Plantas: . Marsilea Hirsuta (in vitro) . Marsilea Angustifolia (Vaso) . Staurogyne repens (In vitro) . Anubia nana . Eleocharis acicularis . Eleocharis Parvula . Lysimachia nummularia . Rotala rotundifolia . Ludwigia sp. mini super red . Ludwigia glandiosa . Taxiphyllum Barbieri . Taxiphyllum Sp flame . Vesicularia creeping moss . Lilaeopsis novae-zelandia . Lilaeopsis brasilliensis (in vitro) . Bacopa Amplexicaulis . Bacopa compact . Cryptocoryne Wendtii brown . Helanthium tenellum green (in vitro) . Helanthium quadricostatus Observações - Chegar aqui . Há uns anos trabalhei no Oceanário de Lisboa, e passei várias horas por dia na exposição de um senhor chamado Takashi Amano. Aquela sala era impressionante. O ambiente, o espaço, a vida, o desenvolvimento ao longo dos dias, enfim qualquer elogio ou descrição fica aquém do que realmente ali se passava. Foi a primeira vez que tomei verdadeiramente contacto com o mundo da aquariofilia, o bichinho ficou por cá e depois de ter visto um amigo a construir um aquário, essa ideia foi crescendo até que um dia (enquanto via o SpongeBob com o meu filhote) ocorreu-me “e porque não fazer um ?”. E assim foi. 1º contacto . Garantidamente o tipo/projecto de aquário que tinha em mente nessa altura é completamente diferente do actual. . Primeira abordagem, arranjar um aquário baratucho (de preferência em segunda mão) e meter lá uns peixes, e mais umas coisas. Errado. Ainda cheguei a visitar uma loja (depois de uma curta, curta pesquisa), era uma daquelas lojas que mais parecia um supermercado de peixes, com tudo atafulhado, que tanto podia vender peixes como legumes. Tive a felicidade de não me apressar e de não comprar nada. . Nesta altura já começava a perceber que o investimento tinha que ser bastante superior ao que tinha inicialmente idealizado, e que sobretudo tinha de ler e ver muito mais coisas antes de começar a comprar coisas. Início do projecto . Encontrei uma loja completamente diferente da primeira. Organizada, com aquários plantados e de água salgada brutais, com acompanhamento 5 estrelas. Depois de uma primeira conversa, e de uns dias a ponderar, aquário encomendado. Nesta altura deixei de lado também uma ideia que fui ganhando (e acho que é generalizado para quem está a começar) de comprar um Kit logo completo. . Com um projecto minimamente estruturado,e depois de fazer os orçamentos necessários, percebi que tinha de ser uma coisa feita necessariamente a médio prazo. Fui (e ainda estou a fazê-lo) juntando o material para a construção do aquário, sem pressas. Tipo de aquário Plantado, sem dúvida. A idealização foi evoluindo à medida que ia pesquisando e vendo outros aquários, mas queria sobretudo que o meu aquário espelhasse uma pequena parte de uma paisagem, que juntasse para além dos peixes, as rochas, os troncos e flora, muita flora. A ideia para já é ter um aquário com plantas de fácil manutenção, que não precisem de muito CO2 ou iluminação. Sendo que mais para a frente, está nos planos pensar em adquirir um sistema de CO2. Hardscape/Lyout A minha ideia inicial era não gastar dinheiro no hardscape, e ser eu a apanhar elementos para a decoração. Fiz isso com as pedras, processo que para além de me pôr a dar umas valentes passeatas me fez literalmente por as mãos na massa. Primeiro foi procurar pedras aqui próximo, na serra de Carnaxide. Eram muito argilosas, muitas delas apesar de não revelarem com o teste do limão, eram calcárias, pois faziam subir e muito o PH da água. Fui aproveitando estas pedras para ir treinando e experimentando alguns layouts. Simultaneamente foi fazendo uns esboços do tipo de Layout que pretendia. Depois de ter lido algumas sugestões aqui no fórum, aventurei-me para a serra de Sintra em busca de granito. Acabei por sair de lá (das duas vezes que lá fui) carregado com vários quilos de pedra (que me parece Basalto, mas não tenho a certeza). Cá em casa já pensavam que não andava bem da mona, a carregar “calhaus” de um lado para o outro.. Voltei a fazer os testes, tudo certo. Fervura, limpeza, escova, e treinar o Layout. Tudo certo. Material pronto, é tempo de colocar no aquário. Para já o Layout ficou assim. Estou à espera de receber a calha de iluminação, e portanto até lá vou planificar que tipo de plantas colocar. Tenho procurado sobretudo através do site da Tropica, pois tem exemplos concretos e é uma ajuda, mas deixem algumas dicas, principalmente para plantas de fácil manutenção (pouca Luz, pouco C02). Sei que a maioria planifica o aquário como um todo logo de inicio, sobretudo tendo em conta os peixes que querem colocar, mas eu preferi fazer assim, criar o meio e depois inserir a fauna que melhor se aplique. Já tenho algumas ideias para a distribuição das plantas, mais para a frente e depois de trocar algumas opiniões coloco aqui um esboço. Sei que a fotografia é muito fraquinha, mas o material não é grande coisa e o fotógrafo também não ajuda. Estou confiante que quando chegar a calha a coisa melhora. Por fim, deixar uma referência ao fórum pela ajuda incrível que possibilitou. Informação variada, compilada, várias experiências e dúvidas colocadas. Muito importante para quem está a começar. Abraço João
  13. 3 points
    Dia 85 - 17 de Março Por aqui o tempo é muito escasso... Mas vamos lá actualizar o tópico. Retirei um pouco de mote carlo a zona central e acrescentei mais um pouco de reineckii. Uma foto um pouco manhosa mas dá para perceber. Isto foi na passada semana. Hoje foi dia de poda geral, inclusive tapete, ficou um pouco amarelado em algumas partes mas depois vai ao lugar, pelo menos é o que dizem vocês. Depois as moitas lá trás que já deviam ter sido podadas a semana passada. A areia do caminho estava tão bonita, agora os amanos arranjaram maneira de dar outra cor, mas percebi donde vinha e coloquei lá uma pedritas a impedir o deslizamento de substrato. Era dali do meio, entre as pedras, espero que resulte, e desarrumem menos a casa. Depois a geral, estás podas assim drásticas dão - me cabo da cabeça, insegurança da minha parte e "noobisse", enfim, tá difícil mas estou a esforçar - me. Estás buces é que me desarmam, dão - se aqui muito bem, é mesmo lindo de se ver. Faz-se primavera e isso anima-me. A fauna parece-me animada... E pronto, assim vão andando as coisas.
  14. 3 points
    Finalmente cheio! La consegui arranjar uns pots, não foram todas as que queria mas ja tava cansado de olhar pro aquário vazio todos os dias de manha. Ao encher ainda tive uns deslizes, praia ficou cheia de substrato e ainda me descaiu algum substrato prá frente, é o que faz ser maçarico!!!
  15. 3 points
    Boas.. Ora então.. Antes de mais o meu nome é João..tenho 34 moro em Oeiras e sensivelmente à um ano montei o meu primeiro aquario. Desde essa altura que tenho vindo aqui buscar ajuda.. E deixo desde já um grande agradecimento a todos os que dispendem um bocadinho do seu tempo a partilhar conhecimentos. Espero um dia ter alguns para a troca também. Boas pescarias 😊
  16. 3 points
    Boas malta, No que toca aos comentários dos júris, é sempre bom ter alguém de “fora” a avaliar os nossos trabalhos! Conseguem ver coisas que nos passam despercebidas por tanto tempo que observamos a nossa criação, por isso é sempre benéfico este tipo de avaliações em que nos ajudam a ter uma percepção diferente e sermos nós próprios críticos do nosso trabalho! Considero importante este tipo de criticas sabendo à priori que o nosso trabalho é sempre imperfeito e que há sempre pontos a melhorar mesmo colocando de parte os aspetos mais técnicos que o aquascaping "exige". No meu caso concordo com o que foi dito, havia aspetos a melhorar e o brasileiro foi bastante específico nesse sentido, portanto nota 20 para os júris que perderam um bocadinho do seu tempo para que nos ajudem também a que conduzamos o nosso foco e a melhorar a cada montagem! Venham mais iniciativas destas, que por certo esta 1ª edição já foi um sucesso! Quanto ao vídeo, muito obrigado @Bruno R. Carvalho por teres disponibilizado as imagens que transmitem com realidade o que podemos observar com os nossos olhos no decorrer da Pet! Abraço
  17. 3 points
    Que alívio poder ler estes comentários. Quando pensei em fazer isso para o meu aquário não tive coragem de partilhar por medo que achassem que era de mais, um vício. A verdade é que uma pessoa quando gosta de uma coisa facilmente se liga a ela e quer o melhor e tenta cuidar o melhor possível. Afinal de contas investimos tanto dinheiro e tempo.
  18. 3 points
    - Preparativos - Flora - Aquário terminado Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk
  19. 3 points
    Boas Pedroboia Se tu dizes que estas com pouco tempo para fazeres a manutenção em um filtro externo,como tu estas muito enganado,vamos por partes, um filtro de mochila tens que fazer-lhe a manutenção semanal,alem de que para um aquário de 200l,vais também que fazer duas TPA,s por semana,logo aqui vais ter o dobro do tempo e trabalho,por outro lado com um filtro externo que te faça pelo menos 6x a tua litragem tu pelo menos ficas dois ou três meses se lhe mexer,só quando começas a ver que esta a perder força,ou limpas as mangueira,ou o filtro todo,então qual e o melhor filtro nesta perspectiva,ou externo ou mochila? Cumprimentos
  20. 3 points
    Segui o teu conselho e hoje fiz uma manutenção com poda radical para tentar redescobrir o hardscape deste layout. Acabei agora mesmo por isso ainda está um pouco turvo. Fiz poda, limpei as rochas com a escova de metal, usei um pouco de água oxigenada no musgo que tem lá bastante algas, a semana passada enganei-me ao dizer que eram filamentosas, a alga que tenho no musgo é claphodora. Comum em áreas que tem muita luz, pouca circulação e plantas que crescem lentamente e musgos. Foto do aquario acabada de tirar e com telele. Quando limpar tiro outra com mais cuidado. Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk
  21. 3 points
    Por causa de alguns infortúnios o nosso juíz Fabian Kussakawa não conseguiu mais cedo comentar os aquários do desafio. Mas quem é o Fabian? O Tri-campeão Brasileiro de Aquapaisagismo Fabian Kussakawa, está desde 2006 estudando sobre o fascinante mundo do aquapaisagismo. Ministrando palestras e workshops pelo Brasil. É também articulista de revistas do segmento de aquapaisagismo. Ultimamente se dedica mais a ser Juiz de concursos de aquapaisagismo tanto nacional e internacional. Alguns concursos onde foi juiz nacionais e internacionais de aquapaisagismo: AQUAJAYA 2018 (Indonésia - Concurso ao vivo de aquapaisagismo) CPAQ 2018 (Brasil - Concurso regional São Paulo de Aquapaisagismo) CAPA 2015 (França - Concurso Internacional Aquapaisagismo França) AAC 2015 (Tailandia - Concurso Internacional Aquapaisagismo Tailandia ) IBAC 2012 (Bulgaria - Concurso Internacional Bulgaria Aquapaisagismo) HAC 2012 (Hungria - Concurso Nacional Hungria Aquapaisagismo) AAC 2010 (Espanha - Concurso Internacional Aquapaisagismo Espanha) Principais colocações nacionais e internacionais em concursos de aquapaisagismo: Internacional: AGA (USA) 2018 7º (28l) IIAC (TAIwAN) 2015 18º AGA (USA) 2014 2º (28l) AGA (USA) 2014 6º (120 a 200l) IAPLC (Japão) 2014 88º ROAPLC(RUSSIA) 2012 28º AGA (USA) 2013 1º (60l) AGA (USA) 2013 3º (paludario) AGA (USA) 2011 2º (28l) AGA (USA) 2011 3º (60l) ASE (Europe) 2011 3º (nano) ASE (Europe) 2009 4º (nano) ASGAT (Spain) 2009 4º Nacional: CBAP (Brasil) 2015 10º (plantados) CBAP (Brasil) 2014 1º (nano) CBAP (Brasil) 2014 4º (plantados) CBAP (Brasil) 2013 3º (nano) CBAP (Brasil) 2012 1º (nano) CBAP (Brasil) 2011 5º (nano) CBAP (Brasil) 2010 1º (nano) CBAP (Brasil) 2009 6º (nano) CBAP (Brasil) 2008 3º (nano) Eis algumas das suas obras magníficas: Mas vamos aos comentários: Rhllor Aquario com triangulação bem marcante. Aquario muito bonito que poderia estar mais em realce camadas para gerar sombras principalmente no meio plano. Midori no hi Lindo Layout ilha com troncos que poderia estar mais delicados nas suas terminações. Plantas de carpete estão um pouco altas e poderia ter mais plantas de fundo. Overslept Aquario bem definido e com cores vibrantes. A ressalva fica por conta do uso das anubias que marcam o tamanho, Poderia ser anubias nana petit ou algo menor. Parabens pelo layout. Rookie Hardscape está bem marcante e aquario parece estar bem saudavel. As anubias poderiam ser menores para nao denunciar o tamanho do aquario. POderia ter mais camadas de transiçoes de fundo, esta em linha e apenas camadas laterais. Sugar vs Stevia Carpete poderia estar mais podado, também ter cuidado no uso de plantas verdes de contraste que confundem a definição da textura da planta. Hardscape poderia ser mais elaborado. Audeo Aquario com cores e contraste bem aplicado parabens. Somente tomar cuidado com plantas que fogem da escala desse tamanho de aquario. As anubias poderiam ser menores e staurogynes também. As plantas vermelhas do lado direito poderia ser outra planta , porque estão chamando muita atenção por nao estarem podadas e com volume correto. Penedo Furado Layout interessante mas falta mais maturação das plantas. Vote em mim O uso das bolbitis poderia ser a mini ou outra planta menor que comporte nesse aquario. Peças de troncos muito boas. O Zezinando foi as amoras Interessante o contraste de cores e sombras. POrem faltou um acabamento na parte frontal do aquario poderia ser usado cacos da mesma rocha e uma poda de definição. A pathway to China O ponto focal desse aquario está quase no centro. Poderia estar mais a direita. O uso excessivo do relevo nao favoreceu muito devido a altura do carpete, dessa forma perde-se area para compor o layout. Ephemeris Muito boa a composição de textura da flora. Posicionamento de tronco interessante podendo ter mais peças de escalas diferente s de tamanho. Pinattifidias deveriam estar menores com mais podadas. Entretanto é um aquario bem executado. Parabéns.
  22. 3 points
    Bem, entretanto o aquário já sofreu uns upgrades, está agora com uma Twinstar 600S, mais adequada a profundidade do aquário "45cm" É uma calha com mais intensidade, 45w em vez dos 32w que tem a outra, e com 3100lumens, e têm mais tons vermelhos e verdes, que realça as plantas e não só. Pus também uns lily pipes em inox, porque gosto do aspecto, mais isso que outra coisa. No domingo passado sofreu a 1a poda, e comecei a fertilizar com Seachem flourish.
  23. 3 points
    Deixo aqui uma foto mais recente. O aquario em causa está em completa transformação pois não me encontrava satisfeito com o setup anterior. Neste momento está assim: IMG_4293 by Luís Cardoso, no Flickr Neste setup usei perto de um saco de 8l de neo soil.
  24. 2 points
    Bem, este aquário não é nada fácil, devia fazer um rescape mas vou aguentar u s tempos a ver o que dá, neste momento não tenho vagar para mais. Mudei de termostato, era um que estava encostado um pouco mais discreto que o segundo. Adicionei um JBL 900 cristal profi que tinha aqui parado, os inflows/outflows deste filtro são muito grandes e desporporcionais para o tamanho do aquário, daí usei uns que tinha aqui de um eheim 2113 que tinha aqui também parado, e coloquei os tubos verdes do eheim. Tive de cortar com uma serra de trabalhos manuais que aqui tinha, uma relíquia com cerca de 60 anos e não é que ela fez o seu trabalho, acho que ficou bom, até que o corte ficou direitinho, pelo menos está lá perto, tenho é de comprar a ponta do inflow da eheim, o que vale é que não tenho qualquer fauna no aquário. Está a funcionar o filtro mas meio gás, por assim dizer. O aquário não tinha circulação de água, o filtro lá atrás não dá para colocar noutra posição, tem o monte de troncos à frente, daí que trás problemas de algas inclusive. E os troncos estão de tal forma que nem dá para limpar o vidro da frente como deve ser, desvia daqui é de acolá, é um filme. Depois das podas, com uma rede das mais pequenas que tenho aqui em casa, é outro drama. Os 900 têm perda de caudal na ordem dos 40/50%, portanto, com matérias filtratantes é como se fosse 500L/h reais, e como tem a vantagem de regulação de caudal, está nos 75%, o que creio resolver a filtragem. Coloquei hoje, agora é esperar 3 semanas e retiro o Haileia. O aquário tinha dois SAE para ajudarem na limpeza de algumas algas que teimavam em aparecer, consegui tirá-los de lá de dentro com muita sorte, é fetos por todo o lado lá trás, e teimavam em esconder-se, até que esteve a rede lá três dias, e apanhei um num dia distraído e o outro no dia seguinte. Foi o que safou. Depois acrescentei a monte carlo que retirei do Retrieve forefathers e plantei, mas com o aquário cheio foi difícil, teimava em flutuar, vamos ver no que dá, se enraizar... Baixei uns 2ou 3 cm a calha e descentralizei-a ligeiramente para apanhar um pouco mais de luz o tapete... A ver vamos, que está a dar trabalho está, é o desafio após o desafio, lol. Mais uma geral Não tenho medido parâmetros, mas vou medir nitratos e fosfatos. Tenho falhado na fertilização, vou fazer tpa daqui a pouco e fertilizo. Eis que os ferts são sempre o problema.
  25. 2 points
    Boas Sorisos Montas o filtro novo,e deixa ficar o interno lá a trabalhar pelo menos duas semanas,junto com o novo,findo as duas semanas,então retiras o filtro interno,Boa compra sim Senhor. Cumprimentos