Classificação

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 12/27/18 Em todas as areas

  1. Então como a fêmea não gostou da toca de cerâmica, troquei por uma casca de côco. Como ela ainda andava esquisita e desconfiada ao fim de 3 semanas de estar no aquário, então coloquei mais uma casca de côco e como suspeitava acabou por escolher a primeira que lá entrou. Já arranjou a toca, tapou ao máximo a entrada, mas ao fim de 1 semana e meia ainda não vi alevins. Sinceramente nem tenho estado a espreitar muitas vezes para os deixar em paz. De vez em quando dou uma olhada, mas como a fêmea vem logo cá fora, porque pensa logo que é comida, então presumo que não tenha ainda feito nova postura. Aguardemos. Sim as fotos estão muito melhores. O Pai Natal cá de casa ofereceu-me um telemóvel.
    2 points
  2. Olá a todos, Sou um dos muitos leitores "inativos" deste fórum e resolvi hoje não ser apenas leitor, decidindo também participar. Sou o Luís, moro em Leiria, tenho 39 anos e estou aqui para aprender ao máximo com a vossa experiência. Irei também tentar partilhar alguns relatos/fotos das minhas experiências neste nosso hobby. Tive vários anos um aquário de 60 litros e agora decidi ter um aquário maior para ter oportunidade de ter outro tipo de peixes. Comprei um aquário com 330 litros que estou a preparar para ter discus. Neste momento passo horas a ler sobre parâmetros da água e fazer testes. Tenho tomado notas num caderno, para memória futura, no fundo apenas quero ter a certeza que quando for buscar os discus terei tudo nas melhores condições para lhes poder dar uma boa qualidade de vida. Abraço a todos e um feliz 2019!
    2 points
  3. Olá pessoal Chamo-me Pedro e vivo nos Açores. Ofereceram-me 5 guppys a 27 de Outubro, pelo que caí neste mundo de pára-quedas. Como não queria matar os peixes comprei um aquário com cerca de 20lt à pressão, que trazia filtro interno. Cometi alguns erros desde não ter um aquário ciclado, lavar o filtro com agua corrente, introduzir uma coridora albina precocemente sem saber que é um peixe de cardume, alimentar excessivamente até que com o bloom de bactérias e uma pesquisa na net cheguei a este forum. Entretanto fiz TPAs de dois em dois dias durante 30 dias, retirei o enfeite de plástico e coloquei duas plantas que não sei o nome. Incrivelmente à data de hoje estão todos bem. Tenho uma planta que desde o inicio não se adaptou bem, mas tem se aguentado. Obrigado a todos pela partilha que estou certo que ajudou a manter os meus peixes vivos. O meu plano é melhorar o aquário que tenho de modo a o tornar mais agradável e saudável retirando gradualmente aquando das tpas as pedras coloridas que vieram quando o comprei e substituindo por areia / areao e pedras de basalto. De salientar que a Guppy que me foi oferecida teve 6 alevins mesmo sem maternidade ou cuidados especiais.
    2 points
  4. LáNaChina [ lá na china ] Data de Montagem: 14|12|2018Aquário: 128L Brutos [80x40x40 ILA]Móvel: DIY [carvalho] + estrtura em ferroIluminação: Chihiros RGB (60cm) + DIY (no futuro)Filtragem: Eheim 250TCO2: 2KG + redutor + Atomizador Qanvee (in-line)Hardscape: Vila de Rei Stone [King's Stone]Substrato: NeoSoilFertilização: DIY (Diana Walstad style)Fauna: Planorbarius corneus | Melaniaides tuberculata | Physa Flora: Crepidomanes cf. malabaricum (falta)Cryptocoryne albida 'Brown'Hygrophila PinnatifidaLimnophila sp. "Vietnam" . Vietnam AmbuliaMicranthemum 'Monte Carlo'Rotala sp. "Green"Rotala sp. "Orange"Rotala sp. 'Colorata'Staurogyne sp. "Porto Velho (falta)Staurogyne sp. 'Repens'Vesicularia ferriei 'Weeping' (falta) Aqui inicio mais uma montagem neste novo vidro: Desta vez um vidro da ILA: Detalhes da colagem: Vamos ver como fica o Lánachina :
    1 point
  5. Bom dia. A minha mulher andava à anos a pedir um aquário (ela queria umaquario de bola com um peixe lá dentro, e isso para mim é cruel) e acabei por lhe oferecer um maiorzito que um colega estava a vender .....andei anos para lhe oferecer porque já sabia que ia sobrar para mim ter de limpar e cuidar do mesmo....tal como aconteceu com os 2 labradores que tenho em casa. O aquário é de 37/40 litros com água fria, tem um filtro boyu sp-601E (tiragem de 200l/h se não estou em erro) e tem 2 peixinhos dourados escolhidos pelos meus filhos...Dori e Nemo (os miudos são uns génios criativos). Os miudos todas as manhãs dão de comer aos peixes, não muito. Uma vez por semana tiro aproximadamente uns 7/8litros e coloco agua nova e por cada litro meto uma gota de acondicionador de água (sera-goldyaquatan). Com o aquario vieram uns corais e umas pedrinhas decorativas para colocar no fundo, com o tempo os corais e as pedrinhas começaram a ganhar uma cor amarela/acastanhada e não faço ideia do que fazer....ja tirei os corais fora e esfreguei para tirar a maior parte e andei a ajustar o filtro porque poderia ser má circulação de água....mas voltou ao mesmo. Perguntei na loja onde comprei os peixes se era preciso umas ceramicas com bacterias(?) coisa que o rapaz que me vendeu tem no aquario dele(200l com ciclideos do malawi) , mas a rapariga disse que apesar de ter a sua utilidade, num aquario da dimensão do meu e com a troca semanal de água , não seria uma necessidade. Ainda andei a ver peixes plecostomus borboleta...mas na teoria já estou no limite do aquario e não queria por um animal a sofrer desnecessáriamente, mas de qualquer das formas poderiam não resolver o problema. Será que ando a por gotas a menos quando troco de água ? Comida a mais ? Link para foto do aquario. https://ibb.co/6vrYDX3 Agradeço desde já pelo vosso tempo e ajuda. Abraços e votos de um bom 2019
    1 point
  6. E ao fim de uns dias lá chegaram as diatomáceas... As plantas já vão dando o ar da sua graça, lançando novas folhas e algumas raízes. A luz não é top-high, mas faz crescer as plantas... Uma geral que dá para ter ideia do tamanho do layout, tanque, etc Vista frontal, dá para perceber o pouco espaço para os 'lily pipes DIY' e a dificuldade em encaixar o skimmer...
    1 point
  7. Olá boas tardes, Esta será possivelmente a última actualização de 2018. Mas antes de mostrar as fotos, tenho a dizer que está tudo a fluir relativamente bem (especialmente quando comparado com o primeiro mês de vida do Rookie) 😄 Apenas a Myriophyllum "Guyana" meltou-se toda com uma convicção extrema de que nada lhe dava mais prazer do que desaparecer sem deixar rasto... Insisti e comprei mais um vaso da referida planta... Desta vez o resultado foi... exactamente o mesmo... só que ainda meltou mais rápido... como sou teimoso, vou esperar pelas boas energias do novo ano, e ainda vou insistir pela terceira vez... mas se o resultado for igual, tenho mesmo que arranjar uma planta substituta, que não sei qual poderá ser... Entretanto já cheguei à conclusão que algumas plantas que utilizei crescem e têm umas folhas bastante diferentes do que eu imaginava 😄 Mas nada melhor que aprender com os erros!!! Em relação às algas... Notei que duas folhas da Alternanthera reineckii "pink", apresentavam no seu bordo uma alga que, pelo que tenho pesquisado, deve ser staghorn... removi as folhas e estou a aguardar o desenrolar da coisa, para ver se tenho que tomar algumas medidas.. medidas essas que não faço ideia quais poderiam ser 😄 Já o musgo que está no tronco, mais perto da calha, tinha um bocadinho de algas filamentosas verdes, que tentei remover com a pinça e a escova de dentes. Diatomáceas há, mas aparentemente em quantidade controlada... Deixo-vos então a foto da Aurora antes, e após a primeira poda: Chamo a atenção para a Heterenthera zosterifolia que ficou extremamente mal podada... Cortei a mais à direita, e a menos à esquerda... Prometo que para a próxima vou tentar melhorar a coisa 😄 Tenho também que pensar na fauna... Ainda continuo apenas com os Otos e os SAE, mas apesar de querer fazer aquela simpática adição de crustáceos, tenho medo que eles cheguem muito impetuosos e vandalizem o substrato todo!!!
    1 point
  8. Olá Fábio. Obrigado pela sugestão. De qualquer maneira não pretendo usar a reinicki por causa do tamanho das folhas. Eventualmente mais tarde posso colocar mais uma bucephalandra lamandau red para acrescentar alguma cor. Isso é porque na última foto frontal tinha as rotalas muito curtas, se vires pela última foto tirada de cima, elas acrescentam alguma cor. Aliás até estou a considerar retirar a Ludwigia mini super red pelas mesmas razões que apontei em cima... Olá Filipe, obrigado por teres podido vir aqui comentar os aquários do desafio. A tua opinião é muito importante. Em relação ao musgo tens razão, eu colei por ser a maneira mais fácil, senão nem tinha posto em consideração o seu uso, detesto o trabalho que os musgos dão num plantado, acaba sempre por se soltar umas pontas que vão para os tapetes e além disso são um íman para as algas!!!! 😠 O que eu gostava mesmo era que a pinnatifida se desenvolvesse mais rápido nos troncos! Se vir que não consigo o efeito desejado ainda retiro é os troncos 😀 Pois, tempo é que começa a ser escasso, estamos a pouco mais de um mês de levar os doze aquários para a petfestival!!! Obrigado a todos pela vossa atenção e desejo que 2019 seja repleto de alegria para todos os que aqui comentam 😂 (aos outros também mas menos um bocadinho 😋 ).
    1 point
  9. Boas Inácio, É impressão minha ou o drop checker está um pouco para o azul? Não será melhor moveres o difusor para o outro lado do áqua para teres um melhor aproveitamento do CO2? Assim como está não me parece que vá manter o CO2 na coluna de água tempo suficiente para que se dissolva melhor.
    1 point
  10. Nada demais. Continua a andar. Como fiz uma nova montagem, retirei o cascata desta montagem que passou para o aquário dos apistogramma. Aqui apenas coloquei mais um filtro esponja, mas acho que é pouco por causa das ampulárias. Sujam muito e o aquário é bem pequeno. Todas as semanas lavo 1 ou 2 esponjas das 4 que lá estão, e qualquer uma delas está bem suja. De tal modo que a água fica logo toda castanha. De resto, continua tudo na mesma. Umas buces, uns fetos, camarões e muito musgo, tanto que nem sei dizer quantos camarões possa ter neste momento. Não a sério, é mesmo muito musgo. Mesmo assim não estou a deixar que invada o outro lado do aquário, para poder pelo menos ver alguma parte do solo. Entretanto como o Pai Natal cá de casa ofereceu um telemóvel novo, decidi testar... com um pouco mais de prática consigo tirar melhores fotos, mesmo assim foi só uma de cada. Com o outro até conseguir alguma coisa de jeito tinha de tirar umas 50 fotos. Esta última está mesmo porreira. Visto num formato mais pequeno ainda fica melhor.
    1 point
  11. Bom dia Marques, Realmente se o filtro faz esse ruído algo não está bem, os eheim são silenciosos. Quando ouço o meu eheim é porque tem ar dentro, nesse caso desligo-o e espero um pouco para que todo o ar possa sair pelo tubo de saída, se for necessário inclino ligeiramente o filtro em várias direções enquanto o ar sai. Volto a ligar o filtro, se o ruído não desapareceu por completo (apenas reduziu) volto a fazer a operação até o ruído ser anulado. Caso o ruído se mantenha igual depois desta operação então o problema é outro, possivelmente má montagem do impulsor ou do seu veio. Abraço
    1 point
  12. Olá olá Vera, Peço desculpa por andar um pouco ausente, mas até ao final do ano o tempo é pouco... Deixo-te uma foto da semana passada, que é a mais recente que tenho: Entretanto, durante a última semana, as plantas das traseiras cresceram quase todas até à superfície. No início da próxima semana vou tentar fazer uma poda inteligente... Vamos ver se consigo! A Monte Carlo é que continua muito feiosa... Não sei bem como a pôr bonita e saudável... Se calhar é preciso fertilizar o substrato... A Rotala rotundifolia continua sem ganhar cor, e o efeito que tinha imaginado no início da montagem não está a acontecer... Já aumentei o número de horas de luz, e fiquei uns dias sem fertilizar, para ver se ganhava cor, mas o resultado é o que se vê... Para além de terem começado logo a aparecer muitas algas... Voltei ao fotoperíodo de 8h e à fertilização normal... Já me conformei que esta nasceu verde, e verde irá ficar... Outra dúvida que tenho tido é sobre qual a melhor forma de tirar o verdete dos troncos. Nas rochas consigo-o eliminar com o auxilio de uma escova de dentes, mas nos troncos esta técnica ancestral não está a funcionar muito bem... Prometo que no início do próximo ano terei muito mais tempo para dedicar ao Rookie, à Aurora e ao novo aquário que irei montar 😄
    1 point
  13. Boas vera. Penso que a monte carlo custa um pouco a arrancar sim...no meu caso notei isso e nao seria falta de luz com uma twinstar 900SP a 18cm da coluna de agua. Aquilo que notei foi mesmo um melte nervoso mas passado 2 semanas ficou estabilizado. Quanto á staurogyne visto que ela está a começar a ficar assim aconselhava a aumentar um pouco o co2 e começar a fertilizar ou colocares uma tabs junto á planta. Pelo que venho lido é que a staurogyne nao aguenta temperaturas muito altas, 23º está mais que bom, o CO2 tem de ser bom e a luz a tua ta boa. O unico problema que vejo é que a staurogyne tem umas raizes tipo as crypto, em que se alimentam mais atravez das raizes do que na folha, na falta de nutrientes de solo a planta consegue sim fazer pela folha mas se for atras da raiz a evoluçao será melhor. Caso contrario ela vai entrar em modo de adaptaçao e meltar. No meu antigo aquario perdi quase tudo e neste meltou apenas 3 pes. o que fiz foi aumentar um pouco o co2 e colocar tabs da tropica nesses locais. Estou a pensar comprar as tabs da NEO para ver se sao melhores e para arrancar a monte carlo em alguns sitios. resumindo poda e deita fora o topo. isso depois cresce. Abraço
    1 point
  14. Gostei, como não tens colocado muitas fotos, houve uma grande evolução. Eu nunca tive até ao momento ciano bactérias, como resolveste?
    1 point
  15. Boas, José Santos novo na aquarofilia parabéns pelo fórum
    1 point
  16. Ola a todos. Sou o Domingos tenho 32anos. Ja prático aquariofilia à alguns anos com aquarios entre os 80l e os 150l neste momento passei para um de 600l. Cumprimentos a todos.
    1 point
  17. Bons dias. Sou o David Cardoso 35anos, vivo na Batalha. Tenho um aquário comunitário de 2metros. Boa continuação a todos
    1 point
  18. Depois de um fim de semana em limpezas aqui ficam mais umas fotos . Já vem um pouco tarde esta limpeza porque os nenúfares já rebentaram todos e era mais fácil se fosse a um mês atrás quando ainda não havia muitas folhas mas a falta de tempo não permitiu. Todos os anos é preciso limpar o fundo pelo menos duas vezes e na primeira limpeza no inicio da primavera tenho que retirar os vasos onde estão os nenúfares para remover o exesso de raízes que começam a alastrar e a formar um emaranhado de raízes pelo fundo todo, á dois ou 3 anos atrás não cortei as raízes e no final do veram a mamada no fundo era tão densa que com a decomposição do lodo e a libertação de gases que se acomularam por baixo , todo o emaranhado ficou a flutuar, foi uma trabalheira para conseguir cortar as raízes todas e os rizomas que já tinham alastrado por todo o lado que jurei nunca mais deixar chegar aquele estado! O lodo no fundo já é tanto que começa a cheirar mal Como o lago tem uma divisão posso colocar as plantas e os peixes de um lado enquanto limpo o outro. Agora é colocar a bomba a tirar a agua com uma rede á volta para não chupar nenhum peixe inadvertidamente, nesta altura com o lodo todo em suspenção não se consegue ver nada, ao mesmo tempo que vou tirando com a bomba, vou colocando com uma mangueira para ajudar a lavar o fundo e á medida que a agua vai clareando vou conseguindo ver alguma coisa e passando os peixes para o outro lado . A minha primeira descoberta no meio dos nenúfares… Estava com esperança de encontrar aqui alguma mas ao mesmo tempo achava difícil conseguirem chegar ao lago, á duas semanas tinha encontrado uma no meio do jardim , as tartarugas costumam meter 7 ou 8 ovos por isso sabia que devia haver mais, mas como muitas vezes parece que escolhem o pior sitio para colocarem os ovos, como no meio do caminho onde passa o carro e é só gravilha.. não deve ser fácil estas pequenas conseguirem chegar a algum lado ainda por cima há o lancil para ultrapassar! Mas esta chegou cá, deve ter vindo do lado do jardim, fiz uma ilha tão gira e fofinha para meterem os ovos e nunca vi nenhuma tartaruga la ir enterrar nenhuns ! Mais alguns habitantes que vão aparecendo Estas verdemãs já cá estão á alguns anos e pelo menos esta que foi a única que encontrei tem se aguentado e conseguido escapar ao apetite voraz dos percasol e ciclideos que cá meti, os camarões já desapareceram todos , com peixes destes não há nada que mexa de pequeno porte que escape ! No fundo , coberto com algum areão e seguro pelos vasos tenho um bocado de tela para proteger o cimento das raízes das plantas, assim não conseguem furar. e mesmo ao chegar ao fim e para minha surpresa ! A natureza realmente dotou bem todos os seres dos instintos necessários para a sua sobrevivência, e o saldo final são 3 tartaruginhas de face rosada que nasceram aqui no jardim e conseguiram chegar ao lago, não sei se no outro lado maior haverá alguma mas como elas também são espertas e sabem que aqui estão mais escondidas no meio das plantas devem ter vindo todas para esta lado, quando limpar a outra parte logo vejo se há mais alguma. Agora é montar tudo no sitio e espera que encha.. o nenúfares vão ficar todos um bocado afanados e com as folhas todas torcidas! mas daqui a 15 dias já vão estar todos compostos..
    1 point
  19. Bem..depois de uns anos a amadurecer , ficam umas fotos da actualidade.. Nao tem havido novidades, vai tudo correndo como a natureza deixa. esta é a única novidade, nasceu cá, não sei onde, encontrei-a no meio do jardim a passear, todos os anos as tartarugas metem ovos , a maior parte que tenho são as de face rosada mas nos últimos anos ofereceram-me 2 ou 3 das verdes e uma corcunda que agora não me lembro do nome ! Com estas novas vindas deve se ter formado algum casal que deu este fruto, devem ter nascido mais mas so encontrei esta, no meio do jardim foi mesmo uma sorte não lhe passar com a maquina de cortar a relva por cima ! A cascata vai correndo quando o motor trabalha , tal como o moinho.. tirando a vegetação que vai crescendo e comparando com alguns anos atrás ja se nota a diferença. a agua esta a precisar de limpeza, um fim de semana destes aproveito e tiro mais umas fotos a ponte para a ilha também já precisa de uma manutenção...quando houver tempo ! Uns ciclideos que vão escapando ás investidas das Garças que não dão descanço ! Nem o Mocho lhes mete medo ! ja devem ter feito amizade .. Aqui ainda consegui apanhar uma a fugir , mas elas são espertas e é dificil chegar perto, atacam pela manhãnzinha bem cedo e ao fim do dia quando a malta esta distraida e comem tudo o que caber na boca ! ja tenho tido ca umas carpas mas nunca duram mais de um ano, começam a dar nas vistas com as cores e tamanho e pronto...a garças tambem devem ter pequenotes para alimentar ! A Ilha tambem levou um upgrade para ficar mais limpa. as tartarugas continuam de boa saude, algumas ja devem ter uns 20 anos. Os habitantes agradecem e continuam fieis e a fazer ninhos por todo o lado. Um dia destes quando fizer a limpeza aproveito e tiro mais umas.
    1 point