Monsanto, 3ª remodelação


António Soares

Recommended Posts

Aquário 80X50X40 (aproximadamente 120 Litros)

Filtragem: Fluval 205

Iluminação 2 X 18W (T8) 4900K e 6700K – 11 horas

2 X 24W (T5) 10000K e 6500K – 7 horas

Aquecimento 150W

Substrato: ADA - Aquasoil Malaya

Decoração: Reed Moor Wood, Basalto

CO2: DIY com difusor da Hagen

 

Flora:

Taxiphyllum barbier

Anubias barteri var. nana 'Petite'

Hygrophila corymbosa 'Siamensis'

Rotala rotundifolia

Echinodorus tenellus

Alternanthera reineckii 'Purple'

Lilaeopsis brasiliensis

Rotala wallichii

 

gallery_18583_653_70599.jpg

 

gallery_18583_653_143276.jpg

 

gallery_18583_653_12794.jpg

 

gallery_18583_653_8807.jpg

 

Esta alteração deveu-se a ter perdido o control nas plantas e era um autentico matagal (holandes), e tinha de podar de 2 em 2 semanas.

Espero que gostem, criticas e comentários são bem vindos.

 

Cump.

Editado por Jorge Gonçalves

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Está porreiro o aquário.

Depois desse tapete crescer isso vai ficar um mimo. :(

Só acho que a disposição das pedras não parece muito natural, mas com o crescimento das plantas é capaz de não se notar tanto.

Agora é deixar isso crescer, vai actualizando.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

O aquário é deixar crescer a flora e ver, se fosse a ti tirava a pedra que esta mais a frente não está fazer nada e se a tirares o tapete fica mais composto e sem falhas senão a zona daquela pedra fica sem tapete chainsaw

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António,

 

Esse tronco é excelente, muito bonito!

 

Quanto ao layout, também acho que as pedras fazem aí um bloco demasiado maciço e retiram profundidade. Além disso, se tivesses colocado uma maior camada de substrato atrás, a fazer declive também lhe dava mais profundidade e realce.

 

Com alguns pequenos retoques e tempo de maturação, vais ficar um aquário bem bonito. chainsaw

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Está porreiro o aquário.

Depois desse tapete crescer isso vai ficar um mimo. ;)

Só acho que a disposição das pedras não parece muito natural, mas com o crescimento das plantas é capaz de não se notar tanto.

Agora é deixar isso crescer, vai actualizando.

 

1 Abraço

 

Mario, as pedras têm por objectivo delimitar as plantas, e sim estou a contar com o crecimento das plantas.

 

Olá

O aquário é deixar crescer a flora e ver, se fosse a ti tirava a pedra que esta mais a frente não está fazer nada e se a tirares o tapete fica mais composto e sem falhas senão a zona daquela pedra fica sem tapete ;)

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

 

JMG, essa pedra foi a unica coisa que a Maria pôs no aquario, se eu a tira-se ficava com um olho á Belenenses;)

 

Boas António,

 

Esse tronco é excelente, muito bonito!

 

Quanto ao layout, também acho que as pedras fazem aí um bloco demasiado maciço e retiram profundidade. Além disso, se tivesses colocado uma maior camada de substrato atrás, a fazer declive também lhe dava mais profundidade e realce.

 

Com alguns pequenos retoques e tempo de maturação, vais ficar um aquário bem bonito. :(

 

Jorge, não te escapa nada, sim, vou ter de alterar a parte de trás, a "barreira" de basaltos é por causa da Lilaeopsis brasiliensis, para ver se a consigo delimitar sem que se misture com as outras plantas.

 

Adoro o aqua mas adoro ainda mais esse tronco onde o arranjaste.

E já agora isso são bettas

 

MigFonseca, o tronco são dois e comprei-os na Naturline, adoro estes troncos porque é só passa-los por agua e mete-los no aquario ao fim de 2/3 dias já não flutuam.

 

Bettas? onde? não tenho bettas!

 

Agradeço os comentários.

 

Abraços.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Actualização dia 42.

 

Novos habitantes.

gallery_18583_653_99089.jpg

 

Adicionei Blyxa japonica.

gallery_18583_653_133845.jpg

 

A Lilaeopsis brasiliensis, antes era difícil controlar o crescimento desta planta, agora não desenvolve.

Não estou a gostar da disposição das plantas.

Que plantas adicionavam ou retiravam?

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

esse aquario está bem wild :D hehe

 

as pedras podes ir tirando uma a uma e vez se la faz falta ou nao , do tipo : tiras uma hummm esta gosto de ver lá , tiras outra olha esta nao faz falta nenhuma :wink: assim do genero :P

 

acho que podias dar uma aparadela rente no musgo para crescer mais compacto e bonito.

 

depois disso tiras e metes outra foto para se ter melhor noçao na desposicao das plantas :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

esse aquario está bem wild :) hehe

 

as pedras podes ir tirando uma a uma e vez se la faz falta ou nao , do tipo : tiras uma hummm esta gosto de ver lá , tiras outra olha esta nao faz falta nenhuma :D assim do genero :D

 

acho que podias dar uma aparadela rente no musgo para crescer mais compacto e bonito.

 

depois disso tiras e metes outra foto para se ter melhor noçao na desposicao das plantas :D

 

Acho que tens razão, está muito wild = balburdia.

O musgo está a crescer desordenado, a ideia que tinha não resultou, mal consigo mexer no aquario por causa dos troncos, até ao fim de semana vou-me decidir se desmonto tudo, acho que vais ser a montagem mais curta de sempre.;)

Estive a ver bem a foto que meti aqui e ainda parece pior do que realmente está, mas....

 

Cump.

 

 

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não lhe mexia!

Deixava-o maturar e podava as plantas de caule para ganharem volume.

Quanto ao musgo umas tesouradas não lhe ficava nada mal...

De resto impecável! Apenas precisa de tempo…

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tambem nao estou de acordo que desmanches tudo totalmente.

 

o aquario apenas precisa de umas podas para começares a trabalhar a forma do layout com elas.

 

como disse antes e agora tambem o comentario do FAAO uma poda no musgo rente ao tronco seria nesseçaria para o comecares a controlar e uma poda nas plantas de caule para compactar melhor as moitas.

 

as pedras foi como te disse pediste uma opiniao porque nao gostavas de ver , tira uma de cada vez e ve se realmente lá faz falta ou nao.

 

ps: um aquario wild nao é = a balburdia como disseste. é um aquario com aspecto selvagem e natural ;)

 

segue os concelhos do FAAO que se ele disse para deixares como está é porque tem potencial ;)

 

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As coisas não são tão más quanto ás vezes parecem ser...

O grande problema quando se avalia um aquário ou se faz algum comentário, olhando para a foto original... muito dificilmente se consegue uma ideia do que é realmente.

 

Considerando que o meu monitor de trabalho é uma porcaria, tentei melhorar a foto considerando o que achava ser mais real; e não mudo uma virgula ao que disse antes!

gallery18583653133845hr9.jpg

 

Aqui vai o meu bitaite:

 

1. Retirar as rotalas que estão á esquerda

2. Centralizar as plantas de caule atrás do tronco

3. Meter mais umas anubias entre as pedras e o tronco

4. Podar o musgo

 

E por fim... substituires esse papel de fundo por um uniforme preto e limpares esses vidros...

 

Se calhar não fica tão mal!!!! O que achas?

 

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos comentários e dicas.

 

Vou alterar as plantas e poda-las, não tenho grande jeito para podas e o musgo nunca podei.

Descobri porque é que o musgo está com mau aspecto, o meu SAE anda de volta dele dia e noite.

Vamos ver o que consigo fazer. ;)

 

Filipe, desculpa lá ter-te feito editares a foto. E sim vou limpar melhor os vidros.

 

Abraços.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tambem sou da opiniao de que esse aquario tem pernas para andar e só precisa mesmo de uns retoques,faz o que o FAAO disse e vais ver que com o tempo esse aquario vai ficar espectacular.

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António!

 

Não tenho muito mais a acrescentar a não ser reforçar a ideia do Krypticall em jogares um pouco mais com a disposição das pedras, de modo a conferires algum detalhe, naturalidade e tridimensionalidade ao layout. Parece que não mas a sua disposição tem uma importância fulcral no modo como percepcionamos o aquário no geral e, em particular, na maneira como o olhar é desviado para os troncos, que recebem toda a atenção pelo porte e formas peculiares.

 

A laranja ainda tem sumo, só tens de espremer um pouco mais! ::D:

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos comentários, foram e são um estímulo para fazer melhor.

 

gallery_18583_653_1869.jpg

 

O musgo é mais difícil de podar do que imaginava, e como estava mal tratado pelo SAE e o jeito não é muito terá de ser novamente podado, vou-lhe dar 1 ou 2 semanas para compactar mais.

Alterei a posição das pedras, das plantas (tentei fazer como as dicas do FAAO), retirei vários peixes, e adicionei Red Cherries, retirei a Rotala.

O fundo preto vai ser o próximo passo.

 

A fauna passou a ser esta:

 

Neocaridina heteropoda var. red

Corydora Paleatus

Celestichthys Margaritatus

Paracheirodon innesi

 

A Blyxa foi a que mais se ressentiu pelo tempo que este fora do aquário.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fui hoje comprar um fundo novo e experimentei primeiro a parte azul.

 

gallery_18583_653_3793001.jpg

 

Com o fundo preto.

 

gallery_18583_653_2265357.jpg

 

Gosto dos dois fundos, mas em principio vai ficar o preto.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

as mudanças foi para melhor, com a mudança do fundo e a nova desposiçao das plantas ficou agradavel , mas continuas a optar pelos carreirinhos certos com as pedras e devias de evitar isso.

 

agora já está quando te fartares de novo e o layout precisar outra vez de uma remodelaçao acho que com o tronco que tens podias fazer algo do genero como o andré no layout.

 

ves o efeito que ele dá as pedras é isso que quero dizer, para evitares de as meter assim seguidas como tens.

IMG_6787.jpg

 

o musgo nao tenhas medo de o cortar bem rente, desde que esteja pontas agarradas ao tronco ele acaba novamente por crescer.

 

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Foi precisamente o aquário do André que me fez bater com a cabeça na parede, quando o vi tinha alterado o meu dias antes.

Como é que ele faz as coisas parecerem simples e soberbo ao mesmo tempo.

Por agora não vou mexer na disposição.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá António! E uma actualização? ;)

 

Estive a ver o tópico e gostei bastante das pedras na 1ª montagem,acho que com o avançar do aqua irias conseguir um belo efeito.

 

Esa ultima disposição,penso que devias colocar algumas pedras mais pequenas encostadas às maiores,de modo a ''irregularizar'' o 'hardscape',de modo a não ficar tão linear.

 

Força com isso e continua com o bom trabalho!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos comentários.

 

As fotos vou meter mais para a frente, a evolução desta montagem tem sido lenta.

 

A unica coisa que cresce a olho nu é o musgo.

 

Alterei as horas de luz, eram muitas horas para a quantidade de plantas:

 

Iluminação 2 X 18W (T8) 4900K e 6700K – 10 horas em vez de 11

2 X 24W (T5) 10000K e 6500K – 4 horas em vez de 7

 

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

Uma actualização do aquario, ainda não está como eu queria mas.. quando a Lilaeopsis brasiliensis estiver junto das pedras!

Adicionei HZ.

 

gallery_18583_653_96702.jpg

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.