Problemas com filtro seco-húmido 2227


Recommended Posts

Boas,

Tenho um filtro seco-húmido Eheim 2227 a trabalhar há 7 anos sempre sem problemas.

Desde há 3 dias o filtro mantém-se sempre cheio e não faz o efeito seco-húmido.

Já tentei resolver o problema através da leitura da secção de avarias frequentes no manual mas não consegui.

Alguém já teve um problema semelhante e me pode dar uma dica?

Nuno Forca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O terceiro tubo, o mais fino, está abaixo dos outros, ou dentro de água? Ou será que está entupido? Outra hipótese é o cilindro de esferovite estar preso dentro do reservatório onde ele sobe e desce.

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

O tubo mais fino está acima da linha de água. Mas tem água o que é estranho!

Quando eu desligo o filtro da corrente e o ligo novamente, ele faz uma vez o ciclo seco-húmido completo. A partir daí fica com a boia de esferovite presa em cima e não faz mais seco-húmido.

Já inspeccionei os o-rings e parecem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olá.

O tubo mais fino está acima da linha de água. Mas tem água o que é estranho!

Quando eu desligo o filtro da corrente e o ligo novamente, ele faz uma vez o ciclo seco-húmido completo. A partir daí fica com a boia de esferovite presa em cima e não faz mais seco-húmido.

Já inspeccionei os o-rings e parecem bem.

Essa parte do tubo mais fino ter água acho estranho! Não devia ter! Amanhã, como vou ter de limpar o meu, vou tentar perceber como aquilo funciona, e porventura o porquê do teu não funcionar.

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém dá mais umas dicas?

Boas!

Eu não tenho um seco-húmido mas vou ter, logo este tópico interessa-me.

 

Pela leitura do manual do bicho fico com a ideia que caso o caudal não esteja bom o ciclo seco-húmido pode ser afectado (por isso eles recomendam que seja retirado o pré-filtro passadas umas 6 semanas).

 

Tens as mangueiras limpas? Eu há uns dias limpei as mangueiras do meu e o caudal aumentou substancialmente...

 

Cumps.

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Eu não tenho um seco-húmido mas vou ter, logo este tópico interessa-me.

 

Pela leitura do manual do bicho fico com a ideia que caso o caudal não esteja bom o ciclo seco-húmido pode ser afectado (por isso eles recomendam que seja retirado o pré-filtro passadas umas 6 semanas).

 

Tens as mangueiras limpas? Eu há uns dias limpei as mangueiras do meu e o caudal aumentou substancialmente...

 

Cumps.

 

Tenho as mangueiras limpas.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Essa parte do tubo mais fino ter água acho estranho! Não devia ter! Amanhã, como vou ter de limpar o meu, vou tentar perceber como aquilo funciona, e porventura o porquê do teu não funcionar.

 

Cumps.

 

Obrigado pela tua ajuda.

Aguardo pelos resultados da tua inspecção.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Como prometido é devido, vamos lá ver se chegamos a uma conclusão.

 

 

2227.01.jpg

 

- O filtro em questão.

 

 

 

 

2227.02.jpg

 

- Cabeça retirada, posição da divisória.

 

 

 

 

2227.03.jpg

 

- Parte da cabeça que fica dentro do filtro.

 

 

 

 

2227.04.jpg

 

- Tubo de sucção e veio de cerâmica. Desmontar com cuidado.

 

 

 

 

2227.05.jpg

 

- Turbina fora do seu receptáculo.

 

 

 

 

2227.06.jpg

 

- Lado oposto à turbina. Vê-se um tampão de borracha a tapar o orifício.

 

 

 

 

2227.07.jpg

 

- Tampão desencaixado. Primeira hipótese para ele não fazer o ciclo.

 

 

 

 

2227.08.jpg

 

2227.09.jpg

 

2227.10.jpg

 

2227.11.jpg

 

- O processo de desmontar da "bóia" de esferovite.

 

 

 

 

2227.12.jpg

 

- Parte de baixo da "bóia". Pode-se ver um "O'ring" e um retentor.

 

 

 

 

2227.13.jpg

 

- O'ring retirado do seu local.

 

 

 

 

2227.14.jpg

 

- Retentor que faz a vedação, quando a bóia baixa. Segunda hipótese para ele não fazer o ciclo.

 

 

 

 

2227.15.jpg

 

- Local onde o O'ring e retentor da bóia fazem a vedação. Terceira hipótese para ele não fazer o ciclo.

 

 

 

 

2227.16.jpg

 

- Desmontar a parte de baixo do receptáculo da bóia.

 

 

 

 

2227.17.jpg

 

- Os O'rings que fazem a vedação do copo da bóia ao copo do filtro propriamente dito.

 

 

 

 

2227.18.jpg

 

- Local do copo do filtro onde encaixa o copo da bóia.

 

 

 

 

Por aquilo que pude constatar ao desmontar o filtro, este tipo de filtro funciona de modo diferente ao convenciona da Eheim. A água entra e sai por cima. O tubo de entrada de água está mesmo por cima da divisória verde que se encontra logo abaixo da cabeça, caindo em cascata dentro do reservatório.

 

O tubo de saída, embora esteja colocado ao mesmo nível do de entrada, possui um tubo "de pesca" que vai quase até ao fundo do reservatório do filtro, e que fica ao mesmo nível da base da bóia, quando esta está em baixo, e que por sua vez veda com o retentor branco que tem na parte inferior. Enquanto se mantiver nesta posição, a água vai subindo dentro do reservatório e o caudal de saída para o aquário é baixo.

 

Quando a água atinge um nível superior, quase em cima, esta cai para o reservatório da bóia de esferovite, enchendo-o, e obrigando a bóia a subir. Quando isto acontece, a vedação feita anteriormente pelo retentor é anulada, passando a água" em excesso" para o tubo de pesca da cabeça. Nesta altura o caudal aumenta, esvaziando-se o reservatório principal, até que a bóia, que entretanto fica sem água no seu receptáculo, volte a "cair e faça de novo a vedação, repetindo-se mais uma vez o ciclo.

 

Encontrei três hipóteses para que o ciclo não se faça.

 

Hipótese 1:

 

2227.07.jpg

 

- Este tampão, está a tapar, ( perdoem-me a redundância ), uma segunda saída de água, na cabeça. Na posição normal, isto é tapada a saída, comporta-se como um seco/húmido que é. Se o tampão for retirado, parte da água que devia ir para o aquário volta para dentro do filtro, e a bóia mantém-se sempre em cima, e caudal de saída reduzido. Verifica se tens esse tampão no devido sítio.

 

 

 

 

Hipótese 2:

 

2227.14.jpg

 

- O retentor que faz a vedação, quando a bóia está em baixo. Verifica se está danificada e consequentemente não deixando que o nível de água suba no reservatório principal.

 

 

 

 

Hipótese 3:

 

2227.15.jpg

 

- O local onde o retentor faz a vedação. Está alguma coisa a obstruir a correcta vedação? O "canal" que vai para do reservatório da bóia para o reservatório principal estão desobstruídos? Pior ainda: Está "lascado" a sede do retentor, e or isso ele não faz a vedação?

 

 

 

 

Resumindo e concluindo. Julgo ser uma destas três causas o problema que o teu filtro tem. Não encontro mais nenhuma. Se alguém se quiser pronunciar, esteja à vontade.

 

 

 

 

Cumps.

 

 

 

P.S. - Esqueci-me de uma coisa! O tubo mais fino é para quando a água do reservatório principal baixa, haja entrada de ar e não seja feito vácuo dentro do filtro.

Editado por David Cabete

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Resumindo e concluindo. Julgo ser uma destas três causas o problema que o teu filtro tem. Não encontro mais nenhuma. Se alguém se quiser pronunciar, esteja à vontade.

Cumps.

 

Eu pronuncio-me: o tópico está magnífico. Obrigado!

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Como prometido é devido, vamos lá ver se chegamos a uma conclusão.

2227.01.jpg

 

- O filtro em questão.

2227.02.jpg

 

- Cabeça retirada, posição da divisória.

2227.03.jpg

 

- Parte da cabeça que fica dentro do filtro.

2227.04.jpg

 

- Tubo de sucção e veio de cerâmica. Desmontar com cuidado.

2227.05.jpg

 

- Turbina fora do seu receptáculo.

2227.06.jpg

 

- Lado oposto à turbina. Vê-se um tampão de borracha a tapar o orifício.

2227.07.jpg

 

- Tampão desencaixado. Primeira hipótese para ele não fazer o ciclo.

2227.08.jpg

 

2227.09.jpg

 

2227.10.jpg

 

2227.11.jpg

 

- O processo de desmontar da "bóia" de esferovite.

2227.12.jpg

 

- Parte de baixo da "bóia". Pode-se ver um "O'ring" e um retentor.

2227.13.jpg

 

- O'ring retirado do seu local.

2227.14.jpg

 

- Retentor que faz a vedação, quando a bóia baixa. Segunda hipótese para ele não fazer o ciclo.

2227.15.jpg

 

- Local onde o O'ring e retentor da bóia fazem a vedação. Terceira hipótese para ele não fazer o ciclo.

2227.16.jpg

 

- Desmontar a parte de baixo do receptáculo da bóia.

2227.17.jpg

 

- Os O'rings que fazem a vedação do copo da bóia ao copo do filtro propriamente dito.

2227.18.jpg

 

- Local do copo do filtro onde encaixa o copo da bóia.

Por aquilo que pude constatar ao desmontar o filtro, este tipo de filtro funciona de modo diferente ao convenciona da Eheim. A água entra e sai por cima. O tubo de entrada de água está mesmo por cima da divisória verde que se encontra logo abaixo da cabeça, caindo em cascata dentro do reservatório.

 

O tubo de saída, embora esteja colocado ao mesmo nível do de entrada, possui um tubo "de pesca" que vai quase até ao fundo do reservatório do filtro, e que fica ao mesmo nível da base da bóia, quando esta está em baixo, e que por sua vez veda com o retentor branco que tem na parte inferior. Enquanto se mantiver nesta posição, a água vai subindo dentro do reservatório e o caudal de saída para o aquário é baixo.

 

Quando a água atinge um nível superior, quase em cima, esta cai para o reservatório da bóia de esferovite, enchendo-o, e obrigando a bóia a subir. Quando isto acontece, a vedação feita anteriormente pelo retentor é anulada, passando a água" em excesso" para o tubo de pesca da cabeça. Nesta altura o caudal aumenta, esvaziando-se o reservatório principal, até que a bóia, que entretanto fica sem água no seu receptáculo, volte a "cair e faça de novo a vedação, repetindo-se mais uma vez o ciclo.

 

Encontrei três hipóteses para que o ciclo não se faça.

 

Hipótese 1:

 

2227.07.jpg

 

- Este tampão, está a tapar, ( perdoem-me a redundância ), uma segunda saída de água, na cabeça. Na posição normal, isto é tapada a saída, comporta-se como um seco/húmido que é. Se o tampão for retirado, parte da água que devia ir para o aquário volta para dentro do filtro, e a bóia mantém-se sempre em cima, e caudal de saída reduzido. Verifica se tens esse tampão no devido sítio.

Hipótese 2:

 

2227.14.jpg

 

- O retentor que faz a vedação, quando a bóia está em baixo. Verifica se está danificada e consequentemente não deixando que o nível de água suba no reservatório principal.

Hipótese 3:

 

2227.15.jpg

 

- O local onde o retentor faz a vedação. Está alguma coisa a obstruir a correcta vedação? O "canal" que vai para do reservatório da bóia para o reservatório principal estão desobstruídos? Pior ainda: Está "lascado" a sede do retentor, e or isso ele não faz a vedação?

Resumindo e concluindo. Julgo ser uma destas três causas o problema que o teu filtro tem. Não encontro mais nenhuma. Se alguém se quiser pronunciar, esteja à vontade.

Cumps.

P.S. - Esqueci-me de uma coisa! O tubo mais fino é para quando a água do reservatório principal baixa, haja entrada de ar e não seja feito vácuo dentro do filtro.

 

Olá David.

Muito obrigado! O tópico está absolutamente fantástico!

É por causa de pessoas como tu que o Forum é um grande sucesso!

O meu problema está resolvido. Era a hipótese 1. Provavelmente quando encaixei a cabeça do filtro a "rolha" foi forçada e saiu da posição.

Mais uma vez obrigado e mais uma vez parabéns pela excelente reportagem.

Abraço,

Nuno Forca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Muito obrigado! O tópico está absolutamente fantástico!

De nada. O tópico é "teu", eu apenas me limitei a responder. bigsmile

 

É por causa de pessoas como tu que o Forum é um grande sucesso!

Sou tanto como os "outros" que por aqui passam algum tempo. Só tenho mais paciência que alguns. bigsmile

 

O meu problema está resolvido. Era a hipótese 1. Provavelmente quando encaixei a cabeça do filtro a "rolha" foi forçada e saiu da posição.

Maior parte das vezes, "grandes" problemas têm soluções rápidas e fáceis. :tongue:

 

Mais uma vez obrigado e mais uma vez parabéns pela excelente reportagem.

Apenas me limitei a responder à tua pergunta. Como uma imagem vale mais que mil palavras, resolvi colocar 18 imagens. Além disso tinha o rolo da máquina para acabar. beer

 

 

 

Eu pronuncio-me: o tópico está magnífico. Obrigado!

Ajuda entre todos fica sempre bem. fight

 

 

 

Excelente...!! Eu tenho um 2229, mas nunca tinha desmontado tanta coisa! Enfim um bom manual.

Estes dois modelos são idênticos. O 2229 é o irmão maior do 2227. yikes

 

 

Mais uma tarefa bem sucedida. Agora vou dormir que o meu mal é sono. :happy:

 

 

 

 

 

Cumps.

 

P.S. - São 2:39 e ainda não fui dormir... ossos do ofício :wacko:

Editado por David Cabete

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

:(

Eia... Muito bom David...

Parabéns.

Já agora, e espero que o Forca não se importe, gostaria de aproveitar o tópico para perguntar qual o efeito do seco-húmido?

Eu tenho um 2227 e um 2229. Tenho ambos a funcionar directo, retirei a bóia e ficaram a trabalhar como um filtro "normal". Será que estou a perder potencialidades de filtragem importantes?

Outra questão prende-se com o facto de ter um dos filtros sem utilização.

Passou-me pela idéia colocar os 2 a funcionar no mesmo aqua mas não queria colocar mais mangueiras.

Será possível uma utilização em paralelo?

Coloco ilustração para que se veja melhor o que estou a sugerir:

 

filtrosvm6.jpg

 

Obrigado e desculpa Forca pela invasão do teu tópico mas parece que temos pessoal entendido e disposto a ajudar :D

kaffee.gifsporting.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

bang

Eia... Muito bom David...

Parabéns.

Já agora, e espero que o Forca não se importe, gostaria de aproveitar o tópico para perguntar qual o efeito do seco-húmido?

Eu tenho um 2227 e um 2229. Tenho ambos a funcionar directo, retirei a bóia e ficaram a trabalhar como um filtro "normal". Será que estou a perder potencialidades de filtragem importantes?

Em termos técnicos, não serei eu a melhor pessoa para dar uma explicação o mais correcta, mas pelo que tenho detectado no meu aquário, o filtro seco húmido tem mais capacidade "desnitrificadora" que os normais. Para peixes que sejam um pouco "porcalhões", quanto a mim, é um complemento ao filtro normal. Nitritos, fosfatos e amónia mantém-se a níveis muito baixos, mesmo com poucas Tpa's. Isto na minha experiência pessoal.

 

 

 

Outra questão prende-se com o facto de ter um dos filtros sem utilização.

Passou-me pela idéia colocar os 2 a funcionar no mesmo aqua mas não queria colocar mais mangueiras.

Será possível uma utilização em paralelo?

Já me passou essa ideia pela cabeça! Pelo menos eram dois tubos a menos dentro do aquário. Em termos de fluxo de água, unindo os dois, em série e não em paralelo como mencionaste, não vamos ter o mesmo caudal, se somarmos a saída de água quando os dois estão separados. Passo a explicar: o filtro onde entra a água do aquário, trabalharia com o seu ritmo normal. O segundo, já teria o fluxo de água impulsionado pelo primeiro, ou seja, na entrada teria o fluxo de água que normalmente tem à saída. O rotor apenas rodava, mas sem fazer qualquer força. Claro está que na prática, no saída para o aquário, iria ter haver um fluxo de água um pouco mais elevado, se fosse só um filtro a trabalhar. Iríamos subaproveitar o segundo filtro.

Na minha opinião, liga os dois filtros em separado, coloca um com a função de seco húmido, e o outro normal.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só para comentar o que o David escreveu aqui:

 

mas pelo que tenho detectado no meu aquário, o filtro seco húmido tem mais capacidade "desnitrificadora" que os normais.

Desnitrificar está relacionado com a eliminação de Azoto nas suas formas mais nocivas/tóxicas. Ou seja, transformar NH3/NH4+, NO2- e NO3- em N2 que num aquário é inócuo. A redução da amónia a nitritos e nitratos chama-se nitrificação, e a passagem destes a N2, chama-se desnitrificação. De certa forma, está relacionado com a capacidade que alguns seres vivos têm, em transformar N2 e não só, nas formas 'utilizáveis' pelas plantas (nitrificação). Já a desnitrificação, só se consegue fazer, se tivermos zonas com muito pouco oxigénio que permitam a fixação de bactérias desnitrificantes (anaeróbias). Um exemplo clássico, é a rocha viva dos aquários salgados, ou mesmo os filtros de enxofre. Em água doce também é possível ter filtros desnitrificantes, mas é preciso ter muito cuidado com a sua calibração, pois podemos correr o risco de estar a trnasformar NO3 em NO2 somente, e isso é uma chatisse.

 

Relativamente ao seco-húmido vs. filtro normal. A grande vantagem do seco-húmido é que há uma oxigenação muito melhor onde as bactérias se fixam, podendo assim transformar amónia e nitritos em nitratos muito mais rapidamente, evitando assim os fatídicos picos dessas susbtâncias.

 

Relativamente aos fosfatos, creio que não há grande influência o filtro ser ou não seco-húmido.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim, em série sim, daí a minha idéia ser colocá-los em paralelo como demonstro na imagem. Trabalhariam independentes um do outro utilizando apenas os mesmos tubos que estão dentro do áqua. Isso iria certamente aumentar o fluxo tanto de entrada como de saída. Mas evitava a colocação de mais tubos no interior. E ficaria com o dobro da matéria filtrante bang

kaffee.gifsporting.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alen, mas toma atenção que se calhar os tubos não têm secção suficiente para o caudal conjunto dos dois filtros...

 

É só uma ideia.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olá.

 

Só para comentar o que o David escreveu aqui:

 

.../...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Prontos! Chegou o "Sr. da Química" :twisted: . Tenho pena de não ter prestado mais, ( ou alguma ), atenção nas aulas de Química. Assim sendo, tenho de ir aprendendo com o Sr. Luís nyah . Melhor explicação não deve haver, mas ainda tenho de "digerir" um pouco melhor, porque tem muitos "N´s" há mistura!

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alen, mas toma atenção que se calhar os tubos não têm secção suficiente para o caudal conjunto dos dois filtros...

Correcto, foi o único problema que vi no meu esquema. Teria de arranjar tubo mais largo ou o fluxo iria ser, caso os filtros consigam sugar e expelir a água, muito perigoso e poderia "agarrar" os peixes ao cifão.

 

elhor explicação não deve haver, mas ainda tenho de "digerir" um pouco melhor, porque tem muitos "N´s" há mistura!

Lol, eu compreendo o que dizes, eheheheh

Abraço

kaffee.gifsporting.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim, em série sim, daí a minha idéia ser colocá-los em paralelo como demonstro na imagem. Trabalhariam independentes um do outro utilizando apenas os mesmos tubos que estão dentro do áqua. Isso iria certamente aumentar o fluxo tanto de entrada como de saída. Mas evitava a colocação de mais tubos no interior. E ficaria com o dobro da matéria filtrante :twisted:

 

Alen, mas toma atenção que se calhar os tubos não têm secção suficiente para o caudal conjunto dos dois filtros...

 

É só uma ideia.

 

Só depois de ler a resposta vi como realmente estava a ligação. Terias de aumentar a secção dos tubos de entrada e saída de água para o aquário, diga-mos para o dobro. Esteticamente acho que seria preferível ter quatro tubos pequenos a dois tubos enormes. Além disso, com dois tubos de saída, podes colocá-los de maneira a fazer a maior "turbulência" possível. Claro está que isso depende do tipo de fauna que tens no aquário.

 

Quanto ao ter o "dobro" da matéria filtrante, não percebi! Estejam ligados em paralelo ou independentes, as matérias filtrantes são as mesmas...

Podes é colocar um a fazer a filtragem mecânica, mas aí estás a "desvalorizar" o filtro, e outro a biológica. Quando da limpeza do(s) filtro(s), estando independentes, torna-se mais fácil. Podes limpar alternadamente, ora um ora outro, mantendo sempre um deles em funcionamento.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, sim. Quando falo em ter o dobro da matéria filtrante refiro-me ao facto de neste momento ter apenas o 2229 activo e poder ter o outro também a trabalhar em conjunto. Mas quem conhece os filtros em questão sabe que a diferença entre eles é a capacidade em termos dessa matéria. Logo nunca seria o dobro. A questão prende-se apenas com a possibilidade de ter maior capacidade filtrante uma vez que o aqua tem 1,4x0,35x0,50m.

Editado por Alen
kaffee.gifsporting.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos.

 

David,

o filtro continua a trabalhar. Parece um relogio suico! (Este teclado nao tem acentos. Peco desculpa pelos erros que isso implica.)

 

Allen,

ainda bem que a minha questao deu para outras pessoas colocarem tambem os seus problemas. Penso que e esse o espirito do Forum.

 

Eu tenho um aqua de 150x40x50 e tenho dois filtros. Um 2227 (seco-humido) e um 2217 da Eheim.

Em tempos tentei liga-los em serie da seguinte forma:

A aspiracao do aquario ligada ao 2217 que por sua vez teria a compressao ligada a aspiracao do 2227. Por ultimo, a compressao do 2227 a descarregar para dentro do aquario.

Assim sendo, so tinha uma aspiracao e uma compressao dentro do aqua. A ideia era ter o 2217 a trabalhar como filtro mecanico e o 2227 como filtro biologico.

Apos varias tentativas de ligacoes com diferentes diametros de mangueiras desisti porque em todas as experiencias que fiz, nunca consegui por o seco-humido a trabalhar como tal. Desta forma o 2227 estava sub-aproveitado porque perdeu a capacidade de transformar amonia e nitritos em nitratos de uma forma muito mais rapida.

Actualmente tenho os dois filtros a trabalhar no mesmo aqua de forma independente e posso adiantar que estou bastante satisfeito com os resultados.

 

Espero ter contribuido para a discussao com a minha experienci fracassada. Lol.

 

Bom Natal para todos.

Abraco,

Nuno Forca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.