[projecto DIY] o que fazer a uma tartarugueira [actualizado05/03]


Recommended Posts

ora bem pessoal, ja andava faz quase 3 semanas para postar este topico, mas a falta de tempo e a perguicite aguda fizeram com que so agora o fizesse...

 

tinha por aqui um aquario(tartarugueira) inutilizado e que por ser muito baixo [60©X30(L)20(A)], apenas servia de maternidade durante pouco tempo..... decidi entao fazer algo de util com ele.....

 

 

neste topico apenas vou falar da filtragem, que isso é que é DIY

 

 

 

ficam as fotos que falam por si.....

 

 

O dito aquario com o filtro que construi, so é pena nao ter fotos da sua construçao...

 

 

P1020605.jpg

 

Promenor do filtro em varios angulos

 

P1020608.jpg

 

P1020609.jpg

 

P1020612.jpg

 

 

Cabeça motorizada a utilizar

 

 

P1020614.jpg

 

P1020615.jpg

 

 

Alguns materiais a utilizar(tubo VD11, mangueira de 11 e bucim)

 

 

P1020616.jpg

 

 

Materias filtrantes

 

 

P1020617.jpg

 

P1020618.jpg

 

P1020619.jpg

 

P1020621.jpg

 

P1020735.jpg

 

 

Desgaste da ponta da mangueira com um x-acto de modo a facilitar a entrada na "boca" do filtro

 

 

P1020702.jpg

 

 

Ensaio da mangueira na cabeça motorizada

 

 

P1020704.jpg

 

 

Inicio da montagem das tubagens

 

Flauta

 

P1020622.jpg

 

 

"Construçao" da borracha que sela a extremidade da flauta

 

 

P1020709.jpg

 

P1020712.jpg

 

 

Flauta ja com a borracha

 

 

P1020713.jpg

 

P1020714.jpg

 

 

"Canalizaçao"

 

 

P1020706.jpg

 

P1020708.jpg

 

P1020719.jpg

 

 

Colocaçao das materias filtrantes

 

P1020725.jpg

 

P1020728.jpg

 

P1020729.jpg

 

P1020731.jpg

 

P1020732.jpg

 

P1020733.jpg

 

P1020734.jpg

 

P1020736.jpg

 

P1020737.jpg

 

 

Resultado final do filtro

 

 

P1020738.jpg

 

 

 

 

aguardo comentarios, criticas, opinioes e sugestoes....

 

 

cumps

Carlos Couceiro

Editado por _pinguim_

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal, eu sei que se devem estar a perguntar onde raio é que eu utilizei o bucim, eu esqueci-me de o meter aquando da montagem, mas assim que meti a agua no aqua reparei nisso e coloquei-o, ele esta naquele buraco por onde passa a mangueira para fora do filtro....

 

a ver se amanha posto fotos com o bucim e com o crivo(para dividir o aqua do filtro e impedir que os habitantes sejam engolidos...)

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que ficou um trabalho bem porreiro e de fácil manutenção como quase todos os filtros deste género.

 

Para 20cm de altura eu apostava num aquário para red-cherrys e ampulárias, com um bom layout ficava mesmo porreiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que ficou um trabalho bem porreiro e de fácil manutenção como quase todos os filtros deste género.

 

Para 20cm de altura eu apostava num aquário para red-cherrys e ampulárias, com um bom layout ficava mesmo porreiro.

 

 

Parabéns está aí um excelente trabalho, e acima de tudo uma boa ideia.

 

Cumps

 

Eu também apostava numa invertebradolândia... :D

 

Samuel

 

 

 

lamento desiludirvos, mas eu antecipei-me....hehehe....apesar do aqua ter sido construido a apenas 3 semanas, o aqua ja tem habitantes ha duas semanas(agua ja ciclada de outro aqua)

 

fauna actual:

30 red cherrys

11 Caridina cf. cantonensis 'Bee'

9 ampularias juvenis

 

 

Samuel Lopes o nome ja estava escolhido, é parecido com o que disseste.... InvertLand

 

obrigado pelo vosso comentario

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma ideia muito porreira, e um trabalho bem feito ... só uma pergunta os peixes não entram para dentro do filtro ?

 

 

obrigado pelo elogio, quanto a questao dos peixes serem sugados, é uma das fotos que me falta postar

 

a ver se amanha posto fotos com o bucim e com o crivo(para dividir o aqua do filtro e impedir que os habitantes sejam engolidos...)

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de passar "à crítica" sobre o DIY, um conselho, ( não leves a mal, mas tinha de te dar na cabeça banana rock )

( Nota -Este "Aviso" serve para todos! )

 

Qual é a diferença entre esta imagem:

 

Image1.jpg

 

 

e esta?

 

P1020605.jpg

 

 

À vista "desarmada", não parecem muito diferentes, mas são. A primeira tem a resolução de 800*600, perfeita para visualizar no fórum. A segunda está com 1024*768. Vários "problemas" surgem. Demora muito mais tempo a carregar! Torna-se um "pouco" irritante para quem está à espera. Ocupas muito espaço no servidor onde alojas as fotos! Mais tarde ou mais cedo excedes a quota, e tens de começar a apagar as mais antigas. Só para teres uma ideia, as tuas 32 fotos que colocaste, ocupam um total de 13.169,60 KB. Se as redimensionares para 800*600, as mesmas fotos apenas ocupam 1.500,40 KB. A diferença é só de 11.669,20 KB! Se redimensionares todas as que lá tens, consegues no mesmo espaço colocar, não 32 fotos, mas 279! Uma "pequena" diferença de 247 fotos!

Além do espaço que ocupam, ainda tens o tráfego no Upload. Acredito que a maior parte dos utilizadores do fórum não excedam a quota limitado pelo provedor de Internet, mas a mim já me aconteceu várias vezes, e ressente-se na factura, e de que maneira!

 

Depois deste Off Topic vou então passar às criticas sobre o tópico propriamente dito: " o que fazer a uma tartarugueira ".

 

Abancemos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Está fixe :wink: .

 

 

 

Cumps.

Editado por David Cabete

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito fixe, sim senhor, mas fica a faltar uma coisa...

As fotos actualizadas!!!

 

Vá!! Tira lá umas fotos e mete para o pessoal ver!! Deixa de ser preguiçoso!!! banana rock

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá viva, é um DIY interessantes!

 

Deixo apenas um reparo: As bioballs funcionam bem é se tiverem tipo um "Chuveirinho" em cima delas, submersas é "quase" a mesma coisa que não as ter! Tira-as, e mete mais bolas Porosas (parece substract pro).

Cumprimentos, keep it up!

 

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá viva, é um DIY interessantes!

 

Deixo apenas um reparo: As bioballs funcionam bem é se tiverem tipo um "Chuveirinho" em cima delas, submersas é "quase" a mesma coisa que não as ter! Tira-as, e mete mais bolas Porosas (parece substract pro).

Cumprimentos, keep it up!

 

Fernando

pois, tambem ja tinha pensado nisso, mas vou trocar por esponja grossa

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estao as fotos que faltavam(da montagem)

 

 

 

O bucim no sitio

 

 

P1020872.jpg

 

P1020873.jpg

 

 

O "crivo", que nao é mais que um vaso das plantas com meia de senhora...

 

 

P1020874.jpg

 

P1020875.jpg

 

 

Oh xôr moderador David Cabete.... as fotos estao bem assim?

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Oh xôr moderador David Cabete.... as fotos estao bem assim?

Quais fotos?!? :?

 

Ah! As do post acima! Eu até pensava que o meu portátil tinha ganho memória extra! Carregam bem mais depressa,assim como as "despejaste" mais rapidamente, de certeza. Ainda ando à procura de falhas no teu Diy... quando encontrar eu critico :crazyeyes: .

 

 

Cumps

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Bem adorei a tua ideia, acho que te vou copiar lol, também montei o meu aqua so mandei cortar o vidro, leva 300lts e furei em madeira os cantos a parte de cima e o fundo ficou muito fixe e muito pesado. hehe cumps

 

 

este era um dos posts que eu gostava de .....lolol.... é optimo saber que alguem gostou do nosso DIY ao ponto de plagiar :crazyeyes:

mas tens uma condiçao, tens de mostrar ao pessoal depois, e esse aqua de 300lts tambem....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Já vou bem atrasado, mas só agora vi este DIY e está muito bom, gostei da forma como aproveitaste os materiais, principalmente o aquário, pois um aquário com essa altura normalmente não serve para nada.

 

Francisco Ramalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito fix essa ideia bem pensado e dá jeito e nao dá muito trabalho!!!!

 

Axo que vou copiar posso =)??? ;) CUmps

 

 

eu nao posto para os outros dizerem: "sim sr, esta muito bonito"....lolol... o maior elogio que podem dar, é esse mesmo: "posso copicar?" ou "vou aproveitar a ideia" e por ai a fora..... eu gosto de utilizar ideias dos outros que provavelmente jamais me passariam pela cabeça, por isso, força nisso, depois quero ver.... ;)

 

 

de qualquer des maneiras, ja esta ligeiramente alterado, foi mudado(o filtro) para o lado oposto, com silicone transparente, e a entrada de agua para o filtro ja nao é atraves do vaso das plantas com a meia de vidro, mas sim com rede mosquiteira, se pedirem com jeitinho ate posso postar uma foto de como esta agora.... ;)

 

 

cumps

Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

de qualquer des maneiras, ja esta ligeiramente alterado, foi mudado(o filtro) para o lado oposto, com silicone transparente, e a entrada de agua para o filtro ja nao é atraves do vaso das plantas com a meia de vidro, mas sim com rede mosquiteira, se pedirem com jeitinho ate posso postar uma foto de como esta agora.... :)

 

Mostra mas é lá as fotos das últimas alterações senão :) ! Vê lá se queres que puxe dos meus "galões" de Sr. Moderador :crazyeyes:

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Mostra mas é lá as fotos das últimas alterações senão ;) ! Vê lá se queres que puxe dos meus "galões" de Sr. Moderador :D

Cumps.

 

 

logo a noite, se tiver paciencia, ja vou actualizar os meus topicos todos com fotos, mas este e outro, vou de certeza, por isso, logo a noite da ca um saltinho

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

logo a noite, se tiver paciencia, ja vou actualizar os meus topicos todos com fotos, mas este e outro, vou de certeza, por isso, logo a noite da ca um saltinho

 

Já é de noite!! Ainda não jantei, mas já está escuro lá fora!! :D

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais