[ficha] Corydoras Melini


Ricardo A. Silva

Recommended Posts

 

Web_DSCN0929.jpg

 

 

Família: Calictídeos

 

Nome comum: Coridora Melini

 

Nome científico: Corydora Melini

 

Origem geográfica: Brazil, Colômbia e Perú

 

Comprimento: 6 cm

 

Temperatura: Entre 22º e 28º C

 

PH: Entre 6 e 7

 

GH: Entre 6 e 8

 

 

Características:

 

Assim como todas as outras Coridoras esta é também uma excelente aquisição. Para além de bastante activa ela é óptima na limpeza do aquário. Esta espécie é constantemente confundida com a Coridora Metae e com a Coridora Davidsandsi, no entanto, para os amantes de Coridoras, estas três espécies distinguem-se facilmente. As Coridoras Metae e Davidsandsi têm uma cor mais amarelada/alaranjada e não possuem pintas como a Melini. Para além destas diferenças existe também diferença na lista que elas têm ao longo do corpo, ambas têm o mesmo ponto de partida, a barbatana dorsal, mas têm o término e o "caminho" diferente. A lista da Coridora Metae termina onde começa a barbatana caudal e segue sempre a linha do corpo, a Coridora Davidsandsi também tem uma linha que segue a linha do corpo mas prolonga-se à barbatana caudal e termina quase no meio da mesma, enquanto que a lista da Coridora Melini prolonga-se pela barbatana caudal terminando sempre na ponta inferior e a lista não segue a linha do corpo, faz uma curva antes de atingir a barbatana caudal.

 

Temperamento:

 

Calma e pacifica. Deve de ser mantida em grupos de pelo menos 4 exemplares da mesma espécie.

 

Diferença sexual:

 

Assim como os outros tipos de Coridoras a fêmea é mais larga e mais comprida que o macho, e também tem uma cor mais clara.

 

Alimentação:

 

Flocos, comida para peixes de fundo, larvas, artémias, etc...

 

Reprodução:

 

Embora não seja fácil esta espécie já se reproduziu em aquário. Para isso basta fazer trocas parciais de água diariamente de modo a que a temperatura desça ate 5ºC, durante o tempo de espera até à desova essas trocas devem de ser feitas diariamente assim como uma alimentação rica em alimento vivo. Esta espécie põe pouco mais de 30 ovos e a eclosão dá-se entre 3 e 5 dias.

 

 

 

Informação retirada de http://guppie.pt.vu

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais