O Que Acham Deste ?


PauloSilva

Recommended Posts

Acabei de montar o meu primeiro Nano. Demorei cerca de 20 minutos, o que acham do Layout ?

Ainda estou a fazer o móvel para embutir o aquário. móvel esse que terá quadro eléctrico para o termostato de 25W, filtro de 20L/h, e respectiva iluminação .

 

Setup do nano :

Aquário :

Caixa optimus

Largura : 18 cm

Comprimento : 18 cm

Altura : 18 cm

 

Fauna :

1x Betta

 

Flora :

3x Anubias

1x Limnophila sessiliflora

1x Egeria densa

1x Tronco de aroeira

6x Lilaeopsis mauritiana

10 cm2 de Lemna (Lentilha de água

 

Acessórios :

0,5 Kg de Areia Vulcânica

100 g de Areia Branca

9x Pedra Preta

1x Mini Filtro de agua a fazer 20 L/h e oxigenação .

1x Termostato de 50W

 

Fotos :

 

pict0252.jpg?imgmax=576

 

pict0254.jpg?imgmax=576

 

pict0256.jpg?imgmax=576

 

pict0258.jpg?imgmax=576

 

pict0259.jpg?imgmax=576

 

pict0260.jpg?imgmax=576

 

pict0261.jpg?imgmax=576

 

Visitem a minha galeria de aquarios pessoais

Editado por PauloSilva
assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito fixe o teu nano :ph34r:

 

Wow quero ver esse movel pareçe que vai ficar bem, mas se vais fazer um nano podias aproveitar e mrter outrcaixa ou lado dessa e meteres uma femea para ele ir lavando a vista de vez em quando ou entao outro macho para andarem a picar-se mas tinhas era de meter depois kk coisa a separar eles senao eles ficavam mt stressados de se estarem a ver um ao outro o dia inteiro.

 

Continua com as actualizaçoes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal hoje em vez de comprar um Termostato de 25W, acabei por comprar um de 50W da Elite. Este termostato tem apenas 17 Cm de comprimento, ficando apenas 12 Cm dentro de água, o que é óptimo para Nanos .

Amanha espero já ter a lâmpada UV - c de 5 W para montar no Nano . Isto porque eu acho que para ser nano, tem que ter tudo como os outros, só que em tamanho reduzido . :-D

Tanto o termostato de 50 W, como a lâmpada UV de 5 W , como o Filtro de 200 L/h e respectiva oxigenação serão montados no interior do Nano aqua Optimus .

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Gosto da aparência! Estou com vontade de ver o que vai ser esse móvel...!

 

Agora 2 coisas:

 

1º - Essa altura de areão penso que era escusada, só te tira litragem... Se calhar no meu de 54 litros não tenho o substrato tão alto como esse!

 

2º - Não percebo o que queres dizer com lâmpada UV... ::D: As lâmpadas UV são usadas dentro de filtros, mais para lagos e aquas de água salgada... Para essas plantas precisas de um candeeiro com lâmpadas tipo PL 9W ou 11W, diria eu, daqueles de secretária.

 

Esclarece lá esse pormenor pf ::D:

 

Cumps,

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Gosto da aparência! Estou com vontade de ver o que vai ser esse móvel...!

 

Agora 2 coisas:

 

1º - Essa altura de areão penso que era escusada, só te tira litragem... Se calhar no meu de 54 litros não tenho o substrato tão alto como esse!

 

2º - Não percebo o que queres dizer com lâmpada UV... ;) As lâmpadas UV são usadas dentro de filtros, mais para lagos e aquas de água salgada... Para essas plantas precisas de um candeeiro com lâmpadas tipo PL 9W ou 11W, diria eu, daqueles de secretária.

 

Esclarece lá esse pormenor pf ;)

 

Cumps,

JFFA

 

As lâmpadas UV nao sao so para lagos e agua salgada sao também para todo o tipo de aquas , para prevenir o aparecimento de algas, e outras substancias orgânicas, que têm tendência a ficar em suspensão . Como o nano e muito pequeno nao convem nada aparecer algo que deixe a agua turba, pois devido ao seu tamanho e de difícil limpeza .

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lâmpadas UV nao sao so para lagos e agua salgada sao também para todo o tipo de aquas , para prevenir o aparecimento de algas, e outras substancias orgânicas, que têm tendência a ficar em suspensão . Como o nano e muito pequeno nao convem nada aparecer algo que deixe a agua turba, pois devido ao seu tamanho e de difícil limpeza .

 

 

o melhor "UV" que conheço para nanos é mesmo os red cherry, agora por um filtro UV nu nano é desnecessário (cada um tem a sua maneira de pençar)...

cpiadeassinaturalogotip.jpg

<<link com fins comerciais removido>>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posto aqui novas fotos ao fim de uma semana . Agora já com termostato e iluminação, esta provisória enquanto se faz o móvel .

 

pict0012.jpg?imgmax=576

 

pict0021.jpg?imgmax=576

 

Vista traseira, onde está o termostato e o filtro :

pict0019.jpg?imgmax=576

 

 

Esse termoestato é de 50W??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sim, 50 W da.ELITE .

 

fixe!

 

Já tinha visto um desses e achei que era grande... afinal enganei-me Lol

 

Eu neste momento estou a fazer um nano tambêm depois meto ai um topic para o pessoal ver.

 

Olha por acasao ja metes-te algum espelho ao lado do teu cubo para ver se o teu betta reage?

Se ainda nao...entao devias de meter nem que vás ao chineses lá na zona da maquiagem e compras um espelho pequeno por 1€ e metes junto ao cubo para ele ver o seu reflexo e pensar que é outro macho, vais ver que ele vai andar logo com as barbatanas mais abertas e tudo :twisted:... mas metes só o espelho pai uma hora e meia ou 2 horas por dia é o suficiente!

 

Ah ja agora com que frequencia fazes as tpa's e de quanto % ?

 

Continua com as actualizações!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fixe!

 

Já tinha visto um desses e achei que era grande... afinal enganei-me Lol

 

Eu neste momento estou a fazer um nano tambêm depois meto ai um topic para o pessoal ver.

 

Olha por acasao ja metes-te algum espelho ao lado do teu cubo para ver se o teu betta reage?

Se ainda nao...entao devias de meter nem que vás ao chineses lá na zona da maquiagem e compras um espelho pequeno por 1€ e metes junto ao cubo para ele ver o seu reflexo e pensar que é outro macho, vais ver que ele vai andar logo com as barbatanas mais abertas e tudo ::D:... mas metes só o espelho pai uma hora e meia ou 2 horas por dia é o suficiente!

 

Ah ja agora com que frequencia fazes as tpa's e de quanto % ?

 

Continua com as actualizações!

 

Este nano está no meu café, sempre que alguém se chega perto do aquário ele vem logo para a parte da frente e abre as guelras :twisted:

Mas quando sou eu, ponho os dedos dentro de agua e ele vem para o meio deles, até deixa pegar e fazer festas ::D: hehehe

 

Não faço TPA, pois tem um alto nível de evaporação devido ao filtro que larga a agua por uma flauta acima do nível de agua , gasta 0,5 L de agua luso de dois em dois dias. Logo tenho que acrescentar 1/4 de L de agua por dia, dai não ter para já visto a necessidade de fazer TPA. Tendo em atenção que este filtro tem esponja, algodão, carvão activo e tubo para oxigenação .

Editado por PauloSilva
assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este nano está no meu café, sempre que alguém se chega perto do aquário ele vem logo para a parte da frente e abre as guelras :twisted:

Mas quando sou eu, ponho os dedos dentro de agua e ele vem para o meio deles, até deixa pegar e fazer festas ::D: hehehe

 

Não faço TPA, pois tem um alto nível de evaporação devido ao filtro que larga a agua por uma flauta acima do nível de agua , gasta 0,5 L de agua luso de dois em dois dias. Logo tenho que acrescentar 1/4 de L de agua por dia, dai não ter para já visto a necessidade de fazer TPA. Tendo em atenção que este filtro tem esponja, algodão, carvão activo e tubo para oxigenação .

 

hum sendo assim nao tens mt problema com as tpa's

 

Olha atenção com o carvao activo... porque pelo o que sei absorve os nutrientes que estao na agua e as plantas alimentam.se desses nutrientes.

 

Devias de deixar um topic na secçao das plantas sobre isso... nao quero te estar a confundir mas acho que estou certo no que te disse.

 

Cumps ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal hoje em vez de comprar um Termostato de 25W, acabei por comprar um de 50W da Elite. Este termostato tem apenas 17 Cm de comprimento, ficando apenas 12 Cm dentro de água, o que é óptimo para Nanos .

Amanha espero já ter a lâmpada UV - c de 5 W para montar no Nano . Isto porque eu acho que para ser nano, tem que ter tudo como os outros, só que em tamanho reduzido . :twisted:

Tanto o termostato de 50 W, como a lâmpada UV de 5 W , como o Filtro de 200 L/h e respectiva oxigenação serão montados no interior do Nano aqua Optimus .

 

ola!!

eu ainda sou novato nisto, sera k podias dzer-me dp que se trata um nano?

eu ja vi as imagens mas pa mim e um aquario.....

bgado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!!

eu ainda sou novato nisto, sera k podias dzer-me dp que se trata um nano?

eu ja vi as imagens mas pa mim e um aquario.....

bgado

 

Nano é algo a pequena escala, neste caso um aquário nano é assim designado pois so tem 18cm de largura, 18cm de comprimento e 18cm de altura, logo o aquário leva só 5 L de agua, mas no caso deste como tem bastante areao leva so 3 L. Logo o termostato é mini, o filtro é mini, enfim é tudo a pequena escala .

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola!!

eu ainda sou novato nisto, sera k podias dzer-me dp que se trata um nano?

eu ja vi as imagens mas pa mim e um aquario.....

bgado

 

Nano = pequeno, minusculo é o que significa a palavra nano!

 

O nano basicamente é um aqua muito pequeno onde com um bocado de paciencia até se fazem coisas muito giras!

 

Espero ter esclarecido a tua duvida :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum sendo assim nao tens mt problema com as tpa's

 

Olha atenção com o carvao activo... porque pelo o que sei absorve os nutrientes que estao na agua e as plantas alimentam.se desses nutrientes.

 

Devias de deixar um topic na secçao das plantas sobre isso... nao quero te estar a confundir mas acho que estou certo no que te disse.

 

Cumps :)

 

Olha que neste aquário em questão as plantas não param de crescer , inclusive a do fundo do lado direito junto ao filtro já cresceu cerca de 5cm em uma semana e gerou 6 rebentos novos que também estão com muito bom aspecto e a crescer rápido .

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que neste aquário em questão as plantas não param de crescer , inclusive a do fundo do lado direito junto ao filtro já cresceu cerca de 5cm em uma semana e gerou 6 rebentos novos que também estão com muito bom aspecto e a crescer rápido .

 

 

ya é a cabomba crescem bem!

 

Hum entao sendo assim as plantas estao bem nao há problema :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Um reparo, somos tentados a pensar que repor a água de evaporação é o mesmo que uma TPA, mas isso não é verdade. As TPA servem para diminuir a concentração de certos tóxicos para os peixes, retirando água+tóxicos e adicionando água. A evaporação só liberta água.

É como teres um tacho ao lume com água salgada à qual queres tirar o sal, se deixares evaporar e depois acrescentares água outra vez, a concentração de sal vai manter-se. No caso do aquário é pior, porque os tóxicos vão-se acumulando, pois resultam da actividade biológica do betta (neste caso).

Penso que devias tirar um copo de água do aquário pelo menos uma vez por semana, e nos outros dias repores só a água de evaporação.

 

Cumps,

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Um reparo, somos tentados a pensar que repor a água de evaporação é o mesmo que uma TPA, mas isso não é verdade. As TPA servem para diminuir a concentração de certos tóxicos para os peixes, retirando água+tóxicos e adicionando água. A evaporação só liberta água.

É como teres um tacho ao lume com água salgada à qual queres tirar o sal, se deixares evaporar e depois acrescentares água outra vez, a concentração de sal vai manter-se. No caso do aquário é pior, porque os tóxicos vão-se acumulando, pois resultam da actividade biológica do betta (neste caso).

Penso que devias tirar um copo de água do aquário pelo menos uma vez por semana, e nos outros dias repores só a água de evaporação.

 

Cumps,

JFFA

 

Vem visto, mas ainda so o tenho a uma semana, dai não fiz nenhuma TPA

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tpa´s e limpeza do fundo são muito importantes em aquários pequenos. Tal como o João Araújo disse a evaporação não te vai retirar a porcaria.

Acho que fizeste mal em colocar a sessiflora e a egéria. Crescem demasiado e demasiado rapido para o tamanho do aquário.

Também não gosto muito do areão verde :D

Outra coisa, com esse candeeiro e estando dentro do café não precisas de utilizar o termoestato.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tpa´s e limpeza do fundo são muito importantes em aquários pequenos. Tal como o João Araújo disse a evaporação não te vai retirar a porcaria.

Acho que fizeste mal em colocar a sessiflora e a egéria. Crescem demasiado e demasiado rapido para o tamanho do aquário.

Também não gosto muito do areão verde :D

Outra coisa, com esse candeeiro e estando dentro do café não precisas de utilizar o termoestato.

 

 

O crescimento é fácil de controlar, vou tirando os pés mais antigos e maiores e deixando sempre só os novos rebentos.

Quanto as TPA hoje já fiz uma de 1/4 de litro, com agua previamente a mesma temperatura e mesmo PH.

O areão verde também não gosto muito, mas vou esperar para terça quando substituir o branco tiro o verde também .

Dentro do café a noite sem termostato a agua deste aqua passa de 29º para 21º, dai em ter posto o termostato ao fim de 3 a 4 dias, porque acho uma grande diferença de temperatura, pois como normal o candeeiro também não fica ligado a noite para poder aquecer a agua, assim o termostato está só para poder ter um controle mais rigoroso da temperatura da agua .

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Muito legal o Aquario. to querendo montar um assim!

Essas plantas nao necesitam de Subastrato?

Quantos litros de Agua vai?

Termostato de 50W!!! isso nao e muito forte? não vai aquecer a agua muito depressa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas plantas nao necesitam de Subastrato?

 

Neste aquário foi utilizado substrato vulcânico fertil.

 

Quantos litros de Agua vai?

 

5 Litros .

 

Termostato de 50W!!! isso nao e muito forte? não vai aquecer a agua muito depressa?

 

O termostato esta quase sempre desligado, so liga a noite. Fica ligado pra ai 1 minuto de 2 em 2 horas .

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo será que consigo montar um plantado com com 4,5l?

quantos cm de substrato preciso para plantar no aquario?

na ultima vez que montei o aqua ele ficou com 3,5l de agua.

Acho muito traumatizante para o betta tirar ele do aquario e botar em um pote, trocar aqua e depois colocalo denovo no aquario!

Será que existe alguma maneira de não fazer isso no meu aquario?

Quais os equipamentos que posso usar para montar meu aquario e ficar tão bonito quanto o seu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo será que consigo montar um plantado com com 4,5l?

quantos cm de substrato preciso para plantar no aquario?

na ultima vez que montei o aqua ele ficou com 3,5l de agua.

Acho muito traumatizante para o betta tirar ele do aquario e botar em um pote, trocar aqua e depois colocalo denovo no aquario!

Será que existe alguma maneira de não fazer isso no meu aquario?

Quais os equipamentos que posso usar para montar meu aquario e ficar tão bonito quanto o seu?

 

Se procurares vais ver que encontras muitos plantados em cubos de 5,5 Litros

Pessoalmente no meu usei cerca de meio quilo de substrato, que dá +/- 5 Cm

Pessoalmente não retirava um beta de um aquário para passar para um Nano, visto que este pode ja ter habituação ao espaço onde esta inserido. Para tal efeito comprava um novo e punha no nano desde o inicio .

 

Abraço

Paulo Silva

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.