Ciano


Hugo A Silva

Recommended Posts

boas,

 

o tópico diz tudo.

 

tou com uma praga de cianobactérias que, alem de ser muito inestético, ouvi dizer que pode tornar-se prejudicial aos peixes.

 

Segundo sei, Cianobactérias aparecem em ambientes com carencias de oxigénio, normalmente em lagos de água estagnada, certo?

O meu aquário tem 400 Lts reais de água (150x50x60), mas uma vez que tenho Discus, não convém abusar nas correntes. Neste momento tenho dois filtros Eheim (2227 e 2217) que me fazem uma circulação de 1900 Lts/h com flautas instaladas nas saídas.

Assim, vou optar para já por aumentar a oxigenação, através de uma bomba que tenho parada lá em casa.

acham que vai ajudar em alguma coisa ou, é só uma perca de tempo e devo avançar já para medidas mais radicais?

 

acrescento que o meu substrato é constituido por 10Kg de Sera Floradepot coberta por Akadama. Tenho bastantes plantas mas nada de especial. Não faço ainda injecção de CO2 (tou à procura do negócio ideal). Não faço fertilizações e a flora são basicamente plantas de nivel fácil (anubias, valisnérias, echinodorus, fetos de java, um pouco de musgo de java coberto de ciano :crazyeyes: ). A Fauna, é composta por 6 Discus, 3 Apistogramas Cacatuoides, 4 Neons (tinha 10 mas entretanto foram morrendo), 10 Neons Negros, 8 Tetras Bentosi, 1 Ampulária, 4 Ottos, 3 Neritinas, 4 Caridinas Japónicas.

 

grato desde já por qualquer ajuda que possam dispensar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas das possíveis causas para o aparecimento de ciano-bactérias são:

 

 

- Substratos inadequados:

- Apodrecimento do substrato, substratos inadequados como o Humos p.e.

- Fraca circulação de água no substrato

- Quantidades elevadas de nitrato:

- Mudanças de água insuficientes

- Fertilização incorrecta

- Alimentação dos peixes exagerada

- Água nova com valores elevados de Nitratos

- Falta de manutenção dos elementos filtrantes

- Pouca quantidade de plantas principalmente de crescimento rápido

- Materias decorativos mal limpos, troncos p.e.

- Iluminação indadequada

- Pouca luz

- Lampadas "envelhecidas"

- Combinação errada de espectros

- Período de iluminação demasiado curto

- Incidencia de luz solar directa

- Falta de oxigénio

- Pouca circulação de água

- Demasiados peixes

 

Resolução:

Investigar a causa

Eliminar a causa rápidamente

Remoção das algas

Aumentar o nº de plantas de crescimento rápido

Algicidas

Há quem recorra a antibioticos, já tive um caso desses por apodrecimento do solo e valores elevados de nitratos por refazer um layout, recorrí a água oxigenada e resolví rápidamente, mas pode ser fatal para plantas e peixes.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado... tenho já algumas suspeitas do que pode ser...

 

pelo menos 3 dessas causas que indicas coincidem com a minha situação.

 

vou corrigir e verificar se resolve

 

obrigado mais uma vez :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais