Revolução Comunitário 200l


jc.gomes

Recommended Posts

Caros Aquariófilos,

 

Venho aqui apresentar o meu aquário e do meu irmão (ah pois é, Gomes SA, cada um tem 50% das acções...lol) e contar um pouco da sua história... Mas antes de mais nada tenho de dar os Parabéns ao pessoal que criou e mantém este forum fantastico!! E também a todos os que o dinamizam, que são imensos, nunca deixando posts por comentar ou discutir!

 

Já tenho uns anitos de aquarios tropicais de água doce 9-10anos! Começei com um pequeno aquario de 50cm e rapidamente quiz passar para um maior! Assim que pude ($) montei o aquario que ainda hoje tenho de 200L.

 

A 1ª Montagem deste aquario ocorreu em Maio 2000, na Guarda! depois meteu-se a Universidade e vim para Coimbra, deixando o aquario e o encargo da alimentação dos peixes aos meus pais...É claro passado algum tempo ficou um pouco esquecido, mas sem me morrerem peixes!! As plantas/algas é que se apoderaram do aquario...apesar de mudar agua ao fim de semana e de fazer alguma poda!

dsc00234fe9.jpg

 

dsc00231nf8.jpg

 

Finalmente, depois de descobrir este FORUM, reavivei o bichinho da Aquariofilia e resolver trazer o Aquario para Coimbra! Bem dito, melhor Feito, em Agosto planei ao promenor a mudança e realizou-se sem grandes Problemas!

O único problema foi apanhar e trazer o Peocostumus de 30-40cm...tive de o trazer num caixa daquelas plasticas com pega, bem grande!! Até tive mesmo de a usar para o tirar do aquario!! Qual rede qual quê, tive de o encorralar num canto do aquário, já só com meio de água, sem os outros peixes e plantas...

 

dsc00260ut4.jpg

 

2 Horitas até Coimbra e toca a montar tudo de novo! Trouxe água do aquario da Guarda e coloquei os peixes num Caixote de plastico com filtro interno e bomba de ar durante 2 dias:

 

dsc00283ct5.jpg

 

Tive uma baixa neste processo, o enorme escalar albino que tinha, mas penso que não foi devido à mudança mas sim a uma doença qq que não consegui curar! Tinha a barriga inchada e deixou de comer...não sei se foi hidropisia, enpacação intestinal, parasitas intestinais... Tentei backtopur direct, Esha Hexamita e nada, acabou por morrer... Resultado virei-me para os Discus, paixão antiga!! lol

 

Novo Layout:

 

dsc00277ai3.jpg

dsc00278av4.jpg

dsc00285by9.jpg

dsc00289lq1.jpg

dsc00293zm4.jpg

dsc00304he9.jpg

 

O Monstro que me arrancava as plantas todas as noites!!! E que tenho de manter bem alimentado a pastilhas de vipan e spirulina, para não me destruir o layout inteiro! Ainda assim não chateia muito pois vive de noite, ao contrario do resto dos peixes!! É um peixe magnifico!

 

dsc00294nx1.jpg

 

Um Mês depois, já com mais fauna:

 

dsc00346pf0.jpg

dsc00385wt7.jpg

dsc00368cg9.jpg

dsc00299mf4.jpg

dsc00338qq7.jpg

 

Um dos dicos que comprei na Ruimar está doente há 15 dias...já fiz de tudo Sterazin, banho prazinquantel, banho formol, eSHa200+EXIT e Backtopur Direct! Já não tem a respiração tão ofegante como tinha ao ínicio mas continua sem comer e esconde-se a maior parte do tempo...Parasistas intestinais? Fiz flagyl e aquzole neste ultimos dias e nada... Todos os outros comem e bem. Se alguem me puder dar uma opinião, solução agradecia! tou a pensar colocá-lo no aquario de quarentena (40l) e colocar temperatura 32 e flagyl dobro da dose com Sterazin!!

dsc00386ii6.jpg

 

Videos (google videos):

Mostra um disco doente e o aquario em geral:

http://video.google.com/videoplay?docid=-4...468316717833557

Discus:

http://video.google.com/videoplay?docid=66...859575231196411

 

 

Setup:

 

Data de REmontagem: Agosto 2006 (1ªmontagem Maio 2006)

Dimensões: 120 x 47 x 40 (cm) +- 200L

Iluminação: 2*T8 c/reflectores – Interpet Triplus e JBL Natur + 3* 13W 6400k

Filtragem:

- 2 Filtros Externos:

.Fluval 304 (1000l/h) c/ esponjas, biopur forte, substract pro, removedor nitratos

.JBL Cristal Profi 500 (1200l/h), só esponjas;

- 1 Filtro Interno: Aquaclear 301 (680l/h) c/ lã filtrante

Substrato: Sera Flora Depot, laterite e húmus + areão normal e areão biológico

Co2: Injecção caseira Kit Nutrafin

Decoração: Pedras de Xisto, “Lava”, Ânfora, Tronco Malásia, Plantas

Outros:

- Aquecedor 300W

- JBL UV 11W

 

Flora:

Cabomba caroliana

Nymphaea lótus vermelha e verde

Echinodorus amazonicus

Aponogeton madagascariensis (sleeping…)

Anubias barteri var. nana

Cryptocoryne wendtii 'Tropica'

Riccia fluitans

Vallisneria gigantea (acho eu)

Vesicularia dubyana

Tonina Slender Leaf

 

Flauna:

2 Corydora (aenus albino e paleatus)

1 Ancistrus

4 Ottocinclus vestitus

6 Tesouras

2 Cabeça de fogo

1 Ramirezi

4 Botias palhaço

1 Casal Kribensis

5 Discus

1 Pleocostumus 30-40cm

11 Zebras

 

Parâmetros Bioquímicos:

pH 6,8

KH 3

GH 0-1

Nitritos, Amónia 0

Nitratos 15-25

Temp 29ºC

 

Que acham da mudança e do novo Layout?

Terei demasiada Fauna?

Tenho um problema com os nitratos estão sempre um pouco altos...tou atentar controlá-los com mudanças de água de 3 em 3 dias... Filtros de nitratos com denisballs funcionam?

 

Comentem à vontade...

 

Abraço

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Que acham da mudança e do novo Layout?

Terei demasiada Fauna?

Tenho um problema com os nitratos estão sempre um pouco altos...tou  atentar controlá-los com mudanças de água de 3 em 3 dias... Filtros de nitratos com denisballs funcionam?

 

Gosto do layout (tirando a anfora) e os discus estao com aspecto porreiro!

quanto a fauna penso que tens botias a mais e como sao muito irrequietos mais dia menos dia vao começar a stressar os discus, isto pra ja n falar no teu tao adorado pleco xl....

quanto aos nitratos parece-me normal estarem altos pois com a mudança recente o aquario n esta ciclado nem o filtro maturado, continua com as tpa's que mais dia menos dia vai ao sitio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu acho, que está melhor agora, mas se plantares uma relvinha ficava muito bem, não dá bem para ver, as anubias estão enterradas no areão? tambem acho que tens muitos peixes, eu ficava só com os discos que são lindos, e pouco mais :arrow: sem anfora é capas de ficar melhor :wink: bom e vou ficar por aqui, senão :wink: levo nas orelhas :arrow: espero ver mais fotos da evolução, obrigado por partilhares com o pessoal e não fiques chatiado comigo só tou a tentar ajudar, boa sorte :? um abraço krystal :arrow:

"O passado é só prática!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A anfora da jeito para os Kribensis se reproduzirem.

Eles ja puseram ovos e ja tiveram alevins e andavam sempre a muda-los de sitio. Da casca de côcô para a anfora e vice-versa.

 

E perguntam voces,não xateiam os Discus? Nem por isso, so dao nas orelhas aos botias.

Os Discus não lhes ligam muito. Dao meia volta e continuam. Alem disso eles so fazem territorio abaixo da Echinodorus amazonicus.

 

Ainda falta na lista de peixes 11 Zebras.

Ainda estao para vir 1/2 Ramirezis para companhia ao outro que ta la sozinho.

O numero de Discus andará nos 5/6.

 

Mudanças de agua de 3 em 3 dias e 2 filtros externos aguentam bem.

 

A relva (ricia) esta la na frente naquela coisa preta, mas ainda esta a crescer. Mas ta crescer muito devagarinho. A ver se consegue crescer com aquela luz. (T8 é fraco)

 

As anubias estao semi-enterradas. Não é o mais correcto, mas se não for assim o Pleco ao vir á frente de noite arranca-as ao nadar.

 

Obrigado pelos comentarios.

 

Videos (google videos):

Mostra um disco doente e o aquario em geral:

http://video.google.com/videoplay?docid=-4...468316717833557

Discus:

http://video.google.com/videoplay?docid=66...859575231196411

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está bastante agradavel actualmente, a anfora rouba um bocado a natureza mas pronto... agora respondo: peixes a mais???? eu em 300 litros tenho muito menos peixes que tu :roll: tenho muito mas é cardumes de rasboras e neons.... dos grandes (que ainda não estão grandes) tenho 6 escalares! é que a meu ver um plantado desa forma (o meu tmabém o é) como qualquer outro densamente plantado com muitos peixes diferentes sem fazeem cardume etc... fica uma "salgalhada" :lol: é a minha opinião... e ahco que esses discus todos quando crescerem ao maximo vão ainda encher mais o aquário... não creio que esteja muito harmonioso na relação layout - peixes....

 

Mas pronto... de resto até em temros de layout, como ja disse, é agradavel de ver, e os peixes são muito giros :lol:

 

PS: eu optava apenas pelos discus :lol:

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas opiniões!!

 

Em relação ao facto de ter muitas especies de espécies...o problema já vem de trás ou seja, por exemplo os tesouras comprei quando tinha o aqua de 50cm e por isso mantive-os...alguns deles têm mais de 6 anos... Já pertencem à familia, juntamente com pleco, corys,...

Os botias acho que dão muita cor e vivacidade a um aquario... O resto dos outros peixes estavam pensados para fazer companhia a 2-3-escalares ficando um verdadeiro comunitário..., mas há ultima da hora mudei de opinião por duas situações: o escalar grande que tinha foi à vida... e comprei dois escalares pequenos numa loja aqui em coimbra, Fitonia e vinham todos minados!! Dois ou tres dias depois morreram tb... Então decidi enveredar pelos Discos, paixao antiga, atiçada pelos imagens que voçês postam dos vossos espectaculares discos e prontos...fiquei assim com uma "salgalhada"

 

Até ver tao todos de boa saude! E não há grandes stresses, tenhos observado bem!! Se de factos os discos continuarem a crescer bem, nessa altura penso em arranjar outro aquario para alguns deles...

 

Custa-me tar a dar peixes que tenho à anos...

 

P.S.- A anfora tb não gosto muito...antes era Casa do Ancistrus...agora este mudou-se para o tronco... Se não tiver inquelinos nos proximos tempos salta fora!!

 

Ab

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aqua está muto lindo, parabens.

Sabes dizer qual é planta de folha castanha e comprida que aparece à frente em ambos os lados no centro do aqua é que estive a ver o teu setup das plantas e ela não apareçe lá e como tenho algumas iguais gostava de saber qual a especie.

Mas já te aviso que apesar dessas plantas começarem bem pequenas num apiçe podem ficar bem grandes.

Pelo menos no meu aqua ficaram, mas o meu é só de 100 Ltrs.

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários simpáticos...

 

Acho que não está mal...para a iluminação que tenho (a riccia está dificil de crescer por esta razão)!! Mas tou sempre a tentar melhorar :) Só espero conseguir aguentar bem os dicos, que estão muito bonitos neste momento :shock:

 

Quanto à panta que te referes jampex é a Cryptocoryne wendtii 'Tropica' , comprei-a à uns anos e é bastante fácil de manter...Temos é de ter atenção que ela gosta de se expandir para os lados com novas plantas filha e não para cima...pelo menos no meu caso!! Existem várias subespecies desta que crecem mais para cima, se calhar é essa que tu tens! Para mais promenores vê no site da Tropica... Se quizeres daqui a 1-2 mes posso-te arranjar uns pès...

Um surpresa para mim foram as Nymphaea lótus que cresceram num instante e estão muito bonitas...nunca pensei que ficassem assim tão grandes em tão pouco tempo... Além disso custaram-me uma bagatela 1,5€ cada bolbo com meia duzia de pequenas folhas :shock:

 

Ab

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gomes,

 

Espero que o teu aqua continue bem de saúde, adorei o teu pleco está um gigante!!! Desde sempre tive plecos nos meus aquas, agora que começei com isto dos aquas de novo não consigo vingar nenhum, já me morreram dois, não devo insistir mais:-(

O teu aqua tá muito giro, mas tenho uma sugestão a fazer, revi isto num site do takashi amano, porque em pintura, fotografia já é muito conhecida que é a regra de ouro. Simplificando, e aplicando esta "regra" eu chegaria o teu tronco um pouco mais para a direita ou para a esquerda. De resto tá um show!!! (mas acho que tens peixes a mais, é a minha humlide opinião

 

Se quiseres mando-te info sobre a regra de ouro

Mandastes uma opinião no post do meu aqua (obrigado pelo incentivo!)

 

 

O meu aqua (90l)

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...0745&highlight=

 

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu também não tenho grande ideia da Fitónia...Aqui em Coimbra compras onde? Shallon?A nova do fórum tem bons preços mas não sei se os peixes são grande coisa!

 

Gostei do aqua...só punha era areia mais fina, em vez do areão!

www.catiasilva.com/chinchilas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

É verdade tenho um bocadinho de peixes a mais...mas agora custa desfazer-me deles...e € para os pôr noutro aquario tem de ficar para outra altura!! Ando a pensar (sonhar) num 200x50x60 mas isso vai ter que aguardar!!

Quanto ao Pleco, é verdade tá enorme e agora de vez em quando faz rondas de dia a ver se apanha restos de comida congelada que os discos não comem :roll: , mas é engraçado que os peixes não têm medo dele só se afastam quando se movimenta ;) . É um peixe muito sensível as valores de nitritos e amónia em pequeno...deve ser isso que te está a falhar Paulo!

O tronco neste momento tem para além da função beleza é "casa" do ancistrus e faz sombra ao pleco...é isso ele não gosta de muita luz, por isso neste momento vou deixar estar, depois logo se vê!!

 

Lojas em Coimbra...de facto é díficil!! O Shallon tem muita coisa mas é um bocado caro e cigano!! Dá a impressão que nos está a fazer um favor quando vamos lá comprar coisas 8) !! É assim comprar peixes o ideal é o Shallon de Sta Clara, é a irmã que trata da loja, os aquas têm optimo aspecto, bem como os peixes! Quanto a equipamento o mais baracto é aquaristic.net ou se for algo muito urgente a do Forum, tb concordo contigo! Peixes no Forum é kamikaze, tudo pode acontecer...o william cá do forum comprou lá imensos rasboras e morreram mais de metade! Eu comprei lá um ramirezi que me meteu pena e consegui recupera-lo :)

 

Ab

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tenho que por aqui mais umas fotos do Mega-Pleco!!! :roll:

 

Os Kribensis dão-se bem com os Ramirezis, sem stresses mas ocupam locais diferentes do aqua!! Os kribensis só não gostam, melhor detestam os botias...mandam-lhes uma corridas!! Com os discos pouco se metem só se tiverem mesmo muito perto do côco!!

 

Tenho pena de não ter tempo nem euros para fazer um aqua só para os kribensis se reproduzirem...é muito giro, já me aconteceu uma vez!!

 

Ainda ando às voltas com os parasitas nos Discos...assim que resolver essa situação ponho mais fotos!!

 

Ab

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não está mal...

 

As plantas são cabomba caroliana (aquela em molho) e a outra é uma Nymphaea Lotus...

 

Se quizeres depois posso-te arranjar alguma pontas da cabomba e umas Nymphaea, já que és cá de Coimbra! é só combinarmos quando eu fizer uma poda às Cabombas... São plantas porreiras, não muito exigentes!

 

Ab

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais parabéns pelo teu aquário. Gostava de saber que bicho é este que tens aqui do lado esquerdo?

 

dsc00299mf4.jpg

 

Compraste-o em Santa Clara? Nunca lá fui qual é a tua opinião acerca da qualidade e variedade dos peixes que lá têm?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi spranto,

 

O peixe do lado esquerdo é um kribensis macho, do lado direito está a fêmea! São muito giros, já criaram uma vez e só ainda não criaram outra vez devido aos medicamentos que tenho posto na água, por causa dos discos! Mas são ciclideos, mandam umas corridas aos outros peixes de vez em quando!

 

Quanto à qualidade dos peixes em St Clara, no shallon, parece-me bastante boa! A água dos aqua é limpa e os peixes tem bom aspecto... Ao invés da do Forum e tb do Shallon da Rua de Saragoza!

 

Ab

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Olá,

 

Aqui vão umas fotos da evolução do aquário e inquilinos....

dsc01248na2.th.jpg

As cabombas foram à vida pois o pleco insistia em pô-las a flutuar todos os dias...e além disso preciso de espaço para os Discos!

E agora, uns zooms dos Discos, que já estão granditos, por ordem de hierarquia:

 

Fêmea Rising Sun, o big boss...tem dado porrada da grande no Maze (Wayne) que acabou de chegar (1-2semanas)

dsc01249pq6.th.jpg

Macho White Diamond, forma casal com a Rising já puzeram duas vezes ovos...Tou a tentar criar, sem os pais, a 2ª postura!!!

dsc01226np3.th.jpg

Talvez fêmea MAZE do Wayne, acabadinho de chegar...

dsc01239nq4.th.jpg

Pidgeon talvez macho...

dsc01225bel9.th.jpg

Penso que fêmea, Marlboro, o ostraziado...

dsc01227boj7.th.jpg

 

dsc01245bxr9.th.jpg

 

O pleco de 30-40cm, cá anda...não chateia ninguem!!! Excepto quando se mexe muito!!

dsc01230bfy5.th.jpg

dsc01235bmx1.th.jpg

 

Ab

João Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus parabéns João! estao todos com mt bom aspecto!!!! alias todo o aqua em geral esta mt bom!

curiosamente tenho um macho Rising Sun que tb manda no meu aquario agora e faz casal precisamente com a femea White Diamond! ehehe

 

abraço

 

William

 

(temos de combinar pa eu ir ver esses bichos ao vivo! :bad-words: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola o aqua esta bom o teu pleco nao se mete dentro da anfora e que eu tenho um com +ou- 30cm e de dia esta sempre dentro de um moinho que tenho no aqua so o vejo a passear ha noite aqui vai uma foto do meu

060408_215311.jpg

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Tens razão William!!

 

Então aqui vai mais uma revolução…

- novo areão ADA aquasoil Malaya

- calha Lifetech 4*54w

- aquário aberto (com friso em acrílico, para evitar suicídios...)

- carradas de plantas…

- 2 belos Discus do William

 

foto9vt2.jpg

 

foto6wl1.jpg

 

foto1xy9.jpg

 

foto5se3.jpg

 

foto8ra5.jpg

 

foto2hh8.jpg

 

foto4xv5.jpg

 

foto7jy4.jpg

 

Já são um pouco de peixes a mais...Mas entretanto vi-me livre do meu pleco de 30 e tal centimetros...

Mas compenso com dois filtros Fluval 304, EHEIM 2076 e mudas de água dia sim, dia não 20%!!

Quando tiver menos apertado profissionalmente, talvez pense em montar outro semelhante e separar a malta!

 

Ab

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.