[Ficha] Xiphophorus Hellerii (Cauda-de-espada)


Recommended Posts

Boa noite,

Hoje andava a vaguear pelos vivíparos e lembrei-me de fazer uma ficha sobre um deles. Escolhi um bem conhecido pela maioria dos aquariofilias, Xiphophorus Helleri, mais conhecido por cauda-de-espada.

XIPHOPHORUS HELLERII (CAUDA-DE-ESPADA)

Nome científico: Xiphophorus helerii (sinónimos: Poecilia helleri, Xiphophorus brevis, Xiphophorus guentheri, Xiphophorus guntheri, Xiphophorus helleri, Xiphophorus helleri brevis, Xiphophorus helleri helleri, Xiphophorus helleri strigatus, Xiphophorus hellerii guentheri, Xiphophorus jalapae, Xiphophorus rachovii, Xiphophorus strigatus)

Família: Poeciliidae

Categoria: Vivíparos

Distribuição: América Central (Sul do México e Guatemala)

Comportamento: pacífico

Tamanho: 14 cm

Temperatura: 23 - 27 ºC
Apesar de esta ser a minha referência de temperatura, esta espécie sobrevive em ambientes bem mais frios, no entanto, perde bastante energia e a sua reprodução pode ser afectada.

pH: 7.2-7.6

Dureza: 9 - 20 dH

Actividade: diurna em todas as zonas do aquário (com incidências na superfície e meio)

Diformismo sexual: a diferência dos sexos pode ser facilmente detectada através da barbatana anal - a fêmea tem uma pequenina barbatana e o macho um pequeno espigão (gonopódio). O macho possui uma caudal com uma extensão da parte inferior da caudal

Reprodução: são peixes ovovivíparos. O macho fecunda a fêmea sem grandes problemas (os parâmetros da água devem estar perto dos indicados em cima) e a gravidez ocorre no ventre da fêmea. Os peixes nascem já formados. Plantas são essenciais para proteger as crias dos parentes. Um aquário maternidade pode ser usado para o parto e para o crescimento dos alevins (se este for usado convem tirar a fêmea logo após o nascimento).

Alimentação: Herbívoro

Cuidados: São muito simples de cuidar. Podem ser alimentados com flocos ou algas. Sal pode ser administrado (na proporção de meia colher de sopa por cada 10 litros).

Descrição física: Tem a boca virada para cima. Pode tomar as cores verde, vermelho ou branco. Existem várias variantes (ver em baixo)

Variedades: Simpson (dorsal mais larga); Wagtail e Tuxedo (corpo e caudal com preto); Cauda em lira (uma das mais populares devido à caudal ser em dupla espada)

Esperança de vida: 2 a 3 anos.

Notas: Cuidado com a mistura dos Xiphophorus Hellerii com os Xiphophorus maculatus (Platy) devido à hibridização que é evitável

Fotos:
Xiphophorus_helleri_03.jpg

Swordtail_cultivar.JPG

Editado por Hugo R. Silva
Imagens wikipedia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais