<<< Xalam's Aquarium >>>


xalam

Recommended Posts

Já ando aqui pelo forum há uns tempos, mas ainda não tinha tido tempo nem oportunidade de expor aqui o meu aqua, até hoje.

 

Vista Geral

 

aqua100.jpg

 

SETUP

 

Aquário Aquapor do Feira Nova com 100 Lt

Filtro Externo UNIMAX FZKN 150 - Aquael - 450 lt/Hora com esponja + Bio Ceramica com esponja + Bio Cerámica

Termostato de 100 W (Acho eu :roll: )

Bomba de ar.

Calha Lifetech de 1m (novinha) com as lampadas de origem.

Substrato apenas de Areao de Rio

 

FLORA

 

1 Anúbia no tronco, que foi a primeira planta e que se aguentou muito bem com os antigos 30 W

1 Feto de Java noutro tronco.

O resto da flora espero que a identifiquem, pois não sei nomes e estou a ver se se dão bem com a nova luz...

 

FAUNA

 

2 Escalares

5 Bótias Palhaço

2 Cobrinhas Kuhli

1 Ituí Cavalo (Peixe Faca Negro)

3 Comedores de Algas Chinês

4 Corydoras Bronze

2 Corydoras Sodalis

6 Neons Cardinal

3 Neons Negros

Uma mistura de outros pequenos peixes que foram subrevivendo às constantes mudanças...

 

Neste momento estou a ver o comportamento do aqua com a calha nova, e a tentar povoa-lo com plantas, para que no futuro seja um plantado/comunitário. Não estou a fazer injeção de CO2, porque não queria arriscar a vida dos peixes com as descidas de PH. Estou em vias de adquirir um conjunto de CO2 em garrafa, para puder fazer experiências controladas.

 

Gostava de ter dicas vossas, em relação às plantas e sua disposição no aqua, uma vez que temos grandes mestres no aquascaping por aí, apesar de neste momento estar um pouco limitado em relação a plantas e seu crescimento pela falta do CO2.

 

Mais umas fotos

 

O escalar negro não é nada fotogénico...

aqua100-01.jpg

 

Nunca se mexeu em toda a sessão....

aqua100-02.jpg

 

A anúbia depois de uma poda e separação de um rizoma... Ficou atada...

aqua100-03.jpg

 

aqua100-04.jpg

 

aqua100-05.jpg

 

Não mexe...

aqua100-06.jpg

 

O tronco com o feto... Tapa a bomba de ar e o pente de extração do filtro...

aqua100-07.jpg

 

Vista da direita...

aqua100-08.jpg

 

Vista da esquerda...

aqua100-09.jpg

Editado por xalam
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 68
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

muito giro, apenas duas coisas a realçar:

 

as ruinas a fingir não ficam bem :roll: (é opinião pessoal mas pronto)

 

Os neons não são comidos pelos escalares? Eu tb fiz essa "asneira" e um dia o meu escalar provou um.... asseguir a isso foi uma razia! Há no entanto pessoal que não se queixa...

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não gosto de ver as ruinas e aqueles berloques coloridos no meio da areia mas é uma opção tua.

Não percebo porque é que não enches o aquário até mais acima. Quanto mais litros melhor na minha opinião. Acho que não tens nenhum peixe "saltador". Deves estar a desperdiçar uns 10 ou 15 litros.

Devias tentar prender a anubia com um fio mais escuro. O branco não fica nada bem. Eu usei fio de costura preto e quase não se nota em cima do tronco.

De resto acho que está muito bem. Agora é deixar as plantas crescer e o teu aquário vai ficar bem giro.

Boa sorte. :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as ruinas a fingir não ficam bem :roll: (é opinião pessoal mas pronto.....

as ruinas............ mas se gostas deixa ficar.

tirando isso esta giro,

ja agora que fundo é esse que tens e onde arranjas te?

abraco e vai colocando mais fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é companheiro, não gostei muito da fortaleza, que deixa o aquário com um ar um pouco artificial (vê se arranjas outro esconderijo para os botias ehehehe)

Vê se enches o aqua até acima e se o povoas um pouco mais, tens aí muito espaço! :lol:

De resto tá muito giro o aquário, essas anubias agarradas aos troncos tão com bom aspecto :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo e justificando as vossas agradecidas críticas construtivas:

 

-Os neons que compro são sempre mais cresciditos, e até agora os escalares não os comem.

-A fortaleza, ou ruína, já teve para ir a andar há muito tempo, o problema é o Ituí Cavalo, que só sai lá de dentro à noite. Quando a tirei, o peixe estava completamente doido pelo aquário todo, e eu voltei a por... Mas está pensado o seu desaparecimento...

- O fio da anúbia, além de ser temporário, foi o que eu tinha mais à mão, uma vez que o fio de pesca acabou com os tapetes de riccia...

-Mais àgua ??? Sempre o tive assim, mas no próximo TPA, meto mais, do tipo até à moldura da tampa...

-O fundo é daqueles papéis/plásticos que se vendem nas lojas e que agarram com um bocadito de humidade... Pessoalmente não gosto, qualquer dia ponho uma cartolina...

 

Onun - A ríccia ??? Está fixe ??? Já tenho mais, he he he

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E então pessoal ??? Não há mais umas ajudas ??? Pessoal dos plantados, que plantas adquirir mais, e dicas de decoração para as existentes ???

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Para te darmos mais dicas penso que é importante colocares que tipo de iluminação é que tens, só assim se pode ser mais correcto :D

 

Tira aquele foi branco tronco que está a prender a anúbia e amarr-a com fio de pesca, vais ver que se vê logo a diferença.

Pela minha experiência podes adicionar CO2 casiro sem problema, de qualquer forma podes sempre vigiar o ph durante as 1ª noites, apenas por precaução :? e coloca-o durante o dia :lol:

 

E já agora, retira essas ruínas, dão um aspecto muuuuuito artificial, já sei QUE REPETIÇÃO!!!! :):?

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá dar para a cabeça :? estou a brincar

 

- CO2 para quê já reparas-te que tens algas, as plantas que tens não precisam de CO2

 

- Onde está a riccia?

 

- Essa calha deve ser suficiente para um plantado mas que lampadas tem que potência?

 

- Já que não deves tirar as ruinas podes compra musgo de java para cobri-la toda já ficava melhor!

 

- Queres um plantado, daqueles como vez todos bonitinhos, então vais ter de reformular o aqua, não tens substrato fertil como é que as plantas vão vingar?

 

Cumps

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá dar para a cabeça :?  estou a  brincar

 

- CO2 para quê já reparas-te que tens algas, as plantas que tens não precisam de CO2

 

- Queres um plantado, daqueles como vez todos bonitinhos, então vais ter de reformular o aqua, não tens substrato fertil como é que as plantas vão vingar?

 

Cumps

 

Qualquer planta precisa de CO2 quando está a ser estimulada com iluminação, caso contrário a fotossíntese é deficiente, promovendo o aparecimento de algas. Não é por teres plantas com metabolismo mais reduzido que vão dispensar o consumo extra de CO2, ainda para mais ao serem iluminadas com uma calha destas.

 

É preciso substracto fértil para as plantas vingarem? Então e os fertilizantes líquidos servem para quê? Ou os resíduos dos peixes ou as próprias folhas das plantas que apodrecem? Antes de aparecerem os ADA, Seachem e afins, já se faziam plantados com as plantas saudáveis e bonitas. A Era dos substractos férteis veio para ficar mas não é por isso que só se fazem plantados recentemente.

 

Em relação ao aquário, sugiro que coloques os troncos com anúbias na zona do meio. Isso vai-te formar o meio plano. Noto que parte do rizoma está muito subido, possivelmente devido à fraca iluminação antes dessa. com a nova calha, as novas folhas tenderão a crescer mais rasteiras. Podes até cortar algumas folhas de anubia que estejam em mau estado. Corta junto ao rizoma principal. Isso vai promover novo crescimento.

 

As plantas altas podes colocar atrás dos troncos, para fazer o plano do fundo, apesar de teres aí Echinodorus ( são as mais altas) que crescem muito, quer em altura, quer em largura. Pondera a sua substituição por plantas de caule de folha pequena. Sempre dão outra dimensão ao aquário. Para plantas frontais, tens cryptocorynes baixas e que não precisam de muita luz, bem como dezenas de outras plantas que precisam de alguma luz. Consulta o site da Trópica (http://www.tropica.com/default.asp) para escolheres as plantas de acordo com as suas necessidades. A decoração, como já foi dito, é artificial e pessoalmente desgosto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso concordar contigo mas não sei se é assim tão simples.

 

Se ele acrescentar CO2 neste momento ao aquario o que vai acontecer é um boom de algas, pelo menos é a minha opinião!

 

Quanto ao substrato ser possivel até que era com pastilhas e fertilizantes liquidos, mas bem mais complicado e mais pesado para a carteira não!

 

Não estou completamente á vontade nesta area mas acho que o que disse faz sentido, caso contrario corrige-me, estou aqui para aprender :?

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para se ter um aquário plantado saudável e sem algas, há que ter primeiramente em conta o estado das plantas. Se elas estiverem bem, as algas não as atacam. É claro que, o que é bom para as plantas é bom para as algas. No entanto, e falando por alto, se dermos um bom avanço às plantas com CO2, a fotossíntese vai ocorrer em condições e os nutrientes em excesso na coluna de água serão absorvidos pelas plantas. Assim as algas não aparecem, ou aparecem em quantidades mínimas, na decoração, vidros, etc. Não podes nunca afirmar que se irá dar um boom de algas por esta ou por aquela razão, sem saberes se as plantas estão a consumir nutrientes a um ritmo ideal. É aí que entra o CO2. É este ( não só mas o principal) que permite acelerar o processo de consumo de nutrientes( estou a falar de benefícios exteriores à planta). Quando tiveres algas, observa as plantas para eventuais carências e verifica se a injecão de CO2 é suficiente para a luz/plantas que tens. Em muitos casos, principalmente após a montagem de um aquário, o aparecimento de algas dá-se devido aos níveis de CO2 não serem suficientes para a relação luz/plantas. Um simples aumento do CO2 é suficiente para reduzir drásticamente os booms de algas. Se as algas persistem, já entramos em consumo de nutrientes por parte das plantas devido ao pH ( carências), mas isso é outra conversa e acho que deve ser abordado no sub-fórum correcto, pois é realmente muito importante.

 

Quanto ao substracto inerte, este exige um controle mais apertado ( observação) sobre as plantas e alguns nutrientes têm de ser repostos com mais frequência do que num substracto à partida fértil. Não penses que com um substracto fértil tens os teus problemas resolvidos no que toca a satisfazer as necessidades das plantas. Temos de ter em conta que um substracto fértil apenas dá um avanço nos primeiros meses às plantas no que toca a alguns nutrientes, acabando eventualmente por se esgotar. À medida que o tempo passa, o regime de fertilização vai aumentando até termos um substracto esgotado e termos de fertilizar como se de um areão inerte se tratasse. Claro que nessa altura, já muito desperdício dos peixes e comida foi reciclado pelas bactérias e serve agora de fertilizante mas, de acordo com as plantas, pode não chegar. Sempre existiram e continuam a existir soluções caseiras de fertilizante, o que atenua em muito a despesa. Tenho a certeza que, fazendo um comaparativo entre o que se gasta em susbtracto fértil xpto para preencher o fundo de um aquário e o que se gasta em soluções caseiras de fertilizante, este último fica bem mais em conta. Para a pessoa que não quer ter trabalho ou que simplesmente ainda não tem um conhecimento tão aprofundado em manter plantas aquáticas, o substracto fértil é sem dúvida uma mais valia, embora, por vezes, ao não se tomar as devidas medidas ( há substractos que são verdadeiras bombas de nutrientes), o feitiço pode virar-se contra o feiticeiro. Não considero os substractos férteis algo obrigatório num aquário plantado visto que, a longo prazo, vai tudo voltar ao ponto de partida em areão inerte: fertilização líquida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FazTeAoMar:

 

:roll::?

 

Grande post... (em qualidade, não é como os meus que é só paleio :?)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha, assim já gosto mais... Era mesmo disto que eu estava à espera, dicas, dicas, informação, informação...

 

Obrigado a todos.

 

Realmente não estou interessado no substrato, vai continuar o belo do areão. Tenho é de conseguir o equilíbrio na àgua, para que seja de agrado tanto aos peixes como às plantas.

 

A iluminação que tenho é a que vem de origem com a calhada Lifetech, ou seja, 2 x 18W + 2x 36W. Julgo ser o suficiente para o meu aqua, e o causador de algumas algas neste momento.

No entanto precisava de alguma ajuda na eventual troca de lampadas : http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...3399&highlight=

 

Vou tomar em grande consideração as mudanças de layout sugeridas, depois vou tirando fotos e actualizando o tópico.

Mais cedo ou mais tarde, vou adaptar o CO2, porque apesar de neste momento não ter plantas com muita necessidade de CO2, nem de luz, gostava de ter no futuro.... Por exemplo a ríccia não cresce aqui, mas está num mini plantado que tenho à esperiência, com CO2 caseiro... bigsmile

 

Não se esqueçam de que o aqua até a vinda da claha nova tinha sobrevivido com apenas 30W de luz, mas plantas só tinha a anúbia no tronco que apenas ganhou altura e não largura... bigsmile

 

Agora com tanta informação nova, só me resta por mãos ao trabalho e assim que tiver novos desenvolvimentos, posto aqui...

 

Mais uma vez o meu grande obrigado pelas dicas de todos, e espero que a qualidade do post seja útil para muitos iniciantes em plantados como eu.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da resposta fazteaomar. Muito simples e sintetica e no entanto com grande conteudo em informação. 8)

 

Já agora quanto aos substratos férteis, não é por nada que a ADA tem o step1, step2 e step 3.

 

Tem a ver não só com a massa vegetal ir aumentando ao longo do tempo e as suas necessidades mudarem ao longo do tempo, mas tambem porque os substratos férteis se esgotam ao longo do tempo. Assim mais uma desvantagem dos substratos férteis é que não só temos de ir mudando a fertilização em função da evolução da massa vegetal mas tambem do grau de fertilidade do nosso substrato que é basicamente mais uma incognita.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Népia disso. Se houvesse íctio no aqua, já os bótia palhaço tinham dado o alerta...

 

Isso é uma técnica de fotografia super avançada.

 

Flashada no vidro + Vidros todos cagados

 

:arrow::arrow:help8):P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal.

 

Após umas podas valente, CO2 a funcionar devagarinho, e algumas plantas novas e outras mudadas de sítio, aqui estão umas fotos recentes.

As podas tiveram de ser um pouco radicais devido às algas cabeludas negras.

Entretanto, não sei se foi por causa do CO2, os meus escalares afinal são um casal, e já forraram uma folha com ovos. Ovos que duraram muito pouco tempo :D A fêmea é a branca e o macho é o preto. Que sorte, vieram para cá bastante juvenis...

 

aqua100-13.jpg

aqua100-14.jpg

aqua100-15.jpg

aqua100-16.jpg

aqua100-17.jpg

aqua100-18.jpg

aqua100-19.jpg

mg]

 

Informações e Sugestões :

 

Que planta é esta que está a boiar ? Simplesmente apareceu e tem vindo a crescer.

Sugestões para plantas de fundo.

Alguém me oferece um bocadito de musgo de java para "forrar" a fortaleza ??? Posso trocar por ríccia...

Editado por xalam
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá , queria saber quanto te custou essa calha de iluminação?

quantas lampadas tem e que potência ? já agora onde?

 

quanto ao teu aquário acho que está bonito e o meu conselho é assim que encontrares o equilibrio de todos os factores no aquário, deves começar a pensar mais além! discus- para mim os peixes mais bonitos que se pode ter em aquários.

boa sorte

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

 

o meu plantado

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=35907

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não existe ??? Então porque é que carrego no link que postei e vejo o tópico ??? Estranho.

Mas aqui vai na mesma.

A calha tem um metro e tem 2x18W + 2x36W.

Comprei na Naturline e o preço rondou os 180€... Fala com eles para saber o preço certo.

Entretanto já mudei uma lampada de 36W, por uma vermelha/branca para as plantas, comprada lá também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

já comprei uma calha de 1 mt vou começar a modificação do meu aquário.

brevemente vou colocar fotso da evolução.

obrigado na mesma.

cumprimentos

Ricardo Ferreira

 

o meu plantado

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=35907

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.