Água Destilada de Graça


Recommended Posts

Boas ...

 

Num destes dias estava eu no café quando sem querer pode reparar na conversa da mesa atrás onde estavam 3 individuos que trabalham numa empresa de montagem de Desumidificadores e Ar Condicionados..

 

então diziam eles que os aparelhos de desumidificação e ar condicionado nesta altura produzem litros e litros de água destilada que não é aproveitada e simplesmente vai para o esgoto :?:

 

O que eu pergunto é o seguinte .. será??

 

A água que sai destes aparelhos é mesmo destilada ? se assim for pq dar 300€ por uma Osmose I que desperdiça bastante água e dar por exemplo 200€ por um desumidificador ?? custa menos e poupa água alem do que aproveita a que existe no ar !! e o mesmo se passa com o ar condicionado.

 

 

Serão viáveis estas soluções ?

 

 

Cumps ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua que sai dos aparelhos de ar condicionado pode ser considerada destilada, uma vez que resulta de condensação (os aparelhos de ar condicionado funcionam principalmente por retirarem a humidade do ar ao mesmo tempo que o arrefecem).

 

Para aquarios não me parece boa idéia por ser pura demais e porque até chegar cá fora já passou por uma série de correntes de ar.

Como todos sabemos a qualidade do ar que respiramos, imagino que a água não fique grande coisa (á semelhança da água recolhida da chuva).

 

Isto em minha opinião, claro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ..

 

Concordo .. mas nesse caso podemos sempre passa-la por um filtro de impurezas simples não é ? daqueles de copo que se põem á entrada das casas !!

 

É sempre uma solução mais barata ..

 

 

 

Cumps..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

se assim for porque (palavra corrigida) dar 300€ por uma Osmose I que desperdiça bastante água e dar por exemplo 200€ por um desumidificador ?? custa menos e poupa água alem do que aproveita a que existe no ar !! e o mesmo se passa com o ar condicionado.

 

Um aparelho de osmose, com um caudal pequeno, não custa mais que 75 euros + água a utilizar (1/4 aproveitado, 3/4 lixo).

Não me parece que gastes os restantes 125€ (ou 225€) em água já que, como disseste, irias apenas aproveitar a água do desumidificador (10 litros dia :lol: ).

Sai mais barato um aparelho de osmose...

 

Concordo .. mas nesse caso podemos sempre passa-la por um filtro de impurezas simples não é ? daqueles de copo que se põem á entrada das casas !!

 

€ Desumidificador + € copo de filtragem (resinas permutadoras de iões?) = € aparelho de osmose + € água 8)

Não me parece. Sai mais barato um aparelho de osmose, para não falar nos riscos inerentes á utilização de uma água resultante da condensação da humidade do ar e respectivos poluentes.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá a todos eu uso regularmente a agua que tiro do desumidificador, para juntar as tpa´s que faço nos meu aquário de criação de discus e já o faço à alguns anos sem problemas.

Luis Romão

www.clubediscus.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora uma outra questão

 

A agua do meu desumificador parece limpa, no entanto ao longo de muito tempo vai-se acumulando um fundo negro no desposito da agua, isso é devido a quê? não será indicio de que a agua contem algo improprio?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

A água que sai destes aparelhos é mesmo destilada ? se assim for porque (palavra corrigida) dar 300€ por uma Osmose I que desperdiça bastante água e dar por exemplo 200€ por um desumidificador ?? custa menos e poupa água alem do que aproveita a que existe no ar !! e o mesmo se passa com o ar condicionado.  

 

Os tubos de condensação desses aparelho contêm como já foi dito cobre o que é mau, por exemplo para invertebrados, mas tolerável até certo ponto pelos peixes. Se o aquário tiver plantas de crescimento rápido (por exemplo flutuantes como a Salvinia) pode ser que se crie um equilíbrio razoável e pouco nocivo.

 

Quanto a aparelhos de Osmose a 300€, vai a

http://www.europeen-trading.com e podes comprar 5 com esse dinheiro. :idea:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto so para confirmar o k aki foi dito.. dei com isto no site da Ruimar

 

" Como diminuir a dureza da água.

 

Se a água fornecida pela companhia de saneamento da sua região for dura e os peixes que mantêm necessitem de uma água mole, como é o caso dos discos, existem algumas formas para se diminuir a dureza.

A mais simples seria a utilização no aquário da água de chuva, porém isso não é indicado para regiões que possuem um grande tráfego de automóveis ou perto de indústrias pois o ar costuma ser poluído. Antes de usa-la no aquário, a água da chuva deve ser previamente tratada com um filtro de carvão activado e lã e ter o pH ajustado ao valor desejado. A água que sai de aparelhos de ar condicionado e desumidificadores de ar não devem ser usadas em hipótese nenhuma pois possuem uma grande quantidade de fungos e bactérias."

 

abraços

-----------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema da água proveniente dos aparelhos de AC ou dos desumidificadores é que a água proveniente do ar encontra-se em contacto com o cobre das tubagens destes, logo é imprópria para um aquário...

 

 

é isso mesmo, e os poucos que não são de cobre são de aluminio que vai dar ao mesmo...

 

Se repararem na água destilida que se vende nos hiper e outros sitios, está lá (pelo menos em algumas marcas) que a água não é própria para aquarios!

 

O grande motivo disto é a intolerancia ao cobre por parte dos invertrebados. No caso do LuisRomao parece que os discus não tem problemas com isso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal

Eu tenho usado a agua do desumidificador pois não tenho Osmose.

Realmente já á algum tempo que me venho a questionar devido ao uso desta agua, mas como sempre é melhor que a água da torneira, é assim que tenho feito os TPA's e sinceramente, não tenho abservado nenhuma situação anormal. Os peixes, invertebrados e outros aparentam estar bem.

Agora, realmente o cobre ou aluminio utilizado na condensação pode ser preocupante, mas será assim de tal grandeza a sua influencia?

Já alguem fez analizes á água proveniente dos desumidificadore?

 

Se realmente existe alguma contaminação a cada TPA, então qualquer dia pode rebemtar a "bomba" no ecosistema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se realmente existe alguma contaminação a cada TPA, então qualquer dia pode rebemtar a "bomba" no ecosistema.

As doenças por envenenamento de metais pesados, geralmente são crónicas e não agudas. Ou seja, só após algum tempo do ser vivo ter estado em contacto com isso, e haver uma bio-acumulação no organismo, é que se revelam os problemas. E quase sempre, são atribuidos a outro factor qualquer... :wink:

 

Quanto às analíses... eu nunca fiz. Se ainda estivessemos em Junho, podia perguntar aos meus professores se conheciam alguma coisa sobre isso. Agora só em Setembro...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As doenças por envenenamento de metais pesados, geralmente são crónicas e não agudas. Ou seja, só após algum tempo do ser vivo ter estado em contacto com isso, e haver uma bio-acumulação no organismo, é que se revelam os problemas.

 

Exacto!

 

Um dos problemas é que se vão acumulando nos seres vivos e depois sobem pela cadeia alimentar acima e acabam por atingir proporções incríveis.

 

No Japão nos anos 70 houve uma vila piscatória onde houve uma série de mortes relacionadas com o consumo de peixe contaminado com mercúrio. Quanto mais superior era o peixe da zona do ponto de vista de predação, mais mercúrio tinha.

 

Esse caso foi estudadíssimo e motivou um alerta, tardio, para este problema.

 

Nos aquários pode passar-se exactamente o mesmo e os metais acumularem até níveis letais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Eu também já tenho utilizado água de Ar Condicionado e não tive quaisquer problemas também.

 

As áquas que chegam ás nossas casas também são tratadas em tubagens de cobre ou aluminio a maioria delas.

 

O melhor que têm a fazer é testar a água que sai dos vossos aparelhos e verem se os valores são indicados para o vosso aquário.

 

Para ficarem ainda mais tranquilos podem por a água num "bidon" com um filtro com carvão activo em circulação para eliminar possiveis bactérias.

 

Até á data... tem corrido sempre bem.

Cláudio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.