Praga de Cyclops no meu aqua | Dúvidas


Recommended Posts

Boas,

 

Tenho uma aqua de 45L de invertebrados mais propriamente red chery's, tenho colocado de vez enquando alguns legumes como cenoura, ervilhas, courgette e urtigas gostam imenso, costumo deixar apróximandamente durante 8 horas depois retiro os restos.

 

Um destes legumes para mim destaca-se que é a courgette, isto é, sempre que coloco verifico no dia seguinte que existe uma praga de cyclops minúsculos do tamanho deste ponto > . < (apenas conseguir identificar com uma lupa de relojoeiro) colados no vidro do aqua, conforme exemplo da imagem abaixo:

 

copepod2-th.jpg

 

Sei que são inofensivos mas a minha dúvida é, como os cyclops se alimentam das mesmas substâncias alimentares que as crias dos red's ou alevins, se é preocupante ter este cyclops ou se os deixo ficar.

 

Existe mais algum inconveniente em tê-los?

 

Estou certo que já deve ter acontecido a alguém e gostaria de saber mais sobre os mesmos.

 

Qualquer informação será benvinda!

 

Obrigado!

Cumps,

Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com mais uma "rusga" ás pragas visto à lupa, encontrei algo que me assustou no substrato e não sei o que é, parecem minhocas....

 

20150827_202539.jpg

 

Video:

http://vid621.photobucket.com/albums/tt298/luskyfux/Mobile%20Uploads/20150827_202208.mp4

 

Devo preocupar-me com isto?

 

É verdade que em 8 anos nunca me passou pela cabeça de olhar para o aqua à lupa, não sei se isto sempre esteve cá ou se é alguma praga e devo tratar já disto....

 

O que faço, trato disto ou é melhor arrumar a lupa? :)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Esses vermes tipo minhocas só aparecem em aquários bem maturados e quando á excesso de alimentação . Não fazem qualquer mal. Assim que deixar de haver alimentação em excesso eles desaparecem.

 

Cumps.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por KukoPT
  • Votar + 2
  • Votar - 1

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia KukoPT,

 

Sim este substrato não é mexido há sensilvelmente 8 anos, o resto foi alterando mas o substrato sempre se manteve.

 

Obrigado pela tua informação, já dá para eu repirar um pouco melhor :) desconhecia completamente estes germes.....

 

Estive a analisar durante algum tempo à lupa a ver se os camarões comiam as minhocas mas não.....até me deu vontade de rir, assim que o camarão meteu a minhoca à boca saltou logo :) :) :) ....não sei qual dos dois se assustou mais se o camarão ou a minhoca!

 

Enfim agora deu-me para isto.

 

Mais uma vez obrigado KukoPT.

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia ASoares,

 

Tudo começou quando umas pequenas pintinhas brancas se alojavam no vidro da frente do aquário, eu agarrei no íman e limpei......segundos depois as mesmas pintinha já lá estavam novamente, nesse momento verifiquei que era algo vivo mas não dava para ver a olho nú, então fui buscar a lupa de relojoeiro que é perfeita nestas situações, normalmente utilizo muito esta lupa para ver as pequenas crias (camarões ou cacaróis) quando estão encostadas aos vidros é fenomenal...

 

Existem várias mas a minha é igual a esta, comprei esta na altura porque é dobrável e quando aberta, a distância da lupa à pequena plataforma que serve de base é a ideal para ver bem nítido, enquanto as outras sem base tens de ser tu a focar com a distância entre o objecto e a lupa:

 

lupa-conta-fio-plastico-10x-desmontavel-

Com esta brincadeira, já fiquei a conhecer mais uma coisa nesta vida de aquariofilia, sempre a aprender! :)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais