Krypto Kastle


whiteweasel

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Devido a falta de tempo e de €€€ fui transformando a minha antiga montagem num aquário cada vez mais “low cost”... Sem CO2, fertilização e com menos iluminação. Infelizmente o desleixo nas TPA veio por acréscimo e o caos e as algas instalaram-se.

 

Fartinho de ver o aquário cá de casa passar para um estado cada vez mais deprimente,no passado dia 29 de Outubro decidi intervir.

 

Deixo-vos 2 fotos de como foi e como ficou:

 

IMG_9866_zps9edd1ff5.jpg

 

 

2013-10-14170110_zps5e77e776.jpg

 

 

 

Enfim, foram precisos 2 dias para desmontar tudo, lavar, limpar e voltar a montar. O layout desta vez não foi pensado, e por isso este layout não traz nada de novo. Basicamente as pedras e os troncos foram atirados para dentro do aquário quase de qualquer maneira… tinha uma ideia inicial que era um layout em ilha, e o critério era simplesmente as pedras ficarem minimamente bem posicionadas e que no seu conjunto formassem um layout agradável.

 

O objectivo era criar um layout minimamente decente, mas que fosse “low cost”, ou seja, sem CO2, com o mínimo de iluminação, sem fertilização e só com fetos, cryptocorines, rotalas e plantas de fácil manutenção.

 

Basicamente era só para ter um aquário com uns peixitos e umas plantas para me entreter. A própria ideia de ser um layout em ilha tinha como principio promover uma maior circulação de água para que a porcaria fosse melhor absorvida pelo filtro e facilitar a limpeza do aquário… enfim low cost ao mais alto nível hehe.

 

Mas já dizia o outro senhor que “a cabeça não tem juízo”, e o vício falou mais alto…não demorou 3 ou 4 dias que não andasse vidrado no fórum a ver os classificados à procura de plantas para comprar, e ao fim de uma semana já tinha recarregado o extintor de CO2 e este já estava a bombar…

O problema é que o layout final não me satisfaz totalmente, e depois de o ter montado até já tive umas ideias interessantes... mas só de pensar na trabalheira que vai ser desmontar tudo de novo e voltar a montar com um layout melhorado desisto da ideia. E para agravar agora também ando sem tempo... Vou guardar os meus pensamentos e ideias para uma oportunidade futura :)

Entretanto as plantas também têm crescido bem o que sempre dá para entreter hehe.

 

Quero ainda aproveitar para deixar o meu muito obrigado ao amigo Stevens pelo fornecimento de plantas e ao amigo A. Ferreira pela paciência que teve a me ensinar a fazer o fertilizante hehe.

 

Deixo-vos o setup:

 

 

Setup:

Data de montagem: 30/10/2013
Dimensões: 80 x 45 x 45
Iluminação: 4 x 39w
Filtragem: Fluval 204
Aquecimento: 200w
Substrato: Elos Bottom mineral + JBL Aquabasis plus + JBL Manado + Akadama
Co2: Pressurizado
Decoração: Troncos Red Moor Wood e Seiryu stone

Flora:
Cabomba caroliniana

Ceratopteris thalictroides

Cryptocoryne wendtii brown

Eleocharis acicularis
Glossostigma elatinoides

Hemianthus micrantemoides

Hygrophila difformis

Hygrophila pinnatifida

Hygrophila sp. ''Araguaia”

Hydrocotyle tripartita

Hydrocotyle verticilatta
Lilaeopsis novea-zealandiae
Marsilea hirsuta

Microsorum pteropus "mini"
Microsorum pteropus “windelov”

Monosolenium tenerum

Riccardia Chamedryfolia
Rotala sp. Green
Rotala Rotundifolia
Taxiphyllum sp flame

Vesicularia montagnei

Vesicularia ferriei

 

Fauna:
Caridina japonica

3 Corydoras

Guppies (Blue e Green Moscow)

5 Hemigrammus rhodostomus

1 Microrasbora galaxy

Mollies

2 Nannostomus unifasciatus

Neocaridina heteropoda var. red

2 Otocinclus affinis

3 Paracheirodon innesi

Platies

 

 

 

E seguem as fotos da banheira, e desculpem a qualidade hehe:

 

30/10/2013

 

IMG_1966_zpsd0e0cc50.jpg

 

IMG_1967_zps23ca51de.jpg

 

IMG_1959_zpsc4196578.jpg

 

IMG_1973_zpsd4d26b1d.jpg

 

 

 

21/01/2014

 

IMG_2940_zpsf44f968a.jpg

 

IMG_2909_zps97f5e4f6.jpg

 

IMG_2930_zpsd34a465c.jpg

 

 

IMG_2935_zps601c259f.jpg

 

IMG_2951_zpsf27e3cb8.jpg

 

IMG_2848_zps096f0a4d.jpg

 

IMG_2953_zpsd8ab0061.jpg

 

 

IMG_2955_zps19892e54.jpg

 

IMG_2966_zps0404e8a0.jpg

 

IMG_3040_zps43ce32d6.jpg

 

IMG_3019_zps7cb29e1b.jpg

 

IMG_2969_zpsfb410ed7.jpg

 

IMG_3031_zps80060546.jpg

 

 

IMG_2865_zpsaa43f008.jpg

 

 

IMG_2866_zpsfd7913c2.jpg

 

2014-01-21144259_zps2d9a189d.jpg

 

2014-01-21143938_zps210a1d6b.jpg

 

 

Um abraço ;)

  • Votar + 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

whiteweasel,

Deixa que te diga que ficou, simplesmente, fantástico!!!

Valeu a pena, teres (re)investido esse tempo todo, para tratares de tudo e pores tudo nos trinques! :)

 

Os meus sinceros parabéns! Leva o teu projecto em frente...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

whiteweasel,

Deixa que te diga que ficou, simplesmente, fantástico!!!

Valeu a pena, teres (re)investido esse tempo todo, para tratares de tudo e pores tudo nos trinques! :)

 

Os meus sinceros parabéns! Leva o teu projecto em frente...

 

Abraço

Obrigado pelas tuas palavras NGiesta :)

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei bastante :)

 

Essa listagem de flora é uma coisa impressionante. Quando se olha vêem-se... Cryptos :) Marsilea hirsuta e alguma Hydrocotyle :) ... o resto está disfarçado.

 

Essa "Araguaia" que se vê na foto está com muito boa saúde. Essa planta não sofreu muito com o teu anterior "desleixo"?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Essa listagem de flora é uma coisa impressionante. Quando se olha vêem-se... Cryptos :) Marsilea hirsuta e alguma Hydrocotyle :) ... o resto está disfarçado.

 

 

 

 

Boas Pedro,

 

Obrigado pelo teu comentário :)

 

realmente este aquário tem bastantes plantas, mas todas as que estão na listagem acredita que cá estão. vou ver se com tempo consigo tirar umas fotos aos pormenores das plantas da listagem.

 

e ainda por cima a listagem está incompleta pois esqueci-me de adicionar umas plantas e ontem também chegou mais um carregamento delas, algumas das quais não tinha e que também não acrescentei:

 

 

Fissidens fontanus

Ceratophyllum demersum

Solenostoma tetragonum

Hygrophila polysperma

 

O nome do aquário provém mesmo do facto das cryptos dominarem aqui. Aliás, este aquário é mesmo uma "fábrica" de produzir cryptos pois esta semana já tirei algumas 30. E o mais incrível é que só 5 é que tirei do centro, as restantes tenho tirado do tapete de glosso/marsilea. Pelas fotos não dá para perceber mas o tapete está completamente minado de minusculas cryptocorines.

 

 

 

 

Essa "Araguaia" que se vê na foto está com muito boa saúde. Essa planta não sofreu muito com o teu anterior "desleixo"?

 

 

 

A Araguaia foi comprada a um membro aqui do forum. Mas estou a gostar bastante de ter esta planta.Vinha era em estado emerso mas fez muito boa adaptação.

 

A maior parte das plantas que aqui tenho foram-me oferecidas e outras compradas. Da antiga montagem apenas aproveitei as seguintes:

 

Cryptocoryne wendtii brown

Eleocharis acicularis

Hydrocotyle tripartita

Hydrocotyle verticilatta

Lilaeopsis novea-zealandiae

Marsilea hirsuta

Microsorum pteropus "mini"

Rotala sp. Green

Rotala Rotundifolia

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses guppies da antepenúltima foto são :drool3:. Onde os arranjas-te e por quanto?

 

Boas amigo,

 

estes guppies foi "um golpe de sorte". Vieram do aquário de um conhecido meu que os comprou e logo a seguir teve de desmontar os aquários pois teve uma proposta de trabalho no estrangeiro. Não te sei dizer ao certo de onde vêm mas penso que foi de um produtor do norte.

 

Eu sempre gostei de guppies e até tinha comprado 2 casais de matrizes half black, quando alguns dias depois apareceu este negócio... nem sequer pensei duas vezes. Agora tenho ali os half black num aquário minusculo a ver se os consigo despachar...

 

Penso que são blue Moscow, estou certo?

 

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

 

Boas,

 

aparentam ser blue moscow, as quando se olha com atenção nota-se que têm relfexos verde... Pelas fotos não dá para ver mas penso que sejam Green Moscow.

 

Espectacular. parabens!

 

Obrigado amigo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Whiteweasel, se fores da zona do Porto, fico com os half black..

 

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Não, infelizmente não sou... mas se os quiseres vir buscar às caldas da rainha hehe ;)

 

um abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, está espetacular o aquario! a marsilea cresceu-te assim tão rapido como? já tenho a minha à uma semana e parece que está sempre do mesmo tamanho LOL

 

Obrigado pelo comentário A.Filipe :)

 

Esta marsilea foi mal um bocadinho que veio de oferta já à 2 anos talvez... aguentou-se muito bem mesmo num cenário caótico como já esteve este aquário... e agora apanhou-se com boas condições e está a crescer brutalmente, qualquer dia trepa pelos vidros hehe.

 

Também tenho um pouco de glosso no tapete, plantei talvez uns 12 a 15 runners, mas por enquanto a marsilea domina, se bem que com a velocidade que a glosso também está a crescer penso que daqui a pouco está a abafar a marsilea.

 

Não sei quais os parâmetros do teu aquário mas este está com 4 x 39w de iluminação e CO2 a umas 3 bolhas por segundo... um pouco antes do drop checker ficar amarelo ;)

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns, está excelente.

Numa das fotos antigas pareceu-me ter visto um tubo, esverdeado, parte de um filtro de fundo, mas depois vi melhor e creio que seria o termostato...Se calhar nem és do tempo em que esses filtros se usavam.

Fauna e flora de excelente saúde e nem sequer vi algas.

São aquários como o teu que me dão razão quando digo que plantas nunca são demais. ESPECTACULAR!

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns, está excelente.

Numa das fotos antigas pareceu-me ter visto um tubo, esverdeado, parte de um filtro de fundo, mas depois vi melhor e creio que seria o termostato...Se calhar nem és do tempo em que esses filtros se usavam.

Fauna e flora de excelente saúde e nem sequer vi algas.

São aquários como o teu que me dão razão quando digo que plantas nunca são demais. ESPECTACULAR!

 

 

Obrigado pelo comentário ;)

 

O resultado final está bom, mas muitas vezes penso que com o tempo e dinheiro que já gastei nele tinha potencialidades para ficar muito melhor ;)

 

Sou sim dos tempos de esses filtros, aliás o meu primeiro aquário, comprado em Badajoz já há muitos muitos anos, talvez uns 18 ou 19, tinha precisamente um filtro desses. Só que o tal tubo que te referes no caso do meu era transparente... onde se metia a pedra difusora da bomba de ar para fazer a água circular. Acho que ainda tenho essa relíquia cá em casa lol.

 

Tem umas alguitas mas felizmente muito poucas. mas ele estava infestado delas. A solução foi simples, tudo para dentro da banheira levar um banho de água e lexivia. As plantas também passaram pela lixivia, só mesmo os peixes e camarões é que se escaparam. O CO2 a bombar forte e feio também evita que as algas aqui agarrem.

 

As plantas também são este exagero porque aproveitei muitos pés da antiga montagem e porque felizmente tenho grandes amigos que me ofereceram muita coisa.

 

Para esta montagem as unicas plantas que comprei foram estas:

 

 

Cabomba caroliniana

Ceratopteris thalictroides

Hygrophila difformis

Hygrophila pinnatifida

Hygrophila sp. ''Araguaia”

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que me poderias tirar uma foto da Ceratopteris thalictroides ? Se pudesses, agradecia.

É que ando a tentar identificar uma planta que tenho e ainda não cheguei a uma conclusão.

Ando indeciso entre a cerotopteris cornuta e a hygrophila difformis, mas às vezes acho que não é parecida com os exemplares que encontro.

A situação era mais facilmente resolvida se eu conseguisse tirar fotos de jeito, mas a droga da máquina não ajuda...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que me poderias tirar uma foto da Ceratopteris thalictroides ? Se pudesses, agradecia.

É que ando a tentar identificar uma planta que tenho e ainda não cheguei a uma conclusão.

Ando indeciso entre a cerotopteris cornuta e a hygrophila difformis, mas às vezes acho que não é parecida com os exemplares que encontro.

A situação era mais facilmente resolvida se eu conseguisse tirar fotos de jeito, mas a droga da máquina não ajuda...

 

 

A Ceratopteris thalictroides e a hygrophila difformis são muito muito parecidas. Se eu não soubesse que uma era uma planta e outra a outra, diria que era tudo o mesmo. Ou então quem me enviou as plantas enganou-se e enviou tudo do mesmo hehe...

 

as fotos nao estão grande coisa mas foi agora muito à pressa.. vê lá se ajudam alguma coisa, mas digo-te já que a unica diferença até agora é a difformis ter as folhas mais finas... só que as folhas novas da cerotopteris já estão a nascer assim também lol

 

hygrophila difformis:

IMG_3048_zpsebabac97.jpgIMG_3053_zps98575483.jpg

 

 

 

 

Ceratopteris thalictroides:

IMG_3049_zpscdb7b81d.jpg

IMG_3051_zps89f6500b.jpg

 

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, obrigadão. As tua fotos são espectaculares!!

É muito igual...

As folhas da minha nascem elípticas sem rasgos. Só quando crescem mais é que ficam estreladas...

Agora ainda fiquei com mais uma variedade, para baralhar mais. :naughty:

O que eu acho é que, seja qual for o nome, é uma planta bonita e dá um verde muito vivo.

Nos meus aquários, provavelmente por desiquilíbrios de falta do CO2, desenvolve-se muito e depressa.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, obrigadão. As tua fotos são espectaculares!!

É muito igual...

As folhas da minha nascem elípticas sem rasgos. Só quando crescem mais é que ficam estreladas...

Agora ainda fiquei com mais uma variedade, para baralhar mais. :naughty:

O que eu acho é que, seja qual for o nome, é uma planta bonita e dá um verde muito vivo.

Nos meus aquários, provavelmente por desiquilíbrios de falta do CO2, desenvolve-se muito e depressa.

 

Não devia ser ao contrário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar em fosfatos, potássio ou outros minerais que estejam desequilibrados...

Ou seja, que esta planta funcione, mais ou menos, como uma alga.

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Olá Jaime, isso está a compor-se, as plantas estão muito saudáveis.

 

Bonito o jogo dos diversos tons de verde com o alaranjado da Araguaia e o castanho das rainhas cryptos.

 

Esse tapete também está a compor-se bem depressa.

 

Bom trabalho e um abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar em fosfatos, potássio ou outros minerais que estejam desequilibrados...

Ou seja, que esta planta funcione, mais ou menos, como uma alga.

 

Realmente isso é muito estranho... No meu aquário ela também se desenvolve bem depressa mas é precisamente por ter fartura de nutrientes (fertilizo com o EI), luz e CO2.

 

Deveria ser meso o contrário... mas se assim é, melhor...

 

E em termos de algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.