Novo projeto de 200l


Ricardo Pt

Recommended Posts

Ora tal como o título refere vou descrever o meu novo projeto de um aquário da aquatlantis elegance plus 100

Medidas: 100*38*60

Iluminação: easy led aquatlantis

Filtragem: hydor prime 20

Termostato: aquatlantis 200W

 

Substrato:

aquasandS (4l) + aquasoliafricana (9l) + jbl manado (15l)

Tronco - aquaeden

 

Flora:

Não tenho a certeza de todos os nomes, mas acho que é isto... :)

-ROTALA WALICHII

-ECHINODORUS BLEHERI - tropica

-ANUBIAS NANA (presas aos troncos)

-VESICULARIA DUBYANA (preso aos troncos) -AMMANIA SP BONSAI - tropica(junto às pedras na frente) -ECHINODORUS BLEHERI - tropica (junto ao tronco) -ROTALA ROTUNDIFOLIA (na parte de tras)

-Existe outra planta lá atrás parecida com a rotala mas tem outro nome que perdi - tropica

-Lotus verde - tropica

-Lotus vermelha

 

Fauna: ainda por definir.

data da montagem: 5-1-2014

 

Deixo algumas fotos do resultado final e pergunto o que devo fazer à clareira que deixei livre. Estava a pensar em colocar um tapete de parvula, mas não se se ele se aguenta sem CO2...Estas fotos foram do dia da montagem agora já não tem a água turva.

 

fynx.jpg
gsmj.jpg
0kq8.jpg
Fico a aguardar pelas dicas e sugestões!!
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal pessoal venham de lá essas sugestões....Alguém me sabe dizer se o kit de Co2 da waterplant semi pro dá para colocar netse aquario? Eu tenho garrafas de 95g de Co2 provavelmente devem desaparecer num instante. Será que dá para adaptar umas garrafas maiores? E sugestões para o layout? E para a clareira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos já descobri o nome da minha planta de fundo chama-se MYRIOPHYLLUM MATOGROSSENSE e a propósito ela está a ganhar imensas raízes em várias ramificações. Pelo que vi para podar é só cortar e voltar a replantar que ela pega, mas aquelas raízes ficam um bocado feias o que lhes posso fazer e porque razão aparecem? É nesses locais que devo cortar?

Quanto a fertilização o que me aconselham a fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente a este projeto ontem tive que retirar quase toda a água do aquário para o poder movimentar de divisão...Só no fim do trabalho feito é que percebi que o devia ter colocado noutro sitio, mas enfim problema superado sem percalços é o que é preciso! Neste momento o aqua encontra-se a ciclar. As plantas estão a começar a mostrar alguns rebentos novos e como referi a MYRIOPHYLLUM MATOGROSSENSE apresenta bastantes raízes que acho um pouco feias e que gostaria de saber o que lhes posso fazer. De resto tudo "normal" o pau ainda não se aguenta sozinho e por isso tem lá a pedra em cima...Vamos aguardar. No próximo fim de semana vou fazer os testes para ver como a coisa está a evoluir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já que ninguém diz nada eu vou relatando a evolução das coisas. Por enquanto o aquário está a ciclar e começaram-me a aparecer uma espécie de fungos agarrados ao tronco. Gostaria de perceber a causa disso...se alguém puder ajudar. Também ainda não meti a equipa de limpeza a trabalhar, mas se calhar está na hora de os introduzir no aquário...Que dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem hoje foi dia de tpa e de alguma limpeza e uma pequena poda nas plantas de fundo. Comecei a limpar algumas algas que apareceram...agora gostaria era de saber algumas opiniões da malta! Eu sei que o layout não está perfeito, mas ainda assim gostaria de saber de que forma poderia melhorar este projeto e o que poderia colocar naquela clareira...

Vá malta venham de lá essas opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos mais uma vez! Passaram exatamente 3 semanas depois da montagem e de estar tudo em funcionamento. Hoje fiz os primeiros testes e observei o seguinte:

- Amónia (NH3) - 0,6

- Nitritos (NO2) - 1,6

- Nitratos (NO3) - 20

- Ph - 6

- Temperatura - 24

- Gh - >4

- Kh - 3

Fiquei um pouco apreensivo e fiquei com algumas dúvidas...Achei o nível de nitratos bastante elevado o que acham que deva fazer? TPA?

Quanto ao gh e ao kh o que significam ao certo estes valores? São adequados para as plantas que tenho e para os peixes?

Gostaria que alguém opinasse...aliás ainda ninguém comentou o projeto e sinceramente gostaria de saber a opinião da malta!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Não stresses com o fungo no tronco, se te estiver a incomodar muito arranja uma ampulária ou duas que elas comem isso num instante.

Ainda tens muita amónia, mais uma semanita de ciclo e isso passa, mas depois podes introduzir uns camarões ou um ancistrus, que de bom grado comerão esse fungo, e também as algas que te irão começar a aparecer se não injectares CO2.

 

Esse kit não conheço, mas se tiveres acesso a um extintor, uma garrafa de CO2 'para aquário' ou mesmo lá na Aquaeden, podes testar se a rosca é a indicada.

O que tens de começar a fazer é introduzir CO2, porque esse substrato não te vai 'sustentar' por muito mais tempo...

 

Podes indicar, por favor, o foto-período?

Referes LED, penso que seja poderoso e sem o CO2, vai dar mau resultado.

 

A partir daqui é só apartes (era para ser só um, mas...), essa bleheri ficava melhor na outra ponta do tronco raíz, do lado que está vai 'levantá-lo do fundo assim que retirares a 'âncora'.

Outra coisa, esse matogrossense, está inexoravelmente a transformar-se em Rotala walichii, sem dúvida por falta de CO2!!!

E devias cravar a alguém, aqui nos classificados, mais um kito de Vesicularia dubiana, ou só mesmo musgo de Java, a ver se conseguias tapar essas partes serradas da raíz.

Como geralmente serram isso à chapada, ou com uma marreta, disfarçavas com um pouco de musgo e tornavas o conjunto mais harmonioso.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! Obrigado pelos comentários.

 

Quanto à fertilização tenho bastantes dúvidas sobre o que fazer e de como fazer. Tenho lido umas coisas e tenho ouvido falar bem PLANT GROW SPECIALIZED e também GREEN BRIGHTY STEP 1, 2 e 3. Já agora qual acham que é o mais adequado e como se utilizam estes produtos?

 

Relativamente aos comentários do colega babykhan estou mesmo a pensar em adquirir um kit de Co2 da ADA porque estou mesmo a ver que sem um it de Co2 este matagal se vai encher de algas descontroladamente...e vou seguir o teu conselho e colocar uns musgos naquelas zonas do tronco, aliás eu queria fazer isso, mas a quantidade de musgo que tinha não era suficiente para tapar todas as zonas mais feias do tronco.

 

Por agora vou aguardar que o ciclo fique completo para introduzir a equipa de limpeza para ver se trata das alguitas e dos fungos.

Quanto aos LEDS eles parecem-me bastante potentes mas não sei ao certo qual é a potencia/lumens destes leds porque não há especificações técnicas, mas do que tenho visto eles são bastante potentes. por agora tenho deixado a iluminação quase sempre desligada para que não haja um bumm de algas. Quando ligo é apenas umas 4horas.

Quando introduzir os peixes estou a pensar deixar ficar umas 6h para experimentar o que dizem?

 

Também queria tirar a ancora do tronco, mas estive a experimentar e ainda é cedo o tronco ainda vem à superfície. Talvez tenha que o enterrar mais no substrato. Este fim de semana já volto a fazer os testes para ver como está o ciclo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vamos a mais uma atualização!

Uma semana se passou hoje fiz uma TPA de 20% e estive a colocar mais uns musgos no tronco tal como sugeriu o colega babykhan.

Fiz os testes e o problema continua os níveis estão praticamente iguais aos da semana passada o que acho preocupante. Sinceramente começo a achar que o filtro é incompetente para este aquário...talvez não tenha espaço para manter matérias filtrantes necessárias o que faz com que não consiga estabilizar os níveis de amónia e de nitritos. Para além disso também acho que é bastante barulhento. Pensei em adquirir um novo filtro, estava a pensar neste JBL CRISTALPROFI E1501 GREENLINE . Gostaria de saber opiniões....

Vou vender o que tenho e comprar um que tenha mais caudal e mais capacidade de litragem. pelo que tenho lido falam-me bastante bem deste referindo como ponto forte a relação qualidade/preço. Também falei com um membro do fórum que tem um e ele disse-me que estava bastante satisfeito.

Queria saber as vossas opiniões e se acham que há mesmo necessidade de comprar um filtro mais potente ou se é uma questão de esperar mais um tempo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Quanto ao filtro não te posso ajudar, só tenho Eheims, mas pelas specs. deve dar para o teu aqua...

Por outro lado, capacidade filtrante nunca é demais, mas o que tens deve-se desenrascar.

Aparecem por vezes bons negócios nos Classificados, podes encontrar algo jeitoso por lá.

Relativamente ao barulho, é como te digo, só tenho Eheims, por isso tudo o resto me soa a 'motores a diesel'...

 

A razão de teres nitritos e amónia deve-se ao facto de ainda não teres completado o ciclo, relaxa, cada coisa a seu tempo, não te preocupes.

Se puderes juntar uma esponja suja de outro aqua, acelerava-te o processo, mas corres o risco de introduzires agentes patogénicos, a meu ver não vale a pena.

Dá-lhe mais uns dias, a colónia de bactérias está-se a formar, se ainda houvesse aquela palhaçada das Novas Oportunidades, era mais rápido, mas vai valer a pena a espera.

 

As plantas vão ser bons aliados, mas precisam de entrar em ritmo de cruzeiro primeiro, experimenta a mão podando essa Limnophila sessiliflora e replantando.

Dá uma pesquisada sobre como fazê-lo e molha a tesoura, num instante terás uma bela moita com esses nitritos todos.

 

Isso vai-se compor, podes ter a certeza.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Vou atualizar o tópico!

Bem fiz duas novas aquisições...perdi a cabeça e comprei mais um termostato de 200W, porque o que tinha não era suficiente para manter a água a uma temperatura constante e um filtro externo JBL CristalProfi E1501 greenline que tem um caudal anunciado de 1400l/h

Ontem montei tudo direitinho e já está a funcionar e pelo que parece tem potencia e é bastante silencioso...

Agora vem os problemas já há alguns dias que ando com umas algas que não sei como me livras delas e parece que cada vez se multiplicam mais. já tentem aspirá-las mas elas voltam outra vez.

vou deixar umas fotos para alguém me ajudar!

g0e2.jpg[/img]

Já podei e replantei alguma Limnophila sessiliflora e este fim de semana vou repetir a operação. mas estou a ficar aflito porque as algas inicialmente estavam apenas concentradas no musgo, mas agora já se começam a espalhar para as outras plantas...
Já coloquei mais alguns musgos no tronco e vou deixar umas fotos gerais. Espero que gostem e que ajudem!!
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não te preocupes, essas algas são provocadas por amónia, é o macro que as plantas mais apreciam, mas sem o CO2 não lhe conseguem aceder.

Como podes constatar o crescimento foi pronunciado, mas agora as reservas de CO2 que esse substrato ainda tem, está a acabar e com o novo crescimento a demanda por CO2 vai aumentar.

Com o futuro crescimento, as algas entrarão ainda mais rápido se te desleixares, a tua luz parece ser do agrado das plantas por isso toca a podar, replantar e fertilizar.

 

Não há razão para pânico, o que te falta aí é só o CO2, havias de ter comprado era um extintor, uma electroválvula e uma vávula de agulha.

Preferiste o aquecedor e uns peixes, também está bem, mas começa a injectar CO2 nisso, nem que seja do caseiro, de fermentação...

Já te ocorreu que na natureza há variações de temperatura do dia para a noite? Há um termo para aquelas criancinhas super-protegidas, que se constipam só de ouvir uma corrente de ar, florzinhas de estufa...

Os peixes aguentam bem as variações térmicas que tens dentro de casa, estimula-lhes o sistema imunitário, o que lhes faz falta é 'água boa' e isso só as plantas lhes podem dar.

 

Devias TPA'r também, não é muito, mas o CO2 que vem na água da torneira sempre ajuda, além disso vais diluindo a concentração de todo esse N.

 

Se tens medo do CO2 de extintor, ou sequer de diluíres os teus próprios fertilizantes, lamento dizer-te isto, mas vais gastar uma pipa de guito.

Andam por aqui montes de tópicos (dois ou três de jeito) sobre extintores e fertilização DIY, lê-os, não te vai prejudicar e pode ser que te evite desilusões.

O facto de ser de 'marca', indica apenas que terás de pagar os auto-colantes que vêm na embalagem, podes mostrar fotos deles depois, mas além de 'bragging rights' não te darão mais do que conseguirás fazer, diluindo os teus próprios fertilizantes.

O que vem nos frascos é a versão 'deslavada' do que poderás aprender a fazer tu mesmo.

Nenhum deles contém a partícula mágica, que acaba com algas e peixes doentes, o que lá vem podes tu mesmo misturar a uma fracção do preço, terás apenas de aprender, nada mais.

 

Não te quero intimidar, mas se não aprenderes o que te causa as algas, não poderás saber o que leva a que elas desapareçam.

As algas são plantas, mais básicas que as que compras mas são plantas na mesma e com as mesmas necessidades.

Assim, se não houver plantas saudáveis, que inibam o crescimento das algas, elas vão prosperar.

Alimenta as plantas, se não o fizeres elas definham num instante.

 

Eu vou apenas deixar mais uma dica, daqui a uma semana ou duas aparecerão uns pontinhos verdes no vidro (por falta de P), a partir daí pode descambar a sério.

Esse substrato não vai durar indefinidamente e sem fertilizar, podes testar quanto queiras, mas nada te livrará de um ataque de algas por falta de fertilizantes, nem um black-out, nem esse SAE, nem litros de água oxigenada.

O que te causa as algas é um desequilíbrio de nutrientes, a tua única opção é manter a saúde das plantas, mais ninguém te poderá valer.

 

Mas seja lá como for, por favor, vai continuando a postar umas fotos, quero ver como vai evoluir isto.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora cá estou eu para atualizar o projeto e fazer um ponto da situação!

Graças a ajuda de alguns membros do fórum consegui livrar-me das algas para o fazer tive que seguir alguns conselhos que passo a expor porque podem ser uteis a outros membros.

Comecei por podar e replantar as plantas que tinha de crescimento rápido. Adicionei também umas podas que o A. Ferreira me enviou juntamente com a sua fertilização DIY.

Comecei a fertilizar com o método EI, adicionei CO2 ainda que de forma provisória e o resultado é o seguinte. Livre de algas e plantas a crescer que nem umas doidas. Estou a fertilizar desde sábado, mas o efeito é notório.

Também já introduzi a fauna que tinha no outro aquário. Fui passando gradualmente para este e até agora já lá vão quase duas semanas e não houve baixas.

Deixo algumas fotos...

https://www.dropbox.com/sc/bviim5twlmx2ula/sUrelWnM2O

 

Muito obrigado a todos o que me ajudaram!!

Editado por Ricardo Pt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que sim, isso juntamente com o co2 e umas podas. Estou a usar o metodo EI vamos ver como evolui a longo prazo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem como puderam ver as plantas deram um pulo bastante grande e este fim de semana teve que ser dedicado à poda :) Dei um desbaste grande porque já tinha algumas plantas a ficar amarelas na parte de baixo por não apanharem luz. Ainda estou a aprender como hei-de fazer e por enquanto ainda é um bocado a olho, mas com calma hei-de aprender a cortar com intenção, mas isso ainda vai levar o seu tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, entretanto fui replantando e a hz tem crescido um pouco, mas gostaria de dar uma nova vida ao lado direito mas não sei bem como...alguma sugestão? Em breve haverá novidades...um casal de apistos e um kit de co2 ja estao a caminho :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, entretanto fui replantando e a hz tem crescido um pouco, mas gostaria de dar uma nova vida ao lado direito mas não sei bem como...alguma sugestão? Em breve haverá novidades...um casal de apistos e um kit de co2 ja estao a caminho :)

se vais colocar co2 já alargas um pouco mais o leque desde que acompanhado com luz suficiente.

Trabalhava um pouco o fundo direito com plantas de caule e deixava um tapete na frente, por exemplo de parvula, sp. mini, etc,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fertilizante que estou a usar é DIY foi feito por um colega aqui do fórum e me enviou contém macros e micros.

Fertilizo todos os dias com 8ml e no fim de semana faço uma TPA de 40%. No dia anterior à TPA não fertilizo. A dose que tenho acrescenta semanalmente em PPM o seguinte:

Nitratos 15

Fosfatos 3

Potássio 23

Magnésio 1

Ferro 0,40

Por enquanto tenho tido um kit co2 nano a funcionar, mas como é muito fraquinho decidi arranjar um kit como deve de ser. Mas as plantas deram um pulo enorme quando comecei a fertilizar e as algas foram-se. Agora tenho algumas pequenas, mas aumentei a equipa de limpeza e com isso e com a adição de co2 estável devo conseguir controlar a situação. Assim que tenha as novidades montadas eu coloco fotos com a atualização. Por enquanto parece que tenho o casal de kribensis a preparar-se para nova postura...vamos ver no que dá!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já há algumas novidades! O casal de kribensis já desovou e já tenho imensos bebes a passear pelo aquário. Esta é a 2ª postura desta fémea. Inicialmente tinha um trio e ela escolheu um dos machos, entretanto ele morreu. Agora virou-se para o outro macho (não foi esquisita) e fizeram uma bela postura. Não consigo contar os pequenotes mas são seguramente uns 30. Andam super atentos a proteger o ninho vamos ver se os aguento no comunitário por mais algum tempo. Custa-me retirá-los aos pais e pelo menos por enquanto eles estão bastante seguros e protegidos existem bastantes esconderijos, pelo que acho que os vou deixar mais algum tempo junto dos pais.

Quanto ao resto já tenho um casal de apistogramas "double red" que veio numa viagem difícil desde o Porto até Castelo Branco. Pensei que não resistissem mas já começaram a comer e a nadar um pouco por todo o aquário. também já recebi o kit de co2, mas hoje enquanto montava o conta bolhas deixei-o cair e ficou logo desfeito em 300 partes :(

Começaram a aparecer umas BBA mas espero que agora com o co2 a coisa melhore significativamente. Assim que tenha um tempinho ponho fotos das novidades!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Bem passado algum tempo tem havido algumas novidades...os kribensis têm desovado várias vezes, se bem que os pequenos têm tido vida curta porque os restantes habitantes trata-lhes da saúde num instante. Como de momento não tenho outro local onde os colocar têm que se ir aguentando e aprender a estar mais vigilantes.

Os meus escalares também formam casal e também já desovaram e os pequenotes nasceram bem, mas também tiveram vida curta pelas mesmas razões...As primeiras ninhadas até que eram protegidas pelos pais, mas agora apesar dos pais serem bastante agressivos não é suficiente...

 

Quanto Às plantas têm crescido bastante bem e as algas apesar de não estarem completamente exterminadas, posso dizer que estão controladas. A fertilização e o Co2 estão estáveis.

 

Este é o ponto da situação! Seria bom que me libertasse de alguns kribs para poder permitir que os restantes casais pudessem criar mas vamos aguardar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.