Aquarium Par 38 LED


Tozé Nunes

Recommended Posts

Ok, eu não sei quantos metros de fita querias nem o tamanho do projecto. Mas 30€ dá para muita fita se se comprar bem.

 

De qualquer das maneiras, passas-te um bocado a ideia de não ir para leds quando se está em plantado, que eu não concordo. E os leds que estão a falar neste tópico não são fitas, mas sim leds cree, com casquilhos normais e dissipadores tudo montado. Portanto é só comprar, e montar em casa como uma lâmpada normal. Sem ter de andar a montar calhas, colas, etc. Um avanço. Um led destes dá muito mais luz que a normal fita. Acho uma boa opção, principalmente agora que são fáceis de colocar.

 

Claro que isto é tudo teoria.. depois é preciso ver se resulta mesmo ou não e com que viabilidade.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e há ainda a questão do preço... mas é como em tudo. A qualidade, paga-se...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez repito que falei de fitas para dar exemplo, no fundo estão lá LEDs na mesma, eu só quis ajudar com aquilo que percebi em relação ao espectro de emissao do LED...por vezes pode nao ser igual.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a seguir o tópico com alguma atenção e acabei mesmo por encomendar uns holofotes led da net (com várias potências e vários ângulos de iluminação para fazer umas experiências).

 

A minha pergunta é se da vossa experiência conseguem ter uma noção de quantas lâmpadas led por exemplo de 5W (+- 450lm) seriam necessárias para substituir o equivalente a uma lampada T5 de 24W (+- 2200lm).

É que fazendo umas contas de merceeiro assim por alto, para obtermos os mesmos lumens necessitariamos de cerca de 4\5 lâmpadas o que daria uma potência de aproximadamente 20\25W (o que na prática em termos de consumo não traria nenhum benefício).

O único benefício seria mesmo em termos de longevidade e facilidade de montagem (casquilho e27 basta enroscar e já está, sem balastros nem transformadores, ligada directamente a 220V).

 

Estarei a cometer algum erro tendo esta maneira de pensar?

 

EDIT: Isto admitindo que os leds têm a mesma capacidade de penetração na água (que ainda não sei se têm).

De qualquer das maneiras quando as lâmpadas chegarem já dará para tirar algumas conclusões...

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Concordo com o jacjac ... A luz led imita quase a luz solar , basta ver o efeito da luz na agua para ter uma ideia .

Fitas de led ( smd ) servem para moonlight ou low tech's e pouco mais portanto nunca poderemos comparar com cree's /epistar/bridgelux pot exemplo pois nao tem nada a ver

Pelo que tenho visto par 38 sao e serão uma boa opção pela utilidade e pela estética , mas ja que gostam lol de par 38 que tal os kessil ?? Topo de. gama embora em Portugal vendam ao triplo do valor que se encontra lá fora ... Um roubo lol

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Murkas, os leds perfuram muito mais a coluna de agua que t5 ou t8 ou pll , é até um absurdo o resultado ao comparar mos , portanto aqui diria que precisas de menos para o mesmo efeito pois tens menos perdas ... Isto dito simples e fácil de entender ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, fico feliz por ver que este tópico tem perdurado devido às vossas participações, obrigado pela partilha de opiniões e dúvidas, tenho aprendido bastante.

 

Na verdade gostava imenso que esta fosse uma alternativa válida para plantados tal como já é para reefs, fosse pelo consumo, fosse pela duração ou pela facilidade de montar. Falta é a experiência de quem vá apostando nelas e partilhe com os outros as suas opiniões.

 

Mas não tenham dúvidas que o caminho é este, não por acaso a Ada já lançou as suas calhas de leds tal como a Elos já tinha feito.

 

Abraços a todos.

.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem pode dar mais info sobre os kessil aqui falados?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Os preços praticados em Portugal nos leds ou nos canhões da kessil são de pasmar , mas uma pesquisa no Google lá por fora e aí os valores são mais acessíveis

Toda a gente fala nos leds cree ... E os epistar? Mais baratos e em algumas faixas nm são melhores e mais " abrangentes " portanto quem se der realmente ao trabalho de pesquisar acerca de leds verá que muitos estudos já firam feitos e que existe muita oferta a preços bem em conta .

Com o valor duma calha ati 4 x 39 da pra comprar 2 calhas led , col led a escolha , cor e afins ... E no fim do ano não precisa trocar lâmpadas nenhumas ;) portanto dizer que led é caro já não será correcto , além dos leds neste momento abrangerem mais espectros que as t5 ;) portanto led é sempre superior a t5 ...

minha humilde opinião do que vou lendo de pesquisas e testes lá fora e a distancia de 1 clic;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do pessoal que anda dentro da matéria, podiam-me dar uma ajuda para a escolha de uma calha LED para o meu cubo de 40 plantado, ou se conhecerem alguém que saiba fazer calhas com qualidade agradecia bastante.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vou partilhar fotos do meu ultimo trabalho uma calha Lede feita por mim com ajuda de um amigo, depois de ter ficado desanimado com os Ledes que são vendidos em fita a prova de agua, optei por experimentar outros, o que excedeu as minhas expectativas.

Os mesmos se destinam para um aquário que esta a fazer o ciclo para introduzir CRS mais para o fim do mês.

Os ledes são estes.

http://www.ebay.co.uk/itm/36-LED-5630-SMD-50cm-Rigid-Strip-Light-Bulb-Aluminum-Alloy-Shell-Cold-White-12V-/390407997187?pt=UK_Home_Garden_Night_Lights_Fairy_Lights&hash=item5ae6214703&_uhb=1

 

Usei 3 calhas de ledes para iluminação, sendo a estimativa de gasto de 24W o equivalente a uma lâmpada T5 de 24W.

 

Comparativamente as calhas dos aquários que estão ao lado deste tem uma calha T5 3x24W.

 

foto1522.jpg

 

foto1523.jpg

 

foto1524c.jpg

 

foto1529.jpg

 

foto1513s.jpg

 

foto1516.jpg

 

foto1514.jpg

 

foto1511.jpg

 

foto1534.jpg

 

:sorry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Vivas,

 

Muito bom aspecto esses led's, traziam alimentação?

 

Engraçado..., é a primeira vez que vejo a flauta do filtro assim colocada...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Alimentação comprei separado.

 

Quanto a flauta e a forma que tenho para não usar bomba de ar por forma a oxigenar a agua e monitorizar o funcionamento do filtro.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Clik

 

Agora fiquei confuso.

 

Então...muito oxigénio não prejudicial aos invert's??

 

Já sei onde vou as compras na Pascoa - hihihihihih

Mais 2 semana e monto o das Sakuras

Queen74
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom aspecto esses leds, mas será que é suficiente para um plantado por exemplo ?!

 

Será que para plantas de fácil manutenção é suficiente ?

 

Por acaso tem muito bom aspecto.

 

A alimentação dos leds foi fácil a montagem ??

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As barras de led teem alguma coloração especial tipo 6000 k ?? Estou tentado a ir a uma loja de lâmpadas cá da zona e comprar umas fitas e um transformador e fazer eu mesmo isso que ai esta ou parecido ..

Talvez ligue tb uma tira de azuis para criar um ambiente mais nocturno na ultima hora de funcionamento a noite

Já agora qual é o tipo de transformador 12 v ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A luz é de 6000k a 6500k e branca como vez nas imagens, os transformadores são estes.

 

http://www.ebay.co.uk/itm/US-EU-UK-AU-Power-Supply-Adapter-AC100-240V-To-DC12V-6A-72W-For-Led-strip-Light-/360547866145?pt=US_Lighting_Parts_and_Accessories&var=&hash=item53f253d621

 

Até agora estão a funcionar acima das minhas expectativas tem força e intensidade, comparado com as fitas a prova de agua não tem comparação da muito mais luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais