Aqua Ligth 60 Quem tem? - Ajuda Muito Importante


Ana Carvalho

Recommended Posts

Boa tarde,

Há cerca de 3 mesmes comprei um aquário Aqua Ligth 60 (60x30x41) (http://anamilandia.c...id_product=3122) que tinha como equipamento incluído:

 

- Filtro biologico

- 1 sistema de iluminação 14W

- 1 bomba de água 260 L/h

- 1 aquecedor 50 W

- 1 esponja de filtração mecânica 30 PPI

- 2 amostras gratuitas de condicionadores de água API®

(Stress Coat®/ Stress Zyme®)

- 1 dose API® Crystal 2

 

Com o tempo fui colocando, para além do que já tem, outros filtrantes como cerêmicas e "Lã de vidro" para ajudarem a filtrar (disseram-me que o filtro eta muito fraco e para não o ter que deitar a baixo uma vez que é uma biobox optei por esta solução).

 

Até agora (depois de ter tido um mau começo devido ao não cumprimento do ciclo) não tenho tido problemas com filtro (faço TPA´s todas as semanas)...

 

Agora iniciei com plantas e começaram os problemas... As plantas que coloquei foram valisnéria e musgo de java. A 1ª está muito ratada e amarela e não cresce (mas também não morre) e o musgo está melhor!!! Já andei aqui a sondar no forúm e disseram-me que é a luz! Só tenho 14W!!!

 

A minha grande questão é?? Já alguma vez alteraram a vossa iluminação? O que eu posso fazer para ter mais luz tendo em conta a especificidade deste tipo de aquário???

 

 

Alguém me pode ajudar???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ana, em relação ás plantas não te posso ajudar, quanto á luz para teres mais luz ou a deixas ligada durante mais tempo, ou podes sempre retirar essa tampa e substituir por uma calha que der para um aquário de 60cm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha grande questão é?? Já alguma vez alteraram a vossa iluminação? O que eu posso fazer para ter mais luz tendo em conta a especificidade deste tipo de aquário???

 

Eu nunca alterei, eu fiz as dos meus aquários. Manda-me lá fotos da tampa por mp e medidas disso.

Vê aí o meu link dos sapatos e chapéu do Skinny na assinatura ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver o teu link mas para mim tem um problema pois não quero retirar a tampa que tem (acho-o muito bonito assim) e depois ser eu a fazer uma tampa??!! Não tenho jeitinho nenhum...

 

Deixo-te aqui um link que coloquei na parte da iluminação que contem fotos da tampa e algumas sugestões...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205094

 

Espero que ajude!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o antigo dono do meu aqua, um Aquapor de 60cm, de início vinha com algo como o que tens no teu. Aliás, encontrei um post onde existe umas fotos de um aqua igua e penso que tem lá a lâmpada original parecida com a tua:

- http://www.aquariofi...howtopic=124943

 

O que o rapaz fez foi adapatar uma T8 de 14w na tampa com a ajuda de um "aparelhómetro" externo (perdoem-me mas não sei o nome daquilo) onde ligam 2 fios com os casquilhos em cada topo da lâmpada, que por sua vez liga a ao tal aparelho cá fora (tenho-o no chão) com um arrancador normal daqueles das lâmpadas fluorescentes da cozinha ligado à tomada.

 

Foi apenas necessário fazer dois furinhos minúsculos e colocar uns grampos (parecidos aqueles que se vendem para adaptar os reflectores) que segura as lâmpadas. Podes e deves até comprar um reflector e penso que os tais grampos que traz consegues segurar tudo à tampa. Só tens de ver a altura que tudo isso te vai ocupar e se tens espaço ou não. A tampa do meio já por si era alta e deu para fazer essa adaptação.

 

Fiz um boneco! :smile2:

 

 

exemplo.jpg

 

 

Editei o post apenas para colocar mais uma imagem dos tais grampos que falava e do reflector... seria algo assim:

 

arcadia-t5-Reflector-image.jpg

 

 

Agora como já disseram e bem, a forma da tua tampa é que não ajuda em nada porque parece não ter altura/espaço nenhum...

Editado por elorga

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua ideia era um espectáculo!!! Mas não tenho muita altura pois ela é "às ondas"... Qual a altura que eu iria necessitar?? O que posso eu fazer para inverter essa desvantagem??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes trocar de tampa :)

 

Lol... riu-me, mas é capaz quase de ser o mais fácil... já vi soluções em que cortam um rectângulo na tampa mesmo à justa de uma calha estlo destas (modelos mais antigos), e seria tentar encaixar ali no topo da tampa à medida.

 

IN3053444-img023.jpg

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que eu gosto tanto da tampa.... ;(

 

Já me arrependi 1001 vez de ter comprado este aqua mas como era inexperiente. Agora custa-me ter que o alterar!!!

Editado por Ana Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É raro, mas já tenho visto classificados só de tampas. Não sei se consegues arranjar uma é que sirva milimetricamente nas dimensões do teu aqua, por isso será sempre complicado.

 

Não te arrependas de ter comprado o aqua - eu esteticamente também gosto de ver os aquários tapados! O cuidado que tive é de na altura em que andei à procura de um aqua, tive sempre como requisito que na tampa não tivesse uma lâmpada como as que tens no teu :tongue:

 

Não sei o tamanho mínimo que existe para as lâmpadas T5, mas são lâmpadas bem mais fininhas que as T8, por isso nada está perdido e pode ser que uma dessas consigas adaptar aí. Tens de tirar a altura que tens desde a parte mais baixa da tampa à linha de água e ver o que podes fazer/conseguir.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre tentar uma solução de tira de leds... os bons custam é muitos €€€ segundo tenho lido! A malta vai-se desenrascando com leds do IKEA e do chinês, mas não sei se o espectro de luz é suficiente e se a qualidade da iluminação será alguma coisa que se aproveite, se a luz consegue penetrar na coluna de água, etc, etc...

 

Ele existem boas soluções de leds, mas como disse, são muito dispendiosas.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh jorge se não levares muito dinheiro até era uma boa ideia! Levava-te a ver o Portugal dos Pequenitos! :) Tou a brincar. Estive a medir bem o aqua e de comprimento 57 cm, de cada lado da lâmpada tem 24 cm de comprimento, de profundidade tem no mínimo 1,5 cm e no máximo 3,5 cm. Será que eu consigo colocar uma régua T5? E existem réguas com 24 cm de comprimentos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu problema acho que é sobretudo a altura para colocares lá o que quer que seja... penso que a dada altura já te sugeriram os leds, e é capaz de no caso de quereres forçosamente de manter essa tampa a solução mais exequível.

 

O ex. que dei de "rasgares" a tampa e tentar-se encaixar uma calha acho que visualmente não será das melhores... isto claro, uma vez que gostas tanto da tampa :smile2:

 

teste_tampa.jpg

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens razão esteticamente não fica bem. Vou fazer o seguinte... Levo a tampa a uma loja e vejo como é que puderia colocar uma régua se mesmo assim não der opto pelas leds. O que achas? Vem aí o natal peço ao pai natal umas leds boas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.