Nodulo branco na maxila de Oscar - ajuda


Recommended Posts

Recentemente notei um nodulo branco exatamente no meio da maxila do meu Oscar, logo abaixo do labio.

 

Ontem reparei que no nodulo aparecerem dois pequenos esporoes.

Alguem viu isto antes? O que sera?

Crescimento osseo desordenado ou tumor?

 

Qualquer ajuda bem-vinda, pois estou um pouco preocupado com o animal (agora com cerca de 12cm).

 

Ficam duas fotos:

 

120813b.jpg

 

 

 

 

120813a.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez que nao houve respostas optei por um tratamento misto de antibiotico e anti-parasitario, em po, administrado em miolo de camarao.

 

Para ja o nodulo esta menos branco e saliente.

 

Penso que o tempo e TPAs podem ajudar, mas se se curar - o que eu espero conseguir - vou ficar com pena de nao saber o que era, pelo menos se era um abcesso bacteriano ou um parasita (fungo nao me parece mesmo que seja).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Por vezes os meus Datnoids tem uma coisa chamada "hole in head" que ate e parecida com isso, penso que seja um parasita que depois sai e deixa um buraco no peixe. Isto e mais comum em Datnoids, por isso no teu Oscar nao sei. Podes sempre tratar com Backtopur Direct.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes os meus Datnoids tem uma coisa chamada "hole in head" que ate e parecida com isso, penso que seja um parasita que depois sai e deixa um buraco no peixe. Isto e mais comum em Datnoids, por isso no teu Oscar nao sei. Podes sempre tratar com Backtopur Direct.

 

Obrigado, concordo que o mais provavel e ser um parasita.

Estou a tratar com Flagyl misturado na comida, esta menor e menos saliente, sobretudo para dentro da boca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que posso ter descoberto a doenca do meu peixe: Myxobolus cerebralis

http://en.wikipedia.org/wiki/Myxobolus_cerebralis

 

Nem o Flagyl nem o antibiotico que lhe estou a dar vao provavelmente curar esta doenca complexa, um parasita em associacao a um fungo.

 

O melhor tratamento comercialmente viavel podera ser com Furan-2, que tem furazolidona.

 

J

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunta lhe.. Se tudo estiver bem com o dele e for sempre assim então não há problema..

 

Ja lhe perguntei no topico Os Meus Oscares http://www.aquariofi...opic=172756&hl=

mas ate agora nepia, cheira-me a ferias!

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

LOLOLOL

Férias e algum desleixo. O meu PC também não tem andado bem.

Conforme te disse, no meu nunca me preocupei. Talvez seja "normal". Pode ser tipo verruga. Faz como eu, vai vigiando. Se não crescer, não te preocupes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme te disse, no meu nunca me preocupei. Talvez seja "normal". Pode ser tipo verruga. Faz como eu, vai vigiando. Se não crescer, não te preocupes.

 

Bom no Bocas quase desapareceu.

Nao sei se foi do tratamento se foi do crescimento do maxilar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom no Bocas quase desapareceu.

Nao sei se foi do tratamento se foi do crescimento do maxilar!

 

E como tratas-te?

Ontem por acaso estive a ver no meu e, ou é impressão minha, ou está a querer desaparecer. Pelo menos não aumenta de tamanho. Vou ver se consigo ver em fotos mais antigas se ele já tinha isso quando era pequeno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta foto é de Dezembro de 2011. Se reparares ele já tem qualquer coisa. Mas é como te digo, ele sempre andou bem.

 

No meu a coisa apareceu e regrediu em cerca de 1 mes e meio.

Tratei com a minha tecnica de colocar po de Metronidazol e uma variedade de Ampicilina em camarao com um corte ao meio. Assim obtenho boa concentracao no peixe e quase nula no aqua. Atencao que o peixe tem de estar com bastante fome quando e dado o medicamento. Duracao 8 dias.

Mas o mais provavel e ser um defeito de crescimento cartilagineo do maxilar, ate dada a localizacao e projecao totalmente simetrica. No meu tratei porque as 2 semanas havia um nodulo que fazia saliencia para dentro da boca e dava a impressao que ele nao a conseguia fechar na totalidade.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem estive a pesquisar fotos de Oscars no Google. Apareceram 2 ou 3 com os mesmos sintomas. Deve ser comum aparecer. Com o meu nunca tive qualquer problema. Sempre abriu e fechou bem a boca, come bem, anda sempre em escavações com o outro... Enfim, tudo normal.

No fundo, o tratamento que fizeste consiste em quê? Que tipo de medicamentos são esses que administraste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No fundo, o tratamento que fizeste consiste em quê? Que tipo de medicamentos são esses que administraste?

 

Ok: comprimido de Flagyl, raspado com uma faca da po. Para um tratamento completo gasto menos de 1/2 comprimido (antiparasitario).

No caso de doenca bacterana: uma capsula de antibiotico de uso geral, tipo ampicilina ou similares e o melhor para iniciar. Abro a capsula com cuidado e junto um pouco do po que la esta. Depois ate fecho a capsula. Um tratamento compeleto nao usa nem metade de uma capsula.

Claro que se deve modificar o antibiotico conforme o germe. Muitas infeccoes de peixes sao de microrganismos gram -.

 

Infelizmente este metodo so da com peixes de porte medio ou superior. O peixe tem de estar esfomeado se nao prova a comida e nao engole logo, logo a maior parte do medicamento vai para a agua.

 

Este metodo tem inumeras vantagens, entre as quais a utilizacao de doses infimas de farmaco, por comparacao com os tratamentos da agua toda.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais