Projeto Oscar - "Bocas"


Recommended Posts

Acabei de receber um aqua 211L o que deve dar uns 200 uteis e pensei num Oscar.

 

Do que li nao encontrei grandes problemas, mas antes de fazer ajeneiras major pensei em consultar quem tem experiencia em Oscars.

 

1. A litragem e suficiente para 1 Oscar?

 

2. Posso juntar (antes) 3 dolar prateado?

 

3. Posso juntar casal de ancistrus L180, o macho +- c 14cm e femea 11cm?

 

4. Filtro Eheim 2075 pro 3 600 e suficiente, combinado com aspiracao agressiva, 1-2x semana do areao?

 

5. Planeio colocar um tronco central colado com silicone a uma placa de plastico para ficar sob o areao, sera trabalho perdido?

 

6. Vou colocar valisnerias gigantea que tenho, ja sei que fico sem elas quando o bicho crescer...

 

7. Onde encontrar Oscares juvenis de tipo 'selvagem', com as listas laranja e olho na cauda? Como fazer para reconhecer esse tipo em juvenil?

 

8. A agua da torneira de Lisboa e uma boa opcao, ou necessita tratamento especial?

 

Obrigado se puderem esclarecer alguns destes pontos.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um, oscar albino com 15cm num aquario de 100L mas esta sexta vou mudar lo para um de 980L a agua em Lisboa nao e a melhor agua antes de pores agua poem 150ml de Cycle e 2ml de Aquaplus por balde que enches para abater o cloro da agua mas garanto te que os Nitritos vao subir brutal mente entao tem cuidado.

Esse aquario e bom para o oscar e tem a litragem e a filtragem suffecientes ao meu ver mas eu nao punha os plecos porque ja tao grandes e vao sujar imenso e como o oscar tambem suja muito eu se fosse a ti aranjava um pleco exotico sao mais caros mas nao sujam tanto. Tambem tens de ter cuidado com os dolares prateados porque os oscars podem ser agressivos se quiserem mas eu acho que deve dar se nao dar eu preferia ficar com o oscar. os oscares arranjas em qualquer loja de animais que temem peixes sao muito comuns escolhe simplesmento um que gostas o meu oscar mesmo com 15cm nunca comeu as plantas que eu tenho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um, oscar albino com 15cm num aquario de 100L mas esta sexta vou mudar lo para um de 980L a agua em Lisboa nao e a melhor agua antes de pores agua poem 150ml de Cycle e 2ml de Aquaplus por balde que enches para abater o cloro da agua mas garanto te que os Nitritos vao subir brutal mente entao tem cuidado.

Esse aquario e bom para o oscar e tem a litragem e a filtragem suffecientes ao meu ver mas eu nao punha os plecos porque ja tao grandes e vao sujar imenso e como o oscar tambem suja muito eu se fosse a ti aranjava um pleco exotico sao mais caros mas nao sujam tanto. Tambem tens de ter cuidado com os dolares prateados porque os oscars podem ser agressivos se quiserem mas eu acho que deve dar se nao dar eu preferia ficar com o oscar. os oscares arranjas em qualquer loja de animais que temem peixes sao muito comuns escolhe simplesmento um que gostas o meu oscar mesmo com 15cm nunca comeu as plantas que eu tenho.

 

Bom se a litragem serve para UM Oscar ja e meio caminho andado.

A companhia vou ter de estar com atencao e se houver conflitos dou-os. Mas nao sei se 3 dolares nao sera demais para 200L.

Os ancistros nao devem crescer mais que os 14-15cm, ja os tenho ha 4 anos e nao sao plecos, os L180 sao ancistrus que sao mais vegetarianos e nao sujam grande coisa. O meu problema vai ser se o Oscar cresce ate 20+ cm.

Quanto a agua, so deito no aqua agua 'velha' com uma semana de repouso e nao necessito desses aditivos de tirar o cloro. Mas vou investigar mais sobre essas marcas: o Cycle nao e so para iniciar os ciclos? Eu vou montar o aqua em breve, coloco la Tetras ao fim de 1-2 semanas e o oscar nao vou comprar antes um mes completo. Portanto quando o Oscar entrar o filtro ja estara ciclado.

 

Obrigado pela resposta, leio bastante mas nunca tive um peixe tao grande e e sempre bom 'falar' com quem ja teve.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas vai a aquaplante,em benfica

eles la costumam ter,cumps

 

Eu por acaso tenho la ido regularmente e se calhar passo por la hoje, mas nao tenho visto nenhum.

 

Edit: estive la e tinham um esbranquicado e um 'vermelho' tigrado. Nao era bem o que eu queria mas pelo menos vi alguns a venda!

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Este projeto sofreu uma profunda alteracao e esta agora encomendado um aquario de +400L, com duas colunas secas.

 

Em termos de relacao qualidade-preco optei pela GAD, sobretudo devido a possibilidade de ter um armario lacado. Havera dois compartimentos para filtro (Eheim) com ligacao direta as colunas secas por torneiras.

 

A minha preferencia por peixes naturais 'wild' levou a ter encomendado um animal do Porto, por foto, que nao sei ainda quando chega.

Alias o meu gosto por peixes naturais tem-me afastado progressivamente da minha paixao por Bettas.

 

Como o tanque vai demorar pelo menos um mes a montar, o 'menino' vai ficar temporariamente num 120l, antes de ocupar a casa definitiva.

 

Ate agora nunca coloquei imagens, vamos ver se e desta que retribuo aos membros que me teem ajudado com as suas criticas e informacoes, com algumas imagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres saber como colocar imagens basta ir a este tópicohttp://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190277.....

Tens de te inscrever aqui http://my.imageshack.us/registration/ e fazer o que diz no tópico....

Espero ter ajudado...

 

 

P.S.- Até hoje não sabia....

 

 

Cumprimentos

João Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Experiencia de foto: o meu casal anterior de escalares com nuvem de alevins (comunitario)

 

escale.jpg

 

Este aquario esta a ser desativado mas sera a primeira casa do Oscar, durante cerca de um mes.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui esta o Oscar, para ja sem nome definitivo, ainda na loja do Porto.

 

 

oscarloja.jpg.

 

 

E aqui esta ele, acabado de chegar hoje, na sua casa provisoria (120L) ja em Lisboa.

Tem cerca de 8cm agora:

 

oscar120706.jpg

 

Chegou na companhia de 2 Methinis prata. As barbatanas operculares e caudal mostravam bastantes sinais de danos, podem ter sido os Methinis.

Tambem apresenta uma mancha esbranquicada entre a cabeca e o corpo, que pode ter sido escamas soltas no transporte.

Ao fim de poucos minutos ligou-se a um escalar femea que ainda persiste no aqua, parecendo que o Oscar a segue, deve sentir-se seguro.

 

120706negro.jpg

 

 

Depois de dar alguma artemia salina estava escondido, mas o escalar cuspiu duas pois estava cheio e ele comeu pela primeira vez, cerca de 10 minutos depois de ter entrado!

Antes disso mostrou curiosidade e veio 'conhecer-me' mas ainda sem grandes familiaridades.

Penso que as barbatanas e o ponto cinza na cabeca se resolverao dentro de um mes.

Os Methinis ja comem lentilhas comuns, tendo comecado o pasto para ai 5 minutos depois de chegarem. Sem espigas.

Entretanto o escalar ainda e o peixe dominante, ate ver; se o Oscar se atreve demais leva uma bicada.

 

Para ja este era o tipo de peixe que eu queria, com laivos laranja mas aspecto selvagem, sem padrao tigre regular.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O novo habitante ja tem nome, Dino.

 

Parece ser um grande comedor de caracois, pois logo que chegou abocanhou um, mastigou-o com os seus dentes faringeos e cuspiu a casca.

Apetite de Oscar, que indica que esta de boa saude.

Nesta fase come artemia congelada, miolo de camarao e granulado da Sera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais parabéns e bem vindo ao mundo dos Oscars. Vais ver que não te vais arrepender.

Quanto às lesões que ele apresenta, não te preocupes muito com isso. Os Oscars têm um excelente puder de recuperação (mas vai vigiando).

O aqua, realmente não é o mais indicado, não só pelo tamanho como também pela companhia. Agora isso não é problemático porque ele ainda "criança", mas quando começar a crescer..... Olha que ele vai crescer bem depressa.

Aconselho-te um aqua de pelo menos 200L para 1 Oscar. Se tiveres intenção de adquirir mais Oscars, o aqua "tem de aumentar" em 100L por cada um, ou seja, 2 Oscars = 300L, 3 Oscars = 400L, etc.

Boa alimentação, boa qualidade de água e boa filtragem, são a base do sucesso.

Se tiveres paciência, habitua-o desde já à tua mão. Faz com que ele se deixe tocar e que venha comer à mão. Mais tarde tens um excelente companheiro aquático que interage contigo como se fosse um cão.

São uns peixes brutais.

 

Boa sorte e mais uma vez parabéns. Vai postando novas fotos para acompanharmos o sua evolução.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua, realmente não é o mais indicado, não só pelo tamanho como também pela companhia. Agora isso não é problemático porque ele ainda "criança", mas quando começar a crescer..... Olha que ele vai crescer bem depressa.

Aconselho-te um aqua de pelo menos 200L para 1 Oscar. Se tiveres intenção de adquirir mais Oscars, o aqua "tem de aumentar" em 100L por cada um, ou seja, 2 Oscars = 300L, 3 Oscars = 400L, etc.

 

O aqua onde esta o "Dino" tem 80cm e 120L, mas e uma casa temporaria para cerca de um mes.

O projeto neste momento inclui um aqua de 400L, com 146cm de frente. Optei pela GAD devido a qualidade que vi in loco dos moveis e por poder obter as caracteristicas exatas que pretendo. Vai ter duas colunas secas e filtragem Eheim dupla: nao ha risco de ataques aos aquecedores.

Isto para um so Oscar! Nao tenciono juntar mais nenhum Astronotus.

Vai ter como campanhia os atuais 3 Methinis, agora de 5cm, mais 0-2 iguais, um casal que tenho de L180 (ou L255????) com 4 anos e um L a escolher (estava a pensar num L200, a variedade maior).

 

 

Se tiveres paciência, habitua-o desde já à tua mão. Faz com que ele se deixe tocar e que venha comer à mão. Mais tarde tens um excelente companheiro aquático que interage contigo como se fosse um cão.

São uns peixes brutais.

 

Ele ainda nao esta ha uma semana nesta nova casa mas ja veio comer duas vezes a mao. Mas nao quero assusta-lo.

Decidi adquirir um Oscar em parte por causa da familia. Ate agora a opcao foi um sucesso, porque este animal interage com as pessoas como nenhum outro peixe que conheco.

A ferida na cabeca curou em apenas 4 dias, as barbatanas mostram sinais de recuperacao.

 

Agora come artemia congelada, miolo de camarao, granulado da Sera, flocos da Tetra (por causa de Tetras que la estao) e pastilhas de algas da Sera, que basicamente rouba aos Metyinnis. Na casa nova iniciarei o Hikari Gold e minhocas.

Acabou com a praga de caracois em 48h; nao se ve mais nenhum, mesmo na zona de plantacao mais densa (portanto comia caracois).

Ja e o animal dominante.

Um acontecimento interessante e o "jogo-do-disco": deita-se uma pastilha verde resistente tipo Tetra ou Ocean Nutrition e comeca o jogo de roubar as pastilhas entre o Dino e os Methinis, que pode durar 10 minutos ou mais!

 

Tenciono colocar fotos da casa nova assim que puder, o movel esta em construcao e gostaria de documentar toda a montagem para o pessoal poder mandar umas bocas.

 

Muito obrigado pelos calorosos comentarios!

 

GBranco

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, esse novo aquário deve ser um luxo. E para o Oscar vai ser uma autêntica mansão... :cool2:

A alimentação é boa, e se ele já come é sinal que já está ambientado. Quanto às pastilhas, sofro do mesmo. Uso VIFORMO da SERA para alimentar o meu Pleco, mas se os Oscars toparem a pastilha, chamam-lhe um figo. Tens de distrair o Oscar para meter pastilhas se não não tens hipótese. Isso para eles é um doce.

Quanto ao "assusta-lo", tinhas de fazer movimentos bruscos para o assustar. Podes meter a mão à vontade, trabalhar no aqua, fazer TPA´s que ele não se assunta. Quanto muito desvia-se. Os meus são tranquilos quanto a isso. Mesmo quando mexo nas pedra e/ou troncos eles não se assustam. O máximo que acontece é ficarem no canto oposto do aqua. Quando estou a fazer TPA, eles nada à vontade. Ignoram a minha mão e a mangueira. Nesse campo fica descansado. Habitua-o à tua mão desde cedo e futuramente consegues fazer-lhe cócegas. lol

Se quiseres vê o meu post. Lá vês a evolução do meus Oscars.

Vai atualizando.

Abraço

Editado por Bruno Marques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pelo Dino!

 

Só umas notas... quem te vai desaparecer com as valisnérias são os SDolars! O Óscar pode é arrancar plantas bem como qualquer objecto com que ele embirre (normalmente só mais adulto), eu tb plantei algo e espero que se aguente quando o Astro começar a embirrar com elas já devem estar bem enraizadas mas mesmo assim lá para a frente vou reforçar a barreira de pedras que coloquei em volta.

 

Quanto a filtragem, não sei se já tens os 2 filtros, se vais comprar algum para o aqua novo recomendo vivamente adquirires um FX5, 200 e poucos euros arranjas na net, acredita quem tem ciclideos e FX5 e já teve outros filtros nomeadamente Eheim não tem duvidas na eficácia do FX5 para "aspirar" a sujidade do fundo... e o Óscar é bem sujão.

 

Se preferes SDolars a plantas força nos Sdolars, 4 ou + é o indicado para essa espécie, se preferires o decor e o verde como eu, como companheiro do Dino podes arranjar um Severo ou Chocolate (se fores para Sul Americanos) ou Jack Dempsey e Boca de Fogo (Centro Americanos) por exemplo, no máximo 3 peixes para esse aqua de 400lts e ficas bem servido. Os L's pessoalmente dispenso o único que não suja mais que o que limpa é o "Bristolnose" mas como não cresce muito, o Óscar em adulto é capaz de o comer...

 

Se não viste ainda dá uma olhada no livro que resumi e traduzi aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193552&hl=

 

Aqui tb podes brincar com as compatibilidades de espécies depois de inserires os dados do aqua e filtragem: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197147&hl=

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só umas notas... quem te vai desaparecer com as valisnérias são os SDolars! O Óscar pode é arrancar plantas bem como qualquer objecto com que ele embirre (normalmente só mais adulto), eu tb plantei algo e espero que se aguente quando o Astro começar a embirrar com elas já devem estar bem enraizadas mas mesmo assim lá para a frente vou reforçar a barreira de pedras que coloquei em volta.

 

Ja tenho 3 SD e Ancistrus, com o macho a medir cerca de 13cm, o que nao e mau. Comprei como L180 mas desconfio que podem ser L255, ou seja dos ancistrus maiores que ha.

O L e porque gosto, nao para limpeza, mas tambem podem ajudar nas algas.

 

Ja tenho os 2 Eheim, um deles ha quase 5 anos. Ora com o sistema de colunas secas a aspiracao do fundo nao e muito eficaz, penso eu, mas eu faco aspiracao direta semanal do areao em profundidade portanto deve dar.

Nao vou utilizar uma camada muito grossa de areao.

 

Quanto as plantas, ja sei que os Methinis vao dar cabo delas, mas talvez os fetos resistam.

O unico ciclideo para ja sera o Dino, no futuro se vera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que são methinis???, desculpem a ignorancia.......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora já sei....obrigado.....vou acompanhar o projeto......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja devia ter passado pela 'obra' para tirar algumas fotos, mas como estou em mudancas (arghhh) nao tenho tido hipoteses.

 

O Dino ja tem as barbatanas quase recuperadas e esta a crescer, parece-me.

 

Na verdade esta mudanca de projeto, de um Amazonico para em Oscar, deve-se a mudanca de casa e de ter visto que se arranja espaco suficiente para um peixe de medio/grande porte.

 

Obrigado por todos os vossos comentarios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O Dino esta a crescer e ja tem cerca de 10cm.

Os danos nas barbatanas operculares e caudal ja curaram completamente, mas depois desta foto sofreu uma pequena dentada de um Metynnis na caudal.

O que eu nao tinha reparado eram danos muito extensos na barbatana anal, que esta a crescer bem e a ficar ponteaguda para tras.

Nesta foto de ha cerca de 5 dias ve-se bem um bordeado branco na dorsal e na cudal, que me parece um padrao juvenil (que ira desaparecer com a idade?).

Come desalmadamente e ainda esta no aqua de crescimento de 100L.

 

Tenho muita dificuldade com as fotos e nesta altura ele decidiu nao se deixar fotografar e isto foi depois de comer:

 

 

oscar1207s.jpg

Entretanto num dia em que so dei comida a noite desapareceu uma machadinha que era a sobrevivente de um cardume pr'a i com 4 anos. Nem restos.

O escalar foi mudado de sitio porque as atencoes do Oscar se estavam a tornar algo perigosas.

Para ja tudo a correr bem , so gostaria de ter tido tempo para fotografar a construcao do aqua mas o trabalho e familia nao deixam.

Editado por Miguel Marques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais