[Actualização 2.0] no.Stress Aquarium


brunofrancisco89

Recommended Posts

Boas!

 

Já à algum tempo que ando de volta disto da aquariofilia, tenho muito a aprender e muito a receber todos dias neste fórum e é por isso que agora decidi postar aqui o meu aquário. A sua última versão!

 

Ainda não está completo, mas está quase quase e depois vou actualizando!

 

Ora, aqui fica o setup:

setupst.jpg

(Esta é uma folha de excel que elaborei para me ir guiando. Se alguém quiser, para substituir os apontamentos no papel... diga que eu envio.)

 

A fauna tem ali um número de neocardinas, mas são camarões não pesam praticamente nada nas condições do aquário e até ajudam em muita coisa.

 

Falta-me uma coisa que até já tem o seu espaço reservado no aquário, é esta planta:

http://www.aquaeden-...thera_21873.jpg

 

Devo de a ir buscar quinta-feira e depois actualizo.

 

Ora, quanto a fotos, aqui ficam:

 

dscf0125v.jpg

 

dscf0121o.jpg

 

dscf0123n.jpg

 

Podem ver ali uma estatueta no aquário atrás das plantas, não é algo que goste muito apesar de não ser feia mas tenciono retira-la, neste momento é abrigo dos camarões e foi posta lá para isso mesmo.

Falta-me alguns valores mas não tenho os testes agora.

 

 

Pronto...

 

É este o meu aquário, a última mudança foi o upgrade DIY da iluminação, e a partir de agora vou actualizando aqui a evolução.

 

Aceito todas as dicas! Gosto de aprender e de ler as vossas opiniões caso queiram dar-me lol ;)

Editado por brunofrancisco89

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 68
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas!

 

Tinha de vir aqui deixar umas dicas ;)

 

Pessoalmente não gosto de decorações artificiais... acho que é a primeira coisa que devias modificar. Tenta arranjar um bom tronco ou algumas rochas inertes. Se quiseres posso dizer-te onde arranjares essas coisas na nossa zona.

 

Quanto ao aquário e disposição das plantas e inertes, acho que neste momento não é o mais importante. O mais importante é mesmo aprenderes a fertilizar e a manter as plantas saudáveis. Numa fase seguinte tentas melhorar isso... Aquilo é CO2 da Nutrafin que tens lá atrás?

 

PS: vais à Aquaeden amanhã? Davas boleia a umas coisas para mim?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo de ir hoje à aquaeden sim. Posso tentar ajudar-te claro!

 

Não tenho nada artificial XD a única coisa que o é, é a estatueta lá atrás mas isso é a toca dos camarões e como digo é para tirar à primeira oportunidade! ;D

 

De resto é tudo verdadeiro.

 

Um abraço

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião.

 

Já remexi, a decoração artificial era mesmo só para esconderijo dos camarões e já foi retirada. Está muito diferente mas ainda não está com a àgua límpida como quero para colocar aqui. Vai surpreender, não por estar melhor ou pior, mas por ser totalmente diferente.

 

A Egeria já tive, a densa, agora tenho a Naja... Parecida mas mais fina e pontiaguda.

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está a mudança... radical de que eu falava. Está muito mudado! Para melhor ou pior... não sei, digam-me vocês! ;)

Eu gosto deste novo formato e é este que é para manter!

 

Agora para finalizar:

- Esperar que o tapete se forme, quero apenas uma mancha ao meio.

- Colocar uma outra planta que vi e não me recordo do nome.

- Esperar que o matagal cresça, bem e saudável.

 

Segue as fotos:

 

dscf0146v.th.jpg

dscf0145g.th.jpg

dscf0144y.th.jpg

dscf0143n.th.jpg

dscf0142q.th.jpg

dscf0141uw.th.jpg

dscf0140zc.th.jpg

dscf0139o.th.jpg

dscf0138a.th.jpg

dscf0137w.th.jpg

dscf0136n.th.jpg

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora fica aqui o novo setup.

 

Quarta feira vou comprar umas coisitas. Depois actualizo. Em principio amanha coloco os valores dos testes à água.

 

aquays.jpg

 

Opinem ;)

 

pH - 6.5

no2 - 0

no3 - 5

kH - 4

gH - 5

Nh3/Nh4 - 2.4

Editado por brunofrancisco89

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso até está engraçado!

Uma selva com uma clareira, gosto!

 

A ideia é mesmo essa. Obrigado ;) Vai aparecendo e criticando ;)

 

A isto se chama uma excelente evolução. Muito parabéns.

 

Agora começa a precisar de uma poda.

 

É isso... era para ser hoje... mas como as folgas escasseiam, fica para terça-feira, juntamente com outras novidades ;) Depois coloco aqui...

 

Boa evolução!

Gosto do aspecto actual e da adição (CPO)!

 

Obrigado! Nas últimas fotos já o tinha cá mas...estava escondido lol hoje apareceu aproveitei para o destacar!

 

Para terça feira prometo novidades...

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fui buscar mais uma HCCuba e uma rocha mais vistosa, já está tudo no aquário.

 

A poda foi feita e com isto descobri que a minha ECHINODORUS BLEHERI está viva e no melhor que vi dela.. Ela tinha transitado do antigo layout, muito mal tratada (já tinha sido comprada em mau estado), e não dava nada por ela. Não a deitei logo fora por pena. Escondi-a atrás de outras, que foram podadas hoje e aparece ela, viçosa no fundo do layout!

 

A partir de agora, vai ganhar protagonismo! Investi, mudei o layout, substratos fértil e inerte, plantas... ainda recuperei o que tinha perdido.

 

Amanhã coloco fotos já que hoje com a poda raízes foram mexidas, rochas foram colocadas e uma Cuba foi plantada... há poeira na água.

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometido, aqui fica a actualização depois da pôda. A Alternanthera muito mais visivel, a Bleheri mais destacada, mais Cuba, e uma rocha nova.

 

Estou à espera de uma Palustris Cuba para por ali à esquerda no lugar da Egeria. Porque mesmo com poda num dia, já se emaranhou toda outra vez.

 

Ora fotos:

dscf0173wa.jpg

dscf0172e.jpg

dscf0170lj.jpg

dscf0169y.jpg

dscf0168m.jpg

dscf0167ao.jpgdscf0166gh.jpg

dscf0165u.jpg

 

 

 

Melhor, Pior ou igual?

 

Comentem ;)

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dscf0174pq.jpg

 

Agora com a água totalmente limpa depois de ter feito as mudanças.

 

Penso estar bom... até à próxima poda.

 

Planos:

- Colocar um filtro Eheim 2213, no final do mês.

- Na mesma altura, trocar as egerias por Palutris Cuba.

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gosto imenso, parabéns!

 

Obrigado Filipa! Estou a gostar bastante visto eu mesmo notar a minha evolução... quando comprei o aquário em Julho passado estava um...uma... nem sei, era pedras e peixes com água. Agora sim, sinto que este aquário é um biótopo. =D

 

Há sempre por evoluir e espero concretizar os meus planos para este aquário em breve... depois... um Nano é o objectivo ;)

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma actualização:

dscf0179q.jpg

dscf0178j.jpg

34rt00w.jpg

dscf0176mz.jpg

dscf0177s.jpg

 

 

Agora uma panorâmica que ensaiei mas não ficou grande coisa. Tenho de tirar outra... LOL

dscf0175v.jpg

 

Estou à espera que a Cuba cresça e cubra o centro. Já faltou mais.

As Sagittarias estão como se pode ver, lindas! Isto depois de terem sido comidas por um Silver Dollar até à raiz! Deixei as raízes e... ficou assim!

 

Ontem fiz uma TPA, hoje os valores são estes.

pH: 7

no3: 10

no2: 0.1 a 0.5

Amónia: 0

 

Os nitritos da nova água ainda estão em fase de conversão para nitratos.

 

No lugar das Egérias laterais vão poder ver Palustris Cubas, brutais. Devo de ir busca-las até ao fim da semana.

Com elas vem o Eheim 2213. Para tirar este filtro interno que não muito conta do recado e que está a dar uma forma esquisita a algumas plantas pela corrente que cria.

 

À uns meses este aquário já foi assim... mesmo mesmo no início:

p3100267.jpg

 

Grande evolução ;)

Editado por brunofrancisco89

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, alguém me sabe dizer qual o nome da planta que está a nascer junto à Cuba na 3ª foto da actualização?

Já é um rebento do caule que está ao lado, foi me dado, não se o nome.

 

Parece-me Staurogyne

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi agora o tópico. Está espetacular não haja dúvida. Tenho inveja da tua cuba, a minha vai andando a passos de caracol comparada com a tua.

 

Os meus parabéns :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.