Os meus Tanques - 216; 1800; 2500;


Simoes7

Recommended Posts

Boas Pessoal

 

Estava no outro dia a conversa com um colega meu sobre aquários, peixes, etc. Quando lhe falei numa experiência que fiz com um tanque exterior que existe na minha aldeia, um tanque grande onde o pessoal costuma colocar a uva na altura da vindima.

 

Contando e experiência que eu e o membro Tugz fizemos foi o seguinte, o tanque já não era usado para a vindima a imenso tempo e está cheio de agua de uma nascente de aqui perto e também de agua da chuva, durante o verão a agua mantém uma temperatura de 25º/26º e nós decidimos colocar uns guppies que tinhamos a ver no que dava, colocamos cerca de 5 ou 6 guppies entre machos e femeas e tambem alguns planorbis corneus, isto por volta do mês de Maio de 2010, digamos que em Setembro de 2010 retirei de lá mais de 50 guppies todos de optima saúde e ainda tenho cá alguns, inclusive uns que ando a tentar apurar devido a cauda e as cores. Caracois ainda a coisa de uma semana lá fui e está cheio deles. lol

 

Deixando esta experiência para trás, esse meu colega tem 3 tanques que disse que posso usar a vontade, um tanque com 1800 litros e mais 2 com 216 litros cada, sendo estes com a forma de cubos de 60 cm e o grande com 1,8 metros de comprimento, tem tambem um poço cheio de agua que eu posso usar, a minha duvida agora é a seguinte, que peixes posso eu colocar num local assim durante todo o ano? sei que guppies posso colocar no verão a vontade que eles reproduzem bem, mas outros? Será que se tapar o tanque com alguma coisa consigo manter alguns peixes tropicais?

 

Desculpem esta conversa toda mas gostava de aproveitar estes tanques para fazer algo interessante.

 

Cumprimentos

Editado por Simoes7

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas antes de mais que grande amigo ahah

eu com um tanque desses metia os famosos monsterfish :D

 

Não é mau amigo não. lol

 

 

 

O problema é que isto é um tanque que fica no exterior e acerca de 3 Km da minha casa e alem disso monsters são um pouco caros e eu queria algo mas em conta.

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para durar o ano inteiro o mais indicando seria as carpas koi, tambem pode colocar cometas e afins. A pouco tempo vi numa pet shop Esturjão e tambem se dá em aguas frias e até posias fazer negocio com as ovas, lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então e por exemplo colocar lá durante os meses mais quentes, tipo Abril/Maio até Setembro/Outubro como fiz com os guppies e depois voltarem ao aquário? Pensei em Ciclideos africanos pois os parâmetros da agua são os ideais, tirando a temperatura no inverno. lol

 

E nos "cubos" pensei colocar alguns reds, será que se safavam ao frio? ou seria melhor passar tudo para o aqua nos meses de inverno?

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou colocar aqui uma questão para todos os membros do forum que queiram responder.

 

Caso tivessem a possibilidade de terem no exterior da vossa casa um tanque de 1800 L e dois Cubos de 216 L o que fariam cm eles?

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

venho aqui mostrar os tanques de que tenho estado a falar.

 

Em primeiro as fotos do tanque em que coloquei os guppies no verão, tem C - 2.70 L - 1.55 A - 0.60, ou seja + ou - 2500 L.

 

dsc08291x.jpg

dsc08292zu.jpg

dsc08293sf.jpg

 

Agora os tanques de que falei para utilizar.

 

em 1º o de 1800 Litros C - 1.80 L - 1.20 A - 0.85 e o cubo de 216 C - 0.60 L - 0.60 A - 0.60

 

dsc08299b.jpg

dsc08302un.jpg

dsc08304b.jpg

dsc08305s.jpg

 

Agora o outro cubo de 216 Litros, em que encontrei uma coisa engraçada e na qual vou precisar da vossa ajuda.

 

dsc08294f.jpg

dsc08295r.jpg

 

dsc08296l.jpg

dsc08297f.jpg

dsc08298k.jpg

 

Agora expliquei-me lá uma coisa, isto é musgo de java não é? se não é parece muito e este cubo está cheio dele.... :)

 

Outra descoberta interessante que fiz la nas redondezas foi este tanque, ora vejam se não é uma bela descoberta. lol

 

dsc08308q.jpg

dsc08309j.jpg

dsc08310w.jpg

dsc08312lf.jpg

 

Esta ultima é do sistema de filtragem que tem, "mais ou menos", está sempre a receber agua de uma nascente e a envia-la para o rio que passa ali perto. lol

Os peixes andam lá todos satisfeitos, não medi a temperatura mas coloquei as mãos na agua e ela ia ficando lá tal era o frio. lol

 

Espero que gostem e venham lá ideias para o que posso fazer cm estes tanques...

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, mesmo tendo sempre agua da nascente a correr, acho que devias medir os parametros da Agua.

 

Penso que o mais viavel é colocares peixes de agua fria. No tempo de inverno a temperatura deve deixar bem abaixo de 10º, a menos que penses em cobrir e possivelmente em aquecer a agua do tanque será dificil manteres peixes de agua quente.

 

O que podias fazer mas que existia alguem investimento era cobrir, aquecer o tanque, mas para minimizares os custos de aquecimento terias de conseguir regular a agua da nascente que entrava no tanque. Visto isso ser dificil, penso que devias procurar especies de agua fria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelo teu comentario, vou tentar responder a tudo.

 

Antes de mais, mesmo tendo sempre agua da nascente a correr, acho que devias medir os parametros da Agua.

 

Tas a falar do tanque que já tem peixes certo? Esse tanque não é meu, encontrei-o por acaso a beira da estrada no caminho para onde estão os meus e achei piada alguem os ter colocado lá, não o vou utilizar, pois nem sequer sem de quem é.

Os que quero utilizar sim, vou ter em conta os parâmetros da agua antes de lá colocar o que quer que seja.

 

Penso que o mais viavel é colocares peixes de agua fria. No tempo de inverno a temperatura deve deixar bem abaixo de 10º, a menos que penses em cobrir e possivelmente em aquecer a agua do tanque será dificil manteres peixes de agua quente.

 

Em relação as temperaturas, ainda não sei, mas quero ver se vou lá pelo menos duas a três vezes por dia para medir a temperatura da agua e tentar perceber as variações que existem.

O que eu estava mesmo a pensar fazer era colocar bastantes plantas nos tanques e assim evitava qualquer filtragem mecânica, ficando apenas com biológica e durantes os meses mais frios, tipo de Outubro a Março/Abril, deixava apenas as plantas e durante os restantes meses, levava peixes dos meus aquário e colocava lá, a minha duvida é com quais é que posso fazer isso.

 

O que podias fazer mas que existia alguem investimento era cobrir, aquecer o tanque, mas para minimizares os custos de aquecimento terias de conseguir regular a agua da nascente que entrava no tanque. Visto isso ser dificil, penso que devias procurar especies de agua fria

 

Pois tambem pensei nisso, mas é impossivel, pelo menos a parte do aquacimento, uma vez que não tenho electricidade perto dos tanques, nem sequer um poste da edp para fazer um pequeno "empréstimo". lol Mas quase de certeza que os devo tapar com alguma coisa para evitar as perdas de calor.

Editado por Simoes7

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esperimenta os tanichthys albonubes, que gostam de temperaturas baixas e reproduzem muito.

Boas

 

Ora aí está uma boa opção, posso tentar colocar uns quantos num dos cubos de 216, uma vez que são os mais fáceis de tapar e tentar que as temperaturas não baixem demasiado. Vou tentar encontrar mais alguns peixes das mesma zona e que fiquem bem com estes e que tambem aguentem temperaturas baixas e tentar recriar ali um biotopo Asiático, deste-me uma optima ideia e até é mais simples, tinha só pensado em ciclideos Americanos e Africanos para o verão, mas acho que consiga recriar um biotopo asiático durante todo o ano.

 

Agora vou pesquisar sobre esses biotopos, para já um tanque já tem destino, até encontrar algo que me faça mudar de ideias.

Obrigado pela ajuda. :)

 

Cubo 216 - Biótopo Asiático

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vê neste tópico algumas possibilidades

 

 

 

http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

 

Obrigado, sabia que já tinha visto esse topico em algum lado, mas já não sabia onde. :)

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já andei a procurar em alguns sites sobre biotopos asiaticos, plantas peixes, etc. enfim. Cheguei a conclusão que em vez de biotopo por assim dizer, vou fazer apenas um aquario temático do continente asiático, pois não é facil montar um biotopo com agua fria.

 

Pesquisei e encontrei estas plantas que posso colocar:

  • Cryptocoryne beckettii (por toda Ásia tropical e Nova Guiné)
  • Cryptocoryne ciliata (por toda Ásia tropical e Nova Guiné)
  • Cryptocoryne crispatula (por toda Ásia tropical e Nova Guiné)
  • Cryptocoryne gomezii (por toda Ásia tropical e Nova Guiné)
  • Cryptocoryne língua (por toda Ásia tropical e Nova Guiné)
  • Cryptocoryne retrospiralis (por toda Ásia tropical e Nova Guiné)
  • Cryptocoryne spiralis (por toda Ásia tropical e Nova Guiné)
  • Cryptocoryne wendtii (por toda Ásia tropical e Nova Guiné)
  • Barclaya longifolia (Burma, Tailandia, India, Sumatra, Nova Guiné)
  • Blyxa aubertii (largamente distribuida por toda Ásia)
  • Blyxa japonica (Índia, Japão, até Nova Guiné)
  • Cardamine lirata (Russia, China e Japão)
  • Ceratophyllum demersum (leste da Ásia)
  • Ceratopteris cornuta (India, Burma, Indonésia)
  • Eleocharis acicularis (toda Ásia)
  • Eusterallis stellata (Japão, China, Taiwan, Malásia)
  • Hottonia palustris (norte da Ásia)
  • Hygrophila corymbosa (Sudeste da Ásia)
  • Hygrophila difformis (ìndia, Burma, Tailandia, Malásia)
  • Hygrophila polysperma (ìndia, Butão)
  • Isoetes japonica (Japão)
  • Limnophila aquatica (ìndia, SriLanka)
  • Limnophila aromatica (sudeste asiático)
  • Limnophila sessiliflora (da ìndia ao Japão)
  • Lindernia parviflora (SriLanka, ìndia, Vietnam)
  • Microsorum pteropus (por toda Ásia tropical)
  • Myriophyllum tuberculatum (ìndia, Paquistão, Indonésia)
  • Najas indica (Ásia tropical e Japão)
  • Nuphar japonica (Japão)
  • Nymphoides cristata (Taiwan)
  • Riccia fluitans (cosmopolita)
  • Rotala macrandra (Índia)
  • Rotala rotundifolia (da Índia ao Japão)
  • Rotala wallichii (China, da Índia até a Malásia)
  • Rotala nanjenshan (Taiwan)
  • Vallisneria americana (Leste e sudeste asiático)
  • Vallisneria spiralis (Sudoeste Asiático)
  • Vesicularia dubiana (Filipinas)

A Parte dificil é a escolha. lol

 

Em relação aos vivos, continuo a procura, já encontrei os seguintes (tudo graças ao amigo carlos couceiro):

  • Betta - (Betta splendens - Tailandia)
  • Neon Chinês - (Tanichthys albonubes - Nuvem Branca, China)
  • Comedor de Algas Chinês - (Gyrinocheilus aymonieri - Sudoeste Asiático)
  • Barbo Rosado - (Puntius conchonius - India)
  • Barbo Dourado - (Barbus semifasciolatus - Sudoeste Asiático)
  • Barbo Odessa - (Puntius padamya "Odessa" - Ásia)
  • Peixe Paraiso - (Macropodus opercularis - Ásia)
  • Danio Zebra - (Danio rerio - India)

Agora uma pergunta para quem percebe de camarões, eu sei que as Neocaridinas Heteropodas sobrevivem a temperatura ambiente, mesmo no inverno, mas em casa, será que se aguentam num destes tanques?

 

Obrigado pelas ajudas

Editado por Simoes7

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tenho andado a pensar e gostei particularmente de uma ideia que tive.

 

Uma vez que tenho 4 tanques que posso utilizar, mais tarde 5 ou talvez 6 (tenho que falar com algumas pessoas acerca dessa possibilidade), pensei nas seguintes possibilidades para eles:

 

Tanque de 2500 L - Africano (estou a estudar a possibilidade de aquecimento todo o ano)

Tanque de 1800 L - Europeu (Nomeadamente com espécies portuguesas)

Tanque de 216 L - Asiático

Tanque de 216 L - Pensei na australia mas pela pesquisa que fiz é complicado. lol

Tanque de + ou - 4000 L - Este ainda tenho que falar com os donos, mas tem a possibilidade de aquecimento e seria para a América

 

Agora preciso de opiniões pessoal

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao me queres arranjar um desses tanques de 1000 e tal litros para eu meter monster fish..

vai actualizando..

abraço

 

Então não arranjo, vens cá com uma escavadora e um camião e podes levar. lol

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vou tentando actualizar com as minhas ideias tanque a tanque, para que o pessoal me possa ir dando uma ajuda.

Uma vez que um dos tanques já está pensado, só falta a escolhas das plantas e dos animais, passo para outro tanque, o dos Africanos.

 

Tanque de Africanos - 2500 L

 

Pois bem, tive a fazer uma pequena pesquisa e deparei-me logo com 3 "pequenos" problemas, são eles o Tanganyka, o Malawi e o Victoria.

 

Para os mais experientes com Africanos, o que acham? Qual destes devo escolher? e se me conseguirem dar uma ajuda em relação aos peixes e plantas tambem era optimo.

Editado por Simoes7

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Deixe uma vista de olhos pelo tópico e posso de dizer que tenho á experiência neste momento uns red´s na rua á temperatura ambiente para ver se resistem ao inverno. Para já continuam alguns vivos, estão com água e musgo de java, não dou comida, só acrescento água que evapora. Espero ter ajudado.

 

Cumpr.

Sérgio Vale

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Deixe uma vista de olhos pelo tópico e posso de dizer que tenho á experiência neste momento uns red´s na rua á temperatura ambiente para ver se resistem ao inverno. Para já continuam alguns vivos, estão com água e musgo de java, não dou comida, só acrescento água que evapora. Espero ter ajudado.

 

Cumpr.

Sérgio Vale

 

Boas

 

Obrigado pelo comentario.

 

Eu 2f vou buscar algumas neocaridinas heteropodas var wild e vou experimentar tambem, já agora tens os teus dentro do que? estão tapados?

Tou a pensar colocar em alguns cubos da vodafone com as tampas e outros sem as tampas.

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode colocar corydoras plateus, aeneus e aeneus albinas as pandas não tenho bem a certeza

 

Boas

 

Obrigado pela ajuda, não tinha a minima que as aeneus se aguentassem, as plateus já tinha lido que sim, agora as aeneus não fazia a minima.

 

Será que se reproduzem a temperaturas baixas?

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelo comentario.

 

Eu 2f vou buscar algumas neocaridinas heteropodas var wild e vou experimentar tambem, já agora tens os teus dentro do que? estão tapados?

Tou a pensar colocar em alguns cubos da vodafone com as tampas e outros sem as tampas.

 

Boas,

 

Estão dentro de um garrafão de água, que foi cortado na parte de cima. Estão destapados.

Cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças que se fores para a frente com todos os tanques vais ter grandes despesas de electricidade, a não ser que os coloques num aqua em casa, mas ai tens de ter muitos aquários.

Depois como vais manter as plantas no chao? E alem do mais quando elas crescerem nao vao tapar a maior parte da superficie?

E como os tanques ainda são fundos secalhar nao vais poder disfrutar tanto dos peixes como em aquários, pois num aqua tu consegues vê-los de frente, nesses tanques pelo que eu vi no máximo consegues vê-los de cima....

 

Mas vai para a frente com isso, estamos ca para ajudar no que podermos... Não des é um passo maior que a p€rna

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou tentar esclarecer as tuas duvidas.

 

Não te esqueças que se fores para a frente com todos os tanques vais ter grandes despesas de electricidade, a não ser que os coloques num aqua em casa, mas ai tens de ter muitos aquários.

 

Em termos de electricidade não vou gastar uns tostão, até porque a minha casa fica a três km destes tanques, a minha ideia é outra, mas como ainda não sei se dá tenho que ir com calma. :)

Caso não coloque electricidade vou ter apenas os tanques com peixes que aguentem o nosso inverno e talvez nos meses quentes deixe um para reproduzir algumas espécies que tenha comigo na altura.

 

 

Depois como vais manter as plantas no chao? E alem do mais quando elas crescerem nao vao tapar a maior parte da superficie?

 

As plantas vão estar colocadas em vazos para facilitar a sua fixação e caso as queria remover tambem, esta ideia retirei deste tópico aqui, bem como muitas outras, aconcelho a todos os membros deste forum a lê-lo todo pois eu aprendi muito com ele e acho que muitos outros vão aprender tambem.

Em relação ao tapar a maior parte da superficie, não é isso que acontece nos rios e lagos onde estes peixes habitam? eu só quero tentar recriar o mais parecido com isso.

 

E como os tanques ainda são fundos secalhar nao vais poder disfrutar tanto dos peixes como em aquários, pois num aqua tu consegues vê-los de frente, nesses tanques pelo que eu vi no máximo consegues vê-los de cima....

 

Tens toda a razão nesse ponto, mas eu neste caso o que quero mesmo é conseguir que os peixes que lá coloque estejam o mais tranquilo possivel, mesmo como se fosse o seu habitat esse é o meu maior objectivo, juntamente com a reprodução.

 

Mas vai para a frente com isso, estamos ca para ajudar no que podermos... Não des é um passo maior que a p€rna

 

Nem eu posso dar um passo maior que a perna porque elas tão atadas, para já tudo isto é apenas um projecto e como em qualquer projecto estou a estudar todas as possibilidades, a minha ideia é um tanque por ano, como podes ver ainda falta muito para que esteja concluido. :)

 

Primeiro será o Asiático...

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.