Aquario Tematico do Amazonas


tat

Recommended Posts

Boas,

 

Estou a planear um aquario tematico do rio Amazonas.

Chamo-lhe tematico, e nao biotipo, porque não pretendo ser rigoroso ao ponto de só e apenas ter elementos pertencentes ao Amazonas. Poderá existir uma ou outra excepção (musgo de java provavelmente).

 

Tenho, já a fauna pensada por alto, mas ainda não está fechada. Penso pedir opinião sobre os peixes, quando tiver a coisa melhor pensada.

 

Para já conto com a vossa ajuda, relativamente ao hardscape do aquario.

 

O aquario tem 100L uteis, (100x40x30), com uma iluminação 120LED/m.

 

Estou a pensar colocar uma placa de acrilico, ou um vinil preto ou azul escuro, no fundo do aquario.

Para areia, apostaria numa areia branca, para fazer um contraste interessante.

 

Quanto a rochas e troncos, o que aconselham? O que é tipico da regiao amazonica?

 

Obrigado pela ajuda.

 

P.S. Se este nao for o forum mais correcto para a mensagem, agradeço que a movam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Vou ver mais tarde o video (agora nao posso).

 

A nivel de plantas, procuro plantas obviamente da regiao, que sejam pouco exigentes em termos de fertilização e de iluminação. Além disso que não crescam muito, até para não complicar a manutenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Desconhecia esse documentário, e devo dizer que é excelente!!!

 

É espetacular ver os nossos bichinhos no seu habitat natural!

 

Quanto à tal construção desse quase biótopo, boa sorte, e já agora aconselho-te a procurares mais na zona dos biótopos aqui no fórum na parte dos ciclideos anões e sul americanos!

 

Vai postando que eu também preciso de roubar ideias! Hehehe :animal_fish:

 

Ainda estou numa fase inicial do planeamento.

 

Estou a pensar colocar como fundo de aquario um acrilico preto.

Para contrastar, pensei em areia branca de silica.

 

Aqui neste ponto tenho 2 dividas:

 

1- Fundo preto, não retira profundidade ao aquario ?

2- Areia branca de silica, é apropriada para um aquario amazonico?

 

Dentro do estilo deste aquario :

 

gallery_35603_1721_1038129.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Fundo preto, não retira profundidade ao aquario ?

 

O fundo preto é o ideal para realçar as cores dos aquários.

 

2- Areia branca de silica, é apropriada para um aquario amazonico?[/b]

 

Areia de sílica não tem muito a ver, era preferível meteres uma areia com uns tons mais amarelados.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Umas folhas de amendoeira da india são boas para isso, além de decorarem têm efeito traquilizante e desinfectante

 

Parece-me uma boa ideia, sim.

As folhas têm algum tratamento, para nao apodrecerem na agua?

 

Quanto aos troncos, que pensam? Parece-me que ficaria muito bem, um tronco ou uma raiz, num aquario amazonico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma questao relativamente ás folhas.

 

Tenho lido, que as folhas, deixam a agua um pouco turva. Algo que nao estou muito interessado.

No entanto, apos 15 dias / 1 mês, e alguma mudança de agua, acredito que a cor da agua, volte ao normal.

 

Posso deixar as folhas no aquario, 3/4 meses, apenas para efeito decorativo, sem correr o risco de apodrecerem ou desintegrarem?

 

Thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... Eu de folhas não percebo muito...

Já agora alcaide, onde é que se arranjam umas folhas dessas?

 

Boas,

 

No Ebay, tens muita gente a vender estas folhas.

Basta procurares por almond leaves .

 

Falaram-me tb na possibilidade de usar folhas de sobreiro. Também fica bem no aquario, são de borla, e duram muito tempo até se degradarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente esse aqua está muito bom...aquele troco...que inveja! :)

 

Boa sorte para o projecto!

 

 

Acredita, a raíz é 70% do aquario. Simplesmente fenomenal. Pagava bem por uma raíz destas.

 

Já agora, alguem pode confirmar se a areia que esta no aquario é areia de silica branca?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem como eu, anda interessado na montagem de um aquario biotopo do Amazonas, tem aqui uma excelente referencia de informação:

 

http://www.aquahobby.com/articles/b_biotopos_amazonicos.php

 

Completissimo em termos de fauna.

 

Falta-me agora o mesmo nivel de informação para a flora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As áreas de coberturas sedimentares estão representadas por três grandes bacias sedimentares:

Bacia Amazônica, Bacia do Paraná e Bacia do Parnaíba, todas apresentando rochas de idade paleozóica.

 

As rochas mais antigas integram áreas de escudo cristalino, representadas pelos crátons: Amazônico, Guianas, São Francisco, Luís Alves/Rio de La Plata, acompanhado por extensas faixas móveis proterozóicas. Da existência destes crátons advém outra característica geológica muito importante do território: sua estabilidade geológica.

 

Crátons são porções bastante antigas da crosta continental, tendo se mantido relativamente estáveis por no mínimo 500 milhões de anos, fato que os caracteriza como terrenos Pré-Cambrianos.

 

Nas bacias Bacia Amazônica, Bacia do Paraná e Bacia do Parnaíba, não houve grande metamorfização

 

Metamorfismo é o conjunto de processos geológicos que leva à formação das rochas metamórficas

 

São exemplos de rochas metamórficas Mármore • Ardósia • Quartzito • Gnaisse • Pedra-sabão • Micaxisto • Xisto • Xisto Verde • Xistos Azuis • Filádio • Itabirito.

 

:)

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu depreendo desse texto é que as rochas que podes usar são sedimentares, no entanto estas não são recomendadas para águas de pH baixo, logo ficamos num impasse...

 

(...)

São exemplos de rochas metamórficas Mármore • Ardósia • Quartzito • Gnaisse • Pedra-sabão • Micaxisto • Xisto • Xisto Verde • Xistos Azuis • Filádio • Itabirito.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu depreendo desse texto é que as rochas que podes usar são sedimentares, no entanto estas não são recomendadas para águas de pH baixo, logo ficamos num impasse...

 

Obrigado pelas opiniões.

Acho que vou para o xisto. Parece-me facil de arranjar, e existem umas pedras bem bonitas.

 

PrideMaster, posso bem estar enganado, mas não me parece que o xisto altere o PH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Acho que vou para o xisto. Parece-me facil de arranjar, e existem umas pedras bem bonitas.

(...)

 

 

Acho que fazes bem eu gosto muito do xisto em aquários.

Xisto não é uma rocha sedimentar! e não altera o PH.

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Após alguma investigação, e com a vossa ajuda, já tenho o esqueleto do aquario planeado.

Assim sendo, é isto que tenho pensado:

 

 

Data de montagem

- A delinear (espera ainda mesa)

 

Dimensões

- 100 x 40 x 30

 

Volume

- 120 litros (100 litros reais)

 

Estrutura

-

 

Iluminação

- Calha de 120LED/m

 

Filtragem

- Eheim 2213 , com filtro de esponja+ceramica

 

Substracto

- A definir

 

Areão

- A definir (silica branca é uma possibilidade)

 

 

Decorações

- 3/4 pedras de xisto

- 1 Tronco Red Moor wood

- folhas de amendoeira da india ou em alternativa folhas de sobreiro

 

____________________________________

 

Flora

- Echinodorus Red Devil

- Amazonense Anã (Echinodorus grisebachii) -> Tenho duvidas quanto á sensibilidade desta planta

 

Fauna

- 3 Ramirezzi (1 macho, 2 femeas)

- 4 Apisto catatua ou agassizii (1 macho, 3 femeas)

- 12 Tetra Cardinal

- 2 ancistrus

- 5 coridoras

 

 

Em termos de disposição, estava a pensar criar 2 áreas distintas, o tronco eoncostado ao lado esquerdo, e no lado direito as echinodorus ao fundo, e a meio as amazonenses. As pedras seriam colocadas também do lado direito, da forma mais natural possível. Finalmente espalharei algumas folhas (não muitas) livremente.

A figura nao esta muito feliz, mas da para ter uma ideia basica da disposiçao:

 

projectoaquario.jpg

 

E pronto, é isto que tenho pensado. Agradeço sugestões e criticas.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

 

Relativamente á areia, o meu ponto em escolher uma areia branca, é dar mais cor ao aquario, e criar um constraste interessante com o fundo preto.

Tenho visto aquarios assim, e ficam bastante bem (o video que deixei acima é um exemplo).

Se colocar uma areia escura, com o fundo preto, tronco castanho, folhas, fica um aquario todo ele muito escuro. Consigo talvez um biotopo mais "puro", mas fico com um resultado final que não me agrada tanto.

 

Mas já agora, que tipo de areia me recomendarias?

 

 

Relativamente a apistos e rams, tinha ideia que eram capazes de conviver bastante bem. Mas és bem capaz de ter razao, assim sendo, posso começar por introduzir apenas uma das especies. Ou 3 apistos ou 3 rams (1macho+2femeas). A decidir, gosto bastante tanto de uns como de outros.

Aqui também são bem vindas sugestoes.

 

Nao tenho ideia de que ancistrus vou colocar. Alguma sugestão?

 

Finalmente, quanto a plantas, dado ter uma luz fraca, e não estar interessado em plantas muito exigentes, apostei na Echinodorus Red Devil, e pensei numa amazonense. Alguma outra sugestão para plantas, dado as condicionates enumeradas?

 

 

Obrigadissimo pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Excelente trabalho Pride. A ficha para o biotopo está bastante completa.

 

Para a areia, em vez de colocar areia totalmente branca, estou e pensar numa mescla de preto com branco. Algo como isto:

 

eea21eb3b699b11a9e75b8315ef02894.jpg

 

areia p/ biotopo (preto e branco)

 

Que te parece?

 

E ja agora, quando inicias a construção do teu aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico então á espera do setup, até para tirar algumas ideias :lol:

Se bem que na realidade, ja tenho o meu aquario praticamente todo pensado.

Mas já agora, quantos litros vai ter o teu biotopo?

 

 

Hah, voltando as corydoras, ja fiz a minha shortlist. Se nao for dificil encontrar, escolherei entre as Corydoras adolfoi ou as Sterbai. Ambas são bem bonitas e ambas provenientes do Amazonas (Rio Guaporé e Rio Negro).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

 

 

Fauna:

- 2x Apistogramma cacatuoides Cichlidae

- 2x Mikrogeophagus ramirezi Cichlidae

- 10x Hemigrammus rhodostomus Characidae

- 10x Paracheirodon axelrodi Characidae

- 5x Carnegiella marthae

- ?x Pterophyllum altum Cichlidae vs Discus

- 5x Corydoras adolfoi Siluriformes

- 5x Corydoras aeneus Siluriformes

 

Boas ,

 

Em termos de fauna não é muito aconselhavel juntar Paracheirodon axelrodi e Pterophyllum altum, pois são uns são predadores dos outros, se fosse a ti optava pelos discos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.