Ajuda - Preciso de fazer hoje o tratamento.


Kunhax

Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

preciso urgentemente de ajuda dos peritos em aquariofilia, principalmente Escalares e Discus.

 

Tenho um aquário de 450lts (120x50x73) plantado e montado hà cerca de 6 meses. Até aqui correu tudo bem mas hà cerca de uns quinze dias reparei que

 

um escalar apresentava umas feridas no corpo, mas como tenho um casal que na altura estava a fazer postura, pensei que fossem provocadas pelas lutas

 

entre ele e o outro macho. Entretanto resolvi coloca-lo cerca de 30 min. num garrafão de 5 lts cortado abaixo do gargalo e coloquei cerca de 1/2 colher de

 

sal de cozinha, depois voltei a colocá-lo no aquário. No dia seguinte reparei que tinha melhorado mas entretanto só passado 2 ou 3 dias é que voltei a

 

fazer o mesmo porque é MUITO díficil apanhá-lo num aquário destes devido à altura do mesmo (73cm), troncos, plantas, etc. , motivo pelo qual desisti dos

 

ditos "banhos de sal".

 

Hoje reparei que ele está bem pior e também tenho outros com os mesmos problemas e não sei o que hei-de fazer. Poderei colocar o sal directamente no

 

aquário sem prejudicar os Discus ou outros peixes que tenho ??? Fará mal às plantas ??? Que deverei fazer ???

 

No aquário tenho escalares, discus, sae's, 1 casal de ramirezis (a fêmea também está doente, com os olhos inchados), 1 farlowella, 2 corydoras, 4

 

bêbados e uma neritina.

 

Os parâmetros da água não os medi esta semana mas quase de certeza que estão bem.

 

Peço também ajuda para uns pontos brancos do tamanho de uma cabeça de alfinete que começaram a aparecer nos troncos e também alguns no

 

vidro perto do substrato, e que não faço a mínima ideia do que será.

 

Um dos discus (o mais pequeno, cerca de 9cm) tem as barbatanas meio ratadas.

 

Passo a mostrar as fotos:

 

Escalares com buracos no corpo e uma espécie de pontos brancos a sair da pele.

 

Este foi o primeiro e é o pior.

 

IMG_1734.jpg

IMG_1730.jpg

 

Este é a fêmea e só hoje dei conta que tinha este buraco.

 

IMG_1729.jpg

 

Este é o discu com as barbatanas ratadas e magrinho.

 

IMG_1749.jpg

 

Esta é a ramirezi com os olhos inchados (também só dei conta hoje).

 

IMG_1738.jpg

IMG_1739.jpg

 

Estes são os estranhos pontos brancos.

 

IMG_1731.jpg

IMG_1732.jpg

IMG_1733.jpg

 

 

Agradeço desde a possível ajuda que puderem dar.

Editado por Kunhax

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sou de todo um perito, muito menos de discos. Mas na minha opinião, todos os casos que relatas nos diferentes peixes se devem a ataques bacterianos. Sera baktopur (NÃO O DIRECT) no aquário, seguindo as instruções do folheto, deve resolver ou ajudar a resolver os problemas que indicas.

 

Relativamente aos pontos brancos, parece ser uma espécie de daphnia mas não tenho a certeza. Eles mexem-se?

 

Um abraço e boa sorte :smile2:

Editado por Vang

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também sou da mesma opinião. Isso deve ser prega bacteriana e o aqua todo tem de ser tratado. Usa Bactopur. Se calhar, antes da aplicação do medicamento, fazias uma muda substancial( 40 ou 50%) com um PH de 6 ou 6.5. Mas tenta ver outras opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado aos dois pelas respostas.

 

Estou pouco tentado a usar Backtopur pois parece-me um medicamento bastante agressivo e que mata as bactérias boas do aquário, mas se tiver de ser, será.

 

Quantos aos pontos brancos se mexerem, penso que se devem mexer mas nada que seja visivel a olho nú.

 

Entretanto vou ver se aparecem mais opiniões pois não quero fazer algo ainda pior do que já está.

 

Obrigado mais uma vez.

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tem sido as rotinas de TPA's e limpezas do filtro?

 

Olhos inchados e coisas brancas a sairem do corpo parece-me má qualidade da água.

 

Aquelas coisinhas brancas redondas são ovos de neritinas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com o Hugo.

 

Quanto ao sal, não faz mal e como preventivo é o que recomendo.

Como curativo, só fora do aqua, devido à concentração mais elevada fazer mal às plantas.

 

PauloA :smile2:

PS: se tens corys, não podes abusar do sal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tem sido as rotinas de TPA's e limpezas do filtro?

 

Olhos inchados e coisas brancas a sairem do corpo parece-me má qualidade da água.

 

Aquelas coisinhas brancas redondas são ovos de neritinas.

 

Viva Hugo,

 

TPA's mudo semanalmente cerca de 30% da água. Filtros, pelo que o filtro indica só precisa de ser limpo daqui a 6 meses.

 

Ovos de neritinas ??? Mas eles já lá estavam antes de colocar a neritina. Será que é de uns caracóis maçã que tive antes ??? Quer dizer que vou ficar com o aquário cheio de caracóis ???

 

Obrigado Hugo.

 

Estou com o Hugo.

 

Quanto ao sal, não faz mal e como preventivo é o que recomendo.

Como curativo, só fora do aqua, devido à concentração mais elevada fazer mal às plantas.

 

PauloA :smile2:

PS: se tens corys, não podes abusar do sal.

 

 

Viva alfapa,

 

quanto ao sal é o que eu temia. Como poderei fazer o tratamento e com quê, uma vez que não consigo apanhar os peixes e também como se alastrou, penso que terei mesmo de fazer o tratamento no aquário.

 

Obrigado alfapa.

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá lá pessoal, preciso urgentemente da vossa ajuda.

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa temperatura está boa? E esse ph, amónia, etc?

 

Acho que concordo, tens parasitas com fartura nesse aqua! Dás blood worms congeladas? Tpa de 30% por semana? Devia de ser no máximo de 3 em 3 dias! Essa filtragem? Quanto mais informação, melhor para o pessoal te poder ajudar! Mete ai o setup do aqua completo, parametros, alimentação, manutenção, etc... De qualquer maneira acho melhor meteres os peixes num aqua hospital e com 90% de água nova pois essa água deve estar um ninho de parasitas! Aquando a inserção dos peixes no hospital faz um reset ao aqua, desmontas ferves tudo muito bem, limpas os filtros muito bem, depois enches o aqua com 100% de água nova pois dificilmente consegues trata-los em 450lt! Quanto a apanhar os peixes, não desistas deixas 20% de água no aqua, tiras o hardscape/plantas e vais ver que os apanhas a todos! Mas faz isso o mais rápido possível é que os peixes já estão de todo!

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa temperatura está boa? E esse ph, amónia, etc?

 

Acho que concordo, tens parasitas com fartura nesse aqua! Dás blood worms congeladas? Tpa de 30% por semana? Devia de ser no máximo de 3 em 3 dias! Essa filtragem? Quanto mais informação, melhor para o pessoal te poder ajudar! Mete ai o setup do aqua completo, parametros, alimentação, manutenção, etc... De qualquer maneira acho melhor meteres os peixes num aqua hospital e com 90% de água nova pois essa água deve estar um ninho de parasitas! Aquando a inserção dos peixes no hospital faz um reset ao aqua, desmontas ferves tudo muito bem, limpas os filtros muito bem, depois enches o aqua com 100% de água nova pois dificilmente consegues trata-los em 450lt! Quanto a apanhar os peixes, não desistas deixas 20% de água no aqua, tiras o hardscape/plantas e vais ver que os apanhas a todos! Mas faz isso o mais rápido possível é que os peixes já estão de todo!

 

cumpz

 

 

Viva Paulo,

 

a temperatura está a 27/28º, PH a 6,5 amónia a 0.

 

Blood worms já dei mas 1 vez de 15 em 15 dias e depois de descongelar passo por água com sal e só depois é que dou.

 

Filtragem: 1 Eheim Profi 3 2078 + 1 Eheim 2215 + 1 UV 30w (ligado 3h/2xsemana).

 

Os parâmetros a ultima vez que vi (Há 15 dias) estava tudo bem, mas entretanto logo à noite vou fazer os testes todos outra vez e depois coloco aqui.

 

Obrigado.

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Viva Paulo,

 

a temperatura está a 27/28º, PH a 6,5 amónia a 0.

 

Blood worms já dei mas 1 vez de 15 em 15 dias e depois de descongelar passo por água com sal e só depois é que dou.

 

Filtragem: 1 Eheim Profi 3 2078 + 1 Eheim 2215 + 1 UV 30w (ligado 3h/2xsemana).

 

Os parâmetros a ultima vez que vi (Há 15 dias) estava tudo bem, mas entretanto logo à noite vou fazer os testes todos outra vez e depois coloco aqui.

 

Obrigado.

 

Sobe a temperatura para os 31º para acelerares o seu metabolismo! Amónia a 0? Será? Que testes é que usas?

 

Essa UV não é para usar 3h 2x por semana mas no mínimo 7h diárias!

 

Segue o conselho do JCC que postou no tópico dele! Está lá o que precisas!

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

 

Sobe a temperatura para os 31º para acelerares o seu metabolismo! Amónia a 0? Será? Que testes é que usas?

 

Essa UV não é para usar 3h 2x por semana mas no mínimo 7h diárias!

 

Segue o conselho do JCC que postou no tópico dele! Está lá o que precisas!

 

cumpz

 

Boa noite,

 

uso testes da Sera e JBL.

 

UV 7h/dia não é demais ??? É que li algures que o UV se estiver muito tempo ligado também é prejudicial e pode originar que as barbatanas fiquem ratadas.

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hola kunhax

 

estou acompanhando o topico e alñem da questao da uv ter sido exclarecida, gostaria de comentar uma coisa sobre o teste de nitrato da sera, eu tenho e acho a interpretaçao um pouco duvidosa a escala de cores nunca bate com a tonalidade da agua com os reagentes portanto sempre é um dado aproximado, mas como vc esta com outro da jbl problema de nitrato certamente nao é, utilizei essha 2000 em meus peixes com sintomas semelhantes e em menos de tres dias ja estavam bem melhor, ficaram manchados pela medicaçao mas estao bem saudaveis agorafiz o tratamento em um aquario de 100 litros com filtro jbl e siporax a top no filtro, acho que gera menos estress aos peixes e vc si poupa de preocupaçoes. qero deixar claro que meus peixes sao kinguios e sou admiradora de discus.

 

sorte no tratamento

 

cristina pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Cristina, obrigado.

 

Eu no sábado fiz uma TPA de 50%, aspirei grande parte do areão e limpei os vidros.

 

Entretanto fiz os testes andes da TPA, depois da TPA e o teste de NO3 à àgua da torneira.

 

Estes são os resultados:

 

 

Antes da TPA:

 

PH - 6.5

KH - 4

GH - 12

PO4 - 0.8

NH3 - 0.6

NO3 - 50mg/l

NO2 - 0.0

 

Depois da TPA:

 

PH - 6.5

KH - 4

GH - 10

PO4 - 0.8

NH3 - 0

NO3 - Pouco - de 50mg/l

NO2 - 0.0

 

Água da torneira:

 

NO3 - Quase a 10mg/l

 

 

O NO3 está elevado mas parece que a água da torneira também não ajuda.

 

Amanhã vou fazer outra TPA de +- 40% e aspirar o areão novamente. Vou também fazer a limpeza a um dos filtros e depois de amanhã faço ao outro.

 

Perante isto o que me aconselham ???

Editado por Kunhax

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças do Anticloro.

 

Por outro lado aconselho a um intervalo maior entre a limpeza dos filtros.

Um numa semana, o outro na outra semana.

 

PauloA :music_singguitar:

PS: e os peixes? como estão? melhor? pior? Comem?

PS2: quanto aos testes, não stresses, os testes são meramente indicativos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças do Anticloro.

 

Por outro lado aconselho a um intervalo maior entre a limpeza dos filtros.

Um numa semana, o outro na outra semana.

 

PauloA :music_singguitar:

PS: e os peixes? como estão? melhor? pior? Comem?

PS2: quanto aos testes, não stresses, os testes são meramente indicativos.

 

 

Boa noite Alfapa,

 

quanto aos filtros não penso em mexer nas cerâmicas por causa das bactérias mas mesmo assim achas que será melhor um intervalo de tempo maior entre a limpeza de um e de outro ?

 

Os peixes, o discu e o ramirezi morreram como eu previa dado que já estavam bastante debilitados. Os outros comem bem e andam todos contentes embora ainda tenham a pele bastante afectada.

 

Obrigado pelos conselhos.

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filtros funcionam como um todo.

 

Quando falas em ceramicas e em batérias, que ceramicas é que são?

 

Os cilindros ceramicos são de filtragem mecanica (por exemplo EHFIMECH). A ceramica espandida, (por exemplo SubstratPRO) é que tem as bactérias.

 

Os cilindros podes e deves lavar bem. A ceramica podes lavar, mas com mais cuidado. Em todo o caso é de esperar uma redução do nivel de bactérias, que irá ser reposto nos dias seguintes.

 

Assim após a limpeza de um filtro, a reposição das bactérias demora algum tempo, não devendo por isso o outro filtro ser logo lavado.

 

Em todo o caso não entres no stress de teres tudo muito lavado...

 

PauloA :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filtros funcionam como um todo.

 

Quando falas em ceramicas e em batérias, que ceramicas é que são?

 

Os cilindros ceramicos são de filtragem mecanica (por exemplo EHFIMECH). A ceramica espandida, (por exemplo SubstratPRO) é que tem as bactérias.

 

Os cilindros podes e deves lavar bem. A ceramica podes lavar, mas com mais cuidado. Em todo o caso é de esperar uma redução do nivel de bactérias, que irá ser reposto nos dias seguintes.

 

Assim após a limpeza de um filtro, a reposição das bactérias demora algum tempo, não devendo por isso o outro filtro ser logo lavado.

 

Em todo o caso não entres no stress de teres tudo muito lavado...

 

PauloA :P

 

Bom dia Alfapa,

 

tenho cerâmicas cilindricas porosas num compartimento e tenho leca expandida noutro compartimento. Depois tenho esponja e lã.

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos,

 

depois das TPA's feitas e dos filtros limpos é necessário passar ao tratamento. Como e com que é que devo fazer o tratamento ?

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

ninguém me dá uma dica !!!

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens feito o que já indicaram? TPA's com frequência e subida da temperatura?

 

 

Viva Hugo,

 

tenho feito 2 TPA's por semana de +- 35% cada uma, limpei os filtros, mas embora a qualidade da água esteja boa, os peixes comem bem mas ainda têm mazelas no corpo que certamente só serão curadas com algum tipo de tratamento. O que pergunto é que tipo de produto devo usar para fazer o tratamento ? Visto que irei certamente fazer o tratamento directamente no aquário, a minha dúvida é em relação às plantas, irá prejudicar as plantas ? Devo desligar a UV quando estiver a fazer o tratamento ?

 

Não estavas a aer tratamento com esha? Continua até terminar. No fim voltas a fazer outro tpa e se vires que precisa de outra série de tratamento fazes, mas não abuses também.

 

Viva Tânia,

 

não estou ainda a fazer nenhum tipo de tratamento. Devo fazer com ESHA ? Não faz mal às plantas ?

[font="Comic Sans MS"][b][color="#0000ff"][size="3"][i]Cumprimentos,[/i][/size][/color][/b][/font]

[font="Tahoma"][b][color="#0000ff"][i][size="4"]Kunhax[/size][/i][/color][/b][/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Faz então o seguinte...

 

Aplica um tratamento de 3 dias de ESHA 2000 e depois quando o tratamento terminar, complementa o mesmo com ESHA Optimal de 2 em 2 semanas.

 

O segundo é um complemento vitaminico e de prevenção para os peixes.

 

É o que eu agora estou a fazer...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais