Apistogramma sp Abacaxis/Wilhelmi F0


Daniel Almeida

Recommended Posts

Boas

Estão também na secção de ciclideos anões, mas aqui é mais frequentado.

Chegaram em óptimas condições, tive muito cuidado a abrir a caixa, por causa da luz, e depois de se habituarem à luz, foi então altura da climatização.

Despejei os sacos com os peixes para uma caixa de plástico, e com um tubo fininho fui retirando àgua do aquário para a caixa, garantindo assim uma habituação lenta à água.

Correu tudo muito bem, já comeram e tudo!

O macho tem cerca de 3 cm e meio, e a fêmea uns 2 e meio, é tão pequena! Tem umas manchas pretas, que li num fórum de apistogrammas que se tratava de um parasita, inofensivo à saúde dos peixes. é verdade?

Bom, assim que entraram estranharam um pouco, estiveram cerca de um minuto 'à procura de uma saida', mas rapidamente começaram a explorar o aquário, e já andavam pelo meio das folhas, e inclusive o macho já se estava a exibir para a fêmea, e a persegui-la. Não queria que fizessem criação já, a fêmea é minuscula.. Bem, vou então por as fotos!

 

dsc05238is.jpg

 

dsc05239d.jpg

 

dsc05241n.jpg

 

dsc05243o.jpg

 

dsc05245n.jpg

 

dsc05251w.jpg

 

dsc05252tg.jpg

 

dsc05253r.jpg

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel, desde ja parabens pela aquisicao, tiveste muito cuidado com a acomodacao dos exemplares mas nao na preparacao do aquario que uma especie como esta Merece muito melhor, tanto na filtragem como na qualidade da agua. A ausencia de massa vegetal nao contribui para a purificacao da agua o que te obriga a TPAs muito frequentes, Tpa-s muito frequentes significa Ph Neutro, e se leste sobre a especie que compraste rapidamente entendes que apreciam PH Acido na casa dos 5.. Ora posto isto, duvido que os aguentes por muito tempo e recomendo que ajas rapidamente com Turfa, Filtro, massa vegetal e uma calha adequada.

Que folhas sao essas? tens a certeza de que sao proprias?

 

Cumprts

JD

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Excelente aquisição, são uns bonitos especimens de apistogramma sp abacaxis que não são muito comuns no mercado...

Mas concordo plenamente com o membro Spaar, esses apistogrammas mereciam uma casa bem mais cuidada e maior, eles precisam de um ph acido e a falta de massa vegetal tal como o membro disse vai prejudicar o equilibrio do sistema...

O aquário para esses ciclideos anões deveria de ter sido melhor planeado, pois são uns peixes sensiveis...

Podes dizer os parametros do aquário?

Vai actualizando com fotos...

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois.

Os peixes são muito pequenos, antes deles chegarem também estava algo receoso, mas não muito, já tinha feito criação de viejitas neste mesmo aquário.

Tenho filtro, é um de mochila, que penso ser o indicado para o caso, não agita muito a água a não ser á superficie, que facilita nas trocas gasosas.

O filtro inclui obviamente turfa, vê-se pela cor da água, já a tinha porque só tenho sul-americanos.

Quanto a matéria vegetal, sendo os apistogrammas de black waters, e sendo a água muito black, os raios de luz teem dificuldade em penetrar a coluna da água, se eu tivesse plantas de certeza que morreriam. Daí eu ter escolhido plantas flutuantes, tenho (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e lemna minor, e alguns pedacinhos de (A z o l l a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] caroliniana que vieram com as (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], estão em crescimento.

As folhas não teem qualquer problema, já as usei noutro aquário maior, nada de mal aconteceu, zero baixas.

Os dois peixes são muito pequenos e não teem a capacidade de me poluir a água com muita facilidade, ainda assim as trocas de água serão semanais, e serão feitas com água de garrafão, ph 6.

Eu pensei em tudo, para além de quase 40 euros, são duas vidas em risco, e eu respeito muito isso :D

Obrigado aos dois, é isto a aquariofilia, a preocupação e a vontade de ajudar!

 

Abraços!

 

Edit: peço desculpa, esqueci-me dos parâmetros! Estavam no outro tópico.. Então, amónia a zero, nitritos entre 0.1 e 0.3 (não é mau, pois não?), nitratos e ph não tenho, mas pelo que observo, a água está cristalina, não há nada de errado com os peixes que estão a alimentar-se... Vou vr se arranjo um teste do pH agora..

Edit2: já fiz o teste, está a cerca de 6.2, 6.4 com água do LIDL, mas a água penacova é 5.3, portanto se calhar mudo para essa..

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Daniel.

 

Nao leste oque escrevi, pois a tua resposta nao respondeu a nenhuma das minhas observacoes, Que tens um filtro de mochila eu percebi, de que este Filtro em L\h NAO chega tu nao percebeste. A agua tem de estar com os Nitratos perto de zero, quanto aos Nitritos ( sem comentarios, pois ou quer dizer que o aquario nao esta ciclado ou o sistema\filtro nao resolve em quantidade suficiente ) , era aqui que as plantas te iam ajudar..

 

que folhas sao essas?

 

Sao pequenos fazem pouco xixi pode ser verdade mas eu digo> sao pequenos aguentam menos a agua pouco tratada.

 

Os apitos preferem Black water, mas sao encontrados em todas as aguas, no entando como nao temos um rio em casa, a massa vegetal ajuda-nos a purificar a agua, tornando-a mais perto da qualidade que um rio tem.

 

A agua engarrafada traz PH baixo, MAS traz tambem grandes quantidades de Minerais oque a torna desadequada para a aquariofilia, ora a ideial sera o oposto (agua de Osmose) livre de minerais. Baixas o PH com Co2, Turfa, materia em decomposicao (troncos, folhas) se forem adequadas.

 

cumprts

Jdias

 

EDIT- Que dimensoes tem aquario?

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Osmose está fora de questão, não posso mesmo investir num sistema desses agora.

aágua de garrafão é má para aquário? a sério?

Eu usei este filtro porque era o que aqui tinha, nao sei o modelo...

Qual é que aconselhas então?

E quanto às plantas? não vao morrer por a água cortar a luz? Nitritos a 0.1 é muito?

as folhas não sei o nome da árvore, só sei é que nunca me deram problemas.. mas não é de nenhuma árvore resinosa, não sei se influencia ou não, como nos trocos...

O aquário tem 30 litros, logo à noite tiro as medidas porque não as sei de cor.

Cumprimentos

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel na minha opinião começaste com o pé esquerdo quando deverias começar com o direito.

 

O primeiro erro que noto é a litragem do aquário: 30 litros? Um aquário de camarões ainda vai bem agora ciclideos anões? É um erro ainda por cima estando a falar de abacaxis, com por exemplo 50 litros tinhas mais manobra com os níveis dos parâmetros. Com apenas 30 litros ou ficas atento e fazes tpas certos ou tens mesmo um desgosto.

 

O Segundo erro, folhas que nem sequer conheces nem tens informações delas?

Correu bem da ultima vez sim e esta vai correr? Pode ser que não, é um risco e em causa estão 40 e tal €, principalmente duas vidas como referistes.

 

Fica atento aos parametros...

 

O Aquário:

Eu apostaria em mais, metia pelo menos folhas de amendoeira que para mim é a unica que tenho mais confiança.

Algumas plantas que fazem parte dos biotopos amazonicos (black water), anubias... fazem sempre falta.

 

A minha opinião é que te preocupaste em comprar os peixes mas no aquário foi que havia e está a andar.

Desejo-te muita sorte deves precisar.

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não entendo o porquê de tanta 'cacetada'.

Já reproduzi macmasteris neste mesmo aquário, nunca houve nenhum problema. E as folhas se já as usei sem problemas, do mesmo tipo, com o mesmo tratamento, porque haveria de ser diferente?

Por enquanto o aquário não está nem de longe apertado para eles, a água está cristalina, ainda não voltei a medir os parâmetros, mas eles estão perfeitos, com as cores já vivas, a femea que ainda é muito nova tem aquelas manchas que ainda não descobri se tem ou não cura porque não se vê nada na net, mas ela também está muito bem, e como disse o macho já a anda a 'galar'.

Eu não sei se é assim com tudo, mas se eu não me sentisse bem não andaria a agir como se estivesse bem!

Eu entendo a vossa preocupação, mas já lá vão 7 anos disto para mim, acho que já sei o que faço, apesar de com esta espécie ser a primeira vez...

Abraços pessoal

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel ninguem gosta de levar com estas opiniões ou "cacetadas".

Mas acho que ao postares aqui imagens e informações não estás livre de tal.

Leva estas opiniões construtivas só estamos aqui para ajudar e avisar.

Um fórum serve para isto mesmo.

 

E se realmente disses que está tudo bem melhor, só te desejo sorte.

 

Já mediste o aquário?

Editado por oscarino

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem 50x25x25.

Eu sei isso, é claro, e sei completamente que só me querem ajudar, e estou muito agradecido! A sério que estou, e também sei que só querem o bem estar dos peixes, tal como eu e qualquer aquariofilista. Mas eu tenho o aquário em minha casa, e vejo que está tudo bem, que tudo o que foi utilizado foi escolhido porque saber que não causa qualquer problema aos peixes! Mas eu aceito as vossas criticas, e já estive a pesquisar, e pelo que li o unico mal de usar água do garrafão é a dureza da água, mas a turfa não resolve isso? É que esta turfa é um pouco lenta, tenho muita turfa já e a água só está a 6 e pouco, pelo menos na ultima medição. Já fiz TPA de 10L com água 5.1 pH.

Estive também a ver uns filtros, e reparei que o eheim liberty tem um bom preço, e parece-me bom! agora qual devo comprar, o 100 ou o 150?

Quanto à fêmea, tenho a certeza de que é aquilo que li, pelo que percebi estas manchas teem a ver com a ingestão de fezes de pássaro, e só aparece em peixes selvagens ou criados na rua, portanto esta menina é uma porca :) não admira que se tenha atirado logo à comida!

A única mancha que desaparece é a que ela tem no centro do corpo.

Continuem a seguir o tópico e a por questões e claro, a ajudar com as vossas informações e experiências pessoais! Peço desculpa se reagi um pouco mal ;)

Abraço pessoal, obrigado a todos!

 

Edit: Está aqui uma fêmea 'limpa' : http://www.dwarfcichlid.com/Apistogramma_sp_Abacaxis.php

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

Hoje mudei o aquário, estava um bocado preocupado com os parÂmetros, mas os peixes estão bem.

Ainda não tenho o filtro, mas já consegui comprar umas plantas, cryptocorine wendtii. Comprei tambem 3 corydoras sterbai, 3.80€ CADA!

Tenho aqui umas fotos dos meninos principais, do aquário só quando tiver de novo a máquina boa :)

 

dsc04926d.jpg

dsc04920n.jpg

dsc04921j.jpg

dsc04921g.jpg

dsc04922v.jpg

dsc04923f.jpg

dsc04928p.jpg

dsc04929b.jpg

dsc04933k.jpg

dsc04935u.jpg

 

Enjoy :)

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal

 

Hoje já fui à fishroom ver como estava tudo e alimentar os peixes, e ao ver o aquario dos apistos reparo que o macho pouco interesse demonstra pela fêmea, e esta é que o persegue consantemente e se abana para ele :)!

Isto acontece com os apistos!?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros

É com a maior das alegrias e com o maior orgulho que vos faço este comunicado.

Desci agra para ver se eles ainda andavam armados em parvos, quando reparo que a fêmes mal aparece, sempre escondida debaixo de umas folhas, e logo depois de aparecer, afasta as corydoras desse sitio. É um sitio escuro, mas felizmente mesmo em frente ao vidro. Com curiosidade pego numa lanterna pequena e reparo na maior maravilha de todas: uma postura :P

É impossivel tirar fotos agora, não conseguiria captar os ovos, mas eu mantenho vos a par!

Abraços pessoal ;D

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que boas noticias... Parece que eles gostaram da nova casa... :P

Agora é saber se essa postura se safa, como é a primeira...

Quais os parametros do novo aquário??

Parabens...

 

 

cumps

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pessoal ;D

Os parâmetros são os mesmos, eu usei a mesma água do aquário de 30L, porém o pH está mais baixo e os nitritos hoje já baixaram mais.

Amónia a zero, nitratus e dureza não sei, tenho de comprar, mas os testes são BUEE caros! :P

Vou deixar esta postura no aquário, para ver como corre, na próxima já tiro... Ou acham que devia tirar já esta?

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Spaar

 

Defacto a fêmea é muito pequena mesmo, os cerca de 20 ovos que lá estão parecem quase impossiveis de caber nela, mas o que é certo é que couberam, e a postura é mesmo dos apistos: ovos avermelhados, pendurados numa folha. Consegui uma foto!

dsc04946h.jpg

 

São aquelas coisinhas mesmo no fundo da foto.

Abraço ;D

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.