The DiscuRiver


pec04004

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Depois de uma primeira experiência num aquário de 200L, com discus, e porque este estava curto para tanto discu resolvi fazer um aquário para mudar estes meninos de casa. Quem se inicia nos discus, depois fica sempre mais fácil adaptar-se em casa a criar condições para eles do que muda de espécies! :)

 

Assim, e atendendo à quantidade de discus, e às caracteristicas da minha casa, resolvi fazer um aquário à medida, com móvel também por mim desenhado!

 

Este foi um projecto planeado à cerca de dois meses onde pude contar com a ajuda do Canito na definição da iluminação, na escolha do layout, das plantas entre outras coisas. Claro que nem tudo foi seguido à risca, quer por falta de tempo (€€€) quer por gosto pessoal. De qualquer maneira fica aqui um agradecimento especial para ele!

 

OBRIGADO CANITO!!!! ;)

 

Setup:

 

Aquário: 150x45x55 (CxLxA)

Iluminação: 2xT5 (6500k) + 2xT5 (8000K) de trás para a frente

Resitência: 300 W

Temperatura: 29ºC

Filtros:

JBL Cristal 500 (1200 l/h) + Sun Sun com UV 9W (1400 l/h)

Cada filtro leva cerca de 12L de matéria filtrante.

 

Substracto e decoração:

2 caixas da prodac

Areão preto com granulemetria identica à Akadama, mas sem as caracteristicas desta....

Areia branca

Xistos

Troncos Red Moore

 

Flora:

Anubias nana

Anubia ...

Feto de Java

Feto ...

Cryptocorine ...

Blyxas

Eleocharis Parvula

Musgo

 

Fauna:

1 Sankeskin fêmea

1 Solid fire red

1 Cobalto

1 Turquesa

1 Pigeon silver

1 Malboro

7 Neons

7 que não sei o nome (do tamanho dos neons)

4 corys

1 goby qualquer coisa...

2 neritinas

1 Anentoma Helena

Red's

 

O aquário foi montade no dia 27-11-2009. E a fauna foi introduzida no dia 30-11-2009.

 

Fotos:

 

O cantinho da sala onde pude colocar o aquário!

Sala.jpg

 

Duas fotos gerais:

Geral.jpg

 

GeralDiagonal.jpg

 

As laterais:

Direita:

Dir.jpg

Esquerda:

Esq.jpg

Os discus a comer na uma hora depois de introduzidos:

DiscusComer.jpg

 

Espero que gostem!

Editado por pec04004
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gondomarense:) fico feliz por ver que ja não estou sozinha e que já começa a haver mais pessoal cá da zona !!

Tens mesmo jeito ficou muito fixe o aqua e o movel o que se da pra ver também um dia destes ainda te chateio :P,porque essas são quase as medidas do meu sonho (1.60x0.50x0.60) mas ainda tenho muito que andar...

 

Gosto muito do teu aquario fica mesmo bem ai no cantinho da sala.

não colocaria tanta areia mas podes usar umas pedras pra estreitecer o começo do "rio" pra dar um ar mais natural ;)

adoro as plantas principalmente a da direita que esta no tronco!

 

quanto aos peixes :music_singguitar: adoro os teus discus principalmente os que tenham turquesa :)

os 7 que não sabes o nome são rasbora arlequim.

 

Parabens e continua o bom trabalho :music_singguitar:

cumprimentos

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito belo ;)

 

Só não colocaria tanta areia de silica, o resto está óptimo .

 

PArabéns !

Obrigado! Esta foi a minha primeira experiência com a areia. De qualquer maneira ainda não está terminado o Rio. Falta colocar ainda umas pedritas no rio...

 

Muito bom... :character0050:

Obrigado pelo post!

 

Olá Gondomarense:) fico feliz por ver que ja não estou sozinha e que já começa a haver mais pessoal cá da zona !!

Tens mesmo jeito ficou muito fixe o aqua e o movel o que se da pra ver também um dia destes ainda te chateio :P,porque essas são quase as medidas do meu sonho (1.60x0.50x0.60) mas ainda tenho muito que andar...

 

Gosto muito do teu aquario fica mesmo bem ai no cantinho da sala.

não colocaria tanta areia mas podes usar umas pedras pra estreitecer o começo do "rio" pra dar um ar mais natural :)

adoro as plantas principalmente a da direita que esta no tronco!

 

quanto aos peixes :) adoro os teus discus principalmente os que tenham turquesa :drool3:

os 7 que não sabes o nome são rasbora arlequim.

 

Parabens e continua o bom trabalho :)

cumprimentos

Olá! Para além de nós ainda existe mais uns quantos cá de Gondomar!

O móvel foi feito em tubo de 40 com 2 mm de espessura. Tem 6 pernas.

Quando quiseres ver diz.

 

Já vou adicionar o nome dos 7 RASBORAS.

 

 

Parabéns e continua a desenvolver mais. O s Discus merecem.

Obrigado!

 

Com a ajuda do canito é sempre outra conversa ahahah ;D

 

Também concordo com a malta em relacção à areia de resto está no bom caminho.

 

Cumprimentos

Em relação à areia expliquei em cima... Acrescento aqui que atendendo à largura do aqua e à largura dos troncos (que era o que estava definido) quase que fui obrigado a fazer assim. Inicialmente estava mais estreito mas estendia-se por toda a frente do aqua. Depois, optei por colocar assim, fazendo parecer que o aquário tem um cumprimento muito superior ao que tem... Acho eu.... lol

 

Quanto à ajuda do Canito, claro que sim! É sempre outra conversa! Ele aturou-me bastante! hehehehe

 

 

 

está lindo parabens

Obrigado!

 

 

Cumprimentos a todos!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O aquário está muito bom mas vai ficar melhor ainda quando os fetos preencherem os troncos por completo.

 

Como já disseram parece que tem areia a mais.. Tenta criar um pouco de relevo na parte mais frontal do aquário, talvez retirando um pouco de areia à frente criando uma espécie de parábola mas pouco acentuada e depois também deixar a parte de trás da areia mais alta, com que se fosse subindo para dar um ar mais profundo e dinâmico ao aqua.

 

Depois se calhar colocava lhe um lotus zenkeri red no meio da eleocharis parvula (?), planta que chamas de "uma de tapete" penso, para nao deixar um espaço tão vazio entre os troncos e os discus se sentiram mais à vontade de passar de lado para lado visto que o aquário e bastante longo..

 

Os discus já os conhecia de outro tópico e estão muito bonitos :character0050:

 

Boa sorte!

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que a areia faz é o aquário parecer bem mais estreito do que é ...

 

O rio ainda não está finalizado. Como disse em cima ainda faltam umas pedritas mas mais pequenas... Vamos ver!

 

Boas

 

O aquário está muito bom mas vai ficar melhor ainda quase os fetos preencherem os troncos por completo.

 

Como já disseram parece que tem areia a mais.. Tenta criar um pouco de relevo na parte mais frontal do aquário, talvez retirando um pouco de areia à frente criando uma espécie de parábola mas pouco acentuada e depois também deixar a parte de trás da areia mais alta, com que se fosse subindo para dar um ar mais profundo e dinâmico ao aqua.

 

Depois se calhar colocava lhe um lotus zenkeri red no meio da eleocharis parvula (?), planta que chamas de "uma de tapete" penso, para nao deixar um espaço tão vazio entre os troncos e os discus se sentiram mais à vontade de passar de lado para lado visto que o aquário e bastante longo..

 

Os discus já os conhecia de outro tópico e estão muito bonitos :wink:

 

Boa sorte!

Obrigado pelo post! Vou ver se encontro por ai uma lotus...

 

150x45x :medieval_mace::angelic008:

 

Tiago, 150x45 porque não podia colocar 50! A parede da lareira não tinha essa largura! E também tinha de passar tubagem na parte de trás!

 

Vá dá lá o teu parecer! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, 150x45 porque não podia colocar 50! A parede da lareira não tinha essa largura! E também tinha de passar tubagem na parte de trás!

 

Penso que o Tiago... está a referir-se à altura... :wink:

 

Em relação ao aquário.... ;)

Visto que a tua prioridade é o Bem-estar dos Discus... e por isso teres optado por um layout Simples e de fácil manutenção... podes fazer alguns melhoramentos.

 

Por ex... O Rio. Está demasiado Simétrico... na minha opinião... bastante artificial.

Podes... alterar as margens... colocando mais pormenores, alguns apontamentos de Musgos. Podes por ex, partir meia duzia de Xistos em "cacos"... e espalhar esses pormenores ao longo das magens.

Tambem acho, que colocas-te areia a mais... ficando um Rio demasiado largo.... poderás agora... construir umas "ilhotas"... fazer alguns "ensaios" para tornar o Rio mais natural.

Tenta arranjar mais Xistos... bang

 

A Flora.... sendo de fácil manutenção... é esperar pela sua evolução... esperar que ganhem volume... para que o aquário fique com um aspecto mais equilibrado.

 

Mas agora não te preocupes muito com o que te estou a dizer.... :medieval_mace:

... com mais calma... e mais tarde... vais corrigir alguns pormenores e adicionar detalhes.

 

Agora... é deixar os Discus... habituarem-se à nova casa. bang

Com calma... :angelic008:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-te dar uns dias até colocares uns LDA25 ou então umas corys para limparem os excedentes dos discos, então depois tens o caldo entornado...

Esse rio vai desaparecer, os areões vão-se misturar e depois vem as dores de cabeça...

Layouts do género funcionam se mantiveres peixes pequenos (cardume) e não usares peixes de limpeza, caso contrário lá se vai esse aspecto!

 

Boa sorte!!!

 

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o Tiago... está a referir-se à altura... :discuss_gathering:

 

Por ex... O Rio. Está demasiado Simétrico... na minha opinião... bastante artificial.

Podes... alterar as margens... colocando mais pormenores, alguns apontamentos de Musgos. Podes por ex, partir meia duzia de Xistos em "cacos"... e espalhar esses pormenores ao longo das magens.

Tambem acho, que colocas-te areia a mais... ficando um Rio demasiado largo.... poderás agora... construir umas "ilhotas"... fazer alguns "ensaios" para tornar o Rio mais natural.

Tenta arranjar mais Xistos... :P

 

Boas canito!

 

Ainda lá tenho um bidão de 80 l com xistos... mas são grandes... vou ver se os parto em cacos....

 

Vou tentar arranjar uma maneira de tornar o rio mais natural.

 

 

Vou-te dar uns dias até colocares uns LDA25 ou então umas corys para limparem os excedentes dos discos, então depois tens o caldo entornado...

Esse rio vai desaparecer, os areões vão-se misturar e depois vem as dores de cabeça...

Layouts do género funcionam se mantiveres peixes pequenos (cardume) e não usares peixes de limpeza, caso contrário lá se vai esse aspecto!

 

Boa sorte!!!

 

 

 

Boas FAAO! Obrigado pelo teu post!

É sempre um orgulho ter um post do mestre português no tópico!

 

Eu vou tentar fazer com que a mistura dos areões não aconteça!

LDA não devo introduzir.

Agora corys já lá estão 4!

 

Até agora não tenho tido grande cuidado na alimentação dos discus. Tanto os alimento na areia branca como na preta. E para já eles tem consumido toda a comida. As corys só as alimento à noite...

Aquilo que sobra do granulado os red's encarregam-se de limpar...

 

 

Claro isto é o que para já está a acontecer!

 

 

Tiago, então diz-me lá o que tem a altura? o teu post deixou-me curioso! lol

 

Cumprimentos a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na realidade não são as medidas que me deixaram um pouco triste.

 

Talvez com mais calma e se tivesses feito uns esboços aqui com a malta e o fosses montando a pouco e pouco e mostrando os seus passos poderias ter obtido talvez resultados ainda mais satisfatórios.

 

Li todo o setup, e vejo escrito um aquário de "metro e meio" :) e penso "ena pá grande piscina" :animal_fish:

 

Mas infelizmente e porque ainda a falta de alguma experiencia, não se soube aproveitar de todo o tamanho desse aquário, pois parecia-me um aquário bem mais pequeno que na realidade é :animal_fish:

 

Falta-lhe a ilusão da sua grandiosidade e profundidade que nele poderias explorar melhor.

 

Rios mais estreitos, desníveis nos substratos mais acentuados, o uso de plantas de plano de fundo, meio plano e rasteiras mais trabalhadas, mais inertes com tamanhos diferentes e também o uso de raízes mais ramificadas e não tão maçudas, quebrariam todo esse efeito apresentado.

 

De qualquer modo só tens que ficar satisfeito com os resultados obtidos, e com o tempo melhora-lo a pouco e pouco, pois o mais difícil já o criaste e bem, para quase uma vida, o”seu setup”, o que está dentro dele é uma mera constante evolução. ;)

 

Desculpa pelas minhas criticas e pela minha forma de expressão inicial, mas não posso deixar de exprimir os sentimentos, quando vejo esforço empenhado e investimento do género e os resultados não os acompanharem devidamente.

 

Com este texto falo para ti e para todos nós que o lemos, uma chamada de atenção a que faça-mos as coisas com mais calma, mais pensadas, esboços , passo a passo com imagens etc etc , pedindo opiniões aos restantes colegas do hobby quando ainda não se está á vontade em certos aspectos.

 

Abraço. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, na realidade se estou a partilhar aqui no forúm o trabalho que desenvolvi, foi precisamente para pudesse perceber aquilo em que ainda o posso melhorar!

 

Estes troncos foram usados porque eram os que eu tinha!

 

E isto não foi feito com mais calma porque lá em casa quem manda é a Maria... lol

"DOIS AQUÁRIOS NA SALA!?!?! NEM PENSES!!!!"

 

:D

 

 

Mas mais a sério, o rio incialmente esteve mais estreito, estendendo-se por toda a frente do aquário.

Mas depois achei que a areia não chegava... e pronto ficou assim! Já sabia que ia dar que falar! ;)

 

Penso também que perde-se um pouco a noção do comprimento por causa do feto java ser tanto volumoso! Acho eu!

 

Não sei se consigo estreitar o rio agora... Até tenho medo de tentar...

 

De qualquer maneira, comparando com o anterior... Deves lembrar-te dele! Acho que está bastante melhor! ;)

Editado por pec04004
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquário está bom, embora ache que ainda podes melhorar aí no layout.

 

Uma curiosidade, esse aquário foi feito á medida certo?? Já reparei que não tem traves... Mas o vidro, é de quantos mm?

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades ???? Algo de novo ???? :P

Abraço

Então canito!... Os discus parecem estar bem! estão a comer muito bem e de boas cores!

 

Agora novidades??? Não tou a ver!? Tás a pensar em alguma coisa? lol

 

Quem sabe se um rio não se estende por ai... ;)

 

Deixando o código e a pedido de várias familias já alterei o rio.

Novidades mais a sério só mais lá para a frente!

 

Para já vou trocar aqui umas ideias com o Tiago!

 

Está para breve...

 

 

 

Boas,

 

O aquário está bom, embora ache que ainda podes melhorar aí no layout.

 

Uma curiosidade, esse aquário foi feito á medida certo?? Já reparei que não tem traves... Mas o vidro, é de quantos mm?

 

Cumprimentos,

Ruben Mendonça

Olá Ruben, obrigado. Em breve vai sofrer mais umas alterações no layout para o melhorar.... ;)

 

O aquário foi feito sem traves em vidro de 12mm. Está impecável até ao momento... ;)

É em vidro float.

Podes sempre fazer em vidro de 10mm em vidro temperado...

 

Não te sei dizer o que é melhor ou pior. Aquilo que sei é aquilo que podes pesquisar na net sobre a utilização de vidro temperado em aquários. Estilhaça por completo. Caso por algum azar lhe des uma pancada e ele não aguente o choque, vai tudo parar ao chão, enquanto o vidro float (comum, mas mais liso) aparece a fenda e normalmente aguentar-se-á....

Editado por pec04004
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas petty!

 

Seja bem aparecido!

 

Olha o trio que aqui se está a juntar: Canito, Krypticall e Petty!

 

Tá bonito! Depois claro, é sempre "bota a baixo"! Nem todos chegamos perto daquilo que vocês nos proporcionam!

 

Aqui ficam as alterações ao rio... Para já fica assim, daqui a nada vão haver mais novidades com certeza!

 

diagonal.jpg

 

frente.jpg

 

Penso que realmente melhorou! Mas ainda falta algum pormenor tal como referiram (não é canito?) ;)

 

Hoje não vou fazer nada, mas amanhã já vou fazer a primeira tpa e ver quais os valores de PO4 e NO3...

 

Cumps

Editado por pec04004
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para finalizar, um fundo preto ainda dava outra pinta!!

 

Quanto á espessura dos vidros, eu estou a pensar fazer um com as medidas 125 x 52 x 50 e estava a pensar fazer de 10mm.. Penso que é seguro.. Até cheguei a pensar em 8mm, mas é arriscar demasiado.. Devo meter traves francesas a toda a volta do aquário, e estava também a fazer caixa por baixo, embora tenha medo que fique alguma impureza e depois com a pressão seja o suficiente para estalar...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente acho que ficou muito mais fixe o rio,já pensate fazer tambem para a esquerda?

:)

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alô de novo,

 

 

já gosto mais do rio assim :) talvez lhe coloca-se uns xistos mais pequenos espalhados ao longo das margens como disse o Canito e alguns com musgo, se quiseres musgo devo ter para la qualquer coisa, tenta separar mais a eleocharis, pensas colocar mais alguma planta para encher o espaço que ficou do direito depois de teres feito as alterações?

 

 

Cump.

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.