Tanga 540- AGORA SIM! Não mexo mais...


SCO

Recommended Posts

Boas;

 

Este tópico é o fim deste: tanganica450 e a continuação deste: reparacão de tampo e aqua novo

 

Aquario: AQUAVITRO

Medidas: 150x60x60cm, 540Lts Brutos

Espessura do vidro: 12mm

 

Filtragem: Eheim 2080 e Eheim 2217 (2 unidades)

Aquecimento: 2x300W

Iluminação: 2 T8 de 40W

 

Fundo: Plastico Azul colado em placa de acrilico.

 

Layout: Pedra calcaria esburacada, areia de silica, algumas conchas.

 

Flora: Anubias

 

Fauna:

3 Frontosas Burundi-juvenis

9 Cyprichromis leptosoma "Utinta" - 5 Macho. 4 Femeas

1 Altolamprologus compressiceps "Gold Kasanga" (muito velhinho) - Macho

1 Synodontis_ocellifer - Não faço ideia o sexo.

5 Neolamprologus brevis -juvenis

2 Neolamprologus leleupi - 1Macho e 1Femea

7 Telmatochromis temporalis "Shell" - 2Femeas 1macho 4 juvenis (sem contar alevins)

2 Tropheus Sp. Red - Machos (são para sair)

1 Julidochromis marlieri - Femea velha e doente.

 

Fotos: Como é costume são MÁS, não tenho maq. decente, tambem não sei mais, alem disso, não tenho tempo nem paciência :toma :toma

 

O aquario:

img023.jpg

 

23327744.jpg

 

83367661.jpg

 

49822082.jpg

 

A casa das maquinas:

 

23838320.jpg

 

As/os Frontosas e Cypris:

 

p14o.jpg

 

34858719.jpg

 

95700493.jpg

 

90369034.jpg

 

p2232936.jpg

 

O velhote:

 

20876628.jpg

 

A Telma:

 

22830121.jpg

 

Os brevis:

 

p10o.jpg

 

p11b.jpg

 

A Velha Julia que anda doente, não sei o que se passa. Não consegue fechar a boca, os olhos e barriga estão inchados....não come..uma ajudinha sff!

 

p12.jpg

 

Não sei se foi do stress da mudança rápida e a entrada de duas especies novas, mas anda tudo um pouco parado e com faltade apetite:

 

Os frontosas estavam na loja juntos com Tropheus, por isso a sua alimentação não devia ser da melhor(mais indicada), mas no meu aquario ainda não os vi a comer decentemente. Estou a aguardar que lhes passe a vergonha :):)

 

A Juli decididadamente está doente biggrin

 

O grandalhão Telmotochromis dono e senhor do seu espaço, tambem anda de cabis baixo e muito parado e a comer pouco :x hoje é o 3º ou 4 dia da montagem vou verificar se as coisas andam melhor..

 

Os Tropheus são para sair, os restantes para ficar. :P Vêr se os Frontosas crescem sem comer a vizinhança....talvez entrem uns callochromis :eusathink:

 

para já é isto....comentários são bem vindos :thumb

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquário no geral tem muito bom aspecto.

 

Quanto há fauna:

 

Devias aumentar o número de Frontosas;

Os Cyprichromis, nomeadamente os pequenotes são o petisco para as frontosas

 

Não tens Telmatochromis a mais? Os tipos não andam sempre a embirrar com os restantes.

 

Os tropheus estão realmente a mais.

 

A Julidochromis, de facto não está bem, tente metê-la num aqua sozinha e faz flaggyl.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquário no geral tem muito bom aspecto.

 

Obrigado Nuno pelo coment

 

Quanto há fauna:

 

Devias aumentar o número de Frontosas;

 

Estou a pensar a meter mais um, sei que vivem em cardume, o aquario é grande mas não assim tanto que possa albergar muitos Frontosas,( eles vão crescer) achas que devia meter mais que um?

 

Os Cyprichromis, nomeadamente os pequenotes são o petisco para as frontosas

 

Já são petisco para Altolamprologus, mas alguem tem que controlar a natalidade.. ;)

 

Não tens Telmatochromis a mais? Os tipos não andam sempre a embirrar com os restantes.

 

Já tenho os Telmos á muito tempo, o casal está bastante estável na sua concha e area circundante, se não forem lá incomodar, eles tambem não se metem com ninguem.

 

Têm bastantes posturas, mas como há bastantes comilões de alevins (Praticamente todas as especies que tenho) têm sido uma boa fonte de proteina no aquario.

 

Os restantes Telmos são jovens que nasceram aqui e se safaram, tambem não se metiam com ninguem, porque tinham 1,50cm de fundo com rocha para andarem na boa, até entrarem os brevis, aqui tem sido o fim do mundo, no entanto os brevis têm levado a melhor, por incrivel que pareça.

 

Quando desmontei o aquario separei os Telmos (não o casal) para OFERECER a um membro bastante interessado, mas não apareceu para os levar e eles voltaram lá para dentro.

 

Os tropheus estão realmente a mais.

 

Quem tiver condições para eles, vendo por um valor simbolico, pois não quero nada com vegetarianos :doofywave:

 

A Julidochromis, de facto não está bem, tente metê-la num aqua sozinha e faz flaggyl.

 

Tens ideia de que doença se trata?

 

Um abraço

 

 

Cumps

Orlando Marta

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Fiquei muito contente hoje de manhã, quando olhei para o aqua e vi e que tinha 7 "sardinhas" novas, estava com muita pressa, só deu tempo de libertar a mãe da maternidade e tirar uma foto.

 

Aqui está: Cipris Utinta

004usr.jpg

 

 

E tanta alegria porquê? Porque o resto dos habitantes tambem estão a facturar! Cá estão os Lelupis...

cpiadep4013037.jpg

Estes nasceram a dia 1 de Abril e no dia 2 já cá não estavam. A natureza é lixada ;)

 

Para continuar os Telmos: (esta foto é de outra montagem, mais antiga, mas, os intervenientes a concha e a situação, são os mesmos)

cpiade324.jpg

 

Isto foi só um manifesto de contentamento que não consegui controlar e partilhar. Atempadamente farei actualização do tópico.

 

Cumps

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

 

Actualização:

Agora sim, está o que pretendia é ver crescer e usufruir. (quando os/as Frontosas crescerem logo se verá)

 

Fauna:

Meia agua:

13- Cyprichromis leptosoma "Utinta" 5 machos- 8 femeas + 7 com dias - varias reproduções

Conchiculas:

5 Telmotochromis Temporalis Shell - 4 femeas e 1 macho - varias reproduções

3 - Altolamprologus Calvus Black Pectoral - 3/5cm

Rochas e aqua todo:

6 - Frontosa Burundi juvenis - 3 com 10/12cm e 3 com 4/6cm

2 Neolamprologus Lelupi - 1 casal - varias reproduções

1 Synodontis_ocellifer - Não faço ideia o sexo.

 

Alimentação:

 

È isto tudo:

001dnh.jpg

 

 

Então temos: :tapfoot:

- New Life Spectrum, Que não está na foto

- Daynichi - Ultima

- Granulado "Gil Severum"

- Sera - Granugren / granured / Flora em folhas

- JBL - Novo Rift e Grana Cichlid

- Nutrafin - Sipirulina em folhas

- Ocean Nutrition - Formula Two

- Uma vez por semana - Ovas e camarão congelado.

 

 

Tudo misturado dá uma coisa assim: ;)

002ybo.jpg

 

Fotos dos Peixes:

 

Altolamprologus Calvus Black Pectoral - 3/5cm

Importação da Fixexotic/Gil/Alemanha

007x.jpg

Altolamprologus Calvus Black Pectoral - 3/5cm

008hhp.jpg

Altolamprologus Calvus Black Pectoral - 3/5cm

009p.jpg

Altolamprologus Calvus Black Pectoral - 3/5cm

010aap.jpg

Altolamprologus Calvus Black Pectoral - 3/5cm

011ljq.jpg

Altolamprologus Calvus Black Pectoral - 3/5cm

012dtz.jpg

 

Frontosa Burundi 4cm, este um bocadinho mal tratado

Importação da Fixexotic/Gil/Alemanha

013d.jpg

 

Frontosa Burundi 4cm:

Importação da Fixexotic/Gil/Alemanha

015t.jpg

 

Frontosa Burundi 4cm:

Importação da Fixexotic/Gil/Alemanha

016ali.jpg

 

017q.jpg

 

Quase a malta toda, no centro Telmatochromis Temporalis:

014yyz.jpg

 

Frontosas Burundi Juvenis 10/12cm Comprados na Aquaplante /importação espanhola

 

018l.jpg

 

Olhos castanhos muito bonitos 8)

019zxd.jpg

 

A criação de Cipris:

003agq.jpg

 

006jgj.jpg

 

005bkw.jpg

 

Já vejo ali alguma côr!!! ;)

004usr.jpg

 

Cumps

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

O aqua está um show!

 

Mas essa maternidade é que me deixa perplexo...

Estou farto de procurar algo do género mas não consegui ainda comprar.

 

Será que pode partilhar o local de aquisição/marca?

 

Obrigado

PauloA :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É diy, é um cubo vodafone furado em 3 laterais, fixo com 3 ventosas, é o standart em maternidades nacionais, à bom portuga é a desenrrascar o mais barato possivél!! Também já fiz a minha, só ainda não tenho putos pra lá por dentro!!!

 

Cumps

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ver que se faz bem, tens é que fazer bastantes furos e devagar pra não estalares o acrilico. Eu usei uma broca 2mm e fiz furos numa area de 13x13cm de cm a cm, o que deu 169 furos em cada uma das 3 laterais furadas! A que não fica furada leva os 3 ou 4(se quiseres) furos para as ventosas, estes tens que furar consoante as ventosas que fores usar. Tem o cuidado de deixares os furos a uma altura de 3 cm do fundo por forma a que numa TPA os putos não fiquem sem água!! Alguma dúvida diz!!!

 

Abraço!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectáculo!

Adorei...

 

Se me permitires a sugestão... acho que deverias participar nas votações de peixe/aquário do mês!

Tens fotos lindíssimas!

Parabéns!

 

Tenho de concordar plenamente tens , um dos aquarios mais bonitos que ja vi e devo dizer que é o perfeito exemplo de simplicidade e equilibrio, a unica sujestão que poderia alguma vez fazer será o de talvez colocar uma rocha morta com recantos um pouco mais alta de um dos lados recriando assim um slope de um dos grandes lagos !?( modesta sujestão apenas pois ja esta perfeito como está)

 

Ja agora pelas fotos reparei que tens um pequeno problema com algas nas tuas plantas e que algumas (além das tipicas dentadas dos habitantes do aquario )como o equinodorus tem a borda das folhas amarelada , talvez iluminação desadequada ou problemas de c02 ?posso recomendar o uso de um sistema de controlo de algas ( como um duplo alga stop ou a adição de um filro uv no caminho dos filtros).talvez a adição de mais umas plantas para competir com as algas - feto de java e afins...

 

Mais um vez pequenas sujestões visto teres ja um aquario magnifico

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

Desde já muito obrigado pelo teu comentário, espero que não te tenhas enganado no tópico :twisted: :D para tirar algumas duvidas vou escrever em azul no meio do teu texto.

 

 

 

Tenho de concordar plenamente tens , um dos aquarios mais bonitos que ja vi e devo dizer que é o perfeito exemplo de simplicidade e equilibrio, a unica sujestão que poderia alguma vez fazer será o de talvez colocar uma rocha morta com recantos um pouco mais alta de um dos lados recriando assim um slope de um dos grandes lagos !?( modesta sujestão apenas pois ja esta perfeito como está)

 

Muito obrigado pelo opinião e sugestão, mas o objectivo neste momento é mexer o menos possivel.

 

Ja agora pelas fotos reparei que tens um pequeno problema com algas nas tuas plantas e que algumas (além das tipicas dentadas dos habitantes do aquario )como o equinodorus tem a borda das folhas amarelada , talvez iluminação desadequada ou problemas de c02 ?posso recomendar o uso de um sistema de controlo de algas ( como um duplo alga stop ou a adição de um filro uv no caminho dos filtros).talvez a adição de mais umas plantas para competir com as algas - feto de java e afins...

 

Neste tipo de aquarios, são poucas as plantas que conseguem vingar, no meu caso só mesmo as anubias que mesmo assim deixam de ter folhas grandes e largas, para ter muitas folhas pequenas. É sem duvida devido á iluminação e ao tempo que a mesma está ligada. Poderá ter outros factores que para mim e nesta montagem não me interessa. Quanto menos quimicos e produtos meter no aquario, melhor, para não criar desiquilibrios. O CO2 é mesmo "coisa" a evitar nos Tanganicas , por causa da variação do PH. Não esquecer que o PH varia entre 8 e 9. O CO2 baixa vertiginosamente o PH. Por isso é mesmo de evitar. Diria mesmo proibido!

 

 

Não sei a que foto te referes quando falas nas algas, primeiro porque não tenho equinodorus, só tenho mesmo, Anubias, as unicas algas que me preocupam são as dos vidros, que são limpas 15 em 15 dias. Como só tenho peixes carnivoros e plantas de crescimento lento é natural que as algas estejam sempre á espreita.

 

Mais um vez pequenas sujestões visto teres ja um aquario magnifico

 

 

 

 

Obrigado a todos pelos vossos comentarios, durante dias ou semanas ninguem liga ao tópico e de um momento para o outro as mensagens disparam. ;);)

 

 

 

So faltam ai uns nigrofasciatus lol ,abraço

Ó Miguelms93, essa é que não!!! Só tenho peixes do Tanganica ou seja: Africanos, os Nigrofasciatus são da America Central.

 

De qualquer maneira obrigado pelos coments.

 

Cumps

Orlando Marta

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
onde posso arranjar essa areia assim branca para um aqua com ciclideos americanos com 100cm de cumprimento? podes ajudar?

 

Olá vou responder a 2ª vez. (fiquei sem net na 1ª resposta) :)

 

- Esta areia não é totalmente branca é igual á areia da praia. Assim, a praia é um dos sitios onde podes ir buscar. Não te esqueças de a lavar muito bem.

 

- Podes tambem comprar no Aki ou empresas do genero, silica para filtros de piscina. (acho que é mais branca que a minha)

 

- Se fores perto de Sintra, posso arranjar/vender uma ou duas sacas de 25 Kgs, igual á que está no meu aquario. Esta silica é utilizada para fazer chão-anti-derrapante em oficinas, fabricas, etc, misturada com tintas epoxicas auto-nivelantes. (não deixa de ser areia da praia)

 

Ajudei?

 

Cumps

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

aquario esta excelente!!!

 

muito bom mesmo.

 

pergunto se as pedras foram compradas ou se arranjaste tambem para teus lados??

gosteibastante e se possivel querias umas, arranjas?

faziamos um bom negocio

 

abrço

o peixe vira-s pa peixa e diz:

-queres ver a minha peixota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

aquario esta excelente!!!

 

muito bom mesmo.

 

pergunto se as pedras foram compradas ou se arranjaste tambem para teus lados??

gosteibastante e se possivel querias umas, arranjas?

faziamos um bom negocio

 

abrço

 

Boas,

 

Na verdade essas pedras são carissimas. tenho prai 200€ em pedras no aqua. Mas, não estão á venda.

 

Obrigado pelo comentario.

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:thumbup3:omg:bs_quesexclaim: :bs_quesexclaim: :bs_quesexclaim: :bs_quesexclaim: :bs_quesexclaim:

 

200 euros?

 

Boas Tiago;

 

Quando passares na Aquaplante, experimenta pesar um ou dois calhaus destes, para teres uma ideia de quanto fica. :puppydogeyes:

 

Deve custar (+ou-) 6 € por quilo, achas que não tenho 35kg de pedra no aquario? :character0050:

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Actualização 22/11/2007

 

 

É o mesmo aquario, os mesmos peixes, etc. A casa onde o aquario está é que já não é a mesma.

 

Se no principio do tópico o aqua estava numa sala e com sol directo, agora está no hall de entrada, o que é muito bom para o não aparecimento de algas nos vidros.

 

Acompanhado de Tpas religiosamente ás 6ª feiras e uma filtragem muito boa faz com a manutenção deste aqua seja praticamente nula.

 

As fotos são más, assim como o fotografo e a máquina.

 

Geral:

1

pb224360.jpg

2

pb214325.jpg

3

pb214326.jpg

 

 

Lugar dos Telmatochromis, macho, femea e um alevim.

4

pb214309.jpg

5

pb224367.jpg

 

O sinodontis e o bruto do Telmatochromis:

6

pb224404.jpg

 

Continua....

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais