Raizes das plantas na coluna de agua


ghostzinho

Recommended Posts

Boas.

 

Tenho vindo a notar um crescimento fora do normal de raízes na coluna de agua. Existe alguma possível causa para isto estar acontecer?

Tenho visto e lido, que as raízes só crescem para fora se o substrato nao for fertil ou se já estiver "gasto". Tenho esta montagem +/- 5 meses e tenho como camada fertil Elos Bottom Mineral e substrato ADA Amazónia. Será que ja deu tudo o que tinha a dar? acho estranho....

 

Se alguém tiver uma ideia eu agradeço.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Essas raízes que falas, se não me falha a memória, chamam-se raízes adventícias.

Pelo que sei, não traduzem que algo de mal se passa com a planta... é somente outra maneira das mesmas retirarem nutrientes directamente da coluna de água, ao em vez de usarem exclusivamente as raízes subterrâneas.

 

Podes sempre podá-las, caso aches que são muito inestéticas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Essas raízes que falas, se não me falha a memória, chamam-se raízes adventícias.

Pelo que sei, não traduzem que algo de mal se passa com a planta... é somente outra maneira das mesmas retirarem nutrientes directamente da coluna de água, ao em vez de usarem exclusivamente as raízes subterrâneas.

 

Podes sempre podá-las, caso aches que são muito inestéticas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas Luis.

 

Ser outra maneira de elas retirarem mais nutrientes da coluna de agua, isso ja percebi. Mas se crescem essas raizes é porque o substrato fertil ja se esgotou, certo? ou nem por isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não necessariamente, pode haver excesso de fertilizantes na água e dessa forma tornar-se mais fácil à planta conseguir os nutrientes com menos esforço.

 

Li algures no fórum (penso que uma resposta do Just_me) que o crescimento dessas raízes adventícias, pode estar associado a excesso de PO4 na água, já testaste?

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tal como o Trocado escreveu, e eu já tinha referido, o facto da planta estar a criar raízes adventícias só significa que ela consegue retirar nutrientes da coluna de água...

Não significa que o substracto está mau, ou já não tem nutrientes. Pensa um pouco, se eu te der a escolher duas maneiras para chegar a um objectivo, e tu puderes concretizar as duas simultaneamente, facilitando-te a tua tarefa, porque razão não o farás tu?

Acho que o conceito de 'preguiça' não se aplica às plantas :P

 

Cumprimentos

Luís fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais