Invert Farm II


Jorge Gonçalves

Recommended Posts

Boas,

 

Já tinha anunciado no tópico do Invert Farm I que estava a preparar a montagem de um segundo aquário. Preparar não é bem o termo, pois como irão ver pelas fotos, este aquário já chegou às minhas mãos montado. Pois é, está finalmente desvendado o mistério... o aquário do André Sivestre está agora comigo. ;)

 

Antes de mais nada, o setup do mesmo:

 

SETUP

 

Equipamento

Aquário: 60x40x25cm (CxLxA)

Iluminação: 2 x 18W T8 Osram Skywhite 8000K

Filtragem: Eheim Classic 2211

Aquecimento: Tetra 75 W

Substrato: ADA Aquasoil Amazonia e ELOS TerraUno

Decoração: Raizes

 

Flora

Echinodorus sp.;

Cryptocoryne wendtii " Brown";

Bolbitis heudelotii;

Vesicularia ferriei;

Marsilea hirsuta

 

Fauna

Caridina cf. cantonensis 'Tiger', "'Tiger'" [Ficha]

Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue, "'Blue Pearl'" [Ficha]

Tylomelania sp.

Planorbarius corneus

 

A viagem entre Cascais e Setúbal provocou algumas mossas no substrato (Aquasoil). Já estava pouco consistente e com a viagem ficou com uma camada de 1-2mm completamente em pó, que só com muita paciência consegui aspirar. A marsilea hirsuta soltou-se bastante e tive que a replantar e ainda não recuperou totalmente.

 

Como se recordam, o André tinha neste aquário camarões do Sulawesi e eu "convertiu-o" para Tiger's e Blue Pearl. Neste momento tem cerca de 10 Tiger's e 20 Blue Pearl. As duas espécies de caracóis já vinham no aquário e são criação do André. Os Tylomelania, apesar de serem ainda jovens, atacam a Cryptocoryne, deixando-a toda cheia de buracos... :wink:

 

Agora, deixo-vos as primeiras fotos do aquário em minha casa.

 

InvertFarm001.jpg

 

InvertFarm003.jpg

 

InvertFarm002.jpg

 

InvertFarm004.jpg

 

InvertFarm005.jpg

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já há algum tempo que sabia.. mas o Jorge nunca me desvendou o que iria sair dali. O aquário está bonito, a água é que ainda não está cristalina.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

InvertFarm004.jpg

 

Boas,

 

Gosto bastante deste aquário, quero evidenciar esta foto, os tiger estão muito bonitos, o Planorbarius tem uma cor espectacular como se vê nesta foto, e a Marsilea hirsuta está com um crescimento diferente das minhas, que só dão 2 folhas uma para cada lado, ainda não tinha visto que podiam ter mais de uma folha por caule.

Tens de acrescentar à lista da flora a Hydrocotyle verticillata.

Parabéns pelo aquário, vai actualizando.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está um espanto!! Adorei!!

Os animais então... Lindos!! É engraçado mas tenho aqui uns muito parecidos!! Porque será??? biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ola muito bom o aquario e os bicho

 

uma pergunta

 

eu tambem tenho tygers e uns tem as riscas pretas e outros tem as castanhas escuro .acontece te o mesmo?talvez é uma eluzao

 

fica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois pois e mais fotos?? é disso que este povo gosta ::D:

 

Está muito porreiro Jorge, belos exemplares e um aquario muito bonito, Aliás como ja te tinha dito!!Adoro essa Cryptocoryne wendtii..Tenho tambem um aquario cheio dessa planta lindaaaa :D

Editado por Nunhez

Ricardo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Agradeço a todos os comentários elogiosos, mas tenho que os partilhar com o André, já que os direitos de autor da montagem são dele. ;)

 

 

como ja foi referido a agua nao está totalmente cristalina, mas ha de ficar num instante.

Como referi no início, o transporte do aquário fez com que aparecesse uma camada de substrato em pó e mesmo após meticulosa aspiração, não consegui remover por completo, mas acredito que com mais algumas TPA's a situação estabilize.

 

Tens de acrescentar à lista da flora a Hydrocotyle verticillata.

Não a referi no setup porque só tenho um pé... :(

 

Os animais então... Lindos!! É engraçado mas tenho aqui uns muito parecidos!! Porque será??? biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Olha que não!!! O que tu tens são os White Pearl, estes são Blue Pearl! :evil:

 

Nem quero imaginar a trabalheira que deve ter sido trazer isso montado de Cascais...

Acho que demorei 2h para fazer a viagem... :wacko:

 

Adoro essa Cryptocoryne wendtii..Tenho tambem um aquario cheio dessa planta lindaaaa ;)

É das minhas plantas preferidas, também.

 

Bom, já que demorei a respostar aos vossos comentários, vou tentar compensar com umas fotos! ::D: O aquário já está maturado, por isso, não há grandes novidades na flora. Relativamente aos habitantes, já tenho algumas Blue Pearl e Tiger's ovadas e prontas para começar a povoar o aquário. :P

 

InvertFarmII008.jpg

 

InvertFarmII006.jpg

 

InvertFarmII007.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Obrigado Hugo pelos comentários. Vou colocando fotos, conforme vão havendo novidades... ;)

 

É impressão minha ou os Blue Pearl tão com muito pouca cor?

Rodrigo, os Blue Pearl estão com a cor que é normal neles. Esta espécie não fica com azul opaco como, por exemplo, os Blue Tiger. As fotos, nem sempre transmitem as cores correctas, além disso, eu costumo tirar as fotos após uma TPA ou manutenção que faça e é natural que a cor fique mais esbatida, porque os camarões ficam um pouco stressados com a invasão de privacidade. :P

 

ainda nao me respondes te. uns tem as riscas pretas e outros tem as castanhas escuro acontece te o mesmo?

Peço desculpa, não reparei. :D Eu acho que têm todos as riscas pretas, mas também não me parece muito fácil distinguir entre preto e castanho escuro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge,

 

Ainda não tinha comentado este aquário ( aqui) mas, a verdade é que sou suspeito em fazê-lo. :lol:

 

Acho que continua com muito bom aspecto e tem tudo para ser uma bela quinta de marisco. Valeu bem as 2h até Setúbal. ;)

Espero que tenhas muita sorte com os Tiger porque, com os Blue Pearl, já vi que te saiu o Jackpot. Esses gajos não perdoam, são dos camarões mais prolíficos e resistentes que conheço, chegando a rivalizar com os Red Cherry.

 

Não te esqueças de ir actualizando, apesar de ser um aquário com crescimentos lentos. Estou curioso para ver como ficará quando o tapete de Marsilea fechar. Deve fazer um contraste muito interessante com as Cryptos e troncos...

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

InvertFarmII006.jpg

 

 

por exemplo nessa foto o camarao está com uma coloraçao mais castanha em quanto no da foto a seguir desta ja se vé um camarao preto com ovos precebes onde quero chegar

 

terá a ver com stress ?talvez o preto se torne mais claro com o streess parecendo castanho ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
InvertFarmII006.jpg

 

 

por exemplo nessa foto o camarao está com uma coloraçao mais castanha em quanto no da foto a seguir desta ja se vé um camarao preto com ovos precebes onde quero chegar

 

terá a ver com stress ?talvez o preto se torne mais claro com o streess parecendo castanho ?

 

 

Nao, apenas tem a ver com o de cima ser uma blue pearl e a de baixo ser uma tiger :naughty:

Ricardo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao, apenas tem a ver com o de cima ser uma blue pearl e a de baixo ser uma tiger :)

Boas,

 

Nem tinha reparado ainda nestes últimos comentários no tópico. :)

 

Obrigado Ricardo pela resposta! É realmente como dizes, um é Blue Pearl e o outro é Tiger.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais