[Ficha] Betta splendens (Peixe lutador Siames)


MotarSolitario

Recommended Posts

Nome cientifico - Betta splendens

Nome vulgar - Peixe lutador Siamês

Família – belontidae

Descrição - Longas barbatanas dos machos em perfeitas condições formam um circulo completo. Fêmeas tem barbatanas muito mais pequenas.

Origem - Sul da Ásia mais precisamente das aguas pouco rápidas da Tailândia, Sião

Dimensão - 7cm

Agua - PH neutro para acido (6,8-7,0)

Temperatura - 26-32º C

Características - peixe extremamente territorial. (manter apenas um macho por aquário), macho quando para reprodução deve ser maior do que a fêmea para que consiga abraça-la e apanhar os ovos, gostam de aquários bem plantados, principalmente com plantas flutuantes, como se fosse um pântano

Comida - comida viva, ração seca, artêmias, larvas de mosquito, minhocas picadas, patês e infusorios, etc.


Pertencente a família dos belontidae e um omnívoro que nada em todos os níveis do aquário nesta espécie os machos são agressivos, portanto aconselha-se a manter apenas um macho por aquário. e oriundo do sul da Ásia mais precisamente das aguas pouco rápidas da Tailândia, Sião. O nome Betta vem de uma Tribo Guerreira chamada "Ikan Betta" que era temida por sua grande agressividade local onde a tribo pertencia por sinal era o Sião, o nome Splendens é "Esplendoroso" em latim. Quando erectas em posição de ataque as longas barbatanas dos machos em perfeitas condições formam um circulo completo. as fêmeas tem barbatanas muito mais pequenas. É considerado um dos peixes mais bonitos de água doce, as fêmeas se forem criadas juntas desde de pequenas não se tornam agressivas. Os Bettas são labirintídeos, possuem um órgão de respiração a mais como todo anabantídeo, esse órgão faz com que ele consiga sobreviver em águas mais pobres em oxigénio. Os Bettas gostam de água, com PH neutro para acido (6,8-7,0), temperatura ideal de 27º, gostam de aquários bem plantados, principalmente com plantas flutuantes, como se fosse um pântano. Para servir de apoio ao ninho pode ser usar plantas flutuantes ou troncos desidratados, eu aconselho os troncos, deixe os troncos com uma ponta fora de água o macho quando para reprodução deve ser maior do que a fêmea para que consiga abraça-la e apanhar os ovos, A origem da agressividade dos Bettas começa por serem peixes extremamente territoriais mesmo no seu biótipo. Não importa qual for o tamanho e espécies que o habitam(a não ser que seja um tanque do tamanho de um rio ou lago) o Betta vai denominar que o aquário é dele, e vai se impor que todos os demais peixes no aquário são intrusos de seu território, onde ele vai tentar expulsa-lo, se o mesmo não fugir ou ser retirado ele vai mata-lo ou morrer. Procure sempre excitar o macho pelo menos meia hora por dia (isso faz-se colocando um espelho a frente dele) não deixar mais do que esse tempo pois ele pode magoar-se ao tentar atacar o espelho. Os Bettas gostam de muita comida viva ração seca artêmias, larvas de mosquito, minhocas picadas, patês e infusorios, etc.
Foram introduzidos na Europa, em 1890. Foi nessa época que eles começaram a aparecer no mercado para aquários. Este lindo peixe tem uma duração de vida de 2 a 3 anos. e preciso ter cuidado de não lhes tapar o caminho ate a superfície, caso eles não cheguem a superfície podem morrer afogados. O tempo crítico dos Bettas é da 3º semana à 5º semana de suas vidas, onde o nível de mortalidade dos alevinos é muito alto.

Macho
HM_Orange_M_Sarawut.jpg

 

Fêmea
Betta_splendens_female.jpg

Editado por Hugo R. Silva
Imagens wikipedia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 anos depois...

Bom dia.

 

Estou a iniciar-me com esta espécie, e precisava de ajuda.

Deram-me dois "bebés" de Bettas com 8 semanas, sensivelmente.

Coloquei-os num aquário de 12 Litros com água a 27º, um filtro externo e um termostato.

Comprei artémias da marca "Sera" que me indicaram numa loja e disseram ser o ideal.

Um dos bebés começou a ficar todo torcido e acabou por morrer, o outro mantém-se mas tenho algum receio de estar a fazer algo mal.

Alguém me pode ajudar?

Sou de Setúbal e estou com imensas dificuldades em encontrar sitios com comida adequada.

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais