Ver tudo

Esta fonte actualiza-se automaticamente

  1. Hoje
  2. Por muito que eu gostasse de te ver experimentar isso, até para perceber se funciona ou não, a verdade é que não acredito muito na sobrevivência dessas plantas a longo prazo. Mas estamos sempre a aprender! Até pode ser que nos surpreendas (digo "nos", porque nunca vi ninguém usar isso aqui pelo Fórum 🙂 ). De qualquer forma, acho que ficarias melhor servido com 3 ou 4 potes de plantas in-vitro e uma boa dose de paciência. O próximo passo é mesmo esse que referes... colocar o substrato e o hardscape no aquário e, quando tiveres uma composição de que gostes, tentar fixa-la com o método de super-cola e folha de papel de cozinha. Depois plantas a Eleocharis, partes para o dry-start, e quando as plantas estiverem bem espalhadas enches o aquário e adicionas as restantes. No entretanto, vai colocando imagens da montagem, para te darmos algumas dicas. Não te precipites. Eu demoro, por vezes, meses a chegar à composição ideal.
  3. Yesterday
  4. Olá vinicius mquaglia, bem-vindo(a) ao fórum! vinicius mquaglia juntou-se à nossa comunidade no dia 04/22/24. Ver membro
  5. A minha ideia sera apenas a relva ser plantada. Pá o vendedor 😁😁😁 descreve 15 dias quase uma relva de um campo de futebol 🤣🤣 mas claro que nao sera assim mas espero ter alguma relva em 2 semanas. So após é que vou comprar as plantas em Pot e colocar o tronco e decoração. Para depois colocar a agua. So tou a pensar colocar agua na altura da aplicação dos pots com das plantas Vou me lembrar de isso na altura . Obrigado
  6. OK. Estás então a pensar fazer um dry-start. Atenção que isso não funciona com todas as plantas! Tem que ser plantas que sobrevivam no estado emerso. Sementes!?!?!? No teu lugar, e pelo que me parece queres usar Eleocharis, eu apostava em plantas de pote. Já estão em estado emerso... só tens que esperar que se propaguem. Acredito que possam haver plantas vendidas em semente que possam germinar, mas o processo (a meu ver) deve ser mais complicado, porque quando adicionares a água elas podem derreter. 15 dias para um dry-start é ser muito optimista. Eu começo os meus aquários todos dessa forma, e o último esteve 3 meses sem receber água. Uma vez submerso, o tronco pode sempre libertar taninos, que vão manchar a água. Nada que seja preocupante. Os peixes até preferem a água mais escura... nós é que temos a mania de a querer transparente. De qualquer forma, com as mudanças de água, essa coloração tende a desaparecer. Também não fiques alarmado se o tronco ficar com uns filamentos brancos. É normal! Mais uma vez, com as mudanças de água, isso vai desaparecendo. A Aquariofilia é um hobby que requer muita paciência... querer apressar as coisa, geralmente, corre mal. Uma vez que vais usar o dry-start, vou dar-te um conselho... cola o tronco às rochas que vais utilizar, para não teres surpresas. Mesmo um tronco submerso durante muito tempo, pode guardar oxigénio dentro da madeira, e imagino que a surpresa de ver o tronco flutuar depois de teres tudo montado não seja muito agradável.
  7. Boas Alvaro, Sem dúvida ja me deixou um pouco mais traquilo o Jose. Sim o ciclo tera de ser feito ate estabilizar eu penso desta forma " nao tive o peixe ate agora posso esperar mais um pouco " Obrigado pela dica.
  8. https://youtu.be/d1Uwr0lK9pc?si=fgQ9CpToHTtZvVkt Eu tou a pensar encher o aquário apenas quando tiver relva a sair, as sementes dizem que pode demorar ate 15 dias 🫣. CO2 nao me apetecia muito ate porque o meu espaco é limitado. Ok, vou continuar ha algum sinal que diga que o tronco esta pronto ? Tipo agua usada no mergulho do tronco mais limpa ou algo assim parecido? Obrigado pelas dicas e desculpa as constantes perguntas é que sabendo que nao ha ciência exacta é sempre bom receber estes inputs.
  9. Boas MarKinho Está tudo dito pelo José Carlos Marques,só tenho acrescentar uma coisa,não te esqueças de fazeres o ciclo do azoto com calma. Boa sorte. Saudações
  10. Boas João Marques Sim já dá para ver,muito bom. Saudações
  11. Olá Gonçalo Ferraz, bem-vindo(a) ao fórum! Gonçalo Ferraz juntou-se à nossa comunidade no dia 04/22/24. Ver membro
  12. Não conheço essa técnica... mas existem tantos métodos diferentes que acredito que possa resultar. Há muita gente que usa areia e substrato na mesma montagem e consegue manter tudo separado... é uma questão de paciência. Para um aquário de longa duração, no entanto, não é muito recomendável, mas já aprendi há muito que, neste hobby, se aprende muito com a experimentação, logo... vai em frente! Se optares por criar um "tapete", como se costuma dizer, vais ter que usar a luz numa intensidade mais forte, e com substrato fértil, claro. Recomenda-se ainda a introdução de CO2 no tanque, para melhores resultados. Se procurares no Youtube, vais encontrar centenas de vídeos que mostram aquários com carpete sem utilização de CO2. Depende das plantas que usares e do tempo que quiseres esperar. Eventualmente, acho que qualquer planta acaba por se propagar ao ponto de fechar todo o aquário. Pessoalmente já tive muito maus resultados por tentar fazer uma carpete de Monte Carlo sem CO2, mas há quem defenda o contrário. Podes optar por camarões Red Cherry, por exemplo, que são mais baratos e se reproduzem muito facilmente. A uma velocidade maior que aquela que o Betta os consegue apanhar. Mas a determinada altura podes ter centenas de camarões dentro do aquário. Também ajudam a limpar as algas - não tanto como os Amano. Os caracóis com areia e substrato não aconselho... eles têm muito a mania de remexer o fundo (alguns até se enterram lá durante o dia). Mais uma vez... existem n maneiras de tratar madeira e rochas para os colocar no aquário. Cada pessoa tem a sua técnica. Pessoalmente, eu fervo as rochas e meto-as logo no aquário. Nada de lixívia ou produtos do género. Quanto muito deixo-as secar ao sol durante uns dias, mas no caso da madeira isso faz com que seja mais difícil depois ela afundar. Se queres a minha opinião, acho que ferver o tronco algumas vezes e limpar com uma escova, que é o que tens feito, é suficiente.
  13. Boas José, obrigado pela resposta. O filtro em si tras uma aguelheta, mas terei tempo suficiente para experimentar durante o ciclo e se precisar uso essa técnica para reduzir o caudal. Em relação a areia e substrato acabei de ver um video, em que ele utilizava sacos de rede nilon ou plástico com o substrato dentro do saco e areia por cima . Separando inicialmente os dois( mais tarde nao sei se aquilo nao se junta tudo ou pelo menos 10% da areia deve se perder por ali). Em relação ao substrato se optar por tapete de relva o fertil sera melhor ne ? E usar os 2 substratos o menos fertil em maior quantidade do que o mais fertil ? Em relaçao aos seres dentro, Gostei da ideia de existir caracois que nao se reproduzam e os camaroes se forem muitos o Betta poderá tratar deles 😅. Em relaçao ao tratamento do tronco estarei a fazer da forma correcta? Ja li por ai que passado 1 dia ja podia ser inserido no aquário outros dizem para meter lixívia para prevenir fungos? A minha ideia de 5 dias de molho e esfregar estará correta? Acho que para ja é isto. Quando começar a trabalhar no aquário, vou colocando fotos. Um grande obrigado
  14. Não conhecendo o filtro, acho que a única maneira de alterares o caudal seria usares um dispersor na saída da água. Há alguns filtros que já o trazem, mas com alguma paciência e jeito (se esse não trouxer) podes fazer um tubo com vários buracos e adaptá-lo à tal saída. Há vários vídeos no Youtube que te ensinam a fazer isso. Em relação à colocação das esponjas e da media... eu começava por usar o filtro como vem, preenchendo todos os espaços disponíveis com a media que escolheste. Depois logo vês como ele se comporta. Entre areia e pedras (ou até as duas juntas)... é uma questão estética que só tu podes decidir. Pessoalmente não gosto de misturar areia com substrato, porque é difícil manter os dois separados. Eu estou a pensar montar um aquário desse tamanho, também para um Betta, e vou usar apenas o substrato (no meu caso será inerte), umas pedras e uns troncos. Quanto mais simples, a longo termo, melhor. Plantas... anubias, fetos de java, algum musgo... eu iria por aí. São plantas simples. Essas plantas não podem ser enterradas no substrato... tens que as prender ao tronco e às pedras e alguma forma, caso contrário morrem. Se optares por essas, nem precisas de substrato fértil - menos nutrientes na água, logo, menos possibilidades de algas. As algas não são pestes. E existem em todos os aquários - plantados ou não. Se alguém te disser que as podes irradicar completamente está a mentir-te. Podes é tê-las muito bem controladas, com mudanças de água regulares, com uma luz moderada (essas plantas que te falei aceitam pouca luz), com um filtro em condições, e limpando vidros, decoração e equipamento também de forma regular. Os melhores camarões para limpar algas são os Amano. Nunca tive nenhum com um Betta, mas podes experimentar. Tens é que ter espaços onde eles se possam esconder, quando se sentirem mais ameaçados. Se o Betta os apanhar, pode fazer deles uma refeição 🙂 . Já os caracóis proteja-se melhor dos Betta... também são maiores. Se optares por ter caracóis, aconcelho-te a ires para espécies que não se reproduzam. Regra geral acho que o aquário e todo o equipamento que escolheste é adequado para teres o peixe que queres. A única coisa a definir agora é a parte estética... vê imagens de aquários na Internet para ganhares inspiração, e depois não te esqueças de nos mostrar o resultado. Bem vindo ao Hobby!
  15. Faltavam umas autorizações ... agora penso que sim.
  16. Olá bom dia. Antes de mais queria agradecer a dedicação de todos a esta comunidade. A minha dúvida é a seguinte, quero montar um aquário para um betta, vivo no UK e comprei ja uma serie de coisas: Aquario: Aqua One Focus 25 lt 40L x 25D x 31cm H Filtro é interno:200 Lt/H Aqua bac 60 estive constantemente a pensar num mochila mas tenho receio que um dia exista fuga de agua e me deixe a carpete molhada e tambem nao reparei se o vidro de topo tem um espaço suficiente para acomodar. Iluminaçao: Nicrew Silm led 14 Wt 6500K branco. o aquário tras uma lâmpada, mas não tem temporizador. Substrato: 2kg da fluval talvez va para o Bio Testes de água: API master kit para 7 parâmetros Iniciação de ciclo: por talvez 2 a 3 semanas com ajuda de: Termóstato: 25 Wt Termómetro: externo Digital que supostamente apita quando a temperatura baixa. Decoração: Comecei ontem a limpar um tronco de Raiz de pau rosa ( tradução direta ) Rosewood. Submergi e fiz mudas de agua quentissima e esfreguei com escova de dentes tou a contar deixar mais uns 4 a 5 dias nesse processo. Nesta ultima notei estes pontos brancos que estao agarrados ao tronco esfreguei mas nao saiu nada. Poderá ser algum fungo? Tenho umas 5 pedras de granito 50 mm cada brancas. Que irei lavar na altura comecar a montar. As minhas duvidas: Filtro: sera o filtro forte demais para um betta nesta dimensão de aquário? Como posso reduzir o caudal se for forte? Qual sera a deposição do interior do filtro ? Neste momento esta esponja azul vertical, depois tem uma gaveta na vertical com uma saqueta com esferas ( parece me carbono ativo) embalado parece me em Perlom e depois existe la uns espaços entre este primeiro compartimento e o da bomba de retorno. Estava a pensar meter midias físicas da siporax em todos os espaços possíveis incluindo junto a bomba de retorno. Areia ou pedras ? Tava a pensar fazer um pequeno foco de areia ou pedras ? Plantas: estava a pensar meter relva no fundo e ou no tronco também (tenho de pensar como fazer este processo se for possível de fazer) Aqui aceito qualquer sugestão de plantas low tech e se possível uma variedade tambem de outra cor e nao apenas verde. Tenho uma duvida em termos de pestes: tenho muito receio que apareça algas e nao consiga controlar. E nao percebo muito sobre os caracóis e camarões aconselham alguma desta espécie e na ajuda de limpeza do aquário e se nao afeta a estrela do aquário que vai ser um Bettinha. Um obrigado Continuação de boa exploração.
  17. Última semana
  18. Eu nunca usei filtros UV e, tanto quanto sei, nenhum filtro externo desta gama que te falei prevê essa função. Poderá haver um filtro no mercado que o tenha, mas nunca sequer pensei nessa questão porque acho que esses filtros UV são coisa do passado e já não fazem muito sentido. Se o objectivo é ter a água mais límpida, um saco de purigen dentro do filtro resolve o assunto. De qualquer forma, e como são questões mais técnicas, dou-te um conselho... manda uma mensagem ao pessoal da Soluções Aquáticas, ou liga para lá, explica o que pretendes e tenho a certeza que te vão responder com a máxima sinceridade. De todas as lojas onde compro equipamento, é aquela que nunca me falhou (e já perderam de me vender algumas coisas que eu pensava querer e não iam nada ao encontro dos objectivos que tinha).
  19. Obrigado pelas dicas. Já reparei que este filtro não tem esterilizador UV embutido. Opções para contornar este problema? Eu tenho o SPLENDID 60 e assim que coloquei um Aquael à parte UV nunca mais tive problemas com o aspeto da água, agora está sempre limpa. Neste aquário tenho a Biobox 2 que um dia mais tarde pretendo trocar por um externo. Mas o esterilizador da Aquael apesar de fazer um excelente trabalho fica feio no aquário. É um mono que ali fica... Pesquisei e vi que o ICA Turbojet Plus tem UV embutido mas não tem aquecedor ... Será este um bom filtro ou o da Oase mesmo muito mais caro compensa? Thanks 🙂
  20. Boas Álvaro, sim estava privado. Agora acho que já dá.
  21. Sim, vai devagar … penso que mais 2 ou 3 semanas deve fechar.
  22. Boas João Marques O video não se vê, diz ( Video indisponível Este video é privado) Saudações
  23. Vês... com paciência, as coisas estão a compor-se. A carpete está quase fechada.
  24. Boa tarde, Passado 1 mês da montagem e depois de praticamente ter desaparecido um pequeno bum de diatomáceas, normais em montagens recentes, o aquário está a estabilizar e introduzi à cerca de 8 dias uma equipa de limpeza. 6 otocinclus 6 amanos Têm feito um trabalho exemplar, passam o dia a trabalhar e nestes 8 dias não introduzi qualquer alimento extra no aquário, sem que note que isso faça alguma diferença. Deixo em baixo o link para ver os meninos a trabalhar e a foto atual do aquário.
  25. Parece-me curto, esse modelo. Faz 900 litros/hora. Para um aquário com a capacidade do teu, e tendo em conta que o ideal será ter um filtro que faça 10 vezes a capacidade do tanque por hora (1460 litros, portanto), não existem muitos filtros no mercado, mas tudo depende do que estás a pensar montar... a quantidade de plantas... de peixes, etc. Tens que nos dar mais informação sobre o que pretendes fazer. A OASE é (se não a melhor) uma das melhores marcas de filtros actual. Tem a contrapartida de ser um bocadinho cara. Por metade do preço dos filtros OASE tens modelos de outras marcas como a Fluval ou a Aquael que cumprem da mesma maneira. Se o preço não é problema, avança para o OASE, mas um modelo com mais capacidade. O 600 seria mesmo o ideal.
  26. Vou manter-me, sim. Obrigado pela dica, Mocho. Pensando de forma lógica, não o deveria fazer, claro... se estava tudo bem, o melhor era deixar como estava... mas acho que manter um aquário com apenas 6 horas de luz por dia é muito pouco. Posso estar errado. Vou esperar o fim de uma semana e logo vejo os resultados.
  27. Acho muito brusco @JoseCarlosMarques, mas pode ser que tenhas sorte... Mantém-te atento!
  1. Ver mais actividade