All Activity

This stream auto-updates     

1. Past hour
  2. Então vamos lá. Primeiro passo, aquário de no min 250L. Segundo passo, filtragem de, no mínimo, um canister. Da uma olhada canister da eheim classic, tem modelos bem bons. Quanto a bomba, ajuda, mas canister fraco tu quer dizer o que? a vazão ser fraca ok, mas a capacidade de filtração não pode ser fraca, por isso te recomendo eheim. Existem canisters no mercado que te prometem uma vazão de 2000l/h, mas que são recomendados pra aquários bem menores devido a filtração não ser tão boa. Quando se fala em ciclideos, precisas de uma filtração muito boa, pois produzem muita matéria organica. Quanto a mídia, te sugiro trocar para Seachem Matrix o quanto antes. É de longe a melhor do mercado, tem maior capacidade de filtração que qualquer outra. Podes pensar num sump, também, se quiseres. Pelo valor. Trabalha com bastante perlon. Mas, com certeza, esquece o filtro hang on. Ele serve para aquários menores e, com certeza, faunas mais leves que ciclídeos.
  3. Today
  4. Obrigada! Pensei que os 160L pudessem resolver o problema. Sim, como vc falou no canister, esqueci de mencionar: a sugestão foi um filtro hang-on F800 da Oceantech ou um canister mais fraco com uma bomba de circulação. Como nunca tive aquários grandes nem peixes do porte dos Texas, isso tornou-se um problema. No começo, ainda mantive o aquário atual deles estabilizado, mas como cresceram muito, não consigo por nada controlar a amônia. Troquei a mídia para a Siporax Mini, mas tb não obtive resultado.
  5. Olá mais uma vez. Há uns tempos atrás cheguei ao site do Esterilizador da Twinstar (https://twinstareu.com/steriliser/) e fiquei com vontade de experimentar, mas os preços são quase proibitivos. O aparelho promete acabar com as algas no aquário, e promover o crescimento das plantas através de um processo de Eletrólise da água. Hoje estava à procura de mais informação sobre o processo (o site da marca não nos diz quase nada sobre o seu funcionamento... apenas sobre os benefícios), e encontrei montes de vídeos no YouTube que ensinam a fazer um "Twinstar Caseiro". Vou experimentar. Alguém tem experiência neste assunto? Prometo que vou tentar actualizar este post à medida que tiver mais resultados. Abraço.
  6. Sim sim. Vale a pena o investimento inicial. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  7. ele apresenta algum sintoma de prisão de ventre? ou algum outro sintoma?
  8. te aconselho no minímo dos mínimos 250 litros pra 2 texas blue, e dai tu sai pra uma filtragem forte. Mais importante que a vazão é a capacidade de armazenamento de mídia e filtragem. Se tiver, como, vai pra canister eheim ou se preferir, sump.
  9. Yesterday
  10. Saudações! Há algum tempo tenho enfrentado picos de amônia no meu aquário com 2 Texas Blue (ciclídeo americano). Eles já têm 12cm e estão em um espaço reduzido e com filtragem inadequada. Iniciei as buscas por um aquário e filtragem adequados à espécie. Recebi como sugestão um aquário com 160L e filtragem de 900 ou 1000L/h. Meu receio é que daqui a pouco tempo o problema dos picos de amônia retorne, mesmo sendo em um aquário maior e com filtragem forte. Os 160L e a filtragem sugerida são adequados para 2 Texas Blue ou ainda assim, o aquário será insuficiente? Obrigada pela ajuda!
  11. Boas RataCups Sim dá prefeitamente. Saudações
  12. Boas davidsm88 Podes comprar outras,mas tem que ser da mesma medida,tens torneira para colocares nas mangeuiras,facilita e muito a manutenção do aquário,são estas,Saudações
  13. Boas João, Antes de mais obrigado pela resposta, Pois realmente 70 litros, após alguma pesquisa também me parece pouca capacidade, tendo em conta o que gostaria de meter no aquário. Na altura que escrevi o post, tinha essas medidas em mente, mas já alterei um pouco o meu objectivo de aquário para 50*40*50 ( mais ou menos 100 Litros) No entanto gostava de pedir opinião sobre preços a ti e aos demais membros do forum, pois hoje fui a uma loja ( não menciono qual, pois não tenho intenção de denegrir ninguém, e o Sr. foi bastante simpático para mim 😅 ) pedir orçamentos para um aquário + móvel e respectivos equipamentos ( sump + escumador + iluminação + bombas e kit de osmose ), e o preço final para isto tudo rondava os 1500€. Eu sei que isto é um hobby com uns custos inicias um pouco elevados, mas não é um pouco caro de mais? 🤔 Não estou a querer ser forreta, e sei que mais vale comprar equipamentos de qualidade elevada para não me arrepender mais tarde, mas confesso que fui apanhado um pouco de surpresa 😅 Quanto ao ciclo do azoto, pelo pouco conhecimento que tenho, vou arriscar dizer que é aquele tempo que se tem de ter o aquário a "funcionar" sem matéria nenhuma viva lá dentro ( peixes corais etc). Por norma à volta de 1 mês certo? Uma vez mais obrigado pela ajuda 😄
  14. Vi uns termostatos para o meu tipo de aquário, até 20 L ... que vêm predefinidos a 25 graus. Será uma boa temperatura para o Beta e dará para por alguma outra espécie pequenina, por ex mais 2 peixinhos, quais ? N gosto dos neretinas.
  15. Desde ja peço desculpa pela resposta tardia, Muito obrigado pela resposta. Vou dar uma olhadela no que me disse. Já agora será que me conseguia ajudar na seguinte questão. Comprei um filtro externo em segunda mão um Eheim 2211. Queria trocar de mangueiras pois estao o bocado sujas por dentro. Queria saber se é mesmo necessário comprar mangueiras da ehiem ou pode ser outra mangueira? Desde ja obrigado pela ajuda.
  16. Bem já encomendei 1 aquário de 80cm, 35cm e 45cm uns 120 litros mais ou menos e juntamente pedi substrato da amtra master soil black e areia da amtra sabbia branca finíssima. Acho que vai ficar lindo com alguns troncos e uma plantinhas dos lados. Visto que só tenho guppys, corydoras e 1 come alga chinês ph 7.4 mais ou menos deve chegar. Agora outro tipo de fauna para esse ph é que está complicado, tirando os espadas, molys, platys e caracóis que eu não gosto muito. Tenho pouco por onde escolher
  17. Olha que 70L não dá para isso tudo! Tens que te informar melhor sobre as espécies e as necessidades de cada uma. Eu diria que 70L dá para a Cleanup Crew, a Anémona, um casal de Peixes Palhaço e pouco mais. Sobre equipamento, para 70L diria que é mais fácil depender de TPAs do que do equipamento. Equipamento básico para ter só peixes: Aquário Termostáto Termómetro Bomba de circulação de água Refractómetro (ou outra coisa que meça a salinidade da água) Testes para água Equipamento básico para ter corais: Tudo o que é preciso para ter só peixes Luz própria para corais Testes de nutrientes necessários para os corais Equipamento opcional: Escumador Retira "porcaria" da água Auto Top Up Compensa a evaporação de água e mantém a salinidade sempre ao mesmo nível Filtro Sump O equipamento (termostáto, termómetro, escumador, etc) fica escondido no filtro Torna a manutenção mais simples Permite ter mais matérias filtrantes em utilização Permite fazer um refúgio com Algas marinhas para manter a água mais limpa NOTA: É preciso adaptar o aquário para permitir a utilização deste tipo de filtro Acho que muito básicamente é isto... já não vejo o @brunofasoares por aqui há algum tempo, mas ele é capaz de saber se me esqueci de alguma coisa! 😂 Além de equipamento, se queres ter corais, convém utilizar sempre água de osmose para evitar problemas. A quantidade de rocha a utilizar também é importante, porque a rocha é o "filtro" nos aquários de água salgada. E um sal de qualidade evita muitos dissabores a longo prazo. Tens aqui este canal de youtube com alguns vídeos que te podem ser úteis. https://www.youtube.com/channel/UC9pwXJbZXVH1zTOopCttwyw/videos O Daniel (quem faz os vídeos) é Biólogo Marinho, tem uma loja de aquáriofilia na América e abriu recentemente outra loja aqui em Portugal, na Golegã. Infelizmente de Lisboa conheço pouco ou nada. Já sabes o que é o ciclo do Azoto?
  18. Os aceleradores,na minha opinião, são uma opção para quando não é mesmo possível esperar. No seu caso, como pode fácilmente trocar 1L de água todos os dias no aquário onde tem o peixe, dá para esperar que o aquário faça o ciclo normalmente. Quanto ao ciclo, agora até ver a amónia começar a baixar não é preciso mais comida. Quando começar a ver os níveis de amónia a descer, volte a colocar um pouquinho de comida mas só 2 ou 3 vezes por semana.
  19. Boas malta, Antes de mais gostava de dizer sou novo neste hobby. Sempre tive um gosto especial por vida marinha, mas só agora surgiu a possibilidade de poder ter um aquário. No entanto, como novato que sou, não sei bem por onde começar no que toca a equipamentos 🤔 A minha ideia seria um nano reef de sensivelmente 70 litros ( estava a pensar em 45 comprimento, 40 largura e 40 altura ) Gostava de conseguir hospedar alguns recifes (e quem sabe uma anémona para poder ter um peixe palhaço), uma clean up crew ( camarões e caracóis ), e no que toca a peixes talvez firefish, gobys e blennys ( nota: ainda não estudei muito a compatibilidade destes seres vivos uns com os outros, nada disto são ideias fixas 😅 ) Tendo isto em conta, que equipamentos me aconselhariam? Já agora, uma pergunta final, que lojas me recomendam na zona de Lisboa? Eu sou perto de Alverca, pelo que a unica loja que conheço na zona, assim "melhorzinha", é o Tortuga, que foi onde pedi um orçamento para um aquário com móvel, com as medidas acima indicadas. Obrigado a todos, aguardo a vossa sabedoria eheh 😜
  20. Penso que uma loja no Porto tem em stock
  21. Boas, Antes de mais obrigado por me terem aceite na comunidade. Sou novato neste hobby, dai me ter inscrito, nada como aprender com que já sabe. De momento ainda não tenho nenhum equipamento ( em andamento 😅 ), mas sei que gostaria de criar um nano reef de 70 litros sensivelmente. Espero aprender bastante com vocês, e assim que tiver algo que mostrar, terei todo o gosto e exibir aqui no forum. Da minha parte, algo que precisarem, é só dizerem 😄 Obrigado mais uma vez
  22. Nunca vi nenhuma! Consegues comprar isso numa loja local ou vem direto da China?
  23. Bom dia João, Por enquanto apenas comida do peixe memo, até pensei em pegar aceleradores mas fiquei na dúvida se seria uma boa opção.
  24. É normal ver agora a Amónia a crescer no início do ciclo. Que método está a utilizar para o ciclo? Está a adicionar algum produto, ou está só a adicionar comida de peixe?
  25. Não sei as quantidades que tens de cada um desses, mas na minha opinião devias aumentar o número das espécies que já tens, que vai originar comportamentos mais naturais e mais bonitos de observar da parte dos peixes.
  26. O investimento inicial é superior, verdade mas ao longo do tempo fica mais em conta. É como ires comprar um frigorífico mais caro e que consome menos eletricidade ou pagar menos por um frigorífico menos econômico e pagar mais de energia ao longo do tempo!
  27. Pensei nesse outro por ser mais barato e mais prático de usar. O que me mandaste é um tanto complexo e caro pra mim agora. Mas tenho bastante tempo até encher o aquário e vou ver qual melhor solução. Obrigado mais uma vez pela ajuda. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  28. Ruben vinas

Ruben vinas

1. Load more activity