All Activity

This stream auto-updates     

1. Past hour
  2. Boas pessoal. No que toca a plantas e ha sua nutrição eu ainda estou verdinho. Mesmo com muita pesquisa feita (ha 1 mes que ando a pesquisar) eu nao consigo entender bem e espero que me possam ajudar no que puderem. É o seguinte: tenho um aquario de 105 litros em que retirando o areao e substrato fertil plantas e contando que nao esta cheio ate transbordar ele leva cerca de 80 a 85l Tenho uma calha de 18w de luz branca e azuis. Tenho outra igual que so ligo durante 1h em conjunto com a outra. No total a iluminacao esta nas 8h Diarias Co2 é daqueles que tem a lata e uma peca de plastico dentro do aquario em que apertamos na lata e aquilo enche de co2 e vai sendo consumido diluindo na agua do aquario Filtro externo de 1200 litros hora Termostato de 100w Temperatura nos 26 graus Fertilizo com o p1 e p2 da ocean free. Sigo o que recomendam para um aquario muito plantado, de 3 em 3 dias alternando o p1 e o p2. Sao 8 gotas que recomenda para o meu caso. E fertilizo com ferro 1 A 2 x por semana. As plantas que tenho sao: 2 pes de valisneria gigante, uns 40 pes de egeria densa, uns 12 pes de ludgiwia arcuata, 4 pes de ludgiwia repens rubi, 3 cryptocoryne wendti brown, 3 cryptocoryne pygmaea, 4 blyxa japonica, 2 althernanthera cardinalis e 2 althernanthera reinecki e ainda uma lobelia cardinalis e hygrophila rosae australis. Acontece que algumas folhas estao amarelas, outras transparentes outras a ficarem onduladas, outras com buracos, outras parecem que foram ruidas e outras em bom estado de saude. As algas que tenho sao umas pretas nas bordas das plantas parece tipo tufos. Ph 7 Cl 0 Amonia 0 Nitritos 0 Nitratos 25 Gh 6 Kh6 As tpas soa feitas semanalmente cerca de 25 a 30 litros
  3. Today
  4. Boas pessoal. Decidimos montar um aquário no nosso Hall de entrada e, infelizmente, o chão encontra-se desnivelado . O que posso colocar por baixo do móvel, para nivelar o aquário? O desnível é de 2,2cm e tenho receio de usar o material errado, para o equilibrar de forma correcta. O aquário mede 180 cm (c) × 65cm (a) × 65 cm (l). O móvel é de aço inoxidável, exactamente com as mesmas medidas. O chão é betão, com um tapete de pvc por cima. Agradeço a todos, Sara
  5. brunofasoares

Ainda a decidir...

A luz esteve apagada cerca de 20 dias (e vai continuar) e o resultado é este. Não tinha removido toda a alga a ver como se portava com este corte geral. Obviamente que "as plantas" não gostaram, mas quem gostou menos fui eu. Fica para a posteridade... que raio de alga é esta. Lá vai ter de sofrer uma remontagem. Vou remover tudo de dentro do aquário, para me certificar que não sobra nem uma ponta desta treta e que não me vai reaparecer novamente... pelo menos espero eu. Nem vou aproveitar nada de plantas, limpeza geral do filtro, e tanto os troncos como as pedras vão levar um banho de água oxigenada e não vão ser usados tão cedo. Então está assim. Por incrível que pareça, a Sagitaria Subulata continua boa de saúde, a Bacopa Monnieri está menos mal, e a Montecarlo até cresceu... espera, então mas sem luz, nem fertilização e muito menos CO2... Espero que este fim de semana já consigo fazer a nova montagem.
  6. brunofasoares

Pack Plantas

Time Left: 14 days and 21 hours

• VENDA
    • USADO

Vendo pack de plantas com as seguintes espécies: Naja Guadalupensis - 5 pés; Heteranthera Zosterifolia - 2 pés; Foxtail - 10 pés; Riccia Fluitans - pedaço com 6x6 cm; Hydrocotyle Tripartita - 5 pés; Alternanthera Reinickii Mini - 3 pés; Rotala Yao Yai - 4 pés. As plantas são provenientes dos meus aquários e estão todas em óptimas condições. Tudo em substrato fértil e com uma ligeira fertilização (minha própria receita) para assegurar a qualidade das mesmas. Posso enviar mais fotos se necessário. Posso entregar no Casal de São Brás na Amadora, ou outras zonas desde que seja dentro da minha disponibilidade. Envio em correio azul para todo o país.

6.00 EUR

7. Brunomcc2000

O meu primeiro aquário

A questão é as esponjas também vão precisar de ser limpas, a menos que se limpe com água do aquário, as bactérias vão morrer na mesma, eu no meu caso(no filtro externo) tinha 2 fases de esponjas e 1 de cerâmicas eu tirei as esponjas todas e meti lã na primeira fase e cerâmicas na segunda e terceira fase, penso que será melhor ter o dobro das cerâmicas do que ter esponjas até porque a lã em conjunto com mais cerâmicas vai acabar por ter o mesmo papel/rendimento que as esponjas, mas isto é apenas a minha opinião.
  8. MrOverclock

O meu primeiro aquário

Eu quando troco a lã, ela já está muito suja. Se estiver pouco sua as vezes sacudir na água resolve, mas aquilo é tão barato que a maioria das vezes nem tento. A esponja também aloja bactérias, menos que as ceramicas, é certo, mas aloja. Basicamente elas agarram-se a todas as superfícies: esponjas, cerâmicas, areia, pedras, vidro do aquário, até nas paredes do filtro! As ceramicas têm uma maior área de superfície. Devido às suas micro fissuras, as bactérias conseguem alojar-se dentro delas, por isso é que são muito mais eficientes. Mas atenção, que a esponja que vem com esse filtro não me parece nem de perto suficiente para 50L de água com tantos peixes
  9. Boas pessoal. Decidimos montar um aquário no nosso Hall de entrada e, infelizmente, o chão tem um desnível enorme. O que posso colocar por baixo do móvel, para o equibrar? O desnível é de 2.2cm e tenho receio de usar o material errado, para o equilibrar de forma correcta. O aquário mede 180 cm (c) × 65cm (a) × 65 cm (l). O móvel é de aço inoxidável, exactamente com as mesmas medidas. O chão é betão, com um tapete de pvc por cima. Agradeço a todos, Sara
  10. Brunomcc2000

O meu primeiro aquário

Se o objetivo é trocar o filtro atual por um JF50 mais vale investir mais 5€ e compra um Aquaclear 20 que já é um filtro hang on ou um Marina S15, a questão é se por acaso a tampa permite colocar filtro hang on.
  11. Brunomcc2000

O meu primeiro aquário

MrOverclock quanto ao perlon ser descartável e não dar para reutilizar tenho dúvidas já cheguei a reutilizar o perlon meses e meses bastava apenas dar-lhe uma boa limpeza e não tinha baixas basta apenas deixa-lo bem branco outra vez sem sujidade nenhuma ou quase nenhuma. Não entendi também o que quis dizer com o reiniciar o ciclo por trocar de filtro dado que é possível trocar filtros sem reiniciar o ciclo, no caso dele ele nem cerâmicas tem e como tal, deixar o filtro 1 mês sem ser limpo... ainda por cima já com peixes.. eu não entendo o porquê penso que serve apenas para acumular porcaria se tivesse cerâmicas ainda compreendia agora só com esponjas quer dizer se daqui por um mês ele fôr limpar o filtro, mata as bactérias todas do filtro outra vez e reinicia o ciclo novamente.. o problema não está no trocar de filtro mas sim no filtro que ele tem agora, para mim a solução agora passava por comprar um filtro decente(Hang on), lã para o filtro(sempre lã própria para uso em aquários) e boas cerâmicas para compensar a pouca litragem do aquário se fôr a comprar umas cerâmicas.
  12. MrOverclock

O meu primeiro aquário

Para começar podes manter a original, que é o que me parece que ele faz. Mas para futuro, e podes começar já a investigar sobre isso, há umas lãs acrílicas (à venda em lojas de peixes) que eu costumo ter e que é totalmente descartável (não dá para lavar como a esponja) e que não é um substituto da esponja, mas sim um acessório. Ou seja, é uma lã que vai filtrar as partículas mais pequenas. Eu costumo colocar entre a esponja e as cerâmicas para que pequenas impurezas não entrem dentro dos micro orifícios das cerâmicas ocupando o espaço das bactérias. Essa lã ajuda a manter o aquário mais limpo, mas no que te deves focar agora é em criar uma boa colónia de bactérias.
  13. RicardoG86

O meu primeiro aquário

Já vi. Obrigado. Amanhã já vou comprar cerâmicas para colocar. Só não consegui perceber se no vídeo mantiveram a esponja que vinha de origem ou se substituíram a mesma por algo que filtre melhor a sujidade?
  14. Yesterday
  15. MrOverclock

O meu primeiro aquário

Em relação ainda ao tuning do filtro, vê como este fez, é basicamente como nós estávamos a dizer (passa directamente para os 7 minutos e vês que estão lá as cerâmicas) :
  16. RicardoG86

O meu primeiro aquário

Bruno, sim de facto é muita coisa para assimilar. Tenho estado a tentar ler um pouco de tudo sobre o assunto mas há ainda muito a aprender. Já percebi que o filtro apenas com a esponja pouco faz, no entanto pelo que percebi será mais benéfico retirar já o carvão e deixar apenas a esponja até amanhã que será quando terei cerâmicas para adicionar e continuar a adicionar o liquido de bactérias nos próximos dias. Obrigado pela ajuda
  17. Brunomcc2000

O meu primeiro aquário

Ricardo você está a baralhar muita coisa nota-se claramente que está a ser bombardeado com informação e como tal toda esta ajuda deverá ser acompanhada de um estudo da sua parte não só para perceber o que são as coisas o que faz o filtro o que se mete no filtro o que acontece no filtro você precisa de ter uma noção disso ainda que no início seja um pouco básica você precisa de saber o básico Como disse não está preocupado com a questão do filtro, mas deveria de estar.. esses filtros não tem espaço para nada... Essa "esponja" isso não trata da água isso simplesmente segura ola sujidade para facilitar a limpeza de detritos quando se limpar o filtro. O carvão elimina por exemplo medicamentos para combater doenças dos peixes, esse líquido que você fala não é um medicamento são bactérias benéficas que precisam de cerâmicas no filtro para se instalarem. Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
  18. RicardoG86

O meu primeiro aquário

OK. Vou tirar o carvão do filtro e deixo ficar a esponja. Entretanto amanhã vou tentar encontrar essas cerâmicas 👍Obrigado
  19. Alvaro Silva

O meu primeiro aquário

Pronto o MrOverclock já te respondeu há tua questão. Como já foi dito no lugar do carvão colocas cerâmicas que podem ser destas ou podem ser destas aqui
  20. MrOverclock

O meu primeiro aquário

Não laves o filtro no primeiro mês a menos que aconteça algum acidente. Esse filtro só tem esponja? Não uses carvão, isso só serve para remover químicos da água. Usa-se para remover medicamentos e coisas do género. Se ao retirar o carvão ficas com algum espaço livre aproveita para ocupar com pedras de cerâmica próprias para filtros. Vais melhorar muito a performance do filtro. Vais ter muito mais área para alojar as bactérias benéficas.
  21. Isabel Azevedo

Isabel Azevedo

22. RicardoG86

O meu primeiro aquário

Então retiro a slot do carvão do filtro e deixo ficar apenas o filtro tipo esponja. E que remédio é esse que se coloca? Estamos a falar do liquido de bactérias? Se sim faço 3 dias de líquido e depois ponho o carvão?
  23. Alvaro Silva

O meu primeiro aquário

Antes de responder há tua questão quero-te dizer para tirares o carvão activado,o carvão só se coloca num filtro quando depois de fazer um tratamento com remédios no aquário,então quando se termina o tratamento ai sim coloca-se o carvão mas no máximo um mês,depois vai para o lixo,não tem recuperação. Tens este externo que e um bom filtro para o teu aquário,http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=1361&controller=product Depois tens o tal de casca ou mochila e a mesma coisa tens este EHEIM liberty 200, https://www.areanimal.com/pt/filtros-de-mochila/35-eheim-liberty.html No entanto podes sempre fazer uma pesquisa encontras muitos outros. Cumprimentos
  24. RicardoG86

O meu primeiro aquário

A minha ideia foi tentar melhorar a questão do filtro o mais rápido possível, o facto de ocupar espaço dentro do aquário não me preocupa para já. Agora a ideia será fazer TPA de 2 em 2 dias nas próximas 2 semanas a ver se o aquário estabiliza. Em relação ao filtro lavo a esponja é o carvão na água dos TPA? 4 em 4 dias? Quando a coisa estiver estabilizada e com t€mpo compro então um filtro externo. Se me puderem referir um ou dois modelos/marcas adequados para este projeto agradecia.
  25. Alvaro Silva

O meu primeiro aquário

Eu estava a responder-te quando tu dissestes que já tinhas comprado esse filtro,como ainda escrevi em cima continuas mal servido isto na minha opinião,um filtro interno além de ocupar espaço dento do aquário,e muito chato para limpar,sempre que fores tirar o filtro para fora do aquário escorre sempre lixo para dentro da água,na minha opinião deitastes mais uma vez dinheiro ao lixo, e ficastes mal servido. Isto e a minha muito sincera opinião,val o que val. Cumprimentos
  26. Alvaro Silva

O meu primeiro aquário

Boas Ricardo O teres o aquário com tampa não quer dizer que não possas colocares um filtro de cascata,terás isso sim de estudares bem como e onde o queres colocar e depois cortares a zona da tampa um pouco mais larga para colocares o filtro,para cortares a tampa podes usar uma faca velha aqueceres ate ficar em brasa e a sim poderes cortar. Os filtros de cascata não são barulhentos isto se a queda da água estiver perto do espelho de água. Sobre o filtro tens vários e de marcas boas com representação em Portugal para peças,e só dares uma pesquisa na net e vais ver o que mais te dá jeito em €uros,mas para poderes ter uma ideia de compra,e comprares um filtro que te faça pelo menos 6 ou 7 vezes o teu caudal do aquário,e que tenha espaço para meteres uma boa quantidade de cerâmicas. Esse filtro e na mesma interno além de ocupar espaço continua a ser fraco.
  27. RicardoG86

O meu primeiro aquário

Boa noite. De 300l/h encontrei aqui numa superfície da zona um submersível Marina JF50. O fluxo de água é de longe superior ao filtro anterior. Fiz um TPA de cerca de 20% e coloquei o filtro novo. Daqui por 2 dias faço nova TPA. Os peixes para já continuam cá todos e pelo menos parecem estar saudáveis. Reduzi também na comida. Vou tentar dar o mínimo possível.
  28. Rcfalcao

Bem-vindo(a) Rcfalcao

Obrigado pelas boas vindas. Já sou seguidor deste fórum há muito tempo e já retirei muitos ensinamentos e conselhos. Como já tenho aquários há 38 anos, acho que já fiz de tudo (bem e mal)... O meu comunitário neste momento é um 150x50x70 ,com Discos e Geophagus, os restantes são a equipa de limpeza. Este aquário foi todo construído por mim desde a colagem de vidros até iluminação, filtração e tudo o resto. Está de boa saúde e não me dá problemas nenhuns, nem trabalho... até me esqueço das Tpa's, isto não era para dizer, mas a verdade é que o sistema funciona mesmo com falhas minhas. Não vos canso mais até breve. Saudações aquariofilistas.
  1. Load more activity