AQUÁRIOS
Coloca aqui o setup do(s) teu(s) aquário(s) e os registos diários do(s) mesmo(s).
Subforums
AQUASCAPING
- 39.7k posts
- 13 followers
Área para tópicos relativos a montagens e técnicas de desenvolvimento e melhoramento de Aquapaisagismo.

- Nova Empreitada
- Last reply by JoseCarlosMarques,
LOW-TECH
- 5.1k posts
- 4 followers
Área dedicada à troca de ideias sobre aquários low-tech, ou seja, aquários com utilização de reduzida tecnologia e manutenção.
- O aquário da familia
- Last reply by fancoelho,
NANO AQUA
- 12.5k posts
- 4 followers
Porque grandes coisas vêm em pequenos pacotes, este espaço é dedicado aos nanos, e respectivos habitantes, equipamento e cuidados.

- Verdant Haven (Aqua Hospital)
- Last reply by JoseCarlosMarques,
Esta é uma área dedicada a todos os temas relacionados com este tipo de ecossistemas.

- Peixe espada gravida?
- Last reply by Alvaro Silva,
3,416 topics in this forum
-
- 15 replies
- 2.4k views
Boa noite how to use print screen Aquario: 100x 60 larg x 70 altura Fauna: 8 escalares (os quais não sei dizer se são altuns peruensis ou apenas simples zebras, ainda são pequenos) 3 ancistrus 10 nariz de bebado 1 casal de kribs e algumas crias Flora: Anubias nana Fetos de java Echinodorus (não sei dizer qual é) Lotus É outra que não sei o nome. Hardscape: Troncos Xisto Areia sílica Areia preta Digam as vossas opinioes. Obrigado
-
- 24 replies
- 2.6k views
Olá!! Já coloquei um vez uma dúvida acerca de um filtro, que passo a explicar abaixo na sequência de todo o meu dilema! Colocarei também aqui as fotos dos aquários todos! Passo a introduzir um pouco os meus dilemas! Tenho um aquário de 50L e um de cerca de 10L. No aquário de de 10L, apenas tenho bebés e alevins (já com alguns dias de maternidade). Nesse pequenino, como é só de bebés, tive de improvisar um filtro, uma vez que o filtro que o acompanhava era forte para os bebés e alevins, pelo que se eles não morriam pela sucção morriam pelo cansaço, então improvisei um e tem funcionado assim à cerca de mês e meio! O difusor foi colocado precisamente hoje, também ele…
-
- 4 replies
- 646 views
Olá a todos, pretendo iniciar a minha atividade na aquariofilia dentro em breve. Tenho um espaço lá em casa com aproximadamente 2 metros de comprimento ou pretendo colocar um aquario. Pensei inicialmente no Rio 400 com 151 cm x 51 cm x 66 cm e capacidade de 450 L mas ao pensar na fauna pensei que talvez pudesse antes de 2 aquários com faunas diferentes. Nesse caso teriam de 2 Rio 180 com 101 cm x 41 cm x 50 cm com capacidade de 180 L (ou seja 360L no total). Gostaria de saber a vossa opinião. O que pensam disto? Que vantagens/desvantegens vêm numa e noutra opção? Obrigado
-
- 12 replies
- 828 views
ola este é o meu primeiro aquário...melhor dizendo eu já tive mais aquários quando era mais pequeno ,só que não era eu que fazia as tpa's,nem nada disso só via os peixes lá no aquário e por vezes os meus pais davam-me dois ou 3 flocos de comida e eu punha no aqua. Eu sempre gostei de aquários e só agora foi possível convencer os meus pais a ter um aqua completamente aos meus cuidados... eu estava a pensar em comprar um kit com um aqua de 11 litros ,filtros luzes,aquecedores,etc td o que era necessário para 1 casal de guppys por 40 euros.passados uns dias uma amiga minha disse-me que não era preciso comprar que ela tinha um aqua com tudo exceto o termostato que tinha qu…
-
- 4 replies
- 792 views
Olá a todos, pretendo montar um aquário na sala de estar. Há dias pensei em montar um de 200 L sob umas escadas que temos mas as dificuldades inerentes às TPA complicaram o "esquema" Por isso prefiro monta-lo num local diferente. As imagens abaixo ilustram o que penso sobre a colocação do filtro (externo) Vou ter de perfurar um armário para os tubos terem "acesso" ao aquário. Prefiro colocar o filtro no local indicado com filtro 2 mas ai o filtro ficaria acima do nível da água - há problema nisso? (PERGUNTA 1) O volume será entre 180 a 200 L e o filtro que tinha em mente é o Eheim Pro 4 350. Sobre isto tenho também uma pergunta: acham melhor o 350T ou…
-
- 24 replies
- 1.8k views
Bem ao fim de realmente muito tempo consegui chegar a algum lado. Deixo aqui o setup e algumas fotos. Ainda me falta muita coisa, o tronco afundar, plantas, o ciclo terminar e por ai fora. A montagem foi feita no 22 de Maio. O aquário tem uns travamentos estranhos que dificultam a colocação dos tubos do filtro, mas como se costuma dizer é o que há cá. SETUP: Aquário: 100x50x50 Iluminação: Calha 100 cm - T5 39W X 4 Filtragem: JBL CristalProfi e1501 Greenline Aquecimento: Eheim Jager 300W CO2: Não Fertilização: Não Substracto: JBL Aquabasis Plus 5L e JBL Manado 25L Hardscape: Tronco Videira e Xistos Fauna: 1 Tetra Neon 1 Tetra Neon Laranja (P…
-
- 0 replies
- 472 views
Olá a todos, pretendo iniciar a minha atividade na aquariofilia dentro em breve. Tenho um espaço lá em casa com aproximadamente 2 metros de comprimento ou pretendo colocar um aquario. Pensei inicialmente no Rio 400 com 151 cm x 51 cm x 66 cm e capacidade de 450 L mas ao pensar na fauna pensei que talvez pudesse antes de 2 aquários com faunas diferentes. Nesse caso teriam de 2 Rio 180 com 101 cm x 41 cm x 50 cm com capacidade de 180 L (ou seja 360L no total). Gostaria de saber a vossa opinião. O que pensam disto? Que vantagens/desvantegens vêm numa e noutra opção? Obrigado
-
- 15 replies
- 3.5k views
Boa noite pessoal, sou um apaixonado por aquarios, sempre tive, mas nunca me dei bem com relação ao aquario ao todo, eis que de novo tenho a oportunidade de ter um(meu sogro tinha em sua casa e me deu), estou lendo bastante sobre e espero que o pessoal me ajude a cuidar direito dos bichinhos, para poupa los de sofrer e do meu dinheiro ser rasgado kkkkkk. Bom, vamos lá, aqui em baixo vou mandar as especificações dele e o pessoal se puder, me ajuda dizendo o que posso melhorar e tal. Aquario: Cash tank 600 90 ltrs 30larg x 50alt x 60comp Bombas: Power head 300 - 400l/hr (essa ta ligada direta). Como da pra ver na foto, a agua sai naquele cano ali em cima, passa por um …
-
- 5 replies
- 679 views
Boa tarde a todos. O meu nome é Francisco, sou natural de Guimarães e irei, brevemente, dar inicio à minha aventura na aquariofilia. Como o título do tópico indica, sou um novato nestas andanças e, como tal, irei precisar de toda a ajuda possível. Relativamente ao projecto, irei fazer algo diferente do que tenho visto e que penso que, se resultar como pretendo, o efeito final será muito bom Ora, como coloquei no título, o aquário será montado numa parede divisória em que, de um lado estará a sala de estar, e do outro a cozinha. Do lado da sala o aquário irá estar saliente da parede em cerca de 10/15 para que seja possível admirar toda sua imponência. Já do lado d…
-
- 44 replies
- 4.7k views
Boas Amigos Finalmente o projecto está concluído. Depois do movel ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=246968&hl= ) Da calha ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=247253&hl= ) Finalmente juntei as peças todas e já posso fazer a apresentação do meu novo projeto. Setup: Aquário 100x45x45 ( 200l ) by Ecoarium Filtro JBL CristalProfi e 1501 greenline Aquecedor JBL Protemp s 300W CO2 pressurizado Hardscape: JBL manado JBL aquabasis Areia de silica Pedras vulcânicas Varios troncos Flora: Anubias Rotala bonsai Cryptocoryne Alternanthera reineckii 'Mini' Alternanthera Rosifolia Echinodorus ‘Qu…
-
- 8 replies
- 891 views
Boa noite a todos! Adquiri um aquário Aquadream 60 com filtro completo biobox 2 e montei-o com pedrinhas pequenas, algumas plantas artificiais e também umas rochas artificiais. Coloquei a água e logo depois coloquei o produto para eliminar o cloro bem como o acelerador biológicO. Deixei o aquário assim durante 3 dias e posteriormente coloquei 2 Kinguios que tinha no meu pequeno aquário de água fria. Notei que desde o primeiro dia a água está sempre com um aspecto turvo e hoje, passados 5 dias de ter montado o aquário, coloquei uma dosagem de Clearol mas não funcionou. Continua turva, apesar de mais cristalina no fundo. Precisava da vossa opinião acerca do que poderei faz…
-
- 1 reply
- 606 views
Bom dia, Recentemente recebi um aquario ao qual tenho tentado desenvolver. Setup: Aquário: 55 litros Filtro: Biobox 310 l/h Termostato: 50W Luz LED 10W Areão do Rio (bastante fervido) Plantas falsas e umas pedras do rio (Granito) PH: 7 / 7,5 Fauna: 1 x Tetra Viuva 5 x Neons verdes Depois de ter o aquario, +/- 10 dias depois adicionei a viúva, tudo estava a correr bem, ate que passado mais dez dias trouxe os neons e reparei numas pintas brancas que tinha o tetra e passado 2 dias os neons também. Tratei com Esha EXIT, e correu bem. Hoje reparei que os neons têm as barbatanas roídas, e um esta sempre a abrir e fechar a boca, mas sempre,…
-
- 4 replies
- 1.8k views
Boas...Preciso de uma ajuda aqui do pessoal mais experiente. Tenho um aquário da Aquatlantis 240L (120x40x40), daqueles com móvel. Estou a querer mudar o interior e colocar umas pedras, quanto peso acham que aguenta o móvel? Têm alguma sugestão para o layout? Indicação de que tipo de plantas posso usar por exemplo. Têm fotos no link abaixo: https://www.facebook.com/groups/493775527405654/permalink/943784685738067/?comment_id=944020305714505¬if_t=group_comment¬if_id=1462972164257229 Obrigado a todos.
-
- 48 replies
- 11.8k views
No seguimento deste tópico: Garden by papillon I O layout do aquário foi mudado, sem desmontar o aquário. Foi aspirada grande parte da akadama com uma mangueira, acrescentei areia, pedras e uma bomba de ar. Aquário: 80*30*40cm ( Comp*Larg*Alt) = 96L Iluminação:2 Calhas modificada para lampada Pll de 55W Filtragem: Eheim Classic 2213 Decoração: Tronco de cerejeira e outros. Pedras pretas de rio. Akadama e areia - fundo Cartolina preta na parede do aquário. Alterei um pouco o layout tirei imensa akadama. Fauna: 7 Hemigrammus rhodostomus – Nariz de bêbado 3/4 Kuhli, peixe cobra 3 Beaufortia leveretti – Peixe Lapa 4 Corydoras panda 2 O…
-
- 3 replies
- 706 views
Boas Tardes , tenho o meu aquario a funcionar à cerca de um mês, mas depois mudei de aquario mas utilizei o mesmo filtro e como já tinha alguns peixes (3 espadas e duas corydoras ) coloquei-os la. Mas desconfio que o aquario ainda não tenha completado o ciclo , bem a minha pergunta é se eu realizar TPA diárias tipo 5 a 10% ou mais não sei reduz os niveis de amonia e das outras substancias nocivas para os peixes... o aquario tem 60 litros e um filtro com caudal de 200L/H ... So queria saber se é bom neste caso realizar TPA diária ou não... Agradeço qualquer ajuda que possa vir
-
- 13 replies
- 2.6k views
Data da Montagem: 24/12/2015 Aquário: ? (21L) Filtragem: filtro interno 300l/h Termostato: 50W Iluminação: DIY 3*6500k (450Lum) 1*6500k (350Lum) 2*4000k (400Lum) Lumens totais = 2 500 Substrato: Areia de silica branca JBL Manado Fertilização: Nada Hardscape: Troncos Red Moor Pedras de Xisto Flora: Rotala 'Bonsai' http://tropica.com/e...i'(033ETC)/4451 Cryptocoryne wendtii 'Mi Oya' http://tropica.com/e...Oya'(109D)/4563 Anubia Nanahttp://tropica.com/en/plants/plantdetails/Anubiasbarterivar.nana(101)/4545 Musgo de Java Fauna: Erythromicron microrasbora - 6 Otocinclus affinis - 2 Crystal Red Shrimp - 2 Wild Shrimp - ? Re…
-
- 0 replies
- 477 views
Boas..estes sao os meus valores da agua que tenho no meu aqua desde sabado. Espero estar no bom caminho. https://imageshack.us/i/pmKou7QPj Cumps
-
Bem pessoal muito resumidamente o meu menino RTC morreu agora como tinha arranjado um aqua com bastante espaço para ele, ele decidiu partir enfim são coisas da vida.. Mas como parar é morrer venho então iniciar o projecto de novo com fauna nova e aqua novo tambem. o Setup do aquario: Aquário:150x100x60 (900lt brutos) Filtragem: uma caixa da laguna cheia de matérias filtrantes com bomba de 3600lh. Aquecimento: 2 termoestatos 300W Bomba de circulação sunsun 3000lth Decoração: areia da praia troncos e pedras talvez algumas valisnérias. A fauna deixo uma foto do que estou a pensar por tendo em conta que as fotos com dois animais representa mesmo a quantidade que q…
-
Decidi remodelar um Aquario, e o resultado foi este, apesar de pequeno está a ser o maior desafio em termos de layout que fiz até hoje, comecei a explorar a minha criatividade de aquariofilista
-
Montagem: 13 de Abril 2014 Aquário: 150x50x50 cm (375 L) Iluminação: 2 T5 HO 54W 8500K, 1 T5 HO 54W AQUASTAR 10000K (Ligar: 16:00 Desligar: 00:00) Aquecimento: Jager 300W Filtragem: Fluval 204 e Fluval 306 Substratos: Areia da Praia do Guincho e Areia branca Fertilização: Fertilização liquida (Tropica Plant Growth Premium) - 8 gotas semanais Sistema de CO2: Kit TMC CO2 (Liga 15:30 Desliga: 23:30) - 2 bolhas/seg com Atomizador Hardscape: Pedra Calcária, Canyon Rock e Troncos Flora: Staurogyne repens, Nymphaea lótus zenkeri, Hydrocotyle sp. japan, Anubia nana, Feto de java, Cabombas, Echinodorus,Heterantera Zosterofolia, ,Hygrophila polysperma, cryptocoryn…
-
- 41 replies
- 2.8k views
boa noite a todos, Sabado começamos os trabalhos de criaçao!!! o nosso aquario é de cerca 500 litros, agua doce! tenho a grande sorte de ter uma ajudante!!! vao as primeiras foto. abraço! aqui outras!!!
-
- 72 replies
- 10.4k views
Caros Aquariofilistas, em 2007 realizei um desejo de longa data e comecei um pequeno biótipo com 3 Corcunda do Mississipi. Inicialmente o pequeno aquário de 60 litros serviu perfeitamente mas graças aos bons tratos as raparigas rapidamente atingiram dimensões desadequadas para o aqua. Em 2010 comprei um aquário usado de cerca de 200 litros onde viveram alegremente até o mês passado. juntamente com o aquário veio um Pimpão, uma Carpa e mais 3 peixes pretos que não consigo identificar - a outra opção era devolver à Natureza peixes que viviam num aquário desde pequenos - para instalar os peixes fiz um pequeno lago onde parecem viver bem... o lago é outra conversa, pr…
-
- 17 replies
- 2.1k views
Iniciei-me neste hobby em Junho de 2014, tendo adquirido um kit composto por um aquário de 55Lts, filtro interno e termostato. Cedo percebi que que algumas das opções iniciais foram um pouco erradas, mas tentei corrigir o que pude. Acabei por conceber um aquário comunitário, plantado (lowtech), tentando imitar um pouco um biótipo amazónico. Setup: -Aquário Aquatlantis de 55Lts (55x30x33) -Filtro KIT interno (300Lt/h) -Termostato de 75w - apenas ligo no inverno (Dez a Mar) -Calha KIT de Leds de 10w. Hardscape: - Substrato de areia de sílica à frente e areão de xisto atrás, sem substrato fértil. - Rochas de xisto - Tronco Plantas:…
-
- 1 reply
- 514 views
Depois de ter deixado morrer o hobbie este fds deu-me para recomecar outra vez... dois anos depois... com o objectivo de conseguir concluir este ano o projecto de 240L vou comecar por reactivar o cubo de invertebrados... Cubo 27L Filtro tetraIn300... Iluminacao DIY: "roubei" os led de spots que foram queimando e mete num tupperware Flora: Anubias Objectivo: colocar red cherries, uns caracois, e talvez um beta. Foto: https://goo.gl/photos/GvjWEStzDMKNw5Q39 *A "ciclar"
-
- 679 replies
- 37.1k views
Boas, Quero iniciar-me na aquarofilia e pelo que tenho visto nos últimos dias, acho que vou optar por um aquário Fluval Edge de 23L. Julgo ter o tamanho ideal para um iniciante nestas andanças e alia um bom preço a uma excelente aparência, que só vem beneficiar na decoração da sala cá de casa, argumento que ajuda a convencer a esposa. Agora as minhas dúvidas são as seguintes, se me podem ajudar: - O kit julgo vir preparado para água fria. Muito bem, mas e se quiser água quente, é possível? Se sim, que mais necessitar comprar? - Pretendo ter areia Branca fininha como decoração, mas gostava de plantas vivas. É possível? - visto que este aquário só ter um pe…
-
- 3 replies
- 832 views
Boas a todos, Montei uma aquario de 40L que deicho de servir para o seu dono porque fico demasida grande, portanto "modo se de apartamento". Acontece que decidi aproveitar o aquario e montei-o como projeto. Setup: •Filtro apenas de esponja... Simples. Num futuro proximo ira levar um DIY com mais capacidade e mais divisorias para ceramica, etc. • temperatura a 23° •calha de LED pequena, o que me parece que nao esta iluminar o aquario todos. Talvez precise de outra calha do outro lado?! •"subertrato" e so pedrinha de decoraçao nada mais. Fauna: 1 pleucostumos 2 corydoras albinas 3 corydoras surtidas 1 ancistru 1 camarao "fantasma", daqueles todos trans…
-
- 1 reply
- 611 views
Boas pessoal bem como ja aqui tinha pedido ajuda para saber quando as minhas balao dalmata iam ter os seus alevinos,venho dar a novidade de que uma ja teve a outra vai ter entre hoje e amanha,tambem ja tenho 2 espadas que ja tiveram hoje e uns poucos de guppis ja tiveram os seus alevinos.Bem eu teno um aqua de 200 litros com basta variedade de peixes e tenho notado que as minhas femeas se tem reproduzido muito bem entre espadas balao dalmata e guppis ja consegui tirar cerca de 80 alevinos que acabaei de os transferir para um aqua de 40 litros,assim que possivel postarei fotos obrigado a todos e boas reproducoes
-
Olá a todos! Depois de uma primeira experiência num aquário de 200L, com discus, e porque este estava curto para tanto discu resolvi fazer um aquário para mudar estes meninos de casa. Quem se inicia nos discus, depois fica sempre mais fácil adaptar-se em casa a criar condições para eles do que muda de espécies! Assim, e atendendo à quantidade de discus, e às caracteristicas da minha casa, resolvi fazer um aquário à medida, com móvel também por mim desenhado! Este foi um projecto planeado à cerca de dois meses onde pude contar com a ajuda do Canito na definição da iluminação, na escolha do layout, das plantas entre outras coisas. Claro que nem tudo foi seguid…
-
- 7 replies
- 1.1k views
Boa tarde Malta, Ontem no post sobre o meu aquario solicitei a vossa ajuda afim de atribuir um nome ao mesmo. Como apenas tive uma resposta, achei por bem criar um tópico para o efeito. A foto do Aqua: Como sem a vossa ajuda, hoje o aquário não estaria assim, sinto que têm o "direito" de lhe atribuir um nome. Agradeço as vossas sugestões, para poder lançar uma votação. Conto convosco! Cumprimentos, João Pereira
-
- 9 replies
- 882 views
Bom dia tenho um lago com cerca de 1300l e tem duas tartarugas com 7cm 5 peixes tipo comettaa com quase 10cm e vou comprar umas 2 carpa koi tem plantas como nenufar oxigenadoras e tem filtro uv e biologico Quais mais especies dd peixes posso meter com cores diferntes do vermelho amarelo preto e branco para meter tipo AZUL verde ou roxo irei por tambem uns 4 peixes de rio prateados Agradecia a ajuda Pensi no neon azul mas e de agua fria . posso meter o neon japones¿ Se nao for este o espaco peco desculpa
-
- 27 replies
- 4.4k views
Boas pessoal o meu nome é Fausto e sou novo nestas bandas com a criação deste tópico pretendo mostrar vos o projecto do aqua que montei e se possível que me dêem umas luzes do que é este mundo tão complexo que é a aquariofilia. Aqui há uns tempos encontrei um aquário no lixo e como gosto de ter projectos em mãos decidi restaura lo, ao inicio ninguém acreditou que valia a pena visto que o aquário estava realmente sujo e em mau estado depois de muito trabalho a limpa lo, ora com agua rás ora com vinagre quente para tirar toda a sujidade e as manchas persistentes de calcário experimentei encher o aquário para ver se tinha alguma fuga, por incrível que pareça e depois de …
-
Kribs Nest
by jhlbjp- 6 replies
- 787 views
Boa tarde Malta! Dia sem trabalhar, deu nisto! Acabadinho de montar, aliás, reset à montagem anterior... Será o aquário destinado ao meu casal de Kribensis. Setup: Aqua panorâmico aprox 90L, com 80cm. Filtro JBL e701 para filtragem biológica Biobox para filtragem mecânica c/ bomba retorno 600l/H, só para limpeza das partículas em suspensão. Depois será retirada já que o inflow do filtro está dentro da biobox 18kg areao de rio 6L Aqua GroSoil Rocha vulcânica da ilha de S.Miguel Anubias nana 2 pés alternanthera cardinalis variegata Bacopa monnierii Algum monte Carlo, mas não sei se vai dar em alguma coisa, estava muito fraco em zona de s…
-
- 1 reply
- 733 views
Boa noite Tenho um Óscar com mais de 20cm, há uns tempos para cá aparecerem-lhe uns buracos na cabeça. Um amigo aconselho-me a dar 1/4 de comprimido "Flagyl" inserido num camarão descongelado, já lá vão algumas semanas mas os resultados são mínimos. Gostaria de saber se o tratamento é o adequado. Gostaria ainda de saber se de vez em quando é preciso "desparasitar" o aquário, caso seja necessário com que periodicidade? Sem mais José Inácio
-
- 7 replies
- 955 views
Olá; pessoal, Sou novo no forum e estou montando meu primeiro projeto que será comunitário e plantado, o problema é que quando coloquei agua no aquário o PH estava em 7.5 hoje uma semana depois ainda continua com este nivel, gostaria de deixar ele em 7 o que posso fazer, segue abaixo informações técnicas. Diaplay de 200l medindo 100 x 40 x 50 Filtro canister de 1300 L/h Termostato de 200w Substrato fértil Substrato inerte Co2 com 1 bolha por segundo, Iluminação de aproximadamente 80 wats Ja fiz medição de amonia, nitrato e cloro e esta em zero so o ph que nao consigo baixar. Testei as rochas com vinagre e nao espumaram. Irei plantar mais, ao…
-
- 17 replies
- 3.7k views
Montagem: Iniciada 18/09/2015 Aquário: Sunsun hrx-1000 100x45x50 200 L Iluminação: 3 x 39w (4200K. 6500K. (14000K sera substituída por uma de 10000K)) Aquecimento: Eheim Thermocontrol 150w (até 300L) Filtragem: Top case Sunsun 900L Substratos: JBL Aquabasisplus Tropica AquariumSoil Areia branca sílica "Gravilha" fina 4mm Hardscape: Tronco Spider Wood Pedra (?) Flora: Facil. Anubia barteri Sp Anubia barteri var nana Anubia petite Ceratophyllum demersum foxtail Cryptocoryne wendtii Egeria densa Hygrophilia polysperma "rosanervig" Hygrophili…