ALGAS, ROCHA VIVA E PRAGAS
Área especifica para falar de Algas e os seus benefícios, Pragas e o seu controlo e Rocha viva.
Subforums
191 topics in this forum
-
Bom dia! Ja ha 2 meses que estou contantemente a tirar algas verdes que estão nas rochas! Estou a fazer trocas de agua dia sim dia nao 20 litros num aqua de 175. Se passa mais que dois dias crescem imenso! Os parametros da agua estão todos bem. o HK e que esta em 9 , consegui subir de 6 para 9/10. Aspiro areao , e escovo as algas ao mesmo tempo que aspiro para fora, tentando desta forma deixar muito pouco a flutuar no aquario. O tempo das lampadas está desde as 17 as 23, e depois ficam so ligadas as azuis ate as 23h30 e o moonlight durante mais 30 minutos. Não sei o que esta a fazer aparecer as algas la, nem como solucionar este problema. As algas são umas v…
-
- 42 replies
- 5.1k views
Bom dia a todos apesar de já acompanhar alguns tópicos muito interessantes neste fórum , é a primeira vez que venho colocar uma questão , na esperança que alguém mais experiente me possa dar uma ajuda como já devem ter percebido , sou novo nestas coisas da aquariofilia marinha , mas tenho um sonho de um dia ter um belo aquário feito por mim para o qual até já tenho um esboço , mas para começar e ver se me entendia com o assunto ,decidi comprar um BOYO 450 , fiz todo o processo da montagem do aquário com a areia de coral , 3 rochas viva medias e duas rochas mortas , agua tratada previamente e depois adicionado sal da Red Sea nas proporções indicadas para os litros de…
-
- 33 replies
- 5.2k views
Boas, a minha questão é a seguinte, tendo apenas rocha viva dentro do aqua, é também necessária a troca de água de 1 em 1 semana a 10% ? Muito obrigada
-
- 26 replies
- 7.7k views
Boas, Estive uma semana fora e quando voltei tinha uma infestação disto no meu aquário, gostava que me ajudassem para saber se são Dinoflagelados, Diatomaceas ou outra coisa. Fica a imagem: Desde já obrigado!
-
- 25 replies
- 4.2k views
Boas Tardes... Venho pedir alguma ajuda aos mais entendidos para perceber o que se está a passar com o meu aquário... De á alguns tempos para cá começaram-me a aparecer algumas algas verdes e algumas cyanos no aquário. Tendo em conta que o mesmo ainda é relativamente recente em termos de água pensei que elas acabassem por morrer e desaparecer... No entanto começo a ficar algo preocupado, visto que não só não estão a desaparecer como me estão cada vez mais a aparecer as ditas algas verdes (tipo relva), as cyanos e umas filamentosas... Sei que ainda estou um pouco limitado de equipa de limpeza (apesar de ter colocado nesta semana 2 camarões de riscas brancas e…
-
- 22 replies
- 4.7k views
Boas,faz hoje exactamente um mês que tenho o aquário montado,tenho usado agua natural,só que entretanto apareceu-me este tipo de alga,que começou num pedaço de rocha viva e agora tem aparecido salpicos da memsa alga nas restantes rochas,para não falar de pequenas manchas verdinhas no areão e na rocha.Sei que é normal aparecer algas em aquários recentemente montados,mas este tipo em particular de alga é normal ou prejudicial e se há maneira de a eliminar? Se as raspar com uma escova de dentes será boa solução? Shot at 2012-05-07 Shot at 2012-05-07 Shot at 2012-05-07
-
- 19 replies
- 3.1k views
Boas pessoas preciso da vossa ajuda para combater a PLANARIAS do meu Aquario tenho o areao e a Rocha viva cheias de planarias , ja aspirei por varias vezes e passado uma semana esta tudo na mesma comprei um six line e nada , ja nao sei mais o que fazer , pessoa preciso de ajuda ideias dicas urgente ...
-
- 18 replies
- 3.1k views
Boas pessoal apesar de ainda nao ter mostrado o meu projecto esta me acontecer uma situacao. Ja perguntei a alguns amigos mas queria opinioes gerais. Tenho o aquario com 40% de algas verdes cabeludas o aquario tem 2 meses e meio. Nao tem fosfatos. Ou seja nao sei bem.como dar conta delas talvez uma salaria, um ermitas?
-
- 17 replies
- 3.7k views
boas..... ontem fui a casa d 1 membro aqui do forum q tava a acabar com o aquario d agua salgada e ia mudar para agua doce, entao ele tinha la 1 resto de rocha viva para dar e 1 bocado d areao, ja fazia 48 horas q tava td num balde fora d agua, ele disse-m q possivelmente a rocha ja n tinha vida para eu lhe dar uma lavadela antes d meter no aquario, foi o q fiz , qd cheguei a casa metia a rocha num balde fui para o quintal e dei-lhe mangueirada e so dps a meti no aquario....... hoje tava a olhar com atençao para a rocha a ver s encontrava algum ser vivo (pq fiquei curioso com 1 topico q estava aqui a ler), resultado encontrei pelo menos 2 tipos diferentes d bich…
-
- 16 replies
- 2.5k views
Boas Pessoal Fui no fim de semana buscar agua natural ao Estoril, e antes tinha lido que os cabozes da nossa costa adoram algas tipo cabelo!! Para o meu espanto, realmente é verdade , apanhei 8 cabozes , peq medios e 1 ja grandito, e em 4 dias ja noto uma grande diferença!! Ainda não ouve baixas de cabozes, e as algas estao a desaperecer linear mente, ve se os peixes a "rasgar" literalmente as algas das rochas!! As minhas duvidas são as seguintes: 1. OS cabozes dão cabo dos corais?? se sim quais? 2. Quando acabar as algas comem granulado , flocos ou comida congelada?? 3. Qual é a media de duração deste peixe em agua salgada tropical? 4. Quanto tempo pode se…
-
Boas, alguem que me confirme se o que tenho na rocha são aptacias se faz favor. http://s1257.photobucket.com/albums/ii510/rjpf/?action=view¤t=IMAG0775.jpg
-
- 16 replies
- 5.5k views
Antes de mais, apresentacao do equipamento, sei que o pessoal prima por isto e faz todo os sentido Tenho um cubo 50*50*50 (125L/130L) (com 3 anos noutro lado e 2 anos em minha casa) - escumador: Deltec 600 - mochila - iluminacao: 4*24W da odissey com 2azuis e 2brancas (com 8 meses) (cerca de 8h por dia) - ainda tenho um eheim 2215 canister externo que basicamente esta a apanhar agua de superfície, para tirar aquele filme de gordura, nao tem media nenhum - Nao tenho sump (esta na calha para projecto futuro) - circulacao: 2x Tunze 6055 com uma circulacao alternada mas a ronda os 3000 + 3000 - reposicao: é feita com agua de RO - uns bons kg de rocha viva - 1 ou 2 dedos de …
-
- 16 replies
- 2.9k views
Alguém sabes se fazem mal ao aquário ?
-
- 15 replies
- 3k views
Boas Pedi ontem a um amigo para me trazer rocha morta de uma loja em Lisboa que vem facturada com a designação de "Rocha Holestone". Gostava de saber se isto é a rocha morta que costumam usar para colonizar ou terá havido algum engano. Só vou pôr dentro do aquario quando tiver uma resposta vossa. Abraço Carlos
-
- 15 replies
- 2.3k views
Boas pessoal Já há uns tempos que eu tenho reparado que no meu areão apareciam umas manchas vermelhas, agora de um dia para o outro essas manchas expandiram e formaram no areao uma camada vermelha bem espessa, eu não faço ideia a que sao devidas essas algas. Alguem sabe como as fazer desaparecer?? agradecia a vossa ajuda. Abraço Nuno Ramos
-
- 14 replies
- 15.1k views
Boas, muita gente fala em rocha viva de qualidade para aquários, vindas da Indónesia, caraibas, etc. Venho aqui propor a descrição e opinião de: - Qualidade da rocha viva idieal; - Aspectos visiveis de identificar uma boa rocha viva; - Preço médio da mesma; - Etc Basicamente para o pessoal que é novo nos salgados poder chegar a loja e ver se a rocha é de boa qualidade ou não. Abraço
-
- 14 replies
- 1.9k views
Boas a todos iniciei a montagem do aquario em novembro o qual ficou cerca de 2 meses na ciclagem! desde ai que as algas vao e vem sem desaparecer por completo ja tendo eu tido algas de todas as cores!verdes castanhas e rochas mas quando uma acaba outra retoma! Que hei de fazer mais?eu faco as tpa certinhas o aquario tem 345L e troco 20L semanais de agua do mar(portinho) que aconcelham?
-
- 13 replies
- 2.4k views
Boas. Ja li aqui bastante e tenho algumas duvidas como fazer desaparecer as mesmas o aqua tem 2 meses. tenho 2 ermitas, 1 turbo snail e 3 nassarios. (penso tambem que sejam poucos para uma aqua de 360 L) :s faco tpa´s semanais de 30 L, alimentaçao 3 vezes ao dia com uma pipeta para nao haver excessos. as mesmas estao a crescer em todo lado, rocha morta, rocha viva por cima das algas coralinas ou seja as mesmas estao a deixar de se ver. escumador wave reef para 600 L, circulaçao 3000 L/H mais 5000 L/H. iluminaçao 8 horas de luz branca com actinica e uma hora antes de depois so atinica. que podera estar a acontecer? Valores: ph: 8 kh:13 …
-
- 11 replies
- 2.4k views
Boas, meu nome é Natacha e espanto-me com a vida que por vezes encontro no meu aqua de agua salgada. Na muda do meu aqua da cozinha para o hall de entrada reparei que a areia do aqua estava cheia de bichos tipo minhocas. Deitei a areia no lixo e fui à praia buscar areia à borlix e por acaso é muito bonita, mais que a anterior. Para meu espanto as rochas têm esses bichos, são minhocas, fazem tubos de areia e depois soltam umas "antenas" e devem absorver nutrientes da agua, whatever. Hoje quando dei artemia congelada aos meus puffers reparei que essas "antenas", tipo fius de linha, vieram todas para fora para agarrar a comida. Fiquei enojada e resolvi tirar fotos. Nã…
-
- 11 replies
- 7.8k views
Boa tarde, Este é o meu primeiro topico em salgada, uma vez que tenho aquarios á mais 20 anos, mas so tive nas categorias doce e salobra. Resolvi entao no passado més de Dezembro, montar o meu primeiro salgado. 1º meti agua (da torneira), depois sal proprio, bombas para curcular agua e atingir os 1023 ou 1024, 2 dias depois colocar as rochas e depois o areao. (as rochas ja estavam meio cicladas, comprei em segunda mao). Em janeiro fui á nossa costa apanhar uns camaroes e eremitas, e em Fev comprei 2 palhaços (um morreu) e 4 azuis claros de cardume (nao sei o nome). Não consigo precisar a altura, mas no espaço de 2 semanas tinha alga coralina em todo o lad…
-
- 10 replies
- 2.1k views
qual a quantidade(kg) mais indicada de rocha viva para um aquario de 270lts??
-
- 10 replies
- 1.9k views
Ola tenho uma praga desta $%&%$$%$ de caulerpa. como no domingo vou mudar a rocha toda de um aquario para outro, qual será o processo mais eficas e pratico de remover a filha da mae??? abraço
-
- 10 replies
- 3k views
Olá todos! Estou a pensar em entrar nos salgados e disseram-me que poderia usar rocha viva da nossa costa, alguem tem essa experiencia?
-
- 10 replies
- 2.3k views
Boa noite a todos. Montei o meu aquário há 16 dias. Utilizei cerca de 15 kg de rocha viva que esteve a curar um mês e meio num recipiente com circulação elevada, escumador e aquecedor a 25º. Fiz testes ontem e verifiquei que tanto a amónia, como os nitritos e nitratos estão em níveis indetectáveis pelos testes colorímetros. Iniciei o fotoperiodo com 2 horas diárias de HQI, contudo, não tenho sequer uma única alga, parece que nem a alga coralina quer aparecer. Tenho visto por aqui vários aquários em fase de ciclagem e todos eles passam por uma fase de muitas algas. O meu está a ser completamente diferente, será que o ciclo do meu aquário já se iniciou ou já…
-
- 10 replies
- 2.2k views
Boa Noite a todos, tenho o meu aqua a ciclar há 5 semanas, no fim da segunda semana começou a aparecer as diotomácias e pela terceira semana elas estavam em pleno boom. em termos de horas de luz estou a fazer 6 hrs no entanto tenho vindo a observar o aparecimento destas "algas" brancas que começaram apenas numa rocha e estão cada vez mais a alastrar mas apenasna rocha e nunca se alastraram para o vidro do aqua. A água que se usou para começar o meu aqua foi água do mar dos Açores e um pouco de água da torneira porque por fim faltava água do mar, mas as pessoas que instalaram o meu aqua disseram que não havia problema. Os primeiros testes foram feitos há 2 semanas …
-
- 10 replies
- 1.9k views
Boas,ultimamente os vidros estão a ficar cobertos por isto,não sai facilmente ao passar o dedo por isso desconfio ser alga coralina,mas preferia confirmação. Shot at 2012-08-11
-
- 10 replies
- 4.5k views
Boas! Ontem à noite quando cheguei a casa e o aquário estava já com a iluminação apagada, reparei num "ser" estranhíssimo que estava no vidro junto ao fundo do aquário e que depois se passou para a areia e continuou a andar. Tirei as seguintes fotos: Gostaria que me ajudassem a identificar isto, pois não sei se é nocivo ou não! Grato Marco
-
- 9 replies
- 4.8k views
Olá! Gostaria de saber se o ictio, depois de afetar os peixes, fica nas rochas vivas ou no cascalho. Se ficam, tem alguma maneira de colocar novos peixes sem perigo de ficarem infectados e sem eu precisar me desfazer de vez das rochas? Obrigada!
-
- 9 replies
- 4k views
Tenho um aqua de agua salgada 100X30X40 com 120litros brutos, desde Fevereiro de 2010. Foi uma amiga minha que transferiu o aqua dela de 60cm com 1 ano e meio de maturação para o meu de 120litros. Deu-me a rocha viva dela e um casal de peixes palhaço. De momento tenho: à vontade 20l de rocha viva, uma bomba de 1400l/h, escumador tunze nano doc skimmer 9002 para 200 litros de agua, termostacto de 200w iluminação com T8 azul de 30w + uma T4 branca do chines + uma T5 branca da aqua medic De peixes tenho: 2 peixes palhaços, 4 puffers pequenos de 4cm cada, um camarão de 10cm Lysmata amboinensis, e um coral Saicarcophyton ehrenbergi e outro que é xénia espal…
-
- 9 replies
- 1.8k views
Boas, O meu aquário tem cerca de 3 anos e à cerca de 4 meses que me deparo com um tipo de alga castanha, que inicialmente começou por ser alga verde filamentosas e tem vindo a ser substituida por uma alga castanha que julgo ser cyanobacterias. Agradeço toda a vossa ajuda para tentar combater esta praga. Obrigado. Parâmetros: Fotos das Algas: https://www.dropbox....x1/DSC_0365.JPG https://www.dropbox....vn/DSC_0366.JPG https://www.dropbox....64/DSC_0368.JPG Setup: Aquário = 81 X 50 X 50 (8 mm vidro) - 200 lts Sump = Não Escumador=Tunze 9005 Bomba= vortech mp40 Termostato=200 wts Hagen Iluminação = Aqua Medic Ocean Light 150 Plus 1 x…
-
- 9 replies
- 1.5k views
Boa tarde, Apareceram de novo cianobacterias após as ter erradicado à aproximadamente 1 ano. O aqua tem quase 2 anos e tenho os seguintes parametros (medidos com KIT DELTEC D&D): PH=8.2 Densidade=1024 NH4=0 NO2=0 NO3=0 PO4=0.04 CA=1024 KH=7.8 MG=1320 Redox=240 As cianos surgem quando existe excesso de nutrientes no aqua (NO3 e PO4), mas como praticamente não os tenho, qual será o motivo? Qualquer ajuda é bem vinda. Cumps
-
- 9 replies
- 1.5k views
Boas, Tenho um aquário de 30l montado à +/-6 meses, e actualmente tem 1 discossoma e 1 casal de ocellaris. Durante este tempo todo tenho reparado que a dureza carbonatada anda nos 7 e o ph nos 7.5. Andei a ler que pode ser do sal que uso e por ter poucos corais. A água que uso, compro na aquastation (loja de referência ) Eu uso o Reef Salt Blau. Acham que devo mudar de sal?
-
- 9 replies
- 2.4k views
boa noite! queria saber o porque ou como conseguir combater isto, tenho partes da coralina a ficarem brancas.... algumas partes da rocha e tambem no vidro esta a ficar branco. encontrei uma estrela asterina, ja a removi, estive a procura de mais algumas com alguma atençao mas nao encontrei. os testes a agua estão updated na assinatura. tenho o aquario a cerca de 1 ano e meio, tive 6 meses a recupera-lo devido a nao ter tido tempo e tive alguns problemas que me levaram a fazer somente reposiçao e mudas de agua. estou a 3 meses a recuperar e ja esta muito bom comparado como estava... alguem me consegue ajudar e saber o que posso fazer? junto seguem fotos. mui…
-
- 8 replies
- 3.4k views
boas... a minha dúvida é a seguinte... será que é benéfico , isto é será que a filtragem de um sistema aumenta , se eu colocar na sump rocha viva ou rocha colonizada com circulação? é uma dúvida que eu tenho tido , e agora queria saber porque era uma das minhas ideias , colocar a rocha morta colonizada para a sump e comprar rocha viva para o aquario principal. obrigado
-
- 8 replies
- 2k views
Bom dia a todos Vou ao Brasil, pelo preços que tenho visto é de facto mais barata a rocha viav lá, haverá possibilidade de conseguir trazer alguma na bagagem ? Ou então a outra alternativa é que vou mandar vir uns contentores de material por barco, de que maneira será posivel fazer chegar cá ainda viva, ( tempo de viagem pelo menos 2 semanas ). Obrigado desde já pelas vossas respostas.
-
Members