INVERTEBRADOS
Identificação e características de Invertebrados, graus de dificuldade, alimentação específica. O que colocar, quando colocar, compatibilidades, etc.
Subforums
224 topics in this forum
-
- 7 replies
- 1.6k views
olá, Estas sabellas vieram com uma rocha que comprei há uns tempos. Desde há duas semanas para cá notei um incremento significativo na sua reprodução. Agora começam a nascer em todo o lado do aquário. Esta foto mostra o maior agrupamento. Será que são praga? deverei tentar dar cabo deles? abraço.
-
- 4 replies
- 1.8k views
Boas gostaria de saber, se alguem sabe qual e a sua alimentaçao. Obrigado Um abraço Pedro g
-
- 13 replies
- 4.8k views
olá, Desde há algum tempo que tenho vindo a desenvolver um interesse cada vez maior nas tridacnas. Que condições é preciso para introduzir a primeira no aquário? Para já, sei que gostam de imensa luz e águas calmas, certo? Disseram-me que nunca introduzir no aquário, antes deste ter uma maturação de pelo menos seis meses. O meu, de facto, é bastante novo e só tem três meses, mas gostava de obter umas opiniões sobre se: 1) tenho condições técnicas para pensar nisso e, em caso afirmativo, 2) quando poderia começar a pensar no assunto, ou se o melhor é mesmo esquecer... O meu aquário é um nano reef com: 100 cm x 32 cm x 40 cm (aprox. 120 litros de…
-
- 6 replies
- 1.9k views
Colocada: Dom Jul 17, 2005 5:42 pm Assunto: Cascas para caranguejos eremetias olá, estou com uma certa dificuldade em encontrar cascas para caranguejos eremitas de patas ajuis e de patas vermelhas. O meu aragamax veio "equipado" com uma colecção de cascas pequenas que os eremitas de patas azuis têm usado, mas desconfio que começam a escassear. Por outro lado, tenho um belo eremita de patas vermelhas para o qual não encontro uma casca decente. Com mudas de hexoesqueleto de 2 em 2 semanas, daqui a pouco "sai e já não entra"... Já andei a ver os búzios no supermercado, mas ou são muito grandes ou não têm o formato adequado, por causa dos bicos... …
-
- 7 replies
- 1.7k views
olá, Há cerca de três semanas apareceram-me estes bicharocos, mais pequeninos, na altura, agarrados às duas maxijet 1200 que tenho nos extremos do aquário. Alguém sabe o que são? Até agora limitam-se a crescer e acho curioso só me terem aparecido nas bombas.
-
- 15 replies
- 3.4k views
olá, Há mais de 6 semanas que vou ouvindo, tanto de dia como de noite, uns estalidos sonoros, quase metálicos, no meu aqua, mas nunca consegui ver nada. Não tenho bicharada nenhuma desaparecida, mas já me começa a iiritar não conseguir perceber o que é. Ainda pensei que pudesse ser a ondulação da água na superfície, mas os barulhos são bem diferentes. Apareceu-me uma casca de um caranguejo castanho (cerca de 2 cm de largura), há umas duas semanas, através das RVs, mas não sei se este morreu ou se a casca é o resultado de uma muda. Não sei se será ele a dar sinal de vida... Se fosse um mantis shrimp, talvesz já me tivesse papado um dos peixes (ocellaris…
-
- 9 replies
- 2.1k views
Boas, Na linha das estranhas aparições a que tenho assistido no meu cada vez mais alucinado nano-reef de 60 cm, deparei-me há dias com uma lapa . Tem cerca de meio centímetro de largura e está fixa a um vidro lateral. Vou ver se tiro fotografias dela, bem como de várias outras estranhas formas de vida (desculpa o plágio, Amália) que proliferam naquele ecossistema cada vez mais auto-suficiente. Entretanto, se alguém souber esclarecer mais este mistério dão-se alvíssaras. P.S. Há mais de mês e meio que não introduzo nada novo no tanque...
-
- 8 replies
- 4k views
Comprei um Ophiurus (provavelmente não se escreve assim ) e logo nos primeiros dias perdeu a ponta das patas e pareceu muito pouco activo. Aparentemente não morreu e deixou de perder aneis mas tenho receio que a coisa venha a piorar. Alguém já passou por experiência igual? Resta dizer que o bicho só esteve 10 minutos no saco (a loja era perto) mas esteve uma hora a aclimatizar com uma solução gota a gota.
-
- 1 reply
- 925 views
Olá pessoal Estou a instalar um aquário de recife, já tendo ciclado a rocha viva que veio das Fiji e estava muito limpa. Acabei de colocar alguns Astrea, 3 Eremitas, um Ofiuro e um peixe comedor de algas parecido com um caboz pequeno. Ontem depois das luzes se apagarem, talvez 1/2 hora, acendi a luz do tecto da sala e reparei na existência de 4 bichinhos filiformes, de 1 ou 2 mm de diâmetro, de 1,5 cm de comprimento, alaranjados, nadando rápidamente pelo aquário, feitos loucos mesmo nos locais de corrente mais forte, que pela velocidade e condições de luz não consegui fotografar. Alguém tem uma ideia de que animal se trata? Serão inofencivos para os outros habitan…
-
Em relaçao aos ouriços, gostaria de saber se alguem tem ? e como alimenta-los. Um abraço Pedro g
-
- 4 replies
- 1.3k views
Boas pessoal, o bicinho das fotos apareceu-me à uns tempos atrás e agora está a invadir o aqua! Na RV, vidros, macro algas.... Alguem sabe o que é? Se é prejudicial? E já agora como eliminá-lo? As fotos não estão brilhantes, mas acho que se ve bem o bichito.
-
- 1 reply
- 1k views
Boa tarde a todos Nestas mini-férias apanhei algumas conchas de ameijoa. Trouxe-as com o intuito de as esmigalhar (bastante) e misturá-las no substrato. A minha dúvida prende-se com o facto de quais as consequências (se é que existem) desta introdução. Aumento de cálcio?... Grato pela atenção Pedro Ferrer
-
- 3 replies
- 1.4k views
Tenho uma tridacna e hoje reparei que no seu interior tem muitas bolas brancas, tipo ovas. Consigo ver pelo rasgo quando está totalmente aberta. Para além disso tambem vi uma coisa branca comprida a vir ao de fora. Alguem sabe o que é? Nunca tinha visto ela assim. Está a crescer bastante bem, em dois meses ficou com 1 centimetro de concha nova.
-
- 5 replies
- 2.5k views
boas... hoje quando estava a dar comida aos meus lysmatas amboinensis , reparei que o maior , tava com a barriga esverdeada ... olhei melhor , e reparei que estava coberta de ovos. Nunca ouvi nada sobre criação de lysmatas , gostava de saber se é possivel criar os pequenos se nascerem , enfim alguma informação ! obrigado.