INVERTEBRADOS
Identificação e características de Invertebrados, graus de dificuldade, alimentação específica. O que colocar, quando colocar, compatibilidades, etc.
Subforums
224 topics in this forum
-
- 5 replies
- 3.8k views
Olá, Registei-me á pouco tempo, e tenho andado por aqui a " cuscar" nos topicos . Hoje arranjei coragem para colocar a questão: Como alimentar correctamente uma anemona? Qual o tipo de alimentação é o mais indicado?e de quanto em quanto tempo devo alimentá-la? Tenho 2 palhaços a interagirem com ela, e embora não seja eu a responsável pelo aquário ( é o marido) gostaria de saber mais profundamente sobre o assunto ....
-
- 19 replies
- 4.1k views
Olá parece que tenho 2 mantis na RV. cheguei a essa conclusao após me terem desaparecido uma condilactis gigantea uma donzela azul e um daqueles peixes que não me lembro o nome e que sao metade roxo e a outra metade amarelo. tenho ouvido uns estalidos cerca de 2 no maximo 3 seguidos, esses estalidos fazem lembrar alguem a atirar uma pedrinha a um vidro. julgo que ja vi o bicho, mas fico na duvida se será. o bicho que vi é rapido e de cor castanha e tambem me pareceu ter um reflexo verde, com umas atenas e patas tipo centopeia e corpo achatado, será isto que vi um Mantis? pelo tamanho não me parece que possa ter comido isso tudo (apesar de não o ter visto na totalida…
-
- 13 replies
- 2.2k views
boas tenho um occealaris no meu reef e gostava de saber quais sao as anemonas que fazem simbiose com este peixe..?? alguem sabe??
-
- 2 replies
- 1.5k views
Boas Tenho um problema com uma estrela do mar laranja (Echinaster sp.). Tinha problemas de nitratos (será da falta de carvão no filtro?) e resolvi fazer mudas constantes de água (30 litros por dia) durante 3 dias (o aquario é de 200 litros). Após o 2º dia verifiquei que a minha estrela tinha "inchado" e quase não se movia. Será normal este comportamento? Estará a morrer? O que fazer? Entretanto os nitratos desceram, mas pouco. Aqui vai uma imagem reparem que uma perna está inchada
-
- 5 replies
- 1.8k views
Boa noite a todos Tenhos 1 Lysmata Seticaudata. Gostaria de introduzir outras espécies de camaroês, no entanto, desconheço as suas compatibilidades. Que camarões são compatíveis, qual a sua actividade no aqua e quantidade num aqua de 200L? Grato pela atenção Pedro Ferrer
-
- 6 replies
- 1.8k views
Tenho uma "haddoni" que me tá a dar cabo da paciência. Quando a comprei achava-a muito bonita e agora ainda está mais (dobro do tamanho) não fosse o seu apetite voraz. Em pouco mais de 1 mês e meio já foram 2 hepatus 1 yellow clown gobbie e hoje foi a gota de água: 1 zebrassomas scopas. Oe mais comida que eu lhe dê, ela vai sempre "jantar fora". Ela tem 2 dascylus trimaculus como hospedeiras e defendem bem o local onde esta está mas, á noite não sei o que se passa que os outros peixes desaparecem sem deixar rasto e hoje foi o meu scopas. Tira-la do aqua tá fora de questão: tá colada ao fundo do aqua por debaixo das rochas. Para a tirar, teria que desmanchar 80% do "la…
-
- 1 reply
- 1.1k views
Pois é será que vai ter "bebes"??? Hoje quando cheguei a casa e fui dar de comer aos peixes, os primeiros da fila são os 3 camarões que tenho que se fôr preciso até me tiram a comida da mão. Qual é o meu espanto que um deles não queria largar a rocha onde estava enquanto os outros 2 se banqueteavam. Numa observação mais cuidada, reparei que este tinha dezenas de pintinhas verdes por debaixo do corpo. Ou seja, onde estão as barbatanas que lhes dão a propulsão, estão bolinhas verdes muito pequeninas. Será que vai desovar???? E se sim, vão nascer??? E o que faço com os "putos"???? Gustavo
-
- 3 replies
- 1.6k views
Boas, se alguem me puder arranjar um pequeno vídeo (basta 30 segundos, 1 min) de uma lagosta (ou lavagante) agradecia imenso. È para um trabalho de fisiologia animal sobre o gènero Homarus. A quem tiver ou me souber indicar um link que tenha.. Desde já o meu muito obrigado.
-
- 7 replies
- 3.8k views
Pessoal, há uma maçã do mar em risco de ficar sem casa. Foi por engano parar às mãos dos responsáveis da naturline que neste momento só têm como solução oferecer o animal a quem tenha condições para o mantêr. Se alguém tiver um aquário que possa dedicar exclusivamente a este belo animal, contacte a naturline. Aqui fica uma foto da Pseudocolorichuss violaceus: A l e x a n d r e P.S. - Não se esqueçam que este é um animal delicado e que não é de todo aconselhável mantê-lo num aquário de recife. Quando morre liberta toxinas....
-
- 4 replies
- 1.6k views
boas, coloquei nova rocha viva no meu aquário e veio um habitante indesejado no meio dela, um passageiro clandestino impelintrado. por acaso estava a olhar para a rocha e vi qualquer coisa por lá a mexer, apercebi-me que era um caranguejo, já usei a procura, e como vi pelos pelas patas, penso que ser maligno. O que eu vinha perguntarera como o apanhar? obrigado pela ajuda desde já Abraço
-
- 2 replies
- 1.1k views
Bom dia, Alguem me sabe dizer que tipo de alimentação devo dar a uma sapateira? Obrigado
-
- 2 replies
- 1.9k views
O Ricardo Calado pediu-me para colocar aqui este excelente tópico sobre berghias... http://www.berghia.net/marketprice.html
-
- 7 replies
- 2.7k views
Amigos: O meu aqua de 500 litros está a funcionar há cerca de 1 mês. Para já tem apenas 25 quilos de rocha viva e outro tanto de rocha morta, 1 estrela linckia laevigata, dois caranguejos eremitas azul eléctrico e alguns caracóis. pergunta: será que já posso introduzir um camarão sem ter necessidade de começar a introduzir comida no aquário? As dúvidas prendem-se com o regime alimentar dos camarões. Cumprimentos, Hugo Camilo
-
- 13 replies
- 2.1k views
Estou um tanto confuso. Tinha meia dúzia de caracís que foram sendo comidos restando apenas as carapaças. Há dias um eremita mudou a pele. Ontem apareceu novamente à "luz do dia". Hoje de manhã só restava a sua carapaça. Quem será que se está a banquetear? Tenho dois lysmatas, um camarão que desconheço o nome, um palhaço e um clarky. Alguêm poderá dar um "palpite", antes de eu gastar mais dinheiro em "refeições" à base de marisco?
-
- 2 replies
- 1.3k views
Boas noites. Queria pedir a vossa opinião pois tenho um pepino do mar há cerca de um ano...mas tenho sempre algum receio que um dia morra e me mate a maior parte da vida do meu aquário...O que me aconselham os mais experientes? A tirá-lo mesmo que saudavel? Ou a deixá-lo e um dia que não esteja famoso retirá-lo logo? ...Eu gosto muito dele mas se for garantido que mata quase tudo quando morrer..penso que não vale a pena correr tal risco. Se tiver de o retirar entrego-o de volta na loja? Bjnho.
-
- 2 replies
- 1.3k views
Òlá. Tinha uma anémona linda...que eu adora-va, uma gigantea. Mas para variar aconteceu-me uma desgraça com ela... Tudo o que me aconteceu até hoje em dois anos foi sempre com anémonas Bem...quando cheguei e fui ver o meu aqua qual é a minha surpresa quando vejo a anémona completamente queimada pelo termóstato. o termostato até tinha colado a pele da minha anémona. As outras duas que já tinha tido morreram presas (sugadas) nas bombas... Preciso que me ensinam pois algo está aqui a falhar...Tanta gente sem sump com o material no aquário e que não acontece nada disto...A solução é por sump? E tirar do aqua o material? É que por muito que elas se agarrem em sitios bo…
-
- 3 replies
- 1.4k views
Se alguem já teve um igual ou se tem algum igual em alguma enciclopédia seria de óptima ajuda. Aqui ficam umas fotos do bicho: Abraços, Pedro
-
- 4 replies
- 1.9k views
Boas, Ontem encontrei uma anémona de areia (H. Aurora) abandonada numa loja e mesmo por pena, trouxe-a :D Quando a meti, em cima das rochas, tentou logo começar a descer... ajudei-a e meti-a na areia, donde já não se mexe. Alguém sabe se é fácil manter esta anémona? Dei-lhe um bocadinho de pescada que aceitou lindamente, o que me parece bom sinal. Já não devia comer há uma eternidade...
-
- 0 replies
- 990 views
Apareceu um apêndice muito estranho na minha Ophidiaster ophidianus. Alguém sabe o que é?
-
- 1 reply
- 1.1k views
Boas! Gostaria de perguntar se alguém já presenciou uma muda de carapaça de um hermita? Eu tive uma boa oportunidade e vi! Hoje quando cheguei a casa verifiquei que um Calcinus elegans estava de volta de uma carapaça vazia maior que a que ele tinha e decidi montar a camara de filmar com o tripé mesmo a captar o bicho, e meia hora depois ele passou! Não era o melhor angulo, mas sempre deu para ver uma passagem rápida! Não vou contar a forma da passagem, vou pedir apenar que esperem mais umas horas e colocarei o video da passagem e algumas fotos que retirarei do filme. Se alguém já viu uma passagem gostaria que colocassem aqui o seu testemunho! Cumps, Pedro.
-
- 7 replies
- 2.9k views
Boas. Conhecem aqueles caranguejos que costumam vir com as acroporas? Existem de certeza bastantes espécies diferentes e no meu caso tenho duas delas no aquário. Porém um deles apanhei-o ontém dentro da Poccilopora com o mesmo comportamento que apresenta quando está na sua Acropora, i.e., em constante labuta com as pinças. Tenho 2 questões e agradecia desde já a quem me possa elucidar... 1 - É normal ocorrerem passeios por outros corais que não a Acropora de origem? 2 - Poderá a Poccilopora resentir-se da visita? Obrigado Cumps DC
-
- 10 replies
- 2.9k views
Boas Qual não foi o meu espanto quando estava a dar de comida aos peixes quando vi um bichinho verde pequeno no meio da rocha viva à beira da minha T. Maxima... e reparei que o danado partiu-a e devorou os seus interiores!!!!! alguem me pode dizer o que são estes bichos e como se lhes trata da saúde???? não posso pôr foto, aliás hoje é a primeira vez que o vejo... Estou a pedir uma ajuda desesperada!! Quanto ao bicho só sei que tem aprox. 2 cm, é verde com umas pequenas antenas tipo camarão só que mais pequenas... eu bem me parecia que ouvia de vez em quando uns estalidos... mas pensei que fosse um pistol pois nenhum peixe me desapareceia... agora sei que os estalidos …
-
- 1 reply
- 977 views
Olá Apanhei uma estrela na nossa costa, haverá algum problema se a puser-mos no nosso aquário. Cumprs alvesj
-
- 3 replies
- 1.2k views
Boas Queria saber se a estrela Echinaster Seposites, precisa de luz HQI ou não?
-
- 12 replies
- 2.3k views
Oi, Comprei recentemente um crinóide e uma semana depois este começou a perder os tentáculos ao ponto de ficar só com 5 tentáculos. Tentei-me imformar e não consegui encontrar imformações para este comportamento. Suspeitando que é uma reação pela negativa, gostaria de saber se alguem têm informações mais detalhadas. Os parâmetros do aqua são os basicos para 100 litros, só a temperatura é que esta um pouco alta (27.5º C) Obrigado por toda a ajuda possivel.. :D
-
- 6 replies
- 3.2k views
Alguém sabe onde e como apanhar destes bicharocos nas nossas costas/estuários. Estive a ver o guia do Ilustríssimo Professor Saldanha e aparentemente há umas quantas espécies por cá.
-
- 9 replies
- 2.6k views
recentemente meti uns 12 ermitas e noto que alga coralina nas rochas esta a ficar branca, locais eses que estavam cheios de coralina lindissima. sera q este bichos tambem se alimentam de alga coralina? da ideia que foi mesmo comida por estes ermitas. obg
-
- 6 replies
- 1.6k views
Olá! Agradecia saber qual seria o melhor sitio para pôr tridacnas maximas violetas sem ser na areia.
-
- 5 replies
- 1.6k views
Boas, constatei hoje que meu aqua tinha uns bichos assim: Serão comedores de corais ou herbívoros, alimentando-se de algas???? Agradeço desde já a ajuda Abraços André Moreira
-
- 3 replies
- 1.3k views
Quem me poderá dizer qual a alimentação para camarões da nossa costa? (Carcavelos). Cumps
-
- 0 replies
- 1.5k views
Boas, Pessoal, Apesar de não gostar, hoje fui quase obrigado a ir com o meu sogro a uma pescaria, a que eu chamo de " dar banho à minhoca ". Bom !..... 6 canas todas XPTO, dos 3 aos 5 metros, e uma pachorra do caraças.Iscos dos mais variados: minhocas, mexilhão, sardinha salgada, caranguejo, e.......lula. Bom! É aqui que começa o caricato da cena. Fomos para o passeio marítimo do lado direito da Torre de Belém. Em relação a captura de peixe, ( de jeito ), . A minhoca desaparecia dos anzóis. A sardinha salgada, os gajos não gostavam, deveriam preferir assada. O mexilhão, não queriam a menos que fossemos buscar umas cervejolas. O caranguejo, também não queriam, porque pref…
-
conquilhas
by xic0- 1 reply
- 2.2k views
boas...é possível a repodução de conquilhas em aqua?? se sim como se faz?
-
- 1 reply
- 977 views
Olá! Agradecia saber se o gobio valenciennea strigata vive com camarões Alpheus. O meu strigata está muito saudável e tem o característico filtrar areia da espécie. Vive num reef bastante grande, com quase 900 litros. Agradecia respostas. É este da foto, atrás do palhaço: Abraços
-
- 3 replies
- 1.5k views
Boa Noite, tenho uma sabella faz 3 semanas e ela aparentemente estava a dar-se bem no aquario. Passava bastante tempo fora do tudo e estava bonita. Hoje quando as luzes acenderam verifiquei que ela tinha deixado cair a coroa" na totalidade. O "bicho esta dentro do tudo e de vez em quando mostra-se. Os parametros de agua estão normais (amonia, nitritos, nitratos e calcio). Que se terá passado? Já agora falo do sarco que tem uma especie de baba a sair do corpo, mas tem os polipos todos de fora! é normal? obrigado desde já! FG
-
- 7 replies
- 1.8k views
Alguém sabe um bom local na margem sul onde fazer colheita de hermitas? Cumps
-
Members
No members to show